Bombeiros Voluntários de Ibirama
- Página Principal
- Brasil
- Ibirama, SC
- Bombeiros Voluntários de Ibirama
Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Bombeiros Voluntários de Ibirama, Posto de bombeiros, R: 25 de Julho n 1113, Ibirama.
Endereço
R: 25 De Julho N 1113
Ibirama, SC
89140-000
Site
Notificações
Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Bombeiros Voluntários de Ibirama posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.
Entre Em Contato Com A Organização
Envie uma mensagem para Bombeiros Voluntários de Ibirama:
Atalhos
Categoria
LUTA NA DEFESA DA COMUNIDADE E SEU PATRIMÔNIO
A idéia da criação de um Corpo de Bombeiros no município de Ibirama surgiu da conversa do Sr. Osvaldo Arl (ex-bombeiro voluntário do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul) e o então Prefeito Municipal Sr. Luiz Alexandre Muller, juntamente com o então vereador Sr. Quirino Cristóvão da Silva sobre a constante ocorrência de incêndios, afogamentos e sinistros que poderiam ser minimizados se houvesse uma ação imediata de um Corpo de Bombeiros, para melhor proteção da comunidade Ibiramense e municípios vizinhos. Como o Sr. Osvaldo Arl tinha vasta experiência no ramo, adquirido com os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, ficou designado que ele daria os primeiros passos para tornar realidade a ideia ora projetada, tendo como amparo a cooperação da Prefeitura Municipal. Como ponto de partida visitaram-se as corporações já existentes objetivando colher informações, modelos de estatutos e outros subsídios necessários para a definitiva criação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama. A criação foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, cujo projeto de Lei foi apresentado pelo Sr. Quirino Cristóvão da Silva, isto em meados de setembro de 1983. Sob comando do Sr. Osvaldo Arl, inciou-se a estruturação, através de anúncios na rádio local foram convidados ibiramenses para integrarem o grupo. Dez homens se inscreveram como voluntários. Em 01/11/1983, foi eleita a primeira Diretoria e o primeiro Corpo Ativo, constituindo-se então a fundação da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama. São sócios fundadores: Egon Flores, Quirino Cristóvão da Silva, Luiz Alexandre Muller, Alomar Naatz, Osvaldo Arl, Jaime Hoeller, Egon Krug, Ewaldo Gramkow, Ralf Radlof, Edmar Ellert e Almir César Paul. No início das atividades, não havia estrutura suficiente para a realização dos trabalhos, quando da necessidade de atender aos sinistros. A convocação dos bombeiros voluntários era realizada através de anúncios na rádio local, que repetia o comunicado até a reunião dos bombeiros; inicialmente o centro de operações era a garagem da Prefeitura Municipal. As reuniões de treinamento eram feitas no salão paroquial da Igreja Católica. Porém, havia a necessidade de um espaço próprio, tanto para a guarda dos equipamentos, como para a manutenção de plantão permanente. Foi então que o Senhor Jayme Hoeller efetuou contato com o Senhor Luiz Alexandre Muller, Prefeito Municipal, solicitando mais apoio da Municipalidade. O Município prontamente disponibilizou um terreno, à Rua Doutor Getúlio Vargas. Mas havia ainda a necessidade da edificação e aquisição de equipamentos básicos. Empenhado na realização do projeto, o então Prefeito Municipal designou o Senhor Dionei Starke, funcionário da Prefeitura Municipal para, juntamente com o Senhor Jayme Hoeller, efetuar contatos pessoais com os Empresários dos demais Municípios atendidos, no intuito de arrecadar materiais e mão de obra necessários. Sensibilizados, empresários e comunidade contribuíram com a doação de veículos, equipamentos, material e mão de obra, tornando possível não somente a edificação, mas, também, maior qualidade no atendimento. Pela Lei Municipal n° 1138 de 17/10/1985, a Sociedade foi declarada de Utilidade Pública Municipal. Com a colaboração da indústria, comércio, prefeitura municipal e particulares, foi possível a construção da sede própria, que foi inaugurada em 23/09/1989. A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama foi declarada de Utilidade Pública Estadual pela Lei n° 8.336 de 19/09/1991. Declarada de Utilidade Pública Federal pela Portaria n° 157 de 21/02/2003. Nossa sede antiga foi condenada pela Defesa Civil na época da enchente de 2011, pois encontrava-se em risco de desmoronamento, obrigando-nos a lutar por uma nova. Em 01/11/2012 inauguramos nossa nova sede, à Rua 25 de Julho, nº 1113, no Bairro 25 de Julho, Ibirama, com recursos vindos do Estado, do Município e de doações da comunidade Ibiramense.
Atualmente a Associação conta com a colaboração de 56 bombeiros entre voluntários e funcionários, trabalhando em prol da comunidade, na defesa e proteção de suas vidas e de seus patrimônios. Conta com as seguintes viaturas: três ambulâncias: uma Ducato , uma Iveco, mais uma Sprinter e uma Kombi para atividades diversas e dois caminhões: um Iveco de combate a incêndios e um Ford para combate a incêndios e resgate.
Presidente do Conselho Administrativo: Vilmar Vendrami
Em 01/11/2018 completou 35 anos de trabalho em prol da comunidade Ibiramense.