22/05/2020
portofspain.itamaraty.gov.br
A Embaixada do Brasil em Port of Spain, Trinidad e Tobago, divulga, a seguir, resumo informativo emitido pela Vice-Presidência da República a respeito da Operação Verde Brasil 2:
"VICE-PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Assessoria de Comunicação Social
Operação Verde Brasil 2
Resumo Informativo Nº1 - 18 de maio de 2020
O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, Presidente Nacional do Conselho da Amazônia Legal, passada uma semana da abertura da Operação Verde Brasil 2, determinou que, a partir dessa data, sejam divulgados, em princípio, semanalmente, os resultados das ações do Governo Federal destinadas a combater o desmatamento e prevenir as queimadas na Amazônia brasileira.
Essas ações no terreno foram iniciadas, de surpresa, na madrugada do último dia 11, em áreas sob administração federal, já havendo, no entanto, interesse de governos estaduais em aderir à operação. Estão sendo empregados na Operação Verde Brasil 2
servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), subordinados ao Ministério do Meio Ambiente; da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública, subordinadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública; e efetivos e meios das Forças Armadas destinados a proporcionar apoio logístico e segurança aos funcionários das agências de fiscalização ambiental, sob coordenação do Ministério da Defesa. Tudo isso, paralelamente ao esforço do Governo Brasileiro em combater a pandemia de covid-19, também com emprego de expressivos meios das Forças Armadas no apoio logístico e provimento de insumos de saúde a
órgãos distribuídos pelo vasto território brasileiro.
Nesta fase da Operação Verde Brasil 2, está previsto o emprego pelas Forças Armadas de 3.815 (três mil oitocentos e quinze) militares, 110 (cento e dez) viaturas, 20 (vinte) embarcações e 12 (doze) aeronaves, organizados em 3 (três) Comandos Conjuntos:
Príncipe de Beira, Marechal Soares de Andréa e Barão de Melgaço, operando a partir de bases operacionais prioritárias desdobradas em Porto Velho, no estado de Rondônia, em Marabá, no estado do Pará, e em Cuiabá, no estado do Mato Grosso, respectivamente. A área de atuação dos três comandos conjuntos, distantes entre si milhares de quilômetros, engloba uma superfície de mais de 210.000 quilômetros quadrados.
Como primeiros resultados das ações em curso, as agências ambientais investigam os indícios de transporte irregular, falsificação de créditos virtuais, extração irregular, acondicionamento e armazenamento irregular de madeira, bem como emissão intencional de documentação falsificada e de guias florestais "frias". Também como resultados concretos obtidos até a data de ontem, registram-se as apreensões de 23 (vinte e três) máquinas escavadeiras, 1 (um) caminhão, 1 (uma) pick-up Hilux, 7 (sete) peneiras de mineração, 5 (cinco) embarcações, 11 (onze) motosserras, armamento e munição, e 206 (duzentos e seis) quilos de pasta base de cocaína.
Esses resultados, como não podia deixar de acontecer, produziram uma expressiva redução dos ilícitos ambientais na região.
Todas as ações da Operação Verde Brasil 2 se orientam pelo extremo cuidado com a proteção da população indígena aldeada, naturalmente mais exposta à pandemia do covid-19. Esse cuidado se efetiva na orientação do pessoal empregado, no uso de material de proteção individual e na limitação de contato dos agentes ao estritamente necessário, além da articulação, no âmbito do governo, com a Secretaria Especial de Saúde Indígena que realiza estreito acompanhamento da situação dos indígenas aldeados em todo o Brasil.
A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) está prevista para durar até o dia 10 de junho, podendo ser prorrogada por mais tempo, se necessário. Mais importante, entretanto, é a determinação deste governo em realizar ações contínuas de combate a crimes
ambientais na região até o final de 2022, quando se espera que as estruturas das agências federais de fiscalização, atingidas pelo envelhecimento de seus quadros e por restrições orçamentárias, estejam reestruturadas e revigoradas para procederem ações
permanentes, inclusive com proteção proporcionada pela Força Nacional Ambiental, sem a necessidade do apoio das Forças Armadas.
É digno de nota que a maioria de população apoia a ação das forças federais na área e com a finalidade mantê-la informada sobre as ações do Governo Federal, o Senhor Vice-Presidente da República inaugurou, na semana passada, programa semanal radiofônico "Por
Dentro da Amazônia" que vai ao ar toda segunda-feira, às 09h00 e 20h30, pelas redes da Rádio Nacional Brasil (AM 980 Khz).
Também na semana finda, o Senhor Vice-Presidente concedeu duas entrevistas coletivas: uma à imprensa nacional, à qual compareceram jornalistas dos principais veículos de comunicação do País, e outra, por teleconferência, a jornalistas e correspondentes da imprensa internacional.
Por meio da Secretaria Executiva do Conselho da Amazônia, o Vice-Presidente Hamilton Mourão continua à disposição para informar e esclarecer as ações do Governo Federal em prol da proteção, preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Brasília, DF, 18 de maio de 2020
SÉRGIO PAULO MUNIZ COSTA
Chefe da Assessoria de Comunicação Social da
Vice-Presidência"
http://portofspain.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml
A Embaixada do Brasil em Port of Spain, Trinidad e Tobago, divulga, a seguir, resumo informativo emitido pela Vice-Presidência da República a respeito da Operação Verde Brasil 2: "VICE-PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Assessoria de Comunicação Social Operação Verde Brasil 2 Resumo Informativo Nº1...