18/05/2025
ANMCV aprova orçamento e plano de atividades para 2025
Sob o mote "Por um Poder Local Forte, Resiliente e Promotor do Desenvolvimento Sustentável", realizamos a I reunião ordinária do conselho geral, deste IX mandato, tendo em agenda a apresentação, apreciação e aprovação de instrumentos de gestão da associação, nomeadamente o orçamento e o plano de atividades para o ano 2025, tendo sido o orçamento fixado em 90.408.576$00, (noventa milhões, quatrocentos e oito mil, quinhentos e setenta e seis escudos), prevendo que o grosso desse valor vá para as áreas de planeamento, desenvolvimento regional e desenvolvimento local.
A ANMCV é, conforme relembra o seu Presidente Fábio Vieira, a voz coletiva dos municípios, que defende os princípios da autonomia local, da descentralização e da governação participativa.
Neste mandato concentrar-nos-emos em 4 eixos fundamentais: reforço da autonomia municipal; modernização e capacitação das autarquias; desenvolvimento económico e coesão territorial; sustentabilidade ambiental e resiliência, frisou Vieira. Para isso faz-se necessário um trabalho em equipa, não deixando nenhum município para trás.
Da mesma forma, a Presidente do Conselho Geral, Leida Santos, defende a necessidade de mais e novos recursos e mecanismos para os municípios, nomeadamente a nova lei de finanças locais, pelo que apela ao engajamento de todos, dentro das suas áreas de atuação, para se alcançar tal feito.
Esta I reunião do conselho geral, que foi presidida pelo Ministro do Mar, Jorge Santos, serviu ainda para se apreciar o relatório de atividades e a conta de gerência do ano económico de 2024.