Comunidade Terapêutica Granja São Filipe

Comunidade Terapêutica Granja São Filipe A Comunidade Terapêutica Granja São Filipe é uma unidade residencial especializada no tratamento
(1)

O Atelier como sendo um programa de Terapia Ocupacional, configura-se em Resposta Social destinada ao apoio aos utentes ...
19/10/2023

O Atelier como sendo um programa de Terapia Ocupacional, configura-se em Resposta Social destinada ao apoio aos utentes da Comunidade Terapêutica Granja São Filipe, com vista à reabilitação das suas capacidades e competências sociais, através do desenvolvimento de atividades integradas em programas “estruturados”, que implicam uma participação assídua do indivíduo, ou “flexíveis” onde a assiduidade depende da sua disponibilidade e motivação.

Este Atelier tem como objetivos:

Reabilitar capacidades de trabalho, de socialização e de autonomia;
Promover a inserção social/profissional;
Recuperar hábitos de trabalho.

Neste sentido, foram desenvolvidos atidades recriativas de trabalhos artisticos decorativas para a época natalícia e outras ocasiões, bem como, aula de culinária aos nosso utentes. Bem hajam os Técnicos, Estagiárias e formadores envolvidos nesta dinâmica.

11/10/2023

Neste ano, a OMS selecionou o lema “Saúde Mental: Um Direito Universal” para enriquecer nossa compreensão, fomentar a conscientização e inspirar ações em favor da saúde mental como um direito de todos. Em sintonia com esta iniciativa, a Direção Nacional da Saúde está a trabalhar em parceria com diversas organizações para realizar dois eventos especiais, marcando esses dados importantes. 💙🧠

11/10/2023
O Diretor da Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, Dr. Manuel Correia, realiza visitas em Misão de Serviço ao ...
21/09/2023

O Diretor da Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, Dr. Manuel Correia, realiza visitas em Misão de Serviço ao Centro de Tratamento Internacional VillaRamadas - Portugal.

A VillaRamadas é um dos mais conceituados centros de tratamento da Europa, com vários Centros de tratamento em Portugal: Leiria; Marinha Grande, Alcobaça, Bombarral e Pataias, na Holanda e em outros países da Europa, perfilando tratamentos em línguas como: inglês, espanhol e português. A VillaRamadas tem o seu escritório no Centro da Leiria e na Holanda e são especializados no tratamento da doença da adição – dependências químicas e/ou comportamentais – perturbações emocionais e outras perturbações psiquiátricas co-mórbidas e em programas de desenvolvimento pessoal.

Através do modelo de intervenção Change & Grow®, criado pelo seu Diretor Geral e fundador, o Dr. Eduardo Ramadas da Silva e de uma equipa multidisciplinar, oferecem programas de tratamentos personalizados, atendendo mais de 300 utentes por ano, só em Portugal.

A VillaRamadas fornece variadas e distintas formas de terapia, oriundas de várias vertentes da Psicologia e desenvolvimento pessoal, incluindo o modelo interventivo Change & Grow®, desenvolvido pelo Dr. Eduardo Ramadas da Silva. A sua vasta experiência de mais de 20 anos em centros de tratamento no Reino Unido, Portugal, Holanda e Bulgária permitiram que o modelo de intervenção utilizado em VillaRamadas, o Modelo Change & Grow®, tivesse uma visão holística e inclusiva. O presente modelo é baseado em cinco princípios: Verdade, Aceitação, Gratidão, Amor e Responsabilidade.

Foram desenvolvidos contactos necessários e promissoras para aprimorar futuras parcerias entre a CTGSF e o Centro Internacional de Tratamento VillaRamadas, através de intercâmbios técnicos-profissionais e científicos, ações formativos e de conhecimento Terapêutica clínica, consultoria & desenvolvimento e outras parceirias futuras.

06/09/2023

Vamos previnir o subsídio.

Agenda da Direção Nacional da Saúde (Programa Nacional de Segurança do Doente)  para assinalar o 𝘿𝙞𝙖 𝙈𝙪𝙣𝙙𝙞𝙖𝙡 𝙙𝙖 𝙎𝙚𝙜𝙪𝙧𝙖𝙣ç...
29/08/2023

Agenda da Direção Nacional da Saúde (Programa Nacional de Segurança do Doente) para assinalar o 𝘿𝙞𝙖 𝙈𝙪𝙣𝙙𝙞𝙖𝙡 𝙙𝙖 𝙎𝙚𝙜𝙪𝙧𝙖𝙣ç𝙖 𝙙𝙤 𝙋𝙖𝙘𝙞𝙚𝙣𝙩𝙚 2023, 𝙘𝙚𝙡𝙚𝙗𝙧𝙖𝙙𝙤 𝙚𝙢 17 𝙙𝙚 𝙨𝙚𝙩𝙚𝙢𝙗𝙧𝙤, este ano sob o tema "𝐄𝐧𝐠𝐚𝐣𝐚𝐫 𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧ç𝐚 𝐝𝐨 𝐩𝐚𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞". Este tema visa o reconhecimento ao papel crucial que pacientes, familiares e cuidadores desempenham na segurança dos cuidados de saúde. O principal objetivo é aumentar a conscientização e o engajamento do público, melhorar a compreensão global e trabalhar rumo à solidariedade global para aumentar a segurança dos doentes e reduzir os danos causados aos doentes.

25/08/2023

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚 𝐝𝐚 𝟕𝟑ª 𝐬𝐞𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐦𝐢𝐭é 𝐑𝐞𝐠𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐎𝐌𝐒 𝐩𝐚𝐫𝐚 Á𝐟𝐫𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞 𝐚 𝐑𝐞𝐮𝐧𝐢ã𝐨 𝐝𝐨s 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐄𝐈𝐃

A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, vai participar da Septuagésima Terceira Sessão do Comité Regional para África da OMS, a ter lugar de 28 de agosto a 1 de setembro, na capital de Botsuana (Gaborone).

Trata-se da reunião do órgão decisório da Organização sobre política de saúde na Região Africana, composto pelos Ministros da Saúde ou seus representantes de cada um dos 47 Estados Membros da Região. As principais funções do Comité Regional incluem a formulação de políticas regionais e a supervisão do gabinete regional, tal como estabelecido no artigo 50º da Constituição da OMS.

Em paralelo a esta sessão, irão decorrer vários eventos especiais, dos quais, destaca-se a Reunião dos Ministros de Saúde dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID), no qual, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, presidirá na qualidade de Presidente do Grupo dos PEID. Durante esta reunião, para além de informar os Ministros da Saúde dos PEID sobre os progressos realizados no processo de implementação do programa desde a sua última reunião em Lomé, a 23 de agosto de 2022, espera-se que os ministros deliberem e decidam sobre o país que vai acolher o secretariado do Programa de Aquisição Conjunta dos PEID e ainda que decidam sobre a futura presidência do Grupo que neste momento é assegurado pela Ministra da Saúde de Cabo Verde.

Ainda durante a 73ª sessão do Comité Regional da OMS AFRO, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves irá moderar os debates no evento especial sobre o Reforço de ações multissectoriais para enfrentar a crise de nutrição e insegurança alimentar na Região Africana, evento que visa chamar atenção para o agravamento da situação de segurança alimentar e da nutrição nesta região e sensibilizar para as intervenções disponíveis nos diferentes sectores e para a necessidade de reforçar a colaboração e as ações multissectoriais.

https://www.afro.who.int/pt/about-us/governance/sessions/septuagesima-terceira-sessao-do-comite-regional-da-oms-para-africa

23/08/2023
DESPORTO COMO TERAPIA OCUPACIONAL Estruturador de rotinas diárias;Fomentar o desempenho;Identificação e adaptação;Rituai...
18/08/2023

DESPORTO COMO TERAPIA OCUPACIONAL

Estruturador de rotinas diárias;
Fomentar o desempenho;
Identificação e adaptação;
Rituais e rotinas;
Saúde Mental e reabilitação.

No âmbito da comemoração dos 18 anos da criação da Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, recebemos em visita, ...
26/07/2023

No âmbito da comemoração dos 18 anos da criação da Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, recebemos em visita, os técnicos e Educandos do Centro Educativo Orlando Pantera.

Os 13 educandos, acompanhados dos 7 técnicos do Centro Educativo Orlando Pantera, foram recebidos na CTGSF em visita de estudo, com objetivos de presenciar e auscultar os utentes da CTGSF, em "testemunhos vivos" sobre o "mundo" da toxicodependência em Álcool e Outras Dr**as.

Também, os Educandos do Centro Orlando Pantera, tiveram a oportunidade de terem um momento de conversa aberta sobre as Dr**as, dinâmizada pelo técnico da CTGSF, Sr. António Horta.

O momento contou com participação dos utentes e educandos, numa perspetiva de que os "testemunhos vivos" possam transmitir mensagem positivas numa perspetiva em demostrar as consequências do uso abusivo das grogas. Ainda, teve momento para o almoço conjunto.

A Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe comemora hoje os 18 anos da sua criação, enquanto Unidade de Saúde Espe...
25/07/2023

A Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe comemora hoje os 18 anos da sua criação, enquanto Unidade de Saúde Especializada no Tratamento e de Reinserção Social das pessoas em situação de Toxicodependência em Álcool e outras Dr**as.

A CTGSF tem uma perspetiva de Tratamento difereciado, com sucesso na recuperação dos jovens e adultos, com um Quadro de funcionários bem capacitados, trabalhando incansavelmente para ajudar na recuperação das pessoas em situação patológica de toxicodependência.

A aposta da nova Gestão da Comunidade Terapêutica Granja São Filipe é a valoração dos Recursos Humanos e a capacitação dos mesmos, com dinâmicas estratégicas de desenvolvimento integrado do reaproveitamento das potencialidades da CTGSF e a reaproximação dos parceiros.

Um bem haja a todos os funcionários, aos nossos utentes, aos nossos parceiros estratégicos e sociais.

Banana Passa um produto de terra 100% natural fabricado na Unidade de Desidratação de Frutas da CTGSF. A produção é feit...
22/07/2023

Banana Passa um produto de terra 100% natural fabricado na Unidade de Desidratação de Frutas da CTGSF.

A produção é feita pelos residentes no âmbito da Terapia Ocupacional.

Brevemente disponível nas lojas que iremos indicar!

Mas os interessados podem contactar através do telefone 264 80 85!

A equipa de futebol da Câmara Municipal da Praia, foi a grande vencedora do Torneio de futebol realizado pela Comunidade...
22/07/2023

A equipa de futebol da Câmara Municipal da Praia, foi a grande vencedora do Torneio de futebol realizado pela Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, no âmbito da comemoração dos 18 anos da criação da CTGFS.

O final do torneio de futebol, aconteceu ontem, portanto, no dia 21 de julho de 2023, pelas 16:00, entre a equipa da Fazenda da Esperança e a equipa da CMP. O jogo decorreu num clima de fraternidade, proximidade entre os parcicipantes e, sobretudo, espírito de pertença.

Bem haja a CTGFS, a todos os seus funcionários e aos utentes.

A Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, recebeu em visita, professores e alunos dos Cursos da Psicologia, Enfe...
30/06/2023

A Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, recebeu em visita, professores e alunos dos Cursos da Psicologia, Enfermagem e Ciências da Educação, da Universidade Santiago.

Os professores e os alunos, tomaram parte, em testemunho "vivo" dos utentes/residentes em Tratamento na CTGSF: sobre o programa terapêutico,as atividades diárias, os valores repasados, o âmbito do tratamento residencial comunitário, as rotinas, os afazeres matinais, as suas tarefas e missões de rotina, os laços familiares e, sobretudo, o testemunho da passagem e vivência no consumo e o momento atual dos mesmos, na CTGSF.

A visita contou com conversa aberta proferidas pelos Técnicos da CTGFS aos visitantes. Ainda, os visitantes académicos, aproveitaram para explanar as suas espetativas enquanto futuros quadros superiores, as suas linhas orientadoras e motivacionais que os levaram a escolher os referidos cursos.

A atividade decorreu no edifício que compõe o Atelier da CTGSF, em volta às varias artes, feitos pelos utentes e ex-utentes da CT.

A Família é um pilar fundamental no processo de Tratamento e de Reinserção Social dos utentes da Comunidade Terapêutica ...
25/06/2023

A Família é um pilar fundamental no processo de Tratamento e de Reinserção Social dos utentes da Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe.

É primordial estabelecer e manter o laço famíliar dos nossos utentes, estribado num tratamento estruturalista, onde, todos são peças importantes na recuperação das pessoas em tratamento.

Com este intuito, enquadrada na data alusiva do dia Mundial da Luta Contra a Droga (26 de junho), a CTGSF realizou uma mega atividade lógica: música, desporto, dança, palestras, testemunhos "vivos" de adição e almoço de confraternização entre os residentes e ex-presidentes, os seus familiares, os funcionários da CTGSF e da Comissão de Coordenação de Álcool e outras Dr**as, contando ainda com a participação da Secretária Executiva da CCAD, Dra. Zania Correia e Silva e do Diretor da CTGSF, Dr. Manuel Correia.

A atividade decorreu num ambiente muito dinâmico, com intervenções socioculturais, conversas aberta temáticas e de sensibilização, relembrando que a luta contra o Tráfico Ilícito de Dr**as é uma tarefa de todos. Pois, a CTGSF, enquanto Unidade de Saúde, esta a adotar os mecanismos necessários para afetar valores Terapêutico imperiosa sobre os seus utentes e às familias dos mesmos, com o foco em recuperar as pessoas em situações de toxicodependência.

A atividade terminou com a perfilhação do final do torneio de futsal entre a CTGSF e a Esquadra Policial do Palmarejo (PN). No entanto, a PN foi a grande vencedora do torneio.

A CTGSF enaltece o grande profissionalismo dos seus colaboradores, que, incansavelmente deram corpo e alma para o sucesso desta grande atividade. Um bem haja a todos (as)!

A Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, recebeu hoje (23/06/2023), a visita do Presidente do Instituto do Desp...
23/06/2023

A Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, recebeu hoje (23/06/2023), a visita do Presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Dr. José Dos Santos e a sua equipa, acompanhados do Diretor da CTGSF, Dr. Manuel Correia.

A visita enquadra-se no âmbito da perspetiva de proximidade e contactos institucional, alicerçada na dinâmica da CTGSF em procurar parcerias na melhoria de prestação de cuidados Terapêutica aos nossos utentes, elegendo o "Desporto como Terapia Ocupacional". O desporto é parte essencial de um estilo de vida saudável dos nossos utentes/residentes durante o período de internamento clínico nesta Unidade de Saúde. A prática do Desporto na CT, é intrínseca ao autoestima, autoconfiança, benefício a capacidade mentais e psicológicos, melhoramento e a aparência física e agilidade, a felicidade, integração social e outros benefícios aos nossos utentes.

Neste sentido, a IDJ, entregou um conjunto de kits desportivos à CTGSF.

23/06/2023
A Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, realizou hoje, pelas 10:00, uma palestra ministrada pelo Psicólogo, Dr...
20/06/2023

A Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, realizou hoje, pelas 10:00, uma palestra ministrada pelo Psicólogo, Dr. Silas Bettencourt, técnico desta Unidade de Saúde, no âmbito da data alusiva (26 de junho) do Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Dr**as, sob o lema, elegido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Dr**as e Crime (ONUDC), “Colocar as pessoas em primeiro lugar para fortalecer a prevenção, eliminando o estigma e a discriminação”, com o objetivo de aumentar a sensibilização sobre a importância de tratar as pessoas que consomem dr**as com respeito e empatia; prestar serviços voluntários baseados em evidências e de combater o estigma e a discriminação contra as pessoas que consomem dr**as, promovendo uma linguagem e atitudes respeitosas e sem juízos de valor.

A palestra contou com a presença de todos os funcionários da CTGSF, da Secretário Executiva da CCAD, Dra. Zania Correia E Silva, do Diretor da CTGSF, Dr. Manuel Correia, bem como, de todos os utentes e ex-utentes da CTGSF.

A Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, no âmbito da atividade desportiva, organizada pela ULD e a Direção da ...
16/06/2023

A Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, no âmbito da atividade desportiva, organizada pela ULD e a Direção da Cadeia Central da Praia, enquadrada à data alusiva ao Dia Internacional Contra o Abuso de Dr**as e Trafico Ilicito, sob o "people first: stop stigma and discrimnation, strengthen prevention" - "As pessoas em primeiro lugar: acabar com o estigma e a discriminação, reforçar a prevenção", o qual, a CTGSF, participou no referido torneio, e ficou em segundo lugar. O ponto alto desta participação enquadra-se nas ações do 'Desporto Como Terapêutica Ocupacional" dos nossos residentes, a proximidade e a resocialização com outras pessoas de outros Centros de Tratamento Terapêutica de toxicodependência em Álcool e outras Dr**as.

As taças foram feitas pelo Diretor da Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, pelo Diretor-adjunto da Cadeia Central e pela Coordenadora da ULD na CCP. É de referênciar a os técnicos da CTGFS, pela excelência profissional na organização dos nossos utentes. A satisfação dos nossos utentes/residentes é de satisfação e a gratidão.

16/06/2023

Roda de conversa alusivo ao lema “Colocar as pessoas em primeiro lugar para fortalecer a prevenção, eliminando o estigma e a discriminação” com o Grupo de Terapia

No âmbito das atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra as Dr**as - 26 de junho, este ano sob o lema “Colocar as pessoas em primeiro lugar para fortalecer a prevenção, eliminando o estigma e a discriminação”, elegido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Dr**as e Crimes, o Espaço de Respostas Integradas às Dependências e o Centro de Saúde do Tira Chapéu, realizaram hoje dia 15 de junho, uma conversa aberta sobre o tema alusivo a data, junto do Grupo de Terapia dos referidos espaços, dinamizada pelo Enfermeiro Lourenço Tavares.
Com esta conversa objetivou-se sensibilizar sobre a importância de tratar as pessoas que usam dr**as com respeito e empatia; fornecer serviços voluntários baseados em evidências para todos e ainda combater o estigma e a discriminação contra as pessoas que consomem dr**as, promovendo uma linguagem e atitudes respeitosas e sem juízos de valor.

A CTGSF recebeu em visita o representante do Governo das Canárias - Espanha, Dr. Jorge Cólogan y González-Massieu, pelas...
14/06/2023

A CTGSF recebeu em visita o representante do Governo das Canárias - Espanha, Dr. Jorge Cólogan y González-Massieu, pelas 10:30, o qual, esteve acompanhado do Diretor da CTGSF, Dr. Manuel Correia e contou com a presença da Dra. Helene Passos, Diretora Financeira do Ministério da Saúde, em representação da DGPOG.

A visita decorreu no âmbito de perfilhação de contactos institucional, apresentação da nova dinâmica, dos projetos, das perspetivas de proximidade com os parceiros estratégicos e, impulsionar linhas de financiamento que permitam dinamizar garantias de imputar autossustentabilidade, autossuficiência e acrescentar valor à Terapia Ocupacional dos utentes/residentes da CTGSF, aproveitando os recursos naturais, existente na CT.

Formação de parcerias nas áreas de capacitação e assistência técnica em áreas de estudos e formações em tratamento psicoterapêutico, socio terapêutico, dinamização da agropecuária sustentável, ações de intercâmbios técnico-científicos com os funcionários da CTGSF e recolha de subsídios para impulsionar a CTGSF a garantir linhas de financiamento em projetos nas áreas específicas e transversais. Todas essas ações, permitirão um foco intrínseca à melhoria substancial aos utentes em situações de toxicodependência em Álcool e outras Dr**as.

“Primeiro as pessoas: acabar com o estigma e a discriminação,fortalecer a prevenção”O problema mundial das dr**as é uma ...
06/06/2023

“Primeiro as pessoas: acabar com o estigma e a discriminação,
fortalecer a prevenção”

O problema mundial das dr**as é uma questão complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Muitas pessoas que usam dr**as enfrentam estigma e discriminação, o que pode prejudicar ainda mais sua saúde física e mental e impedi-las de acessar a ajuda de que precisam. O Escritório das Nações Unidas sobre Dr**as e Crime (UNODC) reconhece a importância de adotar uma abordagem centrada nas pessoas para as políticas de dr**as, com foco nos direitos humanos, compaixão e práticas baseadas em evidências. O Dia Internacional contra o Abuso de Dr**as e o Tráfico Ilícito , ou Dia Mundial das Dr**as, é comemorado em 26 de junho de cada ano para fortalecer a ação e a cooperação para alcançar um mundo livre do abuso de dr**as. O objetivo da campanha deste ano é conscientizar sobre a importância de tratar as pessoas que usam dr**as com respeito e empatia; fornecer serviços voluntários baseados em evidências para
todos; oferecer alternativas à punição; priorizar a prevenção; e liderando com compaixão. A campanha também visa combater o estigma e a discriminação contra pessoas que usam dr**as, promovendo umab linguagem e atitudes respeitosas e sem julgamento.

O Dia Mundial das Dr**as deste ano é um apelo para:

Aumentar a conscientização sobre o impacto negativo do estigma e da discriminação sobre as pessoas que usam dr**as e suas famílias.
Aumentar a conscientização sobre a epidemia de AIDS e hepatite entre pessoas que usam dr**as e expandir e fortalecer os programas de prevenção de HIV e hepatite.
Promover serviços voluntários baseados em evidências para todas as pessoas que usam dr**as.
Educar sobre transtornos por uso de dr**as, tratamentos disponíveis e a
importância da intervenção e apoio precoces.
Defender alternativas à prisão para crimes relacionados a dr**as, como tratamento e serviços baseados na comunidade.
Combata o estigma e a discriminação promovendo uma linguagem e atitudes respeitosas e sem julgamento.
Empoderar jovens e comunidades para prevenir o uso e dependência de dr**as.
Fonte:

World Drug Day - 26 June

Marque a sua consulta nos Centros de Saúde mais perto da sua moradia, consulte um médico e, também, podes assistir e par...
27/04/2023

Marque a sua consulta nos Centros de Saúde mais perto da sua moradia, consulte um médico e, também, podes assistir e participar numa reunião de grupo.
Centro de tratamento de toxicodependentes, como é o caso da CTGSF, tem as valências de proporcionar tratamento terapêutico e de reinserção social, laboral e comunitária. Ligue para 2648084.

PROJETO "BIBLIOTÉCA ATIVA"A CTGSF foi contemplada, no âmbito no nosso Projeto "Bibliotéca Ativa", pela Bibliotéca Nacion...
18/04/2023

PROJETO "BIBLIOTÉCA ATIVA"

A CTGSF foi contemplada, no âmbito no nosso Projeto "Bibliotéca Ativa", pela Bibliotéca Nacional de Cabo Verde, através do Plano Nacional da Leitura, com 500 livros totalmente novos. Os livros correspondem aos vários temas pertinentes, sendo didáticos, litúrgicos, pedagógicos, científicos, etc.

O Projeto atuará na área da prevenção e tratamento psicoterapêutico dos toxicodependentes, na autossustentabilidade e dinamização de investimentos interno da Comunidade Terapêutica, na reforma da biblioteca, através de projetos sociais e comunitários, viáveis e tangível. No combate à exclusão e na promoção da participação e emancipação social dos residentes/utentes, dos aditos em recuperação nas comunidades, nas suas diferentes dimensões, ou seja, contribuir para a sua integração comunitária e socioprofissional, proporcionar-lhes o contacto com experiências pessoais, sociais e culturalmente estruturantes e minimizar o desconforto causado pelos fatores diversos.

A Comunidade Terapeutica agradece a Bibliotéca Nacional de Cabo Verde.

17/04/2023

TRATAMENTO NA COMUNIDADE TERAPÊUTICA

A TERAPÊUTICA PSICOSSOCIAL inclui todo o processo de avaliação e diagnóstico, num ambiente de tratamento seguro e livre de dr**as lícitas e ilícitas, com apoio farmacológico e supervisão permanentes, um plano personalizado e estruturado de intervenção, psicoterapia individual e de grupo, educação sobre as dependências e sobre a abstinência, atividades sociais, programas familiares e uma fase de pós-tratamento/integração, já em regime de ambulatório durante um ano.

Todas estas etapas visam a recuperação plena do indivíduo dependente e a sua reintegração na comunidade. Este trabalho pode e deve ser complementado pelo tratamento médico de todas as complicações e/ou doenças que possam estar associadas ou ser causadas pela dependência de substâncias. Os fármacos são igualmente essenciais para compensar os efeitos da abstinência e permitir uma recuperação menos penosa.

A Direção da Comunidade Terapêutica Granja São Filipe, no âmbito do Plano de Atividade Mensal, no dia 14 de abril do cor...
16/04/2023

A Direção da Comunidade Terapêutica Granja São Filipe, no âmbito do Plano de Atividade Mensal, no dia 14 de abril do corrente ano, realizou a caminhada sob o lema: "Desporto como Terapia Ocupacional", à praia de São Francisco, que contou com a participação de todos os utentes/residentes e funcionários da Comunidade e que, também, abrange a data alusiva ao Dia Mundial da Saúde.

A Comunidade Terapêutica Granja São Filipe (CTGSF), foi criada em 2005, com o intuito de garantir melhor acesso ao tra...
16/04/2023

A Comunidade Terapêutica Granja São Filipe (CTGSF), foi criada em 2005, com o intuito de garantir melhor acesso ao tratamento dos toxicodependentes.

É uma unidade residencial especializada no tratamento e reinserção social dos dependentes do álcool e outras dr**as, de ambos os sexos, a partir dos 16 anos, mediante internamento de 6 meses. No caso de se tratar do programa de tratamento de recaída a duração é de 3 meses. Todo o internamento na CTGSF pressupõe desabituação física prévia.

Cabe às estruturas de saúde, fazer a avaliação e encaminhamento dos candidatos a internamento na CTGSF, devendo para o efeito enviar o processo do candidato à CTGSF, com a ficha de encaminhamento. O processo de admissão do candidato tem início, logo após a receção do processo.

O Modelo de intervenção adotado pela CTGSF é o Modelo Minnesota, que integra o princípio dos Doze Passos dos Alcoólicos/Narcóticos Anónimos com saberes técnicos específicos de uma equipa multidisciplinar, tendo como base do tratamento a abstinência total e como foco do tratamento a mudança de estilo de vida.

No espaço da CTGSF faculta-se ao residente uma experiência de vida com condições favoráveis para a reestruturação da sua personalidade e reintegração social.

O Ateliê Artesanal da Comunidade Terapêutica Granja São Filipe  já inspira o Natal... postais confecionados pelos intern...
30/11/2022

O Ateliê Artesanal da Comunidade Terapêutica Granja São Filipe já inspira o Natal... postais confecionados pelos internos no âmbito da Terapia Ocupacional.
Seja bem vindo o Natal tod@s!!!

Para assinalar o Dia Internacional contra o Abusivo e o Tráfico Ilícito de Dr**as, este ano sob o lema "Enfrentar os Des...
26/06/2022

Para assinalar o Dia Internacional contra o Abusivo e o Tráfico Ilícito de Dr**as, este ano sob o lema "Enfrentar os Desafios da Droga nas Crises Sanitárias e Humanitárias" a CTGSF proporcionou aos seus internos um dia de reflexão, incluído, diversas atividades:

A saber, Conversa Aberta refletindo o lema do dia mundial na perspectiva da Coalizão Comunitária Antidr**as; Atividades Recreativos; Partilhas Maravilha com dois Ex-residentes da CTGSF, sendo um deles um dos primeiros utentes da Granja em 2005 e para finalizar, os internos protagonizaram um sublime Momento Cultural.

Foi um dia intenso ao mesmo tempo de descontração e de fortes emoções, sobretudo, nos momentos da Partilhas Maravilha e animação cultural. A atividade contou com a colaboração ativa dos residentes, staff técnico, e outros colaboradores da CTGSF.

Juntos estaremos em melhor condição para enfrentarmos os desafios da droga nas crises sanitárias e humanitária!!!

Com estes postais produzidos pelos nossos residentes no âmbito do Atelier de Reciclagem Artesanal de Papel da CTGSF dese...
24/12/2021

Com estes postais produzidos pelos nossos residentes no âmbito do Atelier de Reciclagem Artesanal de Papel da CTGSF desejamos a tod@s um Santo Natal e um Próspero Ano Novo.
Que no novo ano sejamos capazes de reciclar os velhos hábitos em modos que inspiram positividade, tolerância, humanidade, lealdade e paz para o bem comum.

Muito obrigada pela parceria.Boas Festas e Feliz Natal!
24/12/2021

Muito obrigada pela parceria.
Boas Festas e Feliz Natal!

Com os nossos votos de Boas Festas, mas sobretudo com os nossos desejos de um mundo mais solidário, mais justo e onde ninguém é deixado para trás, num planeta que a todos pertence.

Este ano, enviamos os nossos votos, utilizando postais reciclados, produzidos pelos internos da Comunidade Terapêutica da Granja de São Filipe, um espaço que é a expressão máxima da esperança e de resiliência.

Em cada postal entregue, as pessoas receberam não só os nossos votos, mas histórias de vida, de superação e de esperanças no futuro.

O planeta também agradece!

Para si que é nosso seguidor/a os nosso votos de Festas Felizes igualmente.

Nos dias 14 e 19 do corrente mês a Comunidade Terapêutica Granja São Filipe realizou atividades em comemoração ao Natal....
20/12/2021

Nos dias 14 e 19 do corrente mês a Comunidade Terapêutica Granja São Filipe realizou atividades em comemoração ao Natal.
A primeira atividade trouxe ao centro os antigos pacientes para confraternizarem com os residentes e juntos vivenciarem o espírito natalício.
O Padre Cesandro Sequeira, numa conversa descontraída, mostrou-nos que o verdadeiro significado do Natal é o nascimento de Jesus. Nascer para o bem, para a esperança, para a união e para o amor.
O domingo trouxe a família, para um abraço fraterno antes do fim do ano.
Que possamos vivenciar o espírito natalício todos os dias e que haja Paz e Amor em todos os corações.
Boas Festas e Um 2022 de Muita Prosperidade, são os votos de todos os funcionários da CTGSF.

Endereço

Achada São Filipe
Praia

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 15:00
Terça-feira 08:00 - 15:00
Quarta-feira 08:00 - 15:00
Quinta-feira 08:00 - 15:00
Sexta-feira 08:00 - 15:00

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Comunidade Terapêutica Granja São Filipe publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Comunidade Terapêutica Granja São Filipe:

Compartilhar