Clicky

Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Embaixada de Portugal em Cabo Verde A Embaixada de Portugal na Cidade da Praia assegura a representação diplomática do Governo Portug

Funcionando normalmente

Hoje, dia 24 de outubro, assinala-se o Dia das Nações Unidas!O Dia das , 24 de outubro, marca o aniversário da entrada e...
24/10/2022
Mensagem do secretário-geral por ocasião do Dia das Nações Unidas de 2022

Hoje, dia 24 de outubro, assinala-se o Dia das Nações Unidas!

O Dia das , 24 de outubro, marca o aniversário da entrada em vigor da sua Carta fundadora, em 1945.

Criada no contexto do final da II Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) dedica a sua atividade em prol da paz e da defesa dos Direitos Humanos. A permanente reafirmação dos seus princípios implica um diálogo constante entre os seus Países Membros para com os desafios atuais, seja as alterações climáticas ou a desigualdade social e cultural que persiste no Mundo.

O Dia da Organização das Nações Unidas é celebrado mundialmente com várias iniciativas e o objetivo da sua celebração é que se amplifiquem e reafirmem os princípios e objetivos comuns que têm guiado a ONU: paz, prosperidade e solidariedade entre as nações.

Cada vez mais e mais do que nunca, precisamos da força do Multilateralismo para firmar a paz, a segurança e o alcance dos direitos humanos!

Para assinalar a efeméride, as Nações Unidas Cabo Verde / United Nations Cabo Verde promovem um encontro junto da comunidade local da Ribeira da Barca, no concelho de Santa Catarina. Localidade onde será também assinado o 𝐍𝐨𝐯𝐨 𝐐𝐮𝐚𝐝𝐫𝐨 𝐂𝐨𝐨𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐍𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐔𝐧𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐒𝐮𝐬𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚́𝐯𝐞𝐥 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟑-𝟐𝟎𝟐𝟕 . Consulte a programação na página da organização.

"As Nações Unidas são o produto da esperança.
Hoje, a nossa organização é posta à prova como nunca. Mas a ONU foi feita para momentos como este. Vamos renovar a nossa esperança e convicção do que a humanidade pode alcançar quando trabalhamos unidos, em solidariedade global! (Secretário-geral da ONU, António Guterres)

As Nações Unidas são o produto da esperança. Hoje, a nossa organização é posta à prova como nunca. Mas a ONU foi feita para momentos como este. Vamos renovar...

PROCULTURA | M.A.R - Mostra de Artistas Residentes Teve ontem lugar na cidade do Mindelo, a abertura oficial da M.A.R., ...
21/10/2022

PROCULTURA | M.A.R - Mostra de Artistas Residentes

Teve ontem lugar na cidade do Mindelo, a abertura oficial da M.A.R., um evento traz a Cabo Verde, e ao Mindelo, 10 obras artísticas nas áreas da Música, Dança e Teatro com artistas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique que já realizaram as suas residências artísticas internacionais, no âmbito do Projeto , especificamente ao abrigo do Programa de Mobilidade Internacional em Música e Artes Cénicas para artistas dos PALOP-TL - uma atividade implementada diretamente pela parceira Fundação Calouste Gulbenkian

No primeiro dia contámos com atuações fantásticas de Mano Preto (Cabo Verde), Wilson da Silva (Guiné-Bissau) e Noé João (Angola)! Continua hoje a programação com Cinema - Bernardo Guiambe (Moçambique) e Dança - Bety Fernandes e Rosy Timas (Cabo Verde) & Francisca Mirine (Moçambique).

A iniciativa M.A.R é promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, organizado e coordenado pela ALAIM, onde decorrem a maior parte dos espetáculos, abertos ao público e com entrada livre. Visite a página da ALAIM, encontrará informações e registos em atualização permanente sobre as performances artísticas.

O PROCULTURA é um projeto para a criação de emprego e atividades geradoras de rendimento no setor cultural dos países PALOP-TL. Ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e geria pelo Camões, I.P.Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

UE em Cabo Verde Palop-TL e a UE Futuros Criativos

Visita Oficial a Cabo Verde da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho | ...
21/10/2022

Visita Oficial a Cabo Verde da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho | 18 a 22 de outubro

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, encontra-se em Cabo Verde para uma visita oficial no âmbito da Cooperação Interministerial entre o o e os Ministérios Homólogos de Cabo Verde, nas áreas da Luta contra a Pobreza; Inclusão; Desenvolvimento Local; Trabalho; Emprego e Formação Profissional.

Cumprindo-se ontem , dia 20 de outubro, o segundo dia de visita, a Ministra Ana Mendes Godinho, acompanhada pelo Ministro - Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social e pelo Presidente do IEFP Cabo Verde, Paulo Santos visitou o Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia - CEFPP, seguindo-se deslocação ao concelho de Santa Cruz, onde decorreu um encontro de cortesia com o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, visita ao Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Cruz e às obras de reabilitação da Residência de Formadores e Formandos de Pedra Badejo.

Com capacidade para alojar 60 pessoas, a empreitada de reabilitação da Residência de Pedra Badejo é financiada pelo IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. e Gabinete de Estratégia e Planeamento do MTSSS; aportando uma contribuição do IEFP de Cabo Verde e das Infraestruturas de Cabo Verde, no acompanhamento eficiente das obras.

As obras de reabilitação da Residência Estudantil arrancaram em junho e terão um período de execução de 12 meses. A empreitada visa dotar o edifício de condições plenas de habitabilidade e funcionalidade para que cumpra o propósito de acomodar, condignamente, os formandos e formadores do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Cruz, bem como, e havendo essa capacidade, de outros centros dos concelhos limítrofes.

A continua empenhada em concretizar parcerias sustentadas com Cabo Verde visando a qualificação dos seus Recursos Humanos, também especificamente na área do Emprego e da Formação Profissional.

O Projeto bilateral "Integrado de Emprego e Formação Profissional", com duas décadas de existência, tem promovido o reforço da capacidade institucional e técnica do IEFP de Cabo Verde; a inserção e reinserção profissional, principalmente de jovens em idade ativa, por via de ações de formação; e bem assim implementação de medidas de apoio à criação de emprego em diferentes setores de atividade económica.

Igualmente de assinalar que ao abrigo da cooperação interministerial no setor do emprego e formação profissional, Portugal apoiou a construção e/ou reabilitação, apetrechamento e funcionamento de importantes estruturas de formação e emprego, entre as quais os Centros de Emprego e Formação Profissional da Assomada; do Fogo; da Variante e de Santa Cruz, mantendo-se a estes dois últimos apoio continuado ao respetivo funcionamento.

República Portuguesa - XXIII Governo Governo de Cabo Verde Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Visita Oficial a Cabo Verde da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho | ...
20/10/2022

Visita Oficial a Cabo Verde da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho | 18 a 22 de outubro

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, encontra-se em Cabo Verde para uma visita oficial no âmbito da Cooperação Interministerial entre o o e os Ministérios Homólogos de Cabo Verde, nas áreas da Luta contra a Pobreza; Inclusão; Desenvolvimento Local; Trabalho; Emprego e Formação Profissional.

Com uma intensa agenda (e fazendo jus à cooperação bilateral que nos domínios referidos, o MTSSS vem, desde 1999, empreendendo com Cabo Verde), a visita iniciou ontem, dia 18 de outubro, compreendendo, por ordem cronológica:

o Encontro com o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, seguido da cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre o MTSSS e o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social sobre Mobilidade Laboral
o Visita ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação - NOSiAkademia
o Visita ao Centro de Emergência Infantil do ICCA - Instituto Caboverdiano da Criança e do Adolescente
o Visita à Direção Geral do Trabalho e à Inspeção Geral do Trabalho de Cabo Verde
o Encontro com o Senhor Ministro do Turismo e Transportes - Ministério do Turismo e Transportes
o Visita de Cortesia a Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde - Presidência da República de Cabo Verde
o Encontro com o Vice-Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, formalizando-se, por esta ocasião, a Adenda ao Acordo de Parceiros para a Implementação do Projeto Integrado de Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde, no âmbito da cooperação entre o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. de Portugal e o IEFP Cabo Verde.

República Portuguesa - XXIII Governo Governo de Cabo Verde Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal

" Projeto Gestdoc - Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné Bi...
19/10/2022
Repórter África - 1ª Edição de 18 Out 2022 - RTP Play - RTP

" Projeto Gestdoc - Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné Bissau"

Em destaque no Repórter África, da RTP África, o Centro de Digitalização e Indexação de processos e Bilhetes de Identidades cabo-verdianos. Instalado pelo projeto Gestdoc, com a parceria técnica especializada da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em estreita parceria e articulação com a Direcção Geral dos Registos, Notariado e Identificação, do Ministério da Justiça de Cabo Verde.

Reveja a notícia, a partir do minuto 16'40.

Financiado pela União Europeia, através do Fundo Fiduciário de emergência para África e gerido pelo Camões, I.P., o Projeto Gestdoc visa contribuir para melhorar os níveis de segurança e da gestão das migrações, através do combate à fraude documental, bem como da modernização, sofisticação, agilidade e reforço de securitização dos sistemas de emissão de documentos de identificação civil e de viagem.

UE em Cabo Verde

Noticiário diário com a atualidade do continente africano.

19/10/2022

Projeto "GESTDOC - Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné Bissau" avança e concretiza mais um grande ativo para Cabo Verde

No âmbito da implementação do projeto Projeto Gestdoc, decorreu ontem, dia 17 de outubro de 2022, na Cidade da Praia, a inauguração do Centro de Digitalização e Indexação do Arquivo dos processos de Bilhete de Identidade de Cabo Verde. O evento contou com a participação da Ministra da Justiça de Cabo Verde; do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, do Chefe de Cooperação da Delegação da U.E e do Administrador da Imprensa Nacional Casa da Moeda de Portugal, na presença de vários parceiros de implementação do Gestdoc.

Durante a primeira parte do evento, que decorreu no Centro Cultural Português, o Coordenador de Projeto e o responsável por esta Atividade do parceiro de implementação Imprensa Nacional-Casa da Moeda, partilharam em detalhe como foi criada a solução que agora é implementada junto da Direcção Geral dos Registos, Notariado e Identificação.

A segunda parte do evento consistiu numa visita ao Centro de Digitalização e Indexação, já em operação nas instalações do Arquivo de Identificação Civil e Criminal da Praia.

A digitalização e indexação dos processo de B.I que se encontram em suporte físico representa um ganho real e tangível em matéria de simplificação, eficiência e eficácia administrativa, modernização digital e desburocratização dos serviços prestados pela DGRNI, do Ministério da Justiça de Cabo Verde. Um efetivo contributo à modernização do Estado de Cabo Verde e para a sua transformação digital.

A criação do Centro de Digitalização e Indexação do arquivo de bilhetes de identidade de Cabo Verde, teve como parceiro de implementação, a Imprensa Nacional da Casa da Moeda, que foi responsável, pela instalação do centro, aquisição de equipamentos informáticos e softwares de ponta, e pela formação e acompanhamento dos técnicos da DGRNI, responsáveis pela digitalização dos processos de B.I.

O Centro Digitalização e Indexação, é o primeiro centro instalado no país, e conta com equipamentos informáticos modernos de alta qualidade e eficiência, adaptado às necessidades do País, que permitem a digitalização rápida e segura de um grande número de documentos de bilhetes de identidade.

O Projeto Gestdoc é financiado pela União Europeia, através do Fundo Fiduciário de emergência para África e gerido pelo Camões, I.P.

UE em Cabo Verde

1ª Edição das Bolsas de Residência Literária Eça de QueirozO escritor cabo-verdiano José Luiz Tavares é um dos vencedore...
18/10/2022
Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz já têm primeiros seis vencedores

1ª Edição das Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz

O escritor cabo-verdiano José Luiz Tavares é um dos vencedores da primeira Edição das Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz.

Fruto de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLAB) e a Fundação Eça de Queiroz, as bolsas de residência literária Eça de Queiroz visam promover a produção literária em língua portuguesa.

https://www.publico.pt/2022/10/17/culturaipsilon/noticia/bolsas-residencia-literaria-eca-queiroz-ja-seis-vencedores-2024302?fbclid=IwAR1cbX4OOYuW_tewFNbY__HTs2as_zqvNn3PyCtxjXccUD_JXycT3N1_LFo

Cada temporada consiste na permanência de um autor durante um mês em Tormes, onde o escritor se inspirou para a obra A Cidade e as Serras.

18/10/2022
PROCULTURA 2021

O PROCULTURA vai participar novamente na WOMEX , a maior feira internacional de música!

De 19 a 23 de outubro, em Lisboa, oito projetos na área da música dos PALOP e Timor-Leste, vão estar representados. Cabo Verde assegura a sua participação através das iniciativas "Música gera Cultura. Música Gera Economia", da Marieventos & "Studio Coletivo" do BIC - Business Incubation Center.

Um resumo da participação do ano passado 👇, com a presença de Cabo Verde assegurada por Paulo Lobo Linhares, da Insulada Label.

Projeto PROCULTURA promove a participação de iniciativas cabo-verdianas na Worldwide Music Expo O Ministro da Cultura e ...
18/10/2022

Projeto PROCULTURA promove a participação de iniciativas cabo-verdianas na Worldwide Music Expo

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, recebeu hoje, dia 17 de outubro, o Embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Moniz, acompanhado pela Adida para a Cooperação, Odete Serra e pelo Assistente Técnico do Procultura em Cabo Verde, Guilherme Bragança.

O encontro teve como objetivo dar a conhecer os dois projetos cabo-verdianos que estarão presentes na edição de 2022 do WOMEX - Worldwide Music Expo, com o apoio e promoção do Procultura e que este ano decorre em Lisboa, de 19 a 23 de outubro.

"Música gera Cultura. Música gera Economia", da Marieventos & "Studio Coletivo", coordenado pelo BIC - Business Incubation Center representarão, assim, Cabo Verde naquele que é o encontro de música mais internacional e culturalmente diversificado do mundo e a maior conferência da cena musical global.

O produtor Paulo Lobo Linhares, da Insulada label, esteve igualmente presente para partilhar a experiência da sua participação no Womex de 2021.

O PROCULTURA é um projeto integrado no Programa Multianual PALOP- TL e União Europeia, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste, em particular nas áreas da música, da dança e do teatro.

UE em Cabo Verde Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas

Projeto "Jovens Agricultores de Casa do Meio"As vontades aguerridas e as parcerias bem sucedidas dão sempre bons "frutos...
17/10/2022

Projeto "Jovens Agricultores de Casa do Meio"

As vontades aguerridas e as parcerias bem sucedidas dão sempre bons "frutos". Os jovens de Casa do Meio, localidade no Concelho de Porto Novo, Santo Antão são um exemplo de resiliência e superação!

O projeto “Jovens Agricultores de Casa do Meio” é desenvolvido pela ADPM Mértola em parceria com a Câmara Municipal do Porto Novo , o Ministério da Agricultura e Ambiente a Agência Nacional de Água e Saneamento. É financiado pelo Camões, I.P. e o Global Environment Facility .

M.A.R - Mostra de Artistas Residentes do PROCULTURA A cidado do Mindelo recebe, entre os dias 19 e 23 de outubro, a 1ª e...
16/10/2022

M.A.R - Mostra de Artistas Residentes do PROCULTURA

A cidado do Mindelo recebe, entre os dias 19 e 23 de outubro, a 1ª edição da Mostra de Artistas Residentes (M.A.R)! Uma iniciativa promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e Camões, I.P., no âmbito do projeto .

Artistas de Cabo Verde, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau estarão reunidos para celebrar a diversidade da Dança, Teatro, Cinema e Música.

As criações individuais serão apresentadas na ALAIM - Academia Livre de Artes do Mindelo.

M.A.R. contará também com roda de conversa no Centro Cultural do Mindelo.

O último dia do evento reúne [email protected] artistas na praça Dom Luís (Praça Cize), no centro da cidade.

Cabo Verde estará representado pelo(a)s artistas bailarino(a)s Mano Preto , Elisabete Fernandes - Elizabete Bety , Nuno Barreto - Afuraka Afuraitkait , Rosy Timas e Djam Neguin .

Participe! A entrada é livre!

PROCULTURA é uma ação do programa PALOP-TL e UE, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

UE em Cabo Verde Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas

Delegação do Observatório Nacional do Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça  de Cabo Verde realizou uma visita téc...
14/10/2022

Delegação do Observatório Nacional do Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça de Cabo Verde realizou uma visita técnica de três dias a Portugal.

A visita, orientada pelo Observatório do Tráfico de Seres Humanos, enquadra-se no plano de atividades do projeto “Reforço das Capacidades do Observatório no Combate ao Tráfico de Pessoas em Cabo-Verde”.

𝐏𝐑𝐎𝐆𝐑𝐀𝐌𝐀 𝐃𝐄 𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÃ𝐎 𝐄𝐌 𝐋Í𝐍𝐆𝐔𝐀 𝐏𝐎𝐑𝐓𝐔𝐆𝐔𝐄𝐒𝐀 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐅𝐈𝐍𝐒 𝐆𝐄𝐑𝐀𝐈𝐒Iniciámos o programa de formação em Língua Portuguesa para fin...
13/10/2022

𝐏𝐑𝐎𝐆𝐑𝐀𝐌𝐀 𝐃𝐄 𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÃ𝐎 𝐄𝐌 𝐋Í𝐍𝐆𝐔𝐀 𝐏𝐎𝐑𝐓𝐔𝐆𝐔𝐄𝐒𝐀
𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐅𝐈𝐍𝐒 𝐆𝐄𝐑𝐀𝐈𝐒

Iniciámos o programa de formação em Língua Portuguesa para fins gerais, que decorre no Camões - Centro Cultural Português, na Cidade da Praia, até o mês de janeiro de 2023.

Nesta edição, foram constituídas três turmas, organizadas em conformidade com o plano de aprendizagem dos formandos. Promovemos, neste contexto, o estudo da língua portuguesa e da cultura da CPLP, com especial foco sobre a história e a cultura cabo-verdianas.

Desenvolvemos, igualmente, programas individuais de formação em Português como Língua Segunda e em Português como Língua Estrangeira.

Anunciaremos, brevemente, as novas ofertas formativas

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA FINS GERAIS

Iniciámos o programa de formação em Língua Portuguesa para fins gerais, que decorre no Camões - Centro Cultural Português, na Cidade da Praia, até o mês de janeiro de 2023.

Nesta edição, foram constituídas três turmas, organizadas em conformidade com o plano de aprendizagem dos formandos. Promovemos, neste contexto, o estudo da língua portuguesa e da cultura da CPLP, com especial foco sobre a história e a cultura cabo-verdianas.

Desenvolvemos, igualmente, programas individuais de formação em Português como Língua Segunda e em Português como Língua Estrangeira.

Anunciaremos, brevemente, as novas ofertas formativas :)!

Bolsas de Mobilidade 🇦🇴🇨🇻🇬🇼🇲🇿🇸🇹🇹🇱As últimas bolsas de estudo para mobilidade internacional de estudantes do ensino super...
12/10/2022

Bolsas de Mobilidade 🇦🇴🇨🇻🇬🇼🇲🇿🇸🇹🇹🇱

As últimas bolsas de estudo para mobilidade internacional de estudantes do ensino superior vão ser atribuídas em fevereiro e setembro de 2023. Concorra e não deixe passar esta oportunidade. Candidate-se!

Ainda tem dúvidas sobre como candidatar-se?

👉SESSÃO ON-LINE de formação e esclarecimentos dia 20 de outubro

Horários
08h00 (Cabo Verde)
09h00 (Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe)
10h00 (Angola)
11h00 (Moçambique)
18h00 (Timor-Leste)

👉 Inscrição obrigatória até 17 de outubro em https://rb.gy/ti2pon

Perfil dos candidatos:
Nacionalidade e residência em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste
Estudante de licenciatura ou mestrado de uma instituição de ensino destes países
Área de formação ligada à cultura
Interesse em estudar um semestre fora do seu país

Regulamento: bit.ly/aulp-bolsas-academicas-procultura

Desde 2019 já foram atríbuidas 53 bolsas de estudos de mobilidade internacional PROCULTURA a estudantes de licenciatura e mestrado de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

---
O PROCULTURA, promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no setor cultural dos PALOP e Timor-Leste, é uma ação do programa PALOP–TL e UE, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Atividade implementada pela AULP e CPLP.

Bolsas de Mobilidade 🇦🇴🇨🇻🇬🇼🇲🇿🇸🇹🇹🇱

As últimas bolsas de estudo para mobilidade internacional de estudantes do ensino superior vão ser atribuídas em fevereiro e setembro de 2023. Concorra e não deixe passar esta oportunidade. Candidate-se!

Ainda tem dúvidas sobre como candidatar-se?

👉SESSÃO ON-LINE de formação e esclarecimentos dia 20 de outubro

Horários
08h00 (Cabo Verde)
09h00 (Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe)
10h00 (Angola)
11h00 (Moçambique)
18h00 (Timor-Leste)

👉 Inscrição obrigatória até 17 de outubro em https://rb.gy/ti2pon

Perfil dos candidatos:
Nacionalidade e residência em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste
Estudante de licenciatura ou mestrado de uma instituição de ensino destes países
Área de formação ligada à cultura
Interesse em estudar um semestre fora do seu país

Regulamento: bit.ly/aulp-bolsas-academicas-procultura

Desde 2019 já foram atríbuidas 53 bolsas de estudos de mobilidade internacional PROCULTURA a estudantes de licenciatura e mestrado de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

---
O PROCULTURA, promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no setor cultural dos PALOP e Timor-Leste, é uma ação do programa PALOP–TL e UE, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Atividade implementada pela AULP e CPLP.

União Europeia em Moçambique Camões, I.P. AULP CPLP - Comunidade Lusófona

𝗡𝗮𝘃𝗶𝗼-𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗦𝗮𝗴𝗿𝗲𝘀 | 𝗠𝗶𝗻𝗱𝗲𝗹𝗼 | 𝟯 𝗮 𝟲 𝗢𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟮O NRP “Sagres” atracou na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, em 0...
11/10/2022

𝗡𝗮𝘃𝗶𝗼-𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗦𝗮𝗴𝗿𝗲𝘀 | 𝗠𝗶𝗻𝗱𝗲𝗹𝗼 | 𝟯 𝗮 𝟲 𝗢𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟮

O NRP “Sagres” atracou na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, em 03 de outubro, depois de uma travessia oceânica de 23 dias, após ter participado nas comemorações dos 200 anos da independência do Brasil.

Esta foi a trigésima-terceira vez que o Navio-Escola “Sagres” visitou o Mindelo, nos seus 60 anos de história ao serviço da Marinha Portuguesa, o segundo porto mais visitado pela Sagres, a seguir a Lisboa.

Durante os três dias que esteve no Mindelo, o Navio-Escola Sagres recebeu, na tarde de 03 de o outubro e na manhã de 05 de outubro, a visita dos alunos da Universidade Técnica do Atlântico, da Escola do Mar e da Escola Portuguesa do Mindelo, num total de 374 alunos. Durante a tarde de 05 de outubro o navio esteve aberto a visitas do público e de Órgãos de Comunicação Social, tendo sido realizadas reportagens e entrevistas a bordo.

Em 04 de outubro o navio ofereceu um almoço protocolar, onde estiveram presentes o Embaixador de Portugal, Dr. António Moniz, o Ministro do Mar, Dr. Abraão Vicente, e o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Augusto Neves, para além de outras entidades cabo-verdianas. Pelas 20h00 decorreu a receção protocolar oferecida a entidades civis e militares de Cabo Verde e à comunidade portuguesa residente no Mindelo, onde esteve, mais uma vez, o Ministro do Mar, Dr. Abraão Vicente acompanhado pela sua mulher.

Em 06 de outubro o navio largou do Porto Grande e prosseguiu viagem rumo a Setúbal, com chegada prevista para o próximo dia 18 de outubro de 2022.

5ª LISTA 2022 DE ESTUDANTES ADMITIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL(no âmbito da Portaria nº 111/2019 de 12 de Abril e ...
11/10/2022
5ª Lista 2022 de estudantes admitidos no Ensino Superior em Portugal no âmbito da Portaria nº 111/2019 de 12 de Abril e Regimes Especiais

5ª LISTA 2022 DE ESTUDANTES ADMITIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL
(no âmbito da Portaria nº 111/2019 de 12 de Abril e dos Regimes Especiais)
A lista e as instruções sobre os pedidos de visto poderão ser consultados em
https://praia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/a-embaixada/noticias/5-lista-2022-de-estudantes-admitidos-no-ensino-superior-em-portugal-no-ambito-da-portaria-n-111-2019-de-12-de-abril-e-regimes-especiais
Os estudantes do Ensino Superior que não constem da lista deverão tomar uma das seguintes medidas:
• Se julga que devia constar da lista, deve verificar a situação junto do estabelecimento de ensino em que foi admitido(a).
• Se o estabelecimento de ensino indicar que já comunicou a admissão à DGES portuguesa, deverá aguardar pela publicação que faremos das actualizações da lista para poder utilizar o agendamento prioritário. Se não pretender aguardar, poderá sempre recorrer ao agendamento normal online, não-prioritário.
• Caso a admissão do estudante não tenha sido comunicada à DGES, deverá fazer o agendamento online, não-prioritário

5ª Lista 2022 de estudantes admitidos no Ensino Superior em Portugal no âmbito da Portaria nº 111/2019 de 12 de Abril e Regimes Especiais - Notícias - A Embaixada - Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cooperação bilateral no setor da EducaçãoNo âmbito do projeto “Capacitação da FaED para os Desafios da Qualificação do C...
11/10/2022

Cooperação bilateral no setor da Educação

No âmbito do projeto “Capacitação da FaED para os Desafios da Qualificação do Corpo Docente para a Educação em Cabo Verde", implementado pela Faculdade de Educação e do Desporto da Universidade de Cabo Verde - UniCV e financiado pelo Camões, I.P., realizou-se ontem, dia 10 de outubro, no Pólo da Assomada da Uni-CV, o ato de inauguração da sala de Educação à Distância (EaD).

Este núcleo de formação à distância, devidamente equipado, permitirá à Uni-CV produzir conteúdos de multimédia e ministrar formações à distância, uma componente extremamente relevante dado o contexto arquipelágico do país.

Para além do Pólo da Assomada, foram igualmente instaladas e equipadas mais duas salas de EaD, uma no Campus da Praia e no Pólo do Mindelo.

O Ato de inauguração foi co-presidido pelo Magnífico Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto e pelo Embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Moniz.

Mensagem da  alusiva ao Dia Mundial e Europeu contra a Pena de Morte
10/10/2022

Mensagem da alusiva ao Dia Mundial e Europeu contra a Pena de Morte

10/10/2022
Colmeia, IEFP e APPACDM PT assinam acordo para capacitação de profissionais

Projeto "Reforço da capacitação das competências técnicas e funcionais da Associação Colmeia"

Iniciativa promovida pela Associação Colmeia, em parceria com a APPACDM Coimbra E financiada pela Cooperação Portuguesa em Cabo Verde / Camões, I.P., ao abrigo do programa local "Fundo de Pequenos Projetos" e que visa dotar os técnicos especialistas da Associação Colmeia de novas e/ou reforçadas competências ao nível das melhores respostas terapêuticas e atividades ocupacionais para crianças e jovens com deficiência.

No âmbito da operacionalização do projeto foi celebrado, no passado dia 5, um protocolo tripartido entre a Colmeia, o IEFP Cabo Verde e a APPACDM Coimbra que visa a capacitação de
profissionais das instituições cabo-verdianas que atuam nas áreas de formação profissional e inserção laboral, em competências teórico – praticas que os possibilitem intervir, de forma inclusiva e articulada, na problemática da qualificação e emprego de pessoas com deficiência.



https://fb.watch/g3K4daNp4n/

Hoje, 5 de outubro, celebra-se a Implantação da República Portuguesa.Neste dia, em 1910, José Relvas proclamou a Repúbli...
05/10/2022

Hoje, 5 de outubro, celebra-se a Implantação da República Portuguesa.

Neste dia, em 1910, José Relvas proclamou a República, representando a queda da Monarquia e o fim do reinado de D. Manuel II.

Dia Mundial do HabitatHoje, 3 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do , data instituída pelas Nações Unidas para reflet...
03/10/2022
Mensagem do secretário-geral sobre o Dia Mundial do Habitat

Dia Mundial do Habitat

Hoje, 3 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do , data instituída pelas Nações Unidas para refletir sobre o estado das nossas cidades, relembrar o direito de todos e todas a uma habitação digna e segura, bem como o dever de todos e todas de contribuir para cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis.

Leia a mensagem do SG das , António Guterres, a propósito do , cujo foco em 2022 é a redução das desigualdades.

O SECRETÁRIO-GERAL — MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DO HABITAT 3 de outubro de 2022 Todos os anos, o Dia Mundial do Habitat centra-se no estado dos assentamentos humanos. O tema deste ano – ‘Atenção. Não Deixe Ninguém e Nenhum Lugar Para Trás’ – destaca as crescentes desigualdades nas c...

Endereço

Achada De Santo António

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 12:30
15:00 - 17:30
Terça-feira 09:00 - 12:30
15:00 - 17:30
Quarta-feira 09:00 - 12:30
15:00 - 17:30
Quinta-feira 09:00 - 12:30
15:00 - 17:30
Sexta-feira 09:00 - 12:30
15:00 - 17:30

Telefone

+2382626097

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Embaixada de Portugal em Cabo Verde publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Embaixada de Portugal em Cabo Verde:

Vídeos

Serviços Governamentais nas proximidades

Comentários

"Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género lançam hoje a campanha .

A campanha reforça a vigilância contra a violência e alerta para os impactos deste crime não só nas mulheres, mas também nas crianças.

O objetivo, num momento em que também os constrangimentos impostos pela pandemia COVID 19 provocaram desafios acrescidos, é consolidar o sentido de responsabilidade coletiva, transmitir confiança a cada mulher, na sua luta, e à sociedade em geral, no combate a este crime, bem como divulgar as respostas e mecanismos de apoio às vítimas.

A violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva!"





O Embaixador de Portugal assistiu hoje, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, ao ato central do arranque das atividades da Agenda de ativismo, promovida pelo ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género , em parceria com as Nações Unidas Cabo Verde / United Nations Cabo Verde e vários outros parceiros da sociedade civil e academia.

O evento foi presidido pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, na presença da Presidente do ICIEG e da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, culminando com a apresentação pública do Plano Nacional de Igualdade de Género, 2021 - 2025.

Consulte as muitas atividades que serão promovidas e dinamizadas até ao dia 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Faça parte! Participe!







Fotos:
Hoje assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Um crime público e uma responsabilidade coletiva!

Com diferentes expressões (física, psicológica, moral, sexual e/ou patrimonial), a violência contra as mulheres e meninas continua a ser uma das das principais e mais flagrantes violações dos seus direitos humanos, condicionando a sua liberdade e autodeterminação, a coesão de toda uma sociedade. Uma causa da desigualdade de género que importa assertivamente combater!

Por uma cultura de TOLERÂNCIA ZERO à violência contra mulheres e meninas, eduque e denuncie!



Com muita consternação e pesar recebemos a notícia do falecimento do estimado Mário Vaz Moniz .

Um associativista e ativista social persistente, sempre presente, nunca se escusando a um novo desafio que significasse a melhoria de vida das populações com quem diretamente trabalhava. Foi em diferentes e renovados momentos um parceiro de excelência, um interlocutor e um dinamizador insubstituível de marcantes projetos que a Cooperação Portuguesa desenvolveu com Cabo Verde.

Membro fundador e atual Presidente da Solmicv Ong ; ex-secretário Executivo da Plataforma Das ONG desempenhou um papel determinante na advocacia do reforço da sociedade civil cabo-verdiana, em prol do desenvolvimento do país.

Deixa-nos o legado de toda uma vida dedicada ao trabalho sociocomunitário, à luta contra a pobreza, defendendo o ativo da autodeterminação das comunidades como a alavanca das suas liberdades plurais e fundamentais.

Com o Mário Moniz não se celebravam oportunidades, mas sim realizações. É, e sempre será, uma referência de elevado sentido de missão, coerência, empatia, senso de justiça, confiança e fraternidade. Valores humanos que respeitosamente lhe reconhecemos e que honramos neste triste dia.

Aos familiares e amigos, aos colegas das intensas jornadas de trabalho e de missão, a [email protected] quanto tiveram o privilégio de com o Mário Moniz privar e aprender, endereçamos as nossas muito sentidas condolências.
Dia Mundial da Criança

Neste dia, 20 de novembro, em que se assinala a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança, bem como a adoção da Convenção sobre os Direitos das Crianças, assistimos à oportuna Conferência Internacional “Uma Criança Um Cidadão. Criança Sujeito de Direito – Que Direitos e Deveres no Pós Pandemia”, promovida pela Acrides e pelas Redes Locais de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Menores. Uma sessão muito participativa e plural que contou com a intervenção de entidades de Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique e, claro, de crianças e jovens, os verdadeiros protagonistas deste encontro.

Por ocasião do ato de encerramento da conferência, presidido pela Presidente da CNDHC - Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, o Embaixador de Portugal, António Moniz, recebeu da ACRIDES, na pessoa da Presidente Lourença Tavares, um simbólico diploma de reconhecimento, que muito agradecemos, pelo apoio que a Cooperação Portuguesa, através dos seus diferentes atores e parceiros, concedeu à Associação ao longo dos últimos anos. O mesmo reconhecimento foi dirigido à Embaixada de França, à U.S. Embassy Praia, Cabo Verde e à Caríssima Vera Duarte, na qualidade de Embaixadora do Serviço Social Internacional Cabo Verde.

A defesa e afirmação dos direitos das crianças e jovens é responsabilidade de [email protected]. Condicionar e inibir - em liberdade e satisfação dos seus direitos- o crescimento das crianças, é comprometer o desenvolvimento de toda uma sociedade.

Congratulamos vivamente a ACRIDES, bem como todas as organizações cabo-verdianas, públicas e da sociedade civil, pelo trabalho determinante que persistentemente empreendem na defesa e afirmação dos direitos das crianças e adolescentes.

A ANEME - Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas, realizou no dia 18 de Novembro no Hotel Pestana Trópico na cidade da Praia, um seminário subordinado ao tema “Cooperação Cabo Verde/Portugal no Setor Metalúrgico e Eletromecânico”.
Este evento pretendeu contribuir para o reforço da cooperação e dos negócios entre os dois países, tendo sido apresentado pela Srª. Diretora Geral da ANEME, as capacidades e oportunidades relativamente ao maior setor exportador de Portugal (metalúrgico e electromecânico), bem como o Estudo “Levantamento e Caracterização das Empresas Industriais e Comerciais da Ilha de Santiago”.
Este evento contou com a participação do senhor Embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Moniz, do Delegado da AICEP Dr. Paulo Borges, do Presidente da Cabo Verde Trade Invest Dr. José Almada Dias, da Diretota da ANEME Drª. Maria Luís Correia, e do Assessor da Direção da ANEME Dr. João Reis.
Inauguração da 24 ª Edição da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC 2021), que se realiza de 17 a 20 Novembro.

Após interrupção de 2020, a Feira Internacional de Cabo Verde voltou “abrir portas” contando com cerca de 123 expositores e dedicada ao tema “Cabo Verde e as oportunidades em tempos de crise
De entre os inscritos, participaram empresas da Áustria, China, Espanha, EUA, Mauritânia, Portugal e Suíça, sendo claramente Portugal o país estrangeiro com o maior numero de empresas participantes (cerca de 40 se contarmos com as empresas portuguesas de direito Cabo Verdiano). Das restantes empresas participantes, 66% são cabo-verdianas, e 11% dos restantes países referidos.
Na presente edição, o Pavilhão de Portugal foi organizado à semelhança das edições anteriores pela Fundação AIP, e contou com a presença da ANEME-Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas e de seis empresas de diversos sectores de actividade (Clickhouse -Construção de casas Pré-Fabricadas, Iberdata - Equipamento Médico Hospitalar, IbéricaFrio - Equipamentos para Hotelaria, Jotelar - Equipamentos para Hotelaria, Lacto Serra-Lacticinios, Soguima - Comércio e Indústria Alimentar).
5ª ATUALIZAÇÃO DA LISTA DE ESTUDANTES ADMITIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL
(no âmbito da Portaria nº 111/2019 de 12 de Abril e dos Regimes Especiais)
Lista actualizada à data de 17/11/2021
A lista e as instruções sobre os pedidos de visto poderão ser consultados em
https://praia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/a-embaixada/noticias/lista-de-estudantes-admitidos-no-ensino-superior-em-portugal-no-ambito-da-portaria-n-111-2019-de-12-de-abril-e-regimes-especiais-lista-atualizada-a-data-de-17-11-2021
https://praia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/vistos/vistos-de-estudo-e-formacao
Os estudantes do Ensino Superior que não constem da lista deverão tomar uma das seguintes medidas:
• Se julga que devia constar da lista, deve verificar a situação junto do estabelecimento de ensino em que foi admitido(a).
• Se o estabelecimento de ensino indicar que já comunicou a admissão à DGES portuguesa, deverá aguardar pela publicação que faremos das actualizações da lista para poder utilizar o agendamento prioritário. Se não pretender aguardar, poderá sempre recorrer ao agendamento normal online, não-prioritário.
• Caso a admissão do estudante não tenha sido comunicada à DGES, deverá fazer o agendamento online, não-prioritário https://pedidodevistos.mne.pt/VistosOnline/
Não nos é possível monitorizar ou responder a comentários em redes sociais. Quaisquer dúvidas devem ser colocadas para o endereço de e-mail [email protected].
No dia 8 de novembro Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, efetuou uma visita à Capela Gótica da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Cidade Velha.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, também uma das maiores atrações turísticas da Ilha de Santiago, sobrevive aos seus mais 500 anos de vida, constituindo a igreja mais antiga edificada em Cabo Verde e em toda a África Subsaariana, tendo este lugar de culto, começado precisamente por se cingir à Capela Gótica, de igual singularidade e riqueza arquitetónica.

O minucioso restauro da Capela Gótica, financiado pelo Camões, I.P., foi empreendido por uma equipa de técnicos especialistas na área do restauro e conservação do IPT . Instituto Politécnico de Tomar (página oficial) e coordenado pela equipa da direção do património material do IPC - Instituto do Património Cultural de Cabo Verde.

A Igreja foi igualmente alvo de uma estruturante reabilitação, no âmbito do Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Patrimoniais, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, financiada pelo Governo de Cabo Verde.
x

Outra serviços governamentais em Achada de Santo António (mostrar todos)

Centro Cultural Português em Cabo Verde UE em Cabo Verde Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas Ministério da Coesão Territorial de Cabo Verde Direção Nacional da Administração Pública - DNAP Portuguese Cape Verde Wyspy Zielonego Przylądka Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública Ministério da Agricultura e Ambiente Cabo Verde TradeInvest Comissão de Coordenação do Álcool e Outras Drogas - Cabo Verde Direcção Geral dos Registos, Notariado e Identificação Fundo de Promoção do Emprego e da Formação DisKo Nhecidu Assembleia Municipal da Praia