Grupo Parlamentar do MPLA

Grupo Parlamentar do MPLA O Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA é o Camarada Joaquim António Carlos dos Reis Júnior

DEPUTADOS DO MPLA REFORÇAM PROXIMIDADE COM AS POPULAÇÕES E ACOMPANHAM DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DA CHILAO Grupo de De...
01/09/2026

DEPUTADOS DO MPLA REFORÇAM PROXIMIDADE COM AS POPULAÇÕES E ACOMPANHAM DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DA CHILA

O Grupo de Deputados do MPLA do Círculo Provincial Eleitoral de Benguela realizou, no dia 31 de Agosto, uma jornada de trabalho no Município da Chila, no âmbito do Plano de Actividades do Grupo Parlamentar.

A delegação foi coordenada pela Deputada Deolinda Valiangula e integrou os Deputados Luciana Catchiangui e Joaquim D’Almeida.

Durante a jornada, os deputados mantiveram um encontro de auscultação com entidades políticas, administrativas e representantes da sociedade civil, onde foram abordadas as principais preocupações das populações, bem como as prioridades para o desenvolvimento do novo município.

A delegação visitou igualmente infra-estruturas dos sectores da Agricultura, Educação, Saúde e Administração Municipal, tendo constatado as condições existentes e os desafios que marcam a actual fase de organização e consolidação da Chila.

A visita permitiu destacar o forte potencial agro-pecuário do município, apontado como uma das áreas com maiores possibilidades de dinamizar a economia local, aumentar a produção e criar novas oportunidades para as comunidades.

A Chila integra o conjunto de novas unidades administrativas criadas no âmbito da nova Divisão Político-Administrativa do País. A sua elevação à categoria de município é recebida pelas populações com satisfação e expectativa, sobretudo pela possibilidade de maior proximidade dos serviços do Estado e de melhoria das condições sociais.

O contacto directo com as comunidades permitiu aos deputados conhecer de perto as suas preocupações e acompanhar os esforços das autoridades locais na criação de condições para o desenvolvimento do município.

A jornada reafirma o compromisso do Grupo Parlamentar do MPLA com a proximidade às populações, a auscultação das comunidades e o acompanhamento das prioridades de desenvolvimento local.

MPLA — COMPROMISSO COM O POVO, CONFIANÇA NO FUTURO.

GP-MPLA/ DTICOM

DEPUTADOS DO MPLA PELO CÍRCULO PROVINCIAL DE BENGUELA TRABALHAM NO BOCOIONo quadro do cumprimento do Plano de Actividade...
30/08/2026

DEPUTADOS DO MPLA PELO CÍRCULO PROVINCIAL DE BENGUELA TRABALHAM NO BOCOIO

No quadro do cumprimento do Plano de Actividades do Grupo Parlamentar do MPLA para 2026, os Deputados pelo Círculo Eleitoral Provincial de Benguela, encabeçados pela Coordenadora, Deputada Deolinda Valiangula, e integrados pelo Deputado Joaquim D’Almeida, realizaram, a 29 de Agosto, uma visita de trabalho ao Município do Bocoio.

A jornada iniciou com um encontro de cortesia com o Primeiro Secretário do MPLA no Bocoio, Camarada Herculano Neto, seguido de uma reunião com a Comissão Executiva do Comité Municipal do Partido.

Os deputados realizaram ainda uma reunião de auscultação com as Direcções do Partido, da Administração Municipal, das Organizações Sociais, JMPLA e OMA, Comités de Acção, Autoridades Tradicionais e Entidades Religiosas, com o propósito de conhecer as principais preocupações e desafios das comunidades.

Durante a visita, a delegação esteve no Comité de Acção de Sector do Bairro Epembe e no CAP 45, visitou a Cooperativa Agro-pecuária dos Antigos Combatentes, duas escolas, incluindo uma na Chimama, o Centro de Saúde dos Cabrais, as obras da Estação de Captação e Tratamento de Água, actualmente paralisadas, e o Instituto Médio de Saúde, cujas obras se encontram em fase final.

A visita permitiu aprofundar o conhecimento da realidade política, económica e social do Bocoio, reforçar a proximidade entre o Parlamento, o Partido e as comunidades, bem como reafirmar o compromisso dos deputados em contribuir para a procura de soluções que respondam às necessidades das populações e promovam a melhoria das suas condições de vida.

MPLA - COMPROMISSO COM O POVO, CONFIANÇA NO FUTURO.

GP-MPLA/ DTICOM

29/08/2026

MÚSICA E VÍDEO OFICIAL DO IX CONGRESSO ORDINÁRIO DO MPLA

O MPLA apresenta a música e o vídeo oficial do IX Congresso Ordinário do MPLA.

▶️ Assista, partilhe e acompanhe.

MPLA — COMPROMISSO COM O POVO, CONFIANÇA NO FUTURO.

GP-MPLA/ DTICOM

GRUPO PARLAMENTAR DO MPLA REFORÇA DIÁLOGO COM A JUVENTUDEOs membros da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Estudan...
27/08/2026

GRUPO PARLAMENTAR DO MPLA REFORÇA DIÁLOGO COM A JUVENTUDE

Os membros da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Estudantes da Universidade António Agostinho Neto (UAN) realizaram, na manhã desta quinta-feira, 27 de Agosto de 2026, uma visita institucional às instalações provisórias do Grupo Parlamentar do MPLA, onde foram recebidos pelo Presidente do Grupo Parlamentar, Deputado Joaquim dos Reis Júnior, para um momento de aprendizagem, diálogo e aproximação à actividade parlamentar.

A visita permitiu aos estudantes conhecerem a organização e o funcionamento do Grupo Parlamentar do MPLA, a sua estrutura de direcção, o trabalho desenvolvido pelos deputados e o papel das Comissões de Trabalho Especializadas no funcionamento da Assembleia Nacional.

Entre os principais temas abordados esteve o processo legislativo, tendo sido explicado o percurso de uma iniciativa legislativa, desde a sua apresentação e apreciação pelas Comissões até à discussão, votação, promulgação, publicação e entrada em vigor. Foi igualmente destacado o papel dos deputados relatores no acompanhamento e aperfeiçoamento dos diplomas.

Os estudantes receberam ainda esclarecimentos sobre as funções legislativa, fiscalizadora e representativa da Assembleia Nacional, bem como sobre a relação entre os diferentes órgãos de soberania e os mecanismos de participação dos cidadãos na vida pública.

A componente formativa incluiu uma abordagem sobre a História de Angola e a evolução constitucional, com referências à luta de libertação nacional, Independência, eleições de 1992, Constituição de 2010 e ao processo de construção da identidade nacional, incluindo o legado de Agostinho Neto.

O ensino superior, a investigação científica, a inovação e o desenvolvimento nacional também estiveram em destaque, com os estudantes a levantarem questões relacionadas com a qualidade da formação, acreditação dos cursos, qualificação dos docentes e maior ligação entre as universidades e os desafios do país.

Durante o momento de perguntas e respostas, foram igualmente debatidos temas como democracia, participação cidadã, iniciativa legislativa dos cidadãos, fiscalização parlamentar e o papel da juventude na vida pública.

Ao dirigir-se aos estudantes, o Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Joaquim dos Reis Júnior, reafirmou a abertura da estrutura parlamentar à juventude, sublinhando: “O Grupo Parlamentar está aberto aos jovens”, numa manifestação de disponibilidade para o diálogo e valorização das suas preocupações e contribuições.

No âmbito da participação cívica, os estudantes foram igualmente incentivados a mobilizar os colegas das diferentes faculdades para a actualização da prova de vida, com vista a garantir a elegibilidade para o exercício do direito de voto nas próximas eleições.

A visita constituiu um espaço de conhecimento, diálogo e aproximação entre a comunidade académica e o Grupo Parlamentar do MPLA, permitindo aos estudantes compreender melhor o funcionamento parlamentar e reforçando a importância da participação consciente da juventude na vida pública e no desenvolvimento de Angola.

GP-MPLA/ DTICOM

DEPUTADOS DO MPLA RESIDENTES NA LUNDA SUL REFORÇAM PROXIMIDADE COM AS COMUNIDADES NO ALTO-CHICAPAOs Deputados do MPLA re...
26/08/2026

DEPUTADOS DO MPLA RESIDENTES NA LUNDA SUL REFORÇAM PROXIMIDADE COM AS COMUNIDADES NO ALTO-CHICAPA

Os Deputados do MPLA residentes na província da Lunda Sul, no cumprimento da sua agenda de trabalho, estiveram, no dia 24 de Agosto de 2026, no município do Alto-Chicapa, onde realizaram uma jornada de trabalho dedicada à constatação, in loco, dos projectos em curso e à auscultação das populações sobre as principais inquietações que marcam o seu dia-a-dia.

Durante a jornada, a delegação manteve um encontro com a Comissão Executiva do MPLA no município, no qual foram abordados assuntos relacionados com a vida interna do Partido e a contínua aproximação às comunidades.

Seguiu-se um encontro com o Conselho de Auscultação das Comunidades, durante o qual o Administrador Municipal apresentou uma informação-síntese sobre a realidade do município, os principais desafios e as acções em curso para a melhoria das condições de vida das populações.

No âmbito da visita, a delegação procedeu igualmente à constatação de importantes infra-estruturas e projectos em execução no município, com destaque para:

• Grupo Gerador;
• Obras de construção de chafarizes nos bairros Cajico, Samuquixi e Muacanhica;
• Campo de produção de blocos queimados;
• Casas Sociais Evolutivas;
• Obras de requalificação da Esquadra da Polícia Nacional;
• Obras de construção do Edifício Multiuso e respectivo anexo adjacente.

A jornada reafirma o compromisso dos Deputados do MPLA em acompanhar de perto a realidade das comunidades, ouvir as suas preocupações e contribuir, no âmbito das suas responsabilidades, para a identificação de soluções que promovam o desenvolvimento local e o bem-estar das populações.

MPLA — COMPROMISSO COM O POVO, CONFIANÇA NO FUTURO.

A LUTA CONTINUA, A VITÓRIA É CERTA!

GP-MPLA/ DTICOM

DEPUTADOS DO MPLA CONSTATAM CONDIÇÕES DE VIDA DAS POPULAÇÕES DE ICOLO E BENGOUma Delegação de Deputados do Grupo Parlame...
25/08/2026

DEPUTADOS DO MPLA CONSTATAM CONDIÇÕES DE VIDA DAS POPULAÇÕES DE ICOLO E BENGO

Uma Delegação de Deputados do Grupo Parlamentar do MPLA, coordenada pela Camarada Esperança Pembele da Conceição e integrada pelos Deputados Raul Lima, Ana Maria Alves João e Bernadete Santana, realizou, nos dias 21 e 22 de Agosto de 2026, uma visita de trabalho aos Municípios de Catete e Bom Jesus, Província do Icolo e Bengo.

A jornada teve como principal objectivo reforçar a proximidade com as comunidades, acompanhar a realidade local e recolher subsídios para a intervenção parlamentar sobre as principais preocupações e necessidades das populações.

Em Catete, a Delegação manteve encontros com as estruturas do MPLA, Autoridades Tradicionais e representantes da comunidade, tendo recebido informações sobre a organização partidária e sobre os principais desafios do município nos sectores da saúde, educação, agricultura, energia, água e infra-estruturas.

Os Deputados visitaram igualmente unidades sanitárias, instituições de ensino, estruturas administrativas e o Pólo Industrial Centro de Fabricação em África, onde acompanharam questões relacionadas com a prestação de serviços, execução de obras, produção nacional e criação de emprego.

No Município do Bom Jesus, a Delegação constatou o andamento de projectos de impacto estratégico, com destaque para o Projecto Quilonga Grande, com cerca de 90 por cento de execução e capacidade projectada de 518 mil metros cúbicos de água por dia, além do Centro de Saúde de Referência do Bom Jesus, do futuro Centro Médico da Zambela, da HORTAP e da Segunda Circular A3.

A visita culminou com a participação no Acto Político de Massas de apresentação dos órgãos eleitos no âmbito do processo orgânico do IX Congresso e entrega de novos cartões de militantes.

Para a Coordenadora da Delegação, Esperança Pembele da Conceição, o contacto directo com as comunidades permite aos Deputados conhecer melhor os desafios locais e acompanhar, no âmbito das suas competências, os projectos destinados a melhorar as condições de vida das populações.

A visita permitiu, assim, recolher informações directamente no terreno e reforçar o compromisso do Grupo Parlamentar do MPLA com uma intervenção parlamentar próxima dos cidadãos, atenta às suas preocupações e orientada para o acompanhamento das políticas públicas e dos projectos de desenvolvimento do Icolo e Bengo.

GP-MPLA/ DTICOM

24/08/2026

Um espaço moderno, pensado para aproximar pessoas, instituições e países.

O Palácio de Convenções de Luanda reforça o compromisso de Angola de acolher grandes eventos de carácter nacional e internacional.

Fonte: Governo de Angola

GP-MPLA/ DTICOM

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA PALÁCIO DE CONVENÇÕES DE LUANDAO Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenç...
24/08/2026

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA PALÁCIO DE CONVENÇÕES DE LUANDA

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, procedeu, ao meio da manhã desta segunda-feira, 24 de Agosto, à inauguração do Palácio de Convenções de Luanda, situado na Chicala, erguido para albergar eventos políticos, diplomáticos, económicos, culturais e comerciais, de carácter nacional e internacional.

O maior Centro de Convenções do país foi implantado numa área total de 80.000 metros quadrados e dispõe de uma sala de conferências, com capacidade para 375 lugares, um teatro polivalente, com capacidade para 3.000 pessoas, salas multifuncionais para reuniões, áreas destinadas à restauração e um vasto parque de estacionamento.

Fonte: Governo de Angola

GP-MPLA/ DTICOM

24/08/2026

DEPUTADOS DO MPLA ACOMPANHAM PROJECTO QUILONGA GRANDE

Acompanhe os melhores momentos da visita de constatação da Delegação de Deputados do Grupo Parlamentar do MPLA às obras do Projecto Quilonga Grande, uma infraestrutura estratégica que reforçará o abastecimento de água potável para milhões de cidadãos em Luanda e Icolo e Bengo.

MPLA - Compromisso com o Povo, Confiança no Futuro.

GP-MPLA/ DTICOM

Endereço

Avenida Ho Chi Minh, 460
Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Grupo Parlamentar do MPLA publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Atalhos

Compartilhar