27/08/2026
𝐏𝐀𝐑𝐄𝐏-𝐂𝐕 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚 𝐚𝐯𝐚𝐧𝐜̧𝐨𝐬 𝐞 𝐫𝐞𝐬𝐮𝐥𝐭𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐧𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐀𝐥𝐚𝐫𝐠𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐨 𝐌𝐄𝐅𝐏𝐄𝐒𝐂𝐈
A Coordenadora do Programa de Apoio à Reforma Educativa em Cabo Verde (PAREP-CV), Ana Santos, apresentou, no Conselho Alargado do Ministério da Educação, Formação Profissional, Ensino Superior Ciência e Inovação (MEFPESCI), o percurso de implementação do Programa, os principais avanços alcançados e as ações em curso.
Realizado nos dias 25 e 26 de agosto de 2026, na Praia, o encontro constituiu uma oportunidade para partilhar os progressos do PAREP-CV e reforçar o compromisso com uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade.
Com foco na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Obrigatório, o PAREP-CV trabalha para promover a universalização da Educação Pré-escolar, melhorar a qualidade das aprendizagens, reforçar a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e promover a igualdade de género.
Entre as ações já desenvolvidas destacam-se a identificação de crianças fora do sistema educativo, o reforço da alimentação escolar, a sensibilização das famílias, a formação e reconversão profissional, a distribuição de materiais pedagógicos pelos 22 concelhos, o apoio à inclusão de crianças com NEE e o fortalecimento da gestão e da supervisão educativa.
Os resultados apresentados refletem um programa que está a avançar do planeamento para a implementação no terreno, com ações concretas orientadas para responder aos desafios do sistema educativo e melhorar as oportunidades de aprendizagem para todas as crianças.
O PAREP-CV reafirma, assim, o seu compromisso com a construção de um sistema educativo mais inclusivo, com maior equidade territorial, melhores condições de aprendizagem e uma gestão educativa cada vez mais eficiente.
𝐓𝐫𝐚𝐧𝐬𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐮𝐢𝐧𝐝𝐨 𝐨 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞.