Embassy of Portugal in Helsinki

Embassy of Portugal in Helsinki Connecting the Portuguese Community in Finland. Para assuntos de protecção consular, contactar at

Avaa kuten tavallisesti

#HolocaustRemembranceDay#WeRemember#nuncaesquecer
27/01/2022

#HolocaustRemembranceDay
#WeRemember
#nuncaesquecer

Portuguese Passport is the 5th more powerful in the world.According to a new update of "The Henley Passport Index", ther...
23/01/2022

Portuguese Passport is the 5th more powerful in the world.
According to a new update of "The Henley Passport Index", there are only 13 passports that provide access to more countries without having to apply for a visa in advance. The Portuguese one allows its holders to travel to 184 countries.

O passaporte português ocupa o 5º lugar da lista dos passaportes mais fortes do mundo, de acordo com a nova atualização do "The Henley Passport Index". São 13 os passaportes que dão acesso a mais países sem necessidade de pedir visto antecipadamente, sendo que os detentores do passaporte português podem viajar para 184 países.
Saiba mais: https://bit.ly/PassaportePT

Application for Special-accreditation to the United Nations Ocean Conference (17 January 2022 - 28 February 2022)
22/01/2022
Application for Special-accreditation to the United Nations Ocean Conference (17 January 2022 - 28 February 2022)

Application for Special-accreditation to the United Nations Ocean Conference (17 January 2022 - 28 February 2022)

BACKGROUND This year, the high-level 2022 United Nations Conference to Support the Implementation of Sustainable Development Goal 14: Conserve and sustainably use the oceans, seas and marine resources for sustainable development shall be convened in Lisbon, from

Thank you Vivian Loonela, new Head of the Representation of Euroopa Komisjoni esindus Eestis for interesting talk yester...
20/01/2022

Thank you Vivian Loonela, new Head of the Representation of Euroopa Komisjoni esindus Eestis for interesting talk yesterday with Ambassador Francisco Vaz Patto. Good luck on your new position and looking forward for strong cooperation on EU topics in #estonia.

Obrigado Vívian Loonela, a nova Representante da Comissão Europeia para a Estónia pela conversa muito interessante ontem com o Embaixador Francisco Vaz Patto sobre formas de cooperação futura. Boa sorte para a nova posição e para relacionamento bilateral entre a Embaixada e a Representação da UE na #Estónia.

Thank you Vivian Loonela, new Head of the Representation of Euroopa Komisjoni esindus Eestis for interesting talk yesterday with Ambassador Francisco Vaz Patto. Good luck on your new position and looking forward for strong cooperation on EU topics in #estonia.

Obrigado Vívian Loonela, a nova Representante da Comissão Europeia para a Estónia pela conversa muito interessante ontem com o Embaixador Francisco Vaz Patto sobre formas de cooperação futura. Boa sorte para a nova posição e para relacionamento bilateral entre a Embaixada e a Representação da UE na #Estónia.

20/01/2022

AVISOS
20 de Janeiro 2022

1. REGRAS SOBRE A ENTRADA NA FINLÂNDIA E NA ESTÓNIA
Recomendamos a consulta dos conselhos aos viajantes, acessíveis aqui:
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/.../europa/finlandia
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/.../europa/estonia
Relembramos que a última palavra sobre a entrada nestes países caberá sempre aos respectivos agentes da polícia de fronteiras que efectuam o controlo de entrada.
Em caso de dúvida sobre a possibilidade de entrar nestes dois países, os interessados deverão contactar as autoridades locais dos mesmos.

2. SITUAÇÃO COVID19 NA FINLÂNDIA
O número de novos casos de infecção por SARS-CoV-2 continua a aumentar, em diferentes regiões do país, tal como a pressão sobre os serviços hospitalares. A variante Ómicron está presente na Finlândia e a sua circulação continua a aumentar, sendo já considerada dominante na região da capital.

Tendo em conta o elevado número de casos, os serviços de detecção e rastreio de contactos estão fortemente condicionados e, em alguns municípios, como Helsínquia, deixou já de ser possível fazer o rastreio generalizado dos contactos.

Face ao agravamento da situação epidemiológica o Governo tem vindo a reforçar as restrições aplicáveis em diversos sectores, incluindo nos serviços de restauração e bebidas.

Desde o dia 28 de Dezembro, passou a ser exigido aos viajantes provenientes dos países UE e do Espaço Schengen, incluindo Portugal, a apresentação de um certificado comprovativo de um teste à Covid-19 com resultado negativo, realizado nas 48 horas que antecedem a entrada na Finlândia. Deverão apresentar também um certificado que ateste que completaram a vacinação contra a Covid-19 ou que recuperaram da doença, nos seis meses que antecedem a entrada na Finlândia.

Para informação sobre as restrições em vigor, incluindo em eventos e actividades de lazer e estabelecimentos de restauração e bebidas consulte os seguintes links:
https://valtioneuvosto.fi/.../inform.../current-restrictions
Informação sobre os controlos em vigor nas fronteiras pode ser consultada em https://raja.fi/.../guidelines-for-border-traffic-during....
Informação sobre medidas sanitárias nas fronteiras está acessível aqui: https://valtioneuvosto.fi/.../health-security-at-finland...
e aqui: https://thl.fi/.../travel-and-the-coronavirus-pandemic
Também recomendamos a consulta às seguintes ligações:
https://thl.fi/.../corona.../situation-update-on-coronavirus
https://thl.fi/.../which-vaccines-are-accepted-at-the...
https://www.hel.fi/helsinki/coronavirus-en/
https://www.finavia.fi/en/air-travel-during-covid-19
https://www.portofhelsinki.fi/.../coronavirus...
https://www.finentry.fi/en/

3. SITUAÇÃO COVID-19 NA ESTÓNIA
O número de infeções por COVID-19 na Estónia permanece elevado. Continuam em vigor um conjunto de regras sanitárias, nomeadamente a obrigatoriedade do uso de máscara nos transportes públicos, bem como em todas as áreas públicas em espaços fechados onde não é realizada uma verificação dos certificados de vacinação (incluindo centros comerciais, lojas, bancos e correios).
Continua igualmente a ser obrigatório a apresentação de um certificado de vacinação, para a população com mais de 12 anos, para aceder aos seguintes serviços, independentemente de terem lugar em espaços fechados ou no exterior: atividades desportivas e de tempos livres; ginásios; saunas, spas e parques aquáticos; teatros, cinemas e museus; concertos e conferencias; salas de espetáculo; cafés e restaurantes. Não é possível aceder a estes mesmos espaços mediante apresentação de teste negativo à COVID. Serão apenas aceites certificados que atestem o pleno cumprimento do ciclo de vacinação ou atestados que confirmem a recuperação da doença.
Os viajantes com origem em Portugal que não se encontrem vacinados ou que não disponham de um certificado médico que ateste a recuperação da doença devem permanecer em isolamento durante 7 dias.
Foi igualmente reintroduzida a obrigatoriedade do preenchimento de um formulário de viagem online (passenger locator form), incluindo para passageiros provenientes da UE/Área Schengen, devendo aquele documento ser submetido até 72 horas antes da chegada a território estónio.
Recomendamos a consulta regular das seguintes páginas oficiais das autoridades estónias responsáveis pelo acompanhamento da situação epidemiológica, que incluem as medidas em vigor no país e as condições de entrada nos aeroportos, portos e fronteiras terrestres:
https://www.kriis.ee/en
https://vm.ee/.../information-countries-and-self...
https://www.terviseamet.ee/en/covid19
https://iseteenindus.terviseamet.ee/ (passenger locator form)

Presentation of the priorities of the French Presidency of the Council of the EU in Tallinn, yesterday. It was a pleasur...
18/01/2022

Presentation of the priorities of the French Presidency of the Council of the EU in Tallinn, yesterday. It was a pleasure to discuss the topics that will be central to our common work in the next six months during the Présidence française du Conseil de l’Union européenne. Thank you Ambassador Eric Lamouroux and bonne chance!

Apresentação das prioridades da Presidência francesa do Conselho da UE em Tallinn, ontem. Foi um prazer debater a #PFUE2022 e os tópicos que serão centrais para o nosso trabalho comum nos próximos seis meses! Obrigado Embaixador Eric Lamouroux e bonne chance!

Ambassade de France en Estonie / Prantsuse Suursaatkond Eestis

Os cidadãos eleitores residentes no estrangeiro, estarão já a receber os boletins de voto para as próximas Eleições para...
13/01/2022
Acompanhar a carta

Os cidadãos eleitores residentes no estrangeiro, estarão já a receber os boletins de voto para as próximas Eleições para a Assembleia da República, no dia 30 de janeiro de 2022.

Foi disponibilizado um vídeo de apoio à votação via postal em https://www.youtube.com/watch?v=frhQRKM39Es.

Poderá igualmente consultar no Portal "euEleitor" o percurso da carta com o boletim de voto, bastando para tal inserir o seu número de Cartão de Cidadão e data de nascimento -https://www.eueleitor.mai.gov.pt/Pages/AcompanharCarta.aspx?fbclid=IwAR3x39YBPSrG4mZtePHqy6em9MzHN5_nKdwSg1LSk0fgKwz19yqEDejvz0w.

Utilize o seguinte formulário para acompanhar o percurso da carta com o seu boletim de votoremetida pela Administração Eleitoral

Yesterday, EU Ambassadors in Helsinki had the first hybrid (physical and virtual) meeting under the  Présidence français...
12/01/2022

Yesterday, EU Ambassadors in Helsinki had the first hybrid (physical and virtual) meeting under the Présidence française du Conseil de l’Union européenne. Bonne Chance #France !
Embaixadores UE em Helsínquia tiveram ontem a primeira reunião híbrida (física e virtual) sob Presidência francesa do Conselho da UE. Boa sorte #França !

#PFUE2022 #EU2022FR

11/01/2022

Covid-19: Viagens
10 de janeiro 2022 - (atualização)
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/alertas/covid-19-viagens

Em consequência da situação pandémica vivida, são vários os constrangimentos e regras existentes para qualquer deslocação, seja ela ao estrangeiro, ou no regresso a Portugal. Todas as viagens devem ser ponderadas e cuidadosamente preparadas por forma a evitar emergências que possam ocorrer, principalmente no estrangeiro.

Considerando a volatilidade da atual situação, que depende da evolução epidemiológica registada em cada país, não se esqueça que as regras podem ser alteradas de forma repentina, pelo que é imperativo proceder a uma consulta regular das mesmas.

10/01/2022
www.acm.gov.pt

No dia 17 de dezembro, o Alto Comissariado para as Migrações, lançou o Guia de Acolhimento para Migrantes, que pode ser consultado em https://www.acm.gov.pt/inicio.

Este é um guia com informação detalhada e atualizada acerca de diversas matérias relevantes para os migrantes em Portugal, que visa melhorar o seu processo de integração no país.

28/12/2021
www.sg.mai.gov.pt

VOTO ANTECIPADO nas Eleições para a Assembleia da República 2022!

Se está inscrito no Recenseamento Eleitoral Português, em território nacional, e se encontra deslocado no estrangeiro nas circunstâncias descritas no folheto abaixo, poderá votar antecipadamente nos dias 18 e 20 de janeiro.

Consulte o folheto informativo sobre o voto antecipado no estrangeiro acessível aqui: https://www.sg.mai.gov.pt/AdministracaoEleitoral/EleicoesReferendos/AssembleiaRepublica/Documents/AR2022/AF_Folheto_VotoAntecipado_Estrangeiro_200x210mm%20v3011%20(1).pdf.

24/12/2021

🎄Leia a Mensagem de Natal da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, no Portal Diplomático🎄
https://cutt.ly/dUfcfCU

22/12/2021

AVISOS

23 de Dezembro 2021

1. REGRAS SOBRE A ENTRADA NA FINLÂNDIA E NA ESTÓNIA
Recomendamos a consulta dos conselhos aos viajantes, acessíveis aqui:
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/.../europa/finlandia
https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/.../europa/estonia
Relembramos que a última palavra sobre a entrada nestes países caberá sempre aos respectivos agentes da polícia de fronteiras que efectuam o controlo de entrada.
Em caso de dúvida sobre a possibilidade de entrar nestes dois países, os interessados deverão contactar as autoridades locais dos mesmos.

2. SITUAÇÃO COVID19 NA FINLÂNDIA
O número de novos casos de infecção por SARS-CoV-2 continua a aumentar, em diferentes regiões do país, tal como a pressão sobre os serviços hospitalares, incluindo unidades de cuidados intensivos. A variante Ómicron já foi detectada na Finlândia e a sua circulação tem vindo a aumentar, sendo já considerada dominante na região da capital.

Face ao agravamento da situação epidemiológica o Governo decidiu adoptar novas restrições, que terão impacto sobre o funcionamento dos serviços de restauração e bebidas.

Além disso, a partir do dia 28 de Dezembro, passará a ser exigido aos viajantes provenientes dos países UE e do Espaço Schengen, incluindo Portugal, a apresentação de um certificado comprovativo de um teste à Covid-19 com resultado negativo, realizado nas 48 horas que antecedem a entrada na Finlândia. Deverão apresentar também um certificado que ateste que completaram a vacinação contra a Covid-19 ou que recuperaram da doença, nos seis meses que antecedem a entrada na Finlândia.

Para informação sobre as restrições em vigor, incluindo em eventos e actividades de lazer e estabelecimentos de restauração e bebidas consulte os seguintes links:
https://valtioneuvosto.fi/en/-/10616/government-decides-on-new-covid-19-restrictions-vaccinations-still-the-key-to-controlling-the-epidemic
https://valtioneuvosto.fi/.../inform.../current-restrictions

Informação sobre os controlos em vigor nas fronteiras pode ser consultada em https://raja.fi/.../guidelines-for-border-traffic-during....

Informação sobre medidas sanitárias nas fronteiras está acessível aqui: https://valtioneuvosto.fi/.../health-security-at-finland...
e aqui: https://thl.fi/.../travel-and-the-coronavirus-pandemic

Também recomendamos a consulta às seguintes ligações:
https://thl.fi/.../corona.../situation-update-on-coronavirus
https://thl.fi/.../which-vaccines-are-accepted-at-the...
https://www.hel.fi/helsinki/coronavirus-en/
https://www.finavia.fi/en/air-travel-during-covid-19
https://www.portofhelsinki.fi/.../coronavirus...
https://www.finentry.fi/en/

3. SITUAÇÃO COVID-19 NA ESTÓNIA
O número de infeções por COVID-19 na Estónia permanece ainda elevado, apesar das melhorias registadas nas últimas semanas. Continuam em vigor um conjunto de regras sanitárias, nomeadamente a obrigatoriedade do uso de máscara nos transportes públicos, bem como em todas as áreas públicas em espaços fechados onde não é realizada uma verificação dos certificados de vacinação (incluindo centros comerciais, lojas, bancos e correios).
Continua igualmente a ser obrigatório a apresentação de um certificado de vacinação, para a população com mais de 12 anos, para aceder aos seguintes serviços, independentemente de terem lugar em espaços fechados ou no exterior: atividades desportivas e de tempos livres; ginásios; saunas, spas e parques aquáticos; teatros, cinemas e museus; concertos e conferencias; salas de espetáculo; cafés e restaurantes. Não é possível aceder a estes mesmos espaços mediante apresentação de teste negativo à COVID. Serão apenas aceites certificados que atestem o pleno cumprimento do ciclo de vacinação ou atestados que confirmem a recuperação da doença.
No que diz respeito ao regime de entrada no país, é obrigatório para todos os viajantes com origem em países extracomunitários a apresentação de um teste negativo à chegada e posterior cumprimento de quarentena de 10 dias (que pode ser encurtada para 6 mediante a realização de teste com resultado negativo já em território estónio).
Os viajantes com origem em Portugal que não se encontrem vacinados ou que não tenham recuperado da doença devem apresentar um teste negativo à chegada (teste PCR realizado até 72 horas antes da entrada no país), que dispensa o cumprimento de 10 dias de quarentena. Quem não tenha realizado um teste PCR antes de viajar poderá fazê-lo imediatamente após a chegada, devendo neste caso aguardar em isolamento até ser conhecido o resultado do teste. A obrigação de realizar te**es não se aplica aos viajantes que possam comprovar ter completado a vacinação contra a Covid-19 há não mais de 1 ano, ou que tenham sofrido de Covid-19 e tenham sido declaradas curadas há não mais de 6 meses (mediante apresentação certificado médico válido).
Passou a ser obrigatório, desde o dia 1 de dezembro, a realização de um teste PCR após a chegada à Estónia por todos os passageiros provenientes da África do Sul, Botswana, Malawi, Lesotho, Eswatini, Namíbia, Moçambique, Zimbabué, Egito e Turquia, face à circulação da variante Ómicron naqueles países. Passageiros em questão devem permanecer em isolamento até ser conhecido o resultado do teste.
Foi igualmente reintroduzida a obrigatoriedade do preenchimento de um formulário de viagem online (passenger locator form), incluindo para passageiros provenientes da UE/Área Schengen, devendo aquele documento ser submetido até 72 horas antes da chegada a território estónio.
Recomendamos a consulta regular das seguintes páginas oficiais das autoridades estónias responsáveis pelo acompanhamento da situação epidemiológica, que incluem as medidas em vigor no país e as condições de entrada nos aeroportos, portos e fronteiras terrestres:
https://www.kriis.ee/en
https://vm.ee/.../information-countries-and-self...
https://www.terviseamet.ee/en/covid19
https://iseteenindus.terviseamet.ee/ (passenger locator form)

Osoite

Unioninkatu 22

00130

Aukioloajat

Maanantai 09:30 - 12:30
Tiistai 09:30 - 12:30
Keskiviikko 09:30 - 12:30
Torstai 09:30 - 12:30
Perjantai 09:30 - 12:30

Puhelin

+358968243718

Hälytykset

Tiedä ensimmäisenä ja anna meille oikeus lähettää sinulle sähköpostitse uutisia ja promootioita Embassy of Portugal in Helsinki :ltä. Sähköpostiosoitettasi ei käytetä muihin tarkoituksiin, ja voit perua milloin tahansa.

Ota Yhteyttä Yritys

Lähetä viesti Embassy of Portugal in Helsinki :lle:

Videot

Lähellä hallituksen palvelut