ANMCV - Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos

ANMCV - Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) é uma organização que tem por fim

ANMCV E FUNDAÇÃO SMART CITY CV LANÇAM CONCURSO DE IDEIAS “BAIRROS INTELIGENTES 2030”Enquadrado nas comemorações do Dia M...
25/10/2023

ANMCV E FUNDAÇÃO SMART CITY CV LANÇAM CONCURSO DE IDEIAS “BAIRROS INTELIGENTES 2030”

Enquadrado nas comemorações do Dia Mundial das Cidades, celebrado a 31 de outubro, a Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) e a Fundação Smart City CV lançam o concurso de ideias “Bairros Inteligentes 2030”, sob o propósito de oferecer oportunidades às comunidades locais para apresentarem soluções para os desafios que enfrentam.

O lançamento do concurso acontece no próximo dia 31 de outubro, às 16:30, em live streaming na página oficial da Fundação Smart City Cabo Verde.

24/10/2023
ANMCV NO 4º FÓRUM DA COOPERAÇÃO MUNICIPALISTA DA LUSOFONIA PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELA Associação ...
23/10/2023

ANMCV NO 4º FÓRUM DA COOPERAÇÃO MUNICIPALISTA DA LUSOFONIA PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), na pessoa do seu Presidente do Conselho Diretivo, Herménio Fernandes, acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, participa no IV Fórum da Cooperação Municipalista da Lusofonia, que decorre de 23 a 26 de outubro, na Região Autónoma do Príncipe, em São Tomé e Príncipe.

Sob o lema “Governo Local para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento se configura como um encontro para troca de experiência, conhecimento e boas práticas. Igualmente, o Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade, entidade organizadora do evento, prevê que este seja um fórum proactivo e dinâmico que prima pela busca de possibilidades de colaboração conjunta e implementação de projetos concretos de cooperação e assistência técnica.

O momento servirá ainda para a realização da 1ª reunião da Rede de Autoridades Locais da Lusofonia pelos ODS’s com os olhos postos nos desafios e no futuro da mesma, num momento em que se assinala a década de ação e aceleração da implementação dos ODS’s.

O Presidente Herménio Fernandes será orador no painel “As cidades inteligentes e o desafio da gestão sustentável dos resíduos”.

ANMCV NA 1ª EDIÇÃO DA EURO-ÁFRICA MONTPELLIER WATER DAYSA Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) part...
09/10/2023

ANMCV NA 1ª EDIÇÃO DA EURO-ÁFRICA MONTPELLIER WATER DAYS

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) participa, hoje e amanhã, na 1ª edição do “Euro-África Montpellier Water Days”, a decorrer nesta cidade francesa.

A ANMCV está a ser representada pelo seu Presidente do Conselho Diretivo, Herménio Fernandes, acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, do Vereador Jair Rodrigues, e do Consultor da ANMCV Vladimir Borges.

Durante esta missão a delegação reuniu-se com o Vice-Presidente de Metrópole Mediterrânea de Montpellier, Delegado para a gestão fundamentada ecológica e inclusiva da água e do saneamento e Presidente de Grabels, René Revol.

Igualmente manteve-se contacto com Anne Madziarski, Gerente da Autoridade Organizadora de Água do Centro de Ciclos de Resíduos e Água da Metrópole Mediterrânea de Montpellier.

O Presidente Herménio Fernandes foi orador no painel “Água, vetor de conflito, vetor de paz?”, que decorreu na tarde de hoje.

29 DE SETEMBRO | DIA DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL O município de São Miguel, no interior da ilha de Santiago assinala hoje...
29/09/2023

29 DE SETEMBRO | DIA DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL

O município de São Miguel, no interior da ilha de Santiago assinala hoje, 29 de setembro, o seu 26º aniversário.

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) felicita a autarquia Câmara Municipal de São Miguel e todos os micaelenses, residentes e na diáspora, por esta data importante.

Que todos os esforços envidados em prol do crescimento deste concelho se multipliquem e o tornem cada vez mais desenvolvido.

📷Câmara Municipal de São Miguel.

26/09/2023
15 DE SETEMBRO | DIA DO MUNICÍPIO DO SALO município do Sal celebra hoje mais um ano da sua criação e dia da sua Santa Pa...
15/09/2023

15 DE SETEMBRO | DIA DO MUNICÍPIO DO SAL

O município do Sal celebra hoje mais um ano da sua criação e dia da sua Santa Padroeira, Nossa Senhora das Dores.

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) felicita a ilha do Sal, todos os seus munícipes, residentes e na diáspora, por esta data e à Câmara Municipal por todo o trabalho realizado em prol do desenvolvimento desta ilha e município.

8 DE SETEMBRO | DIA DO MUNICÍPIO DO MAIOA ANMCV parabeniza a ilha do Porto Inglês e a toda a sua população, residente e ...
08/09/2023

8 DE SETEMBRO | DIA DO MUNICÍPIO DO MAIO

A ANMCV parabeniza a ilha do Porto Inglês e a toda a sua população, residente e na diáspora, por mais este aniversário da criação do município do Maio e dia da sua santa padroeira Nossa Senhora da Luz.

À Câmara Municipal do Maio os votos de bom trabalho, que continue impregnando dedicação e visão estratégica, de modo a manter a ilha num bom caminho, rumo ao seu desenvolvimento sustentável.

📷MIHOT

PROJETO MERCAMARKT PROMOVE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E COACHING EMPRESARIALA Associação Nacional dos Municípios de ...
05/09/2023

PROJETO MERCAMARKT PROMOVE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E COACHING EMPRESARIAL

A Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) é beneficiária e parceira do Projeto MERCAMARKT - Melhorar a competitividade dos mercados agrícola e artesanal da área de cooperação da Macaronésia, e, com base nisto, divulga esta oportunidade de formação em gestão de negócios e coaching empresarial, a decorrer entre 18 e 22 de setembro, na cidade da Praia.

O objetivo principal deste projeto e suas ações é refletir sobre o conceito de mercado agrícola e artesanal, definir um plano de competitividade (desenvolvimento empresarial, qualidade, marketing, inovação e formação) para os mercados e para produtores, bem assim melhorar a comercialização dos produtos e aumentar a sua venda.

Os interessados em participar nesta sessão de formação devem, até 14 de setembro, efetuar a inscrição através do link https://www.survio.com/survey/d/G5T/emprendedorismocvmercamarkt .

Aproveite esta oportunidade e participe!

29/08/2023

"O poder local é unha das maiores conquistas da democracia. Debe coidar das persoas e do territorio. O seu papel é insustituíble" ✒️ Herménio Fernandes, presidente da ANMCV - Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos 🗣 III Foro da Cooperación Municipalista da Lusofonía ℹ️ https://bit.ly/3qh7yo8

15 DE AGOSTO | DIA DO MUNICÍPIO DOS MOSTEIROSO município dos Mosteiros assinala hoje o dia da sua criação e dia da sua s...
15/08/2023

15 DE AGOSTO | DIA DO MUNICÍPIO DOS MOSTEIROS

O município dos Mosteiros assinala hoje o dia da sua criação e dia da sua santa padroeira, Nossa Senhora da Ajuda.

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) endereça felicitações à autarquia Camara Municipal dos Mosteiros e a todos os mosteirenses residentes e na diáspora, por esta data importante.

07/08/2023
2 DE AGOSTO | DIA DO MUNICÍPIO DO TARRAFAL DE SÃO NICOLAUO município do Tarrafal de São Nicolau assinala hoje 18 anos da...
02/08/2023

2 DE AGOSTO | DIA DO MUNICÍPIO DO TARRAFAL DE SÃO NICOLAU

O município do Tarrafal de São Nicolau assinala hoje 18 anos da sua criação.

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) parabeniza esse jovem município por esta data importante, bem assim por todos os ganhos alcançados até então.

À autarquia Município do Tarrafal de São Nicolau e a todos os munícipes residentes e na diáspora endereçamos as maiores felicitações.

Felicitações extensivas ao edil José Freitas que comemora igualmente mais um ano de vida.

📷 CMSM

19 DE JULHO | DIA DO MUNICÍPIO DE SÃO SALVADOR DO MUNDOO município de São Salvador do Mundo, no interior de Santiago, ce...
19/07/2023

19 DE JULHO | DIA DO MUNICÍPIO DE SÃO SALVADOR DO MUNDO

O município de São Salvador do Mundo, no interior de Santiago, celebra hoje o 18º aniversário da sua criação.

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) felicita a Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, na pessoa do seu Presidente Ângelo Vaz, por todo o trabalho que vem desenvolvendo em prol do seu desenvolvimento e, principalmente, a todos os seus munícipes residentes e na diáspora por esta data importante.

17/07/2023

𝐏𝐍𝐔𝐃 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐩𝐨𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐧𝐨𝐯𝐨𝐬 𝐄𝐬𝐭𝐚𝐭𝐮𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐮𝐧í𝐜𝐢𝐩𝐢𝐨𝐬: 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚çã𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐦𝐮𝐧í𝐜𝐢𝐩𝐞𝐬 é 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫ç𝐚𝐝𝐚

A cidadã 🗣🗣é um dos fundamentos da .

E no PNUD, trabalhamos com os governos central e locais para o reforço e a consolidação da democracia e do Poder Local" . Assim, apoiamos o Governo de Cabo Verde e a ANMCV - Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos na elaboração da 𝐩𝐫𝐨𝐩𝐨𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐯𝐨 𝐄𝐬𝐭𝐚𝐭𝐮𝐭𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜í𝐩𝐢𝐨𝐬.

A proposta, para além de reforçar as competências das câmaras municipais e das assembleias municipais e permitir maior descentralização, abre espaços à uma 𝐦𝐚𝐢𝐨𝐫 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚çã𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐦𝐮𝐧í𝐜𝐢𝐩𝐞𝐬.

Assim, os novos estatutos propõem:

✅O 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐭𝐢çã𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥: os cidadãos passam a poder apresentar, individual ou colectivamente, aos órgãos municipais, petições, reclamações, recursos ou queixas para defesa dos seus direitos, da Constituição, das leis ou do interesse geral.

✅O 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚çã𝐨 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫: qualquer munícipe recenseado, no gozo dos seus direitos civis e políticos e as associações e fundações sedeadas no território municipal passam a poder opinar sobre as prioridades e fiscalizar a aplicação de recursos públicos.

✅O 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐜çã𝐨 𝐩𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫: regulamenta-se o direito de qualquer cidadão invalidar um ato lesivo ao património público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao património histórico e cultural.

📷Ministério da Coesão Territorial de Cabo Verde

13/07/2023

RESULTADOS DO ÍNDICE DE COESÃO TERRITORIAL 2023
Segundo os resultados do índice, em 2023, o nível de coesão territorial entre os municípios é baixo.
O valor da assimetria global existente entre os municípios, Indicador Compósito de Coesão Territorial (ICCT), é igual a 0,404, valor de referência do Índice de Coesão Territorial (ICT) = 100.
Comparando este resultado com o obtido em 2022, onde o ICT = 100 correspondia a ICCT = 0,411, conclui-se que, em 2023, a assimetria entre os municípios é maior do que a registada em 2022.
Os municípios da Praia, de São Vicente, de Santa Catarina, da Boavista, da Brava, da Ribeira Brava e de São Lourenço dos Órgãos, são os que mantiveram as mesmas posições alcançadas em 2022.
Saiba mais em: https://ine.cv/outros/ #1477420058682-c74ce816-9b70

12/07/2023

MUNICÍPIOS CABO-VERDIANOS TERÃO NOVO ESTATUTO

“Foi uma excelente reunião e as diretrizes que foram aqui apresentadas e debatidas satisfaz os municípios, na medida em ...
10/07/2023

“Foi uma excelente reunião e as diretrizes que foram aqui apresentadas e debatidas satisfaz os municípios, na medida em que podemos, através das apresentações feitas, ter as pistas sobre as ações que precisamos desenvolver em Cabo Verde, por forma a corrigirmos as assimetrias regionais”, disse.

O presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) expressou satisfação com as diretrizes apresentadas durante a reunião do Conselho de Concertação Territorial realizada hoje, destacando a importância das ações para corrigir assimetrias regionais.

4 DE JULHO | DIA DO MUNICÍPIO DA BOA VISTAO município da Boa Vista celebra hoje o seu dia do município e do seu santo pa...
04/07/2023

4 DE JULHO | DIA DO MUNICÍPIO DA BOA VISTA

O município da Boa Vista celebra hoje o seu dia do município e do seu santo padroeiro, Santa Isabel.

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) felicita Boa Vista por esta data, a Câmara Municipal da Boa Vista por todo o trabalho que vem desenvolvendo em prol do seu desenvolvimento e, principalmente, a todos os seus munícipes residentes e na diáspora por esta data importante.

📷 CMBV

24 DE JUNHO | DIA DO MUNICÍPIO DA BRAVAComemoramos hoje o dia do município mais a sul do país, o município da Brava.A AN...
23/06/2023

24 DE JUNHO | DIA DO MUNICÍPIO DA BRAVA

Comemoramos hoje o dia do município mais a sul do país, o município da Brava.

A ANMCV endereça as suas felicitações à autarquia Câmara Municipal da Brava e a todos os bravenses residentes e na diáspora por esta efeméride.

Que continuem sendo envidado todos os esforços necessários para o desenvolvimento sustentável da nossa "ilha das flores".

NOTA DE FELICITAÇÃO A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), na pessoa do seu Presidente, Herménio F...
20/06/2023

NOTA DE FELICITAÇÃO

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), na pessoa do seu Presidente, Herménio Fernandes, felicita a grande parceira desta associação, Mónica Sofia Duarte, pela distinção com o prestigiado prémio da Fundação Trebbia, na categoria Diálogo e Cultura, um prémio que enaltece o comprometimento desta cabo-verdiana, radicada na República Checa, na construção e fortalecimento das relações culturais, comerciais, turísticas e sociais entre Cabo Verde e República Checa.

Mónica Sofia Duarte, através da sua Fundação Naděje Cabo Verde (Esperança Cabo Verde), da Câmara de Comércio Checo-Cabo-verdiana e em seu nome pessoal, constitui uma parceira estratégica dos municípios cabo-verdianos por desenvolver projetos vários, por efetuar doações, estabelecido parcerias, o que tem contribuído para o cumprimento do nosso desiderato de melhorar cada vez mais as condições de vida dos nossos munícipes.

Destacamos o projeto “Casa dos Sonhos” que prevê construir/reabilitar, em parceria com as edilidades, cerca de 100 habitações em todo o país, nesta primeira fase do projeto.

Mónica Sofia Duarte é uma filantropa que tem ajudado muito a terra que lhe viu nascer. Com esta distinção torna-se a personalidade mais jovem e a primeira mulher negra a receber este prêmio em 22 anos de existência da Fundação Trebbia.

13 DE JUNHO  | DIA DO MUNICÍPIO DO PAÚL E DIA DO SEU SANTO PADROEIRO SANTO ANTÓNIO DAS POMBASA Associação Nacional dos M...
13/06/2023

13 DE JUNHO | DIA DO MUNICÍPIO DO PAÚL E DIA DO SEU SANTO PADROEIRO SANTO ANTÓNIO DAS POMBAS

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) assinala o dia do município do Paul, na ilha de Santo Antão, felicitando a autarquia Câmara Municipal do Paul e a todos os munícipes deste concelho, residentes e na diáspora.

Que todos os esforços envidados em prol do desenvolvimento desse município sejam multiplicados e façam com que Paul cresça cada vez mais.

08/06/2023
19 DE MAIO | DIA DO MUNICÍPIO DA PRAIAA Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) assinala o dia do muni...
19/05/2023

19 DE MAIO | DIA DO MUNICÍPIO DA PRAIA

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) assinala o dia do município da Praia, endereçando as suas felicitações à autarquia Câmara Municipal da Praia e a todos os praienses residentes e na diáspora.

Que todos os esforços envidados em prol do desenvolvimento deste município, que alberga a capital do país, sejam multiplicados e façam com que um dos mais antigos município do país cresça cada vez mais.

13/05/2023

Parceria Cabo Verde - Marrocos

03/05/2023

Estado assina contrato de concessão com CIMPOR Cabo Verde para exploração da jazida de pozolanas em Porto Novo

No âmbito da concessão para exploração de Pozolana existente na zona de Cemitério de Fundão, Porto Novo, ilha de Santo Antão - concurso Público “Nº 01/MFFE /DGPCP/2022” Concessão Exploração de Bens de Domínio Público e Privado do Estado, nos termos do artigo 112º do Código Contratação Pública - o Estado de Cabo Verde assinou, hoje, o contrato com a empresa CIMPOR Cabo Verde.

Esta concessão vai possibilitar a criação de condições para a produção de cimentos em Santo Antão com pozolanas para servir o mercado cabo-verdiano e, quiçá, para o mercado internacional.

O projeto vai envolver um investimento de 341 mil contos, vai gerar mais de 80 postos de trabalho diretos e vai ter um impacto muito grande ao nível das externalidades para todo o setor da construção civil.

Conforme estudos realizados, o projeto tem um potencial enorme de crescimento. Nesta fase inicial, vai abarcar uma área de 108 hectares para a produção de cerca de meio milhão de toneladas de cimento. Mas o potencial é de cerca de 790 hectares, e cerca de 4.7 milhões de toneladas de produção. Ou seja, existe uma área de reserva importante para fazer crescer o negócio, gerando mais empregos e rendimentos.

Saiba mais em https://www.governo.cv/estado-assina-contrato-de-concessao-com-cimpor-cabo-verde-para-exploracao-da-jazida-de-pozolanas-em-porto-novo/

1 DE MAIO | DIA DO MUNICÍPIO DE SÃO FILIPE E DIA DO SEU SANTO PADROEIROA Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdian...
01/05/2023

1 DE MAIO | DIA DO MUNICÍPIO DE SÃO FILIPE E DIA DO SEU SANTO PADROEIRO

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) assinala o dia do município de São Filipe endereçando os parabéns à autarquia Câmara Municipal De São Filipe e a todos os munícipes deste concelho, residentes e na diáspora.

Que todos os esforços envidados em prol do desenvolvimento desse município sejam multiplicados e façam com que São Filipe cresça cada vez mais.

ANMCV PARTICIPA NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PARCEIROSA Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), na...
27/04/2023

ANMCV PARTICIPA NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PARCEIROS

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), na pessoa do seu Presidente do Conselho Diretivo, Herménio Fernandes, participa, hoje e amanhã (27 e 28 de abril) na 2ª Conferência Internacional de Parceiros, um evento realizado pelo Governo de Cabo Verde, que visa, sobretudo, promover um diálogo técnico e político que propicia a mobilização de recursos e parcerias com vista à realização de investimentos nos projetos prioritários e transformadores, no âmbito dos Pilares Programáticos do PEDS II, passíveis de impulsionar mudanças e acelerar o desenvolvimento sustentável do país.

Sob o lema “Impulsionar mudanças e acelerar o desenvolvimento”, o evento reúne várias entidades nacionais e internacionais e especialistas em matérias de financiamento e desenvolvimento.

Importa realçar que o Presidente da ANMCV participa, enquanto orador, no 3º painel do dia 28, intitulado “Estratégia Nacional para a Erradicação da Pobreza Extrema em Cabo Verde”, cujo objetivo é apresentar a visão do Governo para a erradicação da pobreza extrema e redução da pobreza absoluta em Cabo Verde e também como os parceiros de desenvolvimentos estão engajados em fazer de Cabo Verde uma referência no combate à pobreza.

É já nesta quinta-feira, 27, a realização da 2ª edição da Conferência Internacional de Parceiros para o Desenvolvimento,...
27/04/2023

É já nesta quinta-feira, 27, a realização da 2ª edição da Conferência Internacional de Parceiros para o Desenvolvimento, um evento de extrema importância para a dinamização da economia do país, desta feita sob o lema “Impulsionar mudanças e acelerar o desenvolvimento”.

A conferência irá decorrer durante dois dias, 27 e 28 do corrente mês, sendo o primeiro dia marcado sobretudo pelo primeiro painel, com a apresentação da visão do documento estratégico de desenvolvimento do país no horizonte 2026, e a Mesa Redonda, momento para uma discussão entre o Governo de Cabo Verde e os seus parceiros.

A abertura oficial será presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva.

O evento terá a participação de várias entidades nacionais e internacionais, e especialistas, em matérias de financiamento e desenvolvimento.

A 2ª edição da Conferência Internacional de Parceiros, organizada pelo Governo de Cabo Verde, pretende criar um ambiente propício de debate, realizando a ambição de fazer de Cabo Verde uma democracia consolidada e moderna, uma Nação Azul,
inclusiva, digital, emergente e resiliente, uma economia de circulação localizada no Atlântico Médio, integrada na Comunidade Económica dos Estados Africanos Ocidentais (CEDEAO), com prosperidade compartilhada, um País útil e plenamente
integrado no Sistema Económico Mundial.

Para mais informação, visite https://peds.gov.cv/caboverde4dev/

Visa o Governo de Cabo Verde, com a Conferência Internacional dos Parceiros, promover o diálogo técnico e político, com os parceiros de desenvolvimento, para a mobilização de recursos e parcerias com vista à realização de investimentos nos projetos prioritários e transformadores, no âmbit...

22/04/2023
GOVERNO, ANMCV E OMS APRESENTAM O 1° PLANO ESTRATÉGICO DE CIDADES SAUDÁVEIS O 1° Plano Estratégico de Cidades Saudáveis ...
20/04/2023

GOVERNO, ANMCV E OMS APRESENTAM O 1° PLANO ESTRATÉGICO DE CIDADES SAUDÁVEIS

O 1° Plano Estratégico de Cidades Saudáveis (PECS), para o horizonte 23-27, foi apresentado ao país enquanto isntrumento de planeamento e linha orientadora para a concretização do desiderato de se ter cada vez mais cidades saudáveis.

O plano, conforme salientou o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, constitui uma orientação e uma estratégia concertada, numa perspetiva de médio e longo prazo, que conta com a envolvência de vários atores.

O Chefe do Governo pôs tónica ainda sobre a importância deste instrumento, que é uma componente do programa, já com impacto visível, através da requalificaçãp urbana e ambiental dos municípios e das cidades.

Correia e Silva garantiu ainda a continuidade da boa parceria entre o Governo e os municípios, de modo a se alcançar cada vez mais grandes feitos.

Para o Presidente da ANMCV, Herménio Fernandes, não obstante os desafios ainda existentes, o caminho percorrido até então é de grandes ganhos. O objetivo maior é alcançar, efetivamente, territórios saudáveis.

Queremos que Cabo Verde se posicione como um país cada vez com melhores indicadores nesta área, e os municípios são peça-chave neste desiderato, pois é os cidadãos estão nos municípios, nas cidades, nas vilas, nas aldeias, frisou Fernandes.

A apresentação do PECS 2023-27 contou com a participação do representante do escritório da OMS em Cabo Verde, entidade parceira do programa, da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, da Rede Portuguesa de Municipios Saudáveis, de Autarcas e Presidentes das Assembleias Municipais e dirigentes vários de Instituições, ONG's e da sociedade civil.

Fotos: página oficial do Primeiro-Ministro de Cabo Verde

PRESIDENTE DA ANMCV PARTICIPA NA ABERTURA DA SEMANA DE CAPACITAÇÃO E DIÁLOGO COM OS MUNICÍPIO𝐒No âmbito da Agenda Estrat...
18/04/2023

PRESIDENTE DA ANMCV PARTICIPA NA ABERTURA DA SEMANA DE CAPACITAÇÃO E DIÁLOGO COM OS MUNICÍPIO𝐒

No âmbito da Agenda Estratégica Comum de Engajamento com a Diáspora no Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde, o Ministério das Comunidades, em parceria com o escritório das Nações Unidas para as Migrações e a ANMCV, realiza uma semana de capacitação dos dirigentes e técnicos dos municípios, da ANMCV e do referido Ministério na área da migração.

Na sua alocução, o Presidente da ANMCV, Herménio Fernandes, endereçou palavras de reconhecimento e encorajamento à OIM e ao MC, ambos parceiros da ANMCV, nesta empreitada de capacitar para melhorar a qualidade dos serviços municipais para dar respostas aos anseios e às expectativas da nossa diáspora.

Igualmente, pôs tónica sobre a necessidade de se eliminar as burocracias até então existentes, que têm defraudado as expectativas do emigrante-investidor.

ANMCV RECEBE DONATIVO DE EMPROFACA Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) recebeu um donativo de cerc...
18/04/2023

ANMCV RECEBE DONATIVO DE EMPROFAC

A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) recebeu um donativo de cerca de 131 mil máscaras de proteção do tipo KN95 e FFP2 da Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos – Emprofac.

Para o Presidente da ANMCV, Herménio Fernandes, trata-se de um grande gesto que vai apoiar, sobremaneira, na melhoria da capacidade de trabalho e, principalmente, na proteção individual dos colaboradores dos serviços de saneamento e ambiente das Câmaras Municipais do país.

Esta ação é, segundo o PCA da Emprofac João Pedro Spencer, igualmente uma forma de partilhar tudo o que a referida empresa pode oferecer no domínio da saúde.
Spencer realçou ainda que esta medida se enquadra no cumprimento da missão da Emprofac, a de proteger e promover a saúde dos cabo-verdianos.

O donativo, que foi recebido pelo Presidente da ANMCV, Herménio Fernandes, será distribuído pelas 22 Câmaras Municipais do país.

O Governo de Cabo Verde, a Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) e a Organização Mundial de Saúde (O...
18/04/2023

O Governo de Cabo Verde, a Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) realizam, amanhã, 19 de abril, pelas 10:30, uma cerimónia de apresentação do Plano Estratégico de Cidades Saudáveis 2023-2027.

O programa Cidades Saudáveis é um compromisso reafirmado pelos autarcas/líderes municipais, priorizando, no quadro da agenda estratégica, a estruturação de centros urbanos saudáveis e sustentáveis suportada em apoios, parcerias, trabalho em rede, colocando a sua experiência e os recursos ao serviço desse importante desígnio estratégico.

Desta forma, entende-se que o Plano Estratégico é um importante instrumento de planeamento que vai ditar as bases para como repensar as cidades nos próximos tempos.

O ato, que terá lugar na Câmara de Comércio de Barlavento, será presidido pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. José Ulisses Correia e Silva, e co-presidido pelo Presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos, Dr. Herménio Celso Fernandes e pelo Representante da Organização Mundial de Saúde, Dr. Daniel Kertesz.

10/04/2023
Leadership Summit Cabo Verde | Oportunidades do mundo digital para os Estados e Municípios foi o painel em que o Preside...
05/04/2023

Leadership Summit Cabo Verde | Oportunidades do mundo digital para os Estados e Municípios foi o painel em que o Presidente da ANMCV, Herménio Fernandes, participou enquanto orador.

Reveja algumas imagens deste dia.

29 DE MARÇO | DIA DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZA terra da banana e do badejo, o município de Santa Cruz, assinala hoje 52 a...
29/03/2023

29 DE MARÇO | DIA DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ

A terra da banana e do badejo, o município de Santa Cruz, assinala hoje 52 anos da sua criação, sob o firme propósito de continuar na senda do desenvolvimento atual.

A ANMCV endereça as suas felicitações à autarquia Câmara Municipal de Santa Cruz e a todos os seus cidadãos residentes e na diáspora por esta data importante.

Endereço

Praia

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 16:00
Quarta-feira 08:00 - 16:00
Quinta-feira 08:00 - 16:00
Sexta-feira 08:00 - 16:00

Telefone

+2382623634

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando ANMCV - Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para ANMCV - Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos:

Vídeos

Compartilhar