22/05/2026
Palmarima, 22 de maio de 2026 – Teve início, esta manhã, na capital da Gâmbia, a 15ª Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros da OMVG (Organização para a Valorização do Rio Gâmbia). O encontro reúne as delegações ministeriais das quatro nações que integram esta iniciativa sub-regional (Gâmbia, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau e Senegal), sob uma agenda firmemente focada na concertação e na sustentabilidade energética regional.
A Ministra do Ambiente, Mudanças Climáticas e Recursos Naturais da Gâmbia, Rohey John Manjang, presidiu à abertura do evento, endereçando calorosas boas-vindas aos seus homólogos e aos ilustres delegados. No seu discurso, a governante sublinhou a premência de os Estados-membros assumirem as suas responsabilidades numa perspetiva de "família institucional", partilhando a determinação de expandir o acesso à eletricidade e de estreitar os laços no setor energético, em claro benefício das respetivas populações.
"Um interesse particular não pode estrangular o objetivo comum," advertiu a ministra gambiana, preconizando o princípio da concessão mútua entre os Estados-membros como vetor fundamental para o avanço dos projetos estruturantes da organização.
Num manifesto espírito de cooperação multilateral, a governante gambiana transmitiu ao Ministro da Energia da República da Guiné, Laye Sekou Camara, a sua total disponibilidade para apoiar o pleno exercício das suas funções enquanto Presidente em exercício do Conselho de Ministros da OMVG. Na mesma ocasião, saudou de forma calorosa a presença do novo Ministro dos Recursos Naturais da Guiné-Bissau, o engenheiro Júlio Mamadú Baldé.
Por sua vez, o Ministro da Energia da República da Guiné e Presidente em exercício do Conselho de Ministros da organização, Laye Sekou Camara, enfatizou na sua alocução a necessidade de dotar a OMVG de mecanismos mais performantes e adaptados aos desafios contemporâneos. Face às dificuldades financeiras que a instituição atravessa, o governante apelou ao sentido de dever e responsabilidade coletiva, exortando os Estados-membros a regularizarem as suas contribuições para o orçamento de funcionamento da organização.
O Presidente em exercício expressou ainda o seu profundo reconhecimento aos Chefes de Estado da sub-região pelo constante empenho e atenção dedicados à instituição, tendo aproveitado o ensejo para saudar cordialmente o General Horta InTa-a na qualidade de Presidente em Exercício da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da OMVG.
A agenda de trabalhos desta 15ª Sessão Extraordinária arrancou formalmente ao início da manhã com a sessão plenária de abertura, à qual se seguiu um ponto de imprensa.
Durante o período matutino e o início da tarde, os ministros e delegados reunir-se-ão em sessão estrita de consulta (huis clos). O foco central deste segmento privado incide sobre o exame, debate e adoção de resoluções, decisões, diretivas e recomendações, bem como sobre a análise do projeto de deliberação relativo à partilha equitativa dos cargos de diretores da SOGESART entre as quatro nações soberanas.
A sessão de encerramento dos trabalhos está programada para esta tarde, momento em que serão formalmente adotados e divulgados os documentos finais deste encontro extraordinário. O ato solene incluirá a leitura do Comunicado Final, a apresentação da Moção de Agradecimento e as observações finais do Presidente em exercício do Conselho de Ministros, chancelando os novos compromissos assumidos para o desenvolvimento energético da sub-região.