Clicky

Embaixada de Portugal em Cabo Verde

  • Home
  • Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Embaixada de Portugal em Cabo Verde A Embaixada de Portugal na Cidade da Praia assegura a representação diplomática do Governo Portug

Operating as usual

DIA DA EUROPA I Cabo Verde 🇨🇻O PROCULTURA estará presente nas celebrações do Dia da Europa em Cabo Verde! Vários eventos...
09/05/2022

DIA DA EUROPA I Cabo Verde 🇨🇻

O PROCULTURA estará presente nas celebrações do Dia da Europa em Cabo Verde!

Vários eventos, em diferentes cidades e ilhas, decorrerão ao longo do mês de maio, marcando uma agenda cultural plural e diversificada, promovida pela UE em Cabo Verde.

Consulte a Agenda e participe!

O PROCULTURA é uma ação do Programa Indicativo Multianual PALOP–TL e UE, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P.Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego e atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa dos PALOP e Timor-Leste.

#PROCULTURA #PROCULTURApaloptl #ueemcv #camoes #gulbenkian

DIA DA EUROPA I Cabo Verde 🇨🇻

O PROCULTURA estará também representado nas celebrações do Dia da Europa em Cabo Verde! As celebrações vão decorrer ao longo do mês de maio, começando já no dia 12!

🎤🎭 O Concertos com História com Edson Oliveira, a atuação de Zuleica Carvalho e o Teatro com Fladu Fla acontecem no âmbito de projetos apoiados pelo PROCULTURA.

🩰 A Companhia de Dança Raiz di Polon é também beneficiária do PROCULTURA, e na sua peça conta com a participação de Mano Preto, Rosy Timas e Elisabete Fernandes, bolseiros de residências artísticas.

Não deixe de assitir!

---
O PROCULTURA é uma ação do Programa Indicativo Multianual PALOP–TL e UE, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego e atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa dos PALOP e Timor-Leste.

União Europeia em Moçambique Camões IP Fundação Calouste Gulbenkian
UE em Cabo Verde

#PROCULTURA #PROCULTURApaloptl #ueemmoz #camoes #gulbenkian

9 de maio - Hoje celebramos o Dia da Europa!🇪🇺🇵🇹No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro francês dos N...
09/05/2022

9 de maio - Hoje celebramos o Dia da Europa!
🇪🇺🇵🇹

No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, consubstanciava um entendimento baseado nos valores da paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional.

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".

Prosseguimos e hoje, mais do que nunca, evocamos os princípios basilares da Liberdade, da Paz, da Prosperidade, da Inclusão e da Solidariedade. Estamos Unidos na Diversidade!
Somos #StrongerTogether

UE em Cabo Verde

#EuropeDay #UECV #TeamEurope
#unitedindiversity #StrongerTogether

Foto: UE em Cabo Verde

Dia Mundial da Língua Portuguesa | 5 de maio«O Presidente da República defendeu, quinta-feira [5 de maio], a importância...
06/05/2022
Presidente da República defende políticas de promoção da língua portuguesa

Dia Mundial da Língua Portuguesa | 5 de maio

«O Presidente da República defendeu, quinta-feira [5 de maio], a importância das políticas de promoção e defesa da língua portuguesa, no âmbito do ensino, cooperação e cultura, considerando que todos os responsáveis políticos se devem empenhar nesta matéria.

Numa mensagem sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que “as línguas, que não nascem por obra e graça do poder político, necessitam de políticas que as promovam e defendam no âmbito do ensino, cooperação e cultura“.»

[Fonte: Observador]

Marcelo Rebelo de Sousa afirma que "as línguas, que não nascem por obra e graça do poder político, necessitam de políticas que as promovam e defendam no âmbito do ensino, cooperação e cultura".

06/05/2022

Mensagem do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Cravinho, no Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Este dia consagrado pela Unesco celebra-se nos quatro cantos do mundo.

#DiaMundialdaLínguaPortuguesa

06/05/2022
Sessão comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Assista à sessão comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa | 5 de maio

A sessão contou com a presença e intervenção do Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P., Embaixador João Ribeiro de Almeida, da Professora Ana Maria Martinho, do Ministro dos Negócios Estrangeiros João Gomes Cravinho e do Primeiro Ministro António Costa

#DiaMundialdaLínguaPortuguesa

5 de maio - Dia Mundial da Língua Portuguesa Mensagem de Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação...
05/05/2022

5 de maio - Dia Mundial da Língua Portuguesa

Mensagem de Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Alberto de Figueiredo Soares, por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

#DiaMundialdaLínguaPortuguesa
#cultura
#línguaportuguesa
#CPLP

Mensagem de Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

Todos estamos conscientes do valor e da importância que uma instituição como a língua teve no estreitar da relação entre os homens ao longo da nossa história.

É através da língua que se propiciou a transmissão do conhecimento que permitiu ao ser humano encontrar o caminho da civilização, do progresso, da paz e do desenvolvimento harmonioso entre os seus semelhantes.

Ao instituir, em 2019, o 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a UNESCO foi ao encontro do projeto da CPLP que criou, em 2009, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, que este ano se comemora sob o lema “Cultura, Língua, Economia, Ciência e Inovação para o desenvolvimento sustentável”.

A nossa Comunidade representa uma síntese de povos diferentes, linguagens diferentes, costumes diferentes, que em português se entendem.
Numa língua que desceu das montanhas e dos vales da Península Ibérica, que se reinventou nas praias das ilhas atlânticas, mergulhou nas savanas e nos rios da África e penetrou no cerrado e nas florestas da América do Sul (Jorge Carlos Fonseca, discurso de homenagem Honoris Causa pela UNICEUB, Brasília, julho de 2021).

É nesta língua comum, nas suas diferentes falas e sotaques que nos entendemos na Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, constituída pelos nossos nove países, Na América, Na Europa, em África e na Ásia, e que torna a CPLP um espaço onde nos sentimos em casa, onde as nossas histórias se cruzam e o nosso futuro se entrelaçam.

Para tanto, mister é que todos nós continuemos a empenhar-nos, com determinação e criatividade, para que ela concretize a ambição dos nossos povos em ver criada uma verdadeira Comunidade de povos e de cidadãos.

A CPLP é uma organização multifacetada, com vários rostos, diferentes línguas e culturas, tendo a língua portuguesa como a artéria de comunicação e definidora do ensejo comum almejado na comunidade.

Hoje, diferentes instrumentos jurídicos que estruturam a CPLP assumem o objetivo de promover a língua, tornando-a uma instância privilegiada de produção do conhecimento e veículo de eleição para a difusão do conhecimento produzido, trazendo uma inestimável contribuição à realização de um dos principais objetivos da nossa Comunidade, qual seja o de aproximar os nossos povos pela via da promoção do conhecimento em língua portuguesa, nosso especial patrimônio comum.

E os Estados-membros vêm procurando vias adequadas para alcançar este objetivo. De onde a oportunidade e a assertividade de comemorarmos esta data com programas que preservem a nossa cultura comum, medrada nestes mais de cinco séculos de convivência histórica.

Aproveito esta ocasião para desejar a todos os países irmãos, membros desta Comunidade, renovados votos de sucessos nos esforços de desenvolvimento económico e social consentidos e na criação de condições que permitam uma maior qualidade de vida para todas as nossas populações e os demais utilizadores da língua portuguesa.

Praia, 05 de maio de 2022.

Celebrar o 5 de maioDia Mundial da Língua PortuguesaA data de #5demaio foi oficialmente estabelecida pela CPLP - Comunid...
05/05/2022

Celebrar o 5 de maio
Dia Mundial da Língua Portuguesa

A data de #5demaio foi oficialmente estabelecida pela CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP em 2009 pela CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, visando celebrar a língua portuguesa, a diversidade e pluralidade das culturas dos Países integrantes da Comunidade.

Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da @UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio dcomo "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.

Feliz #DiaMundialdaLínguaPortuguesa

#DiaMundialdaLínguaPortuguesa #sophiamellobreyner #centroculturalportuguescaboverde
#cultura
#CamoesIP
#línguaportuguesa #dmlp

5 de maio - Dia Mundial da Língua PortuguesaLeia a entrevista do Presidente do Camões, I.P., Embaixador João Ribeiro de ...
04/05/2022
Visão | Mais de cem ações em 50 países assinalam Dia Internacional da Língua Portuguesa

5 de maio - Dia Mundial da Língua Portuguesa

Leia a entrevista do Presidente do Camões, I.P., Embaixador João Ribeiro de Almeida, a propósito das comemorações do #DiaMundialdaLínguaPortuguesa.

Em Cabo Verde assinalaremos também a data com a concretização de diversas iniciativas culturais e pedagógicas.

Visite a programação dos Centros Culturais Portugueses e dos Centros de Língua Portuguesa!

Centro Cultural Português em Cabo Verde
Camões Centro Cultural Português Pólo do Mindelo
Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia
Camões - Centro de Língua Portuguesa em Cabo Verde: Mindelo

#CamõesIP
#DiaMundialdaLínguaPortuguesa
#cplp

A terceira edição do Dia Internacional da Língua Portuguesa, na quinta-feira, será assinalada através de 135 ações em 50 países, com Angola e o Brasil a assumirem os principais destaques, refere o presidente do instituto Camões

3 de maio - Dia Mundial da Liberdade de ImprensaA Embaixada de Portugal enaltece o papel da Comunicação Social como fóru...
03/05/2022

3 de maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

A Embaixada de Portugal enaltece o papel da Comunicação Social como fórum privilegiado da livre expressão, pleno exercício de cidadania e condição categórica para a consolidação das Democracias.

Por tal, o nosso reconhecimento a todo o coletivo de organizações, empresas e profissionais que se dedicam a assegurar a continuidade, em Liberdade, do acesso universal às noticias - enquanto direito constitucional dos cidadãos - fortalecendo, assim, o pluralismo, o rigor, a qualidade e isenção da informação de interesse público.

#WorldPressFreedomDay #DiaMundialLiberdadeImprensa #liberdadeimprensa #democracia

02/05/2022

Projeto Sistemas Agroflorestais - Alternativa inteligente para o combate às alterações climáticas

Captação e uso eficiente de água!

O Projeto Sistemas Agroflorestais é implementado pela Associação de Defesa do Património de Mértola, em parceria com a Câmara Municipal do Porto Novo; a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente; 3 associações comunitárias locais: a Associação Luz Verde Do Norte"ALVEN". ; a Associação dos Jovens Agricultores da Zona Peri-Urbana; a Casa das Caldeiras e a Cooperativa Montado do Freixo do Meio de Portugal.

Esta iniciativa enquadra-se no programa Intra ACP da iniciativa “Global Alliance against Climate Change Plus” (GCCA +), financiado pela União Europeia (EU International Partnerships), implementado pela Expertise France, sob a liderança política e institucional da Ecowas - Cedeao, e com a parceria técnica do CILSS, o qual visa participar no esforço regional da África Ocidental para implementar o Acordo de Paris sobre o clima.

Cofinanciado também pelo Camões, I.P. a ação tem como objetivo incrementar a produtividade agrícola e a resiliência às alterações climáticas, através da implementação de sistemas agroflorestais na Ilha de Santo Antão, aplicando princípios e técnicas inovadoras de agroecologia.

👉Acompanhe todas as novidades do projeto na página ADPM I ADPM I Sistemas Agroflorestais em Santo Antão!

#GCCAPlus #EUCV #ADPMCOOPERAÇÃO #CaboVerde #SantoAntão #climatechange #camoesIP #cooperaçãoportuguesaemcaboverde

Reptos da Mindelo #BlueTalks, concretizada no passado dia 30 de abril, a partir do Centro Cultural do Mindelo (CCM), em ...
02/05/2022

Reptos da Mindelo #BlueTalks, concretizada no passado dia 30 de abril, a partir do Centro Cultural do Mindelo (CCM), em preparativos para a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

Promovido pela Embaixada de Portugal em Cabo Verde, em parceria com o CCM, o evento contou com a participação do Ministro do Mar de Cabo Verde, Abraão Vicente; do Embaixador de Portugal, António Moniz; da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, Ana Patrícia Graça; da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó; do Investigador - Biólogo, Péricles Silva e do Comandante José Mesquita, Fundador da Associação David Melgueiro e mentor do Projeto #ExpediçãoLusitânia.

República Portuguesa - XXIII Governo; Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal; Nações Unidas Cabo Verde / United Nations Cabo Verde UE em Cabo Verde Nações Unidas Governo de Cabo Verde Ministério do Mar; Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas Camões, I.P. Camões Centro Cultural Português Pólo do Mindelo Centro Cultural Português em Cabo Verde

#UNOceanConferenceODS14 #UNOC #ODS14 #bluetalks #SaveOurOcean #SalveNossoOceano

Reptos da Mindelo #BlueTalks, concretizada no passado dia 30 de abril, a partir do Mindelo, em preparativos para a Confe...
02/05/2022
“Pelo papel que desempenha na economia oceânica, Cabo Verde merece uma atenção especial da comunidade internacional”, Ministro do Mar, Abraão Vicente - Governo de Cabo Verde

Reptos da Mindelo #BlueTalks, concretizada no passado dia 30 de abril, a partir do Mindelo, em preparativos para a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

#UNOceanConferenceODS14 #UNOC #ODS14 #bluetalks #SaveOurOcean #SalveNossoOceano

Os oceanos cobrem mais de 70% da terra, desempenhando um papel crucial na produção de oxigénio e regulação da temperatura do planeta. Com as alterações climáticas, e a poluição dos mares, devido à atividade marinha, os oceanos têm absorvido grande parte do dióxido de carbono do planeta....

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA"Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo" | 5 maio | 19hNo âmbito das comemorações do...
02/05/2022

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
"Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo" | 5 maio | 19h

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Centro Cultural Português em Cabo Verde - Praia, apresentará o espetáculo "Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo", espetáculo criado e interpretado por Pedro Lamares e Lúcia Moniz, a partir da amizade e das cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.

Sessão com entrada livre mediante reserva de bilhete, através de correio eletrónico do Centro Cultural Português: [email protected]

Sinopse:
"A amizade de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, bem conhecida, até pelas cartas publicadas. Juntos, em separado, atravessaram o deserto de um país em ditadura. Sena exilou-se, Sophia ficou. Desse afastamento físico resulta a literatura epistolar da sua correspondência. Muito além da direta, há uma profunda correspondência de propósitos. A luta pela liberdade, pela ação, pela palavra. A Sophia é doce, mas não perdoa. Exige a verdade por inteiro para não habitar meio quarto. O Sena é duro e não perdoa. Lembra-nos os que foram estripados, esfolados, queimados, gaseados, e os seus corpos amontoados tão anonimamente quanto haviam vivido. Juntos, colocam-nos num lugar onde somos chamados a decidir, a questionar. Um lugar onde a indiferença se mostra imperdoável. Esta peça é um exercício de intertexto. Intertexto entre dois poetas, entre dois atores, intertexto de afetos e uma luta comum, entre o mundo que temos e o que queremos."

Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal Camões, I.P.

#DiaMundialdaLínguaPortuguesa #sophiamellobreyner #centroculturalportuguescaboverde
#cultura
#CamoesIP
#línguaportuguesa #dmlp

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

"Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo" | 5 maio | 19h

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Centro Cultural Português na Praia, apresentará o espetáculo Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo, espetáculo criado e interpretado por Pedro Lamares e Lúcia Moniz, a partir da amizade e das cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.

Sessão com entrada livre mediante reserva de bilhete, através de correio eletrónico do Centro Cultural Português: [email protected]

Sinopse:
"A amizade de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, bem conhecida, até pelas cartas publicadas. Juntos, em separado, atravessaram o deserto de um país em ditadura. Sena exilou-se, Sophia ficou. Desse afastamento físico resulta a literatura epistolar da sua correspondência. Muito além da direta, há uma profunda correspondência de propósitos. A luta pela liberdade, pela ação, pela palavra. A Sophia é doce, mas não perdoa. Exige a verdade por inteiro para não habitar meio quarto. O Sena é duro e não perdoa. Lembra-nos os que foram estripados, esfolados, queimados, gaseados, e os seus corpos amontoados tão anonimamente quanto haviam vivido. Juntos, colocam-nos num lugar onde somos chamados a decidir, a questionar. Um lugar onde a indiferença se mostra imperdoável. Esta peça é um exercício de intertexto. Intertexto entre dois poetas, entre dois atores, intertexto de afetos e uma luta comum, entre o mundo que temos e o que queremos."

Classificação etária: M/16

Address

Achada De Santo António

Opening Hours

Monday 09:00 - 12:30
15:00 - 17:30
Tuesday 09:00 - 12:30
15:00 - 17:30
Wednesday 09:00 - 12:30
15:00 - 17:30
Thursday 09:00 - 12:30
15:00 - 17:30
Friday 09:00 - 12:30
15:00 - 17:30

Telephone

+2382626097

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Embaixada de Portugal em Cabo Verde posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Embaixada de Portugal em Cabo Verde:

Videos

Comments

"Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género lançam hoje a campanha #PortugalContraAViolência. A campanha reforça a vigilância contra a violência e alerta para os impactos deste crime não só nas mulheres, mas também nas crianças. O objetivo, num momento em que também os constrangimentos impostos pela pandemia COVID 19 provocaram desafios acrescidos, é consolidar o sentido de responsabilidade coletiva, transmitir confiança a cada mulher, na sua luta, e à sociedade em geral, no combate a este crime, bem como divulgar as respostas e mecanismos de apoio às vítimas. A violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva!" #16days #PortugalContraAViolência #portugalmaisigual #OrangeTheWorld #BastaVBG
O Embaixador de Portugal assistiu hoje, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, ao ato central do arranque das atividades da Agenda #16days de ativismo, promovida pelo ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género , em parceria com as Nações Unidas Cabo Verde / United Nations Cabo Verde e vários outros parceiros da sociedade civil e academia. O evento foi presidido pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, na presença da Presidente do ICIEG e da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, culminando com a apresentação pública do Plano Nacional de Igualdade de Género, 2021 - 2025. Consulte as muitas atividades que serão promovidas e dinamizadas até ao dia 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. Faça parte! Participe! #PortugalContraAViolência #OrangeTheWorld #portugalmaisigual #16Days #GovernodeCaboVerde #16DiasDeAtivismo #MFIDS #ICIEG Fotos: #MFIDS
Hoje assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Um crime público e uma responsabilidade coletiva! Com diferentes expressões (física, psicológica, moral, sexual e/ou patrimonial), a violência contra as mulheres e meninas continua a ser uma das das principais e mais flagrantes violações dos seus direitos humanos, condicionando a sua liberdade e autodeterminação, a coesão de toda uma sociedade. Uma causa da desigualdade de género que importa assertivamente combater! Por uma cultura de TOLERÂNCIA ZERO à violência contra mulheres e meninas, eduque e denuncie! #OrangeTheWorld #diainternacionalparaaeliminaçãodaviolênciacontraasmulheres #PortugalContraAViolência
Com muita consternação e pesar recebemos a notícia do falecimento do estimado Mário Vaz Moniz . Um associativista e ativista social persistente, sempre presente, nunca se escusando a um novo desafio que significasse a melhoria de vida das populações com quem diretamente trabalhava. Foi em diferentes e renovados momentos um parceiro de excelência, um interlocutor e um dinamizador insubstituível de marcantes projetos que a Cooperação Portuguesa desenvolveu com Cabo Verde. Membro fundador e atual Presidente da Solmicv Ong ; ex-secretário Executivo da Plataforma Das ONG desempenhou um papel determinante na advocacia do reforço da sociedade civil cabo-verdiana, em prol do desenvolvimento do país. Deixa-nos o legado de toda uma vida dedicada ao trabalho sociocomunitário, à luta contra a pobreza, defendendo o ativo da autodeterminação das comunidades como a alavanca das suas liberdades plurais e fundamentais. Com o Mário Moniz não se celebravam oportunidades, mas sim realizações. É, e sempre será, uma referência de elevado sentido de missão, coerência, empatia, senso de justiça, confiança e fraternidade. Valores humanos que respeitosamente lhe reconhecemos e que honramos neste triste dia. Aos familiares e amigos, aos colegas das intensas jornadas de trabalho e de missão, a [email protected] quanto tiveram o privilégio de com o Mário Moniz privar e aprender, endereçamos as nossas muito sentidas condolências.
Dia Mundial da Criança Neste dia, 20 de novembro, em que se assinala a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança, bem como a adoção da Convenção sobre os Direitos das Crianças, assistimos à oportuna Conferência Internacional “Uma Criança Um Cidadão. Criança Sujeito de Direito – Que Direitos e Deveres no Pós Pandemia”, promovida pela Acrides e pelas Redes Locais de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Menores. Uma sessão muito participativa e plural que contou com a intervenção de entidades de Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique e, claro, de crianças e jovens, os verdadeiros protagonistas deste encontro. Por ocasião do ato de encerramento da conferência, presidido pela Presidente da CNDHC - Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, o Embaixador de Portugal, António Moniz, recebeu da ACRIDES, na pessoa da Presidente Lourença Tavares, um simbólico diploma de reconhecimento, que muito agradecemos, pelo apoio que a Cooperação Portuguesa, através dos seus diferentes atores e parceiros, concedeu à Associação ao longo dos últimos anos. O mesmo reconhecimento foi dirigido à Embaixada de França, à U.S. Embassy Praia, Cabo Verde e à Caríssima Vera Duarte, na qualidade de Embaixadora do Serviço Social Internacional Cabo Verde. A defesa e afirmação dos direitos das crianças e jovens é responsabilidade de [email protected]. Condicionar e inibir - em liberdade e satisfação dos seus direitos- o crescimento das crianças, é comprometer o desenvolvimento de toda uma sociedade. Congratulamos vivamente a ACRIDES, bem como todas as organizações cabo-verdianas, públicas e da sociedade civil, pelo trabalho determinante que persistentemente empreendem na defesa e afirmação dos direitos das crianças e adolescentes. #diamundialdacriança #worldchildrensday2021
A ANEME - Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas, realizou no dia 18 de Novembro no Hotel Pestana Trópico na cidade da Praia, um seminário subordinado ao tema “Cooperação Cabo Verde/Portugal no Setor Metalúrgico e Eletromecânico”. Este evento pretendeu contribuir para o reforço da cooperação e dos negócios entre os dois países, tendo sido apresentado pela Srª. Diretora Geral da ANEME, as capacidades e oportunidades relativamente ao maior setor exportador de Portugal (metalúrgico e electromecânico), bem como o Estudo “Levantamento e Caracterização das Empresas Industriais e Comerciais da Ilha de Santiago”. Este evento contou com a participação do senhor Embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Moniz, do Delegado da AICEP Dr. Paulo Borges, do Presidente da Cabo Verde Trade Invest Dr. José Almada Dias, da Diretota da ANEME Drª. Maria Luís Correia, e do Assessor da Direção da ANEME Dr. João Reis.
Inauguração da 24 ª Edição da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC 2021), que se realiza de 17 a 20 Novembro. Após interrupção de 2020, a Feira Internacional de Cabo Verde voltou “abrir portas” contando com cerca de 123 expositores e dedicada ao tema “Cabo Verde e as oportunidades em tempos de crise De entre os inscritos, participaram empresas da Áustria, China, Espanha, EUA, Mauritânia, Portugal e Suíça, sendo claramente Portugal o país estrangeiro com o maior numero de empresas participantes (cerca de 40 se contarmos com as empresas portuguesas de direito Cabo Verdiano). Das restantes empresas participantes, 66% são cabo-verdianas, e 11% dos restantes países referidos. Na presente edição, o Pavilhão de Portugal foi organizado à semelhança das edições anteriores pela Fundação AIP, e contou com a presença da ANEME-Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas e de seis empresas de diversos sectores de actividade (Clickhouse -Construção de casas Pré-Fabricadas, Iberdata - Equipamento Médico Hospitalar, IbéricaFrio - Equipamentos para Hotelaria, Jotelar - Equipamentos para Hotelaria, Lacto Serra-Lacticinios, Soguima - Comércio e Indústria Alimentar).
5ª ATUALIZAÇÃO DA LISTA DE ESTUDANTES ADMITIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL (no âmbito da Portaria nº 111/2019 de 12 de Abril e dos Regimes Especiais) Lista actualizada à data de 17/11/2021 A lista e as instruções sobre os pedidos de visto poderão ser consultados em https://praia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/a-embaixada/noticias/lista-de-estudantes-admitidos-no-ensino-superior-em-portugal-no-ambito-da-portaria-n-111-2019-de-12-de-abril-e-regimes-especiais-lista-atualizada-a-data-de-17-11-2021 https://praia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/vistos/vistos-de-estudo-e-formacao Os estudantes do Ensino Superior que não constem da lista deverão tomar uma das seguintes medidas: • Se julga que devia constar da lista, deve verificar a situação junto do estabelecimento de ensino em que foi admitido(a). • Se o estabelecimento de ensino indicar que já comunicou a admissão à DGES portuguesa, deverá aguardar pela publicação que faremos das actualizações da lista para poder utilizar o agendamento prioritário. Se não pretender aguardar, poderá sempre recorrer ao agendamento normal online, não-prioritário. • Caso a admissão do estudante não tenha sido comunicada à DGES, deverá fazer o agendamento online, não-prioritário https://pedidodevistos.mne.pt/VistosOnline/ Não nos é possível monitorizar ou responder a comentários em redes sociais. Quaisquer dúvidas devem ser colocadas para o endereço de e-mail [email protected].
No dia 8 de novembro Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, efetuou uma visita à Capela Gótica da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Cidade Velha. A Igreja Nossa Senhora do Rosário, também uma das maiores atrações turísticas da Ilha de Santiago, sobrevive aos seus mais 500 anos de vida, constituindo a igreja mais antiga edificada em Cabo Verde e em toda a África Subsaariana, tendo este lugar de culto, começado precisamente por se cingir à Capela Gótica, de igual singularidade e riqueza arquitetónica. O minucioso restauro da Capela Gótica, financiado pelo Camões, I.P., foi empreendido por uma equipa de técnicos especialistas na área do restauro e conservação do IPT . Instituto Politécnico de Tomar (página oficial) e coordenado pela equipa da direção do património material do IPC - Instituto do Património Cultural de Cabo Verde. A Igreja foi igualmente alvo de uma estruturante reabilitação, no âmbito do Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Patrimoniais, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, financiada pelo Governo de Cabo Verde.