A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis, ciente de seu compromisso com a formação profissional para o SUS, têm ampliado e qualificado a integração ensino e serviço nos últimos anos, bem como avançado significativamente na institucionalização da Educação Permanente em Saúde (EPS). Refletindo uma iniciativa inovadora e um desejo reincidente dos trabalhadores, criou-se a Escola de Gove
rno intitulada Escola de Saúde Pública de Florianópolis (ESP-Floripa), por meio do decreto nº 16.092, de 29 de abril de 2016, publicado no Diário Oficial do Município de Florianópolis em 02 de maio de 2016. A criação da Escola surge na perspectiva da legitimação das atividades em curso relacionadas à educação permanente em saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, em desenvolvimento de forma crescente. Além disso, busca o avanço responsável de tais ações, com sustentabilidade na construção e produção de conhecimentos, na formação e qualificação das atividades desenvolvidas e, principalmente, no aprimoramento das práticas de atenção à saúde e de gestão no SUS. Comumente, as escolas de governo se particularizam por se dedicarem à formação e qualificação de servidores públicos e/ou daqueles que ingressarão em carreira pública. Constituem espaços não só para formar e capacitar os servidores, mas também para veicular as inovações teóricas, técnicas e metodológicas necessárias ao enfrentamento dos desafios no setor público, sem se descuidar do propósito de incentivar a consciência crítica, a postura reflexiva, a promoção do debate virtuoso sobre concepções acerca dos desafios da agenda governamental e o compromisso ético requerido aos profissionais que atuam nos serviços públicos. A ESP-Floripa é orientada pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), relativo ao período 2016-2020, consolidando um conjunto de informações que expressam a identidade, organização, estrutura e gestão da Escola; o papel que desempenha no cumprimento de sua missão de formar e capacitar trabalhadores do SUS de Florianópolis e região; bem como a projeção das ações que deverão ser implementadas nos próximos anos. A partir do PDI da ESP-Floripa, elaborou-se esse Plano, referente ao ano de 2017, com o objetivo de desenvolver as ações propostas no PDI para o ano corrente, auxiliando na orientação das atividades e na tomada de decisões, em coerência e articulação com a identidade institucional da Escola e às demais ações desenvolvidas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Missão
Desenvolver políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão no campo da saúde, com inovação e sustentabilidade, para a construção e produção de conhecimentos, formação e qualificação das práticas, integrando ensino-serviço-comunidade e buscando o aprimoramento da atenção e da gestão no SUS. Visão
Ser uma Escola de Saúde Pública reconhecida por sua excelência no ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a produção do conhecimento, qualificação das práticas e o fortalecimento do SUS. Valores
• Comprometimento com o SUS;
• Diálogo, cooperação e integração;
• Compromisso com a qualidade;
• Respeito e Ética;
• Gestão compartilhada;
• Democratização do conhecimento.
Áreas de Atuação
• Ensino de pós-graduação na área de saúde, incluindo a modalidade de Residência em Saúde;
• Cursos livres por meio da educação continuada e permanente para profissionais de qualquer escolaridade inseridos no Sistema Único de Saúde;
• Pesquisa, desenvolvimento e inovação no âmbito científico e tecnológico em saúde;
• Cursos de extensão, articulados ao planejamento das Unidades de Saúde, dos Conselhos Locais de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. Objetivo
Promover a formação, o desenvolvimento e o aprimoramento de recursos humanos em saúde, por meio de políticas e ações em ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva da educação permanente em saúde, contribuindo para a qualidade da atenção e da gestão no SUS, no âmbito do município de Florianópolis e região.