Comando 3ª Região Militar

Comando 3ª Região Militar Comando da 3ª Região Militar é um dos três comandos territoriais que compõem o Comando da Guarda Nacional e é o maior comando territorial do país.

Com sede na cidade da Praia (capital).

25/04/2024
No dia 17 de abril, o Comando da Terceira Região Militar recebeu uma visita de cortesia de Sua Excelência Major General ...
23/04/2024

No dia 17 de abril, o Comando da Terceira Região Militar recebeu uma visita de cortesia de Sua Excelência Major General Nuno Lemos Pires, Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional de Portugal (DGPDN), com as devidas honras militares.

O Exmo. Senhor Comandante Major Carlos Gomes Dias, deu as boas vindas à Sua Excelência Major General Nuno Lemos Pires e a sua comitiva, manifestando a sua enorme satisfação e privilégio de ter-lhes entre nós, agradecendo-lhes em seu nome pessoal e de todos os militares deste Comando pela honrosa visita e realçou a importância dessa visita, da relevância dessa cooperação no domínio técnico-militar com Portugal e dos frutos marcantes no desenvolvimento da Forças Armadas, e deixando o desejo que essa cooperação continua e se fortaleça assim como os laços de amizade entre os povos.

Posto isto, a visita foi encerrada com um Briefing na Sala Tática feita pelo Adjunto do Comandante para Área Operacional, e com a assinatura do Livro de Honra.

VISITA DO COMANDANTE DA GUARDA NACIONAL, Sr. CORONEL CASIMIRO TAVARESNo passado quarta e quinta-feira, dias 10 e 11, o C...
23/04/2024

VISITA DO COMANDANTE DA GUARDA NACIONAL, Sr. CORONEL CASIMIRO TAVARES

No passado quarta e quinta-feira, dias 10 e 11, o Comando recebeu a visita do Excelentíssimo Senhor Comandante da Guarda Nacional, Coronel Casimiro Moreno Tavares.

Durante a ocasião o Sr. Coronel Tavares, teve a oportunidade de realizar um encontro com os graduados deste Comando, e de fazer uma visita às instalações do Comando e dos destacamentos sedeados na Praia e no interior da ilha de Santiago.

CERIMÓNIA DE RECONHECIMENTO No âmbito da comemoração do Dia da Unidade “Justino Lopes” Realizou-se no dia 9 de abril do ...
11/04/2024

CERIMÓNIA DE RECONHECIMENTO

No âmbito da comemoração do Dia da Unidade “Justino Lopes” Realizou-se no dia 9 de abril do ano em curso, no nosso Comando uma cerimónia de reconhecimento público através de atribuição de Louvores de forma individual e coletiva, Certificados e Cartas de Reconhecimentos, aos Oficiais, Sargentos, Praças e trabalhadores civis que se destacaram no desempenho das missões que lhes foram confiadas, durante o ano de 2023;

O Comandante Major Carlos Gomes Dias, dirigiu-se aos efetivos realçando as notáveis capacidades de trabalho, de iniciativa e de um elevado sentido de dever em todas as tarefas que foram chamadas a participar evidenciado um rigoroso profissionalismo, que contribuíram para elevar o prestígio das Forças Armadas no geral e do nosso Comando em particular;

O Comando agradece e parabeniza todos quantos foram agraciados e exorta os outros a seguir o exemplo destes.

Um bem haja aos efetivos do Comando da Terceira Região Militar!

No âmbito da requalificação do espaço para a maximização da prática desportiva, o Comando da Terceira Região Militar, na...
11/04/2024

No âmbito da requalificação do espaço para a maximização da prática desportiva, o Comando da Terceira Região Militar, na pessoa do seu Comandante Major Carlos Gomes Dias, inaugurou no dia 9 de abril a Área de Combate, que visa contribuir para reforçar e dinamizar o Desporto Militar, como subsistema do Desporto Cabo-verdiano, e de extrema importância para o desenvolvimento do setor Desportivo.
Um bem-haja ao Desporto Militar!

Ontem, no Comando da Terceira Região Militar, foi realizada à cerimônia de ENTREGA DE TROFEUS E PRÊMIOS das atividades d...
10/04/2024

Ontem, no Comando da Terceira Região Militar, foi realizada à cerimônia de ENTREGA DE TROFEUS E PRÊMIOS das atividades desportivas realizadas no âmbito das atividades comemorativas ao dia da Unidade JUSTINO LOPES. A referida cerimônia foi presidida pelo Exmo. Senhor Comandante da Terceira Região Militar, Major Carlos Gomes Dias.

Atividades realizadas :
Competições de Atletismo, nas modalidades de 100 mts, 1500 mts, 5000 mts, 4*400, tiro de AKM e Makarov, triatlo Militar, corrida de orientação, futsal, basket 3x3, ginástica e fitness, e tiveram como participantes as subunidades do referido Comando.

Foi realizado ainda, um torneio quadrangular de futebol em que participaram as equipas de veteranos da Praia, de Santiago (Achada fazenda), Tarrafal de Santiago e do Comando da Terceira Região Militar.

02/04/2024
No âmbito das comemorações do dia da Unidade Justino Lopes, realizou-se um torneio quadrangular, no Estádio Nacional ond...
28/03/2024

No âmbito das comemorações do dia da Unidade Justino Lopes, realizou-se um torneio quadrangular, no Estádio Nacional onde tiveram a participação das seguintes equipas:
Veteranos da Praia, Veteranos do Comando 3ª Região Militar, Veteranos de Santa Cruz (Achada Fazenda) e Veteranos do Tarrafal de Santiago, que culminaram com um convívio no de 23 do corrente mês na localidade de São Francisco.

Comemorou-se, ontem, 18 de Março, o dia da Unidade "Justino Lopes." A cerimónia foi presidida por Sua Excelência o Chefe...
19/03/2024

Comemorou-se, ontem, 18 de Março, o dia da Unidade "Justino Lopes." A cerimónia foi presidida por Sua Excelência o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro.

A cerimónia contou com a presença de vários entidades militares e civis, destacando a presença do Comandante da Guarda Nacional, do Comandante da Logística, do Chefe da Casa Militar da Presidência da República, do Presidente do SNPCB, de Antigos Comandantes da Região Militar, do Assessor Militar do CEMFA, de Representantes dos Combatentes de Liberdade da Pátria, de Diretores de Serviços e Equiparados, Oficiais Superiores, Capitães, Subalternos, Sargentos e Praças, no ativo, na reserva e na reforma, e de demais convidados e amigos da 3ª Região Militar.

O Comandante da 3ª Região Militar, Major Carlos Gomes Dias, começou a sua intervenção, agradecendo a presença de todos, entendo-a como um sinal de solidariedade pessoal e instituicional. Na sua intervenção realçou a importância de assinalar esta efeméride, reconhecendo a valiosa contribuição e quanto a Nação deve a forte determinação e sentido patriótico manifestado pelos Heróis e Mártires da Luta Político-Armada. Reconheceu, tal-qualmente, o trabalho realizado pelas diferentes gerações de militares e civis que serviram e servem neste Comando Militar. Destacou igualmente, o papel desempenhado pela Região nas missões de apoio às situações de catástrofes e calamidades, destacando a abnegação, a resiliência e comprometimento do efetivo no comprimento das missões que lhes são confiadas.

De igual modo, no momento de exaltação e sentida homenagem à memória de todos aqueles que, ao serviço da Pátria tombaram no Campo de Honra, rendeu uma sentida e justa homenagem aos militares que perderam a vida no trágico acidente de Guindão. Parafraseando: “ Há uns que deram muito, mas há aqueles que deram tudo. Muito obrigado bravos guerreiros...”

Por sua vez, o Presidente de Honra da Cerimónia, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, na sua intervenção, manifestou a sua gratidão em presidir, pela primeita vez, a Cerimónia de Exaltação do Patrono da Unidade Justino Lopes.

Destacou o quanto o Comando da Terceira Região Militar tem feito em prol da Guarda Nacional e das Forças Armadas no geral, reconhecendo como tal, a dedicação, empenho e entrega do efetivo nas diversas missões que lhes são confiadas. Exortou, igualmente, ao efetivo da Região Militar a seguirem sem reservas os pregaminhos e legado do seu Patrono, e terem como farol os princípios e virtudes que norteiam a Instituição Castrense.

Nestas comemorações e para realçar a importância e relevância do legado do Patrono da Unidade, para além da realização da tradicional Parada Militar, houve demonstração de capacidades militares, destacando a atuação da Banda Militar, a Demonstração de “TATTOO” Militar, pela a Companhia de Fuzileiros Navais, e por último, a demonstração da Policia Militar, envolvendo as vertentes de Proteção de Entidades, Escolta e Controlo de Tumúltos.

Honra e Glória a memória de Justino Lopes
Viva o Comando da 3ª Região Militar.
Viva as Forças Armadas.!

Hoje, teve lugar no nosso Comando a cerimónia de encerramento do Curso de Controlo de Tumultos da Especialidade de Políc...
01/03/2024

Hoje, teve lugar no nosso Comando a cerimónia de encerramento do Curso de Controlo de Tumultos da Especialidade de Polícia Militar.
A cerimónia foi presidida pela Sra. Adjunto do Comandante Para Área de Logística e Apoio Major Maria do Livramento Correia Varela.

No âmbito das instruções complementares previstas para o ano de 2024, realizou-se a Escola Preparatória de Quadros (EPQ)...
01/03/2024

No âmbito das instruções complementares previstas para o ano de 2024, realizou-se a Escola Preparatória de Quadros (EPQ), com o intuito de unificar critérios a serem observados durante as instruções.
A Escola Preparatória de Quadros teve o seu início a 19 de fevereiro do ano em curso, com a abertura do Exmo. Senhor Comandante da Terceira Região Militar, Major Carlos Gomes Dias, e teve o seu término, hoje, com a Demonstração da Técnica.

Realizou-se, hoje, no Comando da Terceira Região Militar, a cerimónia de abertura dos Jogos Militares Regionais, no âmbi...
26/02/2024

Realizou-se, hoje, no Comando da Terceira Região Militar, a cerimónia de abertura dos Jogos Militares Regionais, no âmbito das comemorações do dia da Unidade "Justino Lopes".

A cerimónia foi presidida pela Adjunto do Comandante para Área de Logistica Major Maria do Livramento Correia Varela.

CERIMÔNIA DE PROMOÇÃO Realizou-se, no dia 22 de fevereiro, no nosso Comando uma cerimónia de promoção do Furriel Ricardo...
26/02/2024

CERIMÔNIA DE PROMOÇÃO
Realizou-se, no dia 22 de fevereiro, no nosso Comando uma cerimónia de promoção do Furriel Ricardo David Barbosa Cabral ao Posto de Sargento.
Uma cerimónia simples, mas muito importante para o Comando da 3ª Região Militar e que simboliza o reconhecimento pelo profissionalismo e dedicação. A cerimónia foi presidida pelo Comandante de Região, Major Carlos Gomes Dias.
Parabéns ao recém-promovido!

CERIMÔNIA DE PROMOÇÃO Realizou-se, hoje, no nosso Comando uma cerimónia de promoção do Tenente Déris Kléver Tavares Carv...
08/02/2024

CERIMÔNIA DE PROMOÇÃO
Realizou-se, hoje, no nosso Comando uma cerimónia de promoção do Tenente Déris Kléver Tavares Carvalho ao Posto de 1º Tenente.
Uma cerimónia simples, mas muito importante para o Comando da 3ª Região Militar e que simboliza o reconhecimento pelo profissionalismo e dedicação. A cerimónia foi presidida pelo Comandante de Região, Major Carlos Gomes Dias.
Parabéns ao recém-promovido!

CERIMÔNIA DE PROMOÇÃO Realizou-se, no dia 6 de fevereiro, no nosso Comando uma cerimónia de promoção dos Cabos Adjuntos,...
08/02/2024

CERIMÔNIA DE PROMOÇÃO
Realizou-se, no dia 6 de fevereiro, no nosso Comando uma cerimónia de promoção dos Cabos Adjuntos, Jamiro Fortes, Jair Vaz e JAilson da Veiga ao Posto de Cabo Secção.
Uma cerimónia simples, mas muito importante para o Comando da 3ª Região Militar e que simboliza o reconhecimento pelo profissionalismo e dedicação. A cerimónia foi presidida pelo Comandante de Região, Major Carlos Gomes Dias.
Parabéns aos recém-promovidos!

Endereço

Achada Limpa
Praia

Telefone

+2385347608

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Comando 3ª Região Militar publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Comando 3ª Região Militar:

Compartilhar



Você pode gostar