Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral

Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral Serviço central, encarregado especificamente de assegurar apoio técnico, administrativo e logístico ao processo eleitoral.
(1)

A DGAPE funciona em estreita articulação com a Comissão Nacional de Eleições e com os órgãos de recenseamento. Pagina Oficial da Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral

Guia do Cidadão Eleitor Capítulo IV Programa nº 12 Coligação Partidária
03/06/2024

Guia do Cidadão Eleitor Capítulo IV Programa nº 12 Coligação Partidária

Guia do Cidadão Eleitor Capítulo IV Programa n°11 Memória dos Partidos Políticos
31/05/2024

Guia do Cidadão Eleitor Capítulo IV Programa n°11 Memória dos Partidos Políticos

Capítulo IV Programa nº 11 Memória dos Partidos Políticos
31/05/2024

Capítulo IV Programa nº 11 Memória dos Partidos Políticos

Guia do Cidadão Eleitor Capítulo IV   Programa nº 10   Partidos Políticos
30/05/2024

Guia do Cidadão Eleitor Capítulo IV Programa nº 10 Partidos Políticos

Guia do Cidadão Eleitor Capítulo III - Programa nº 9 - Quem não pode Candidatar-se
29/05/2024

Guia do Cidadão Eleitor Capítulo III - Programa nº 9 - Quem não pode Candidatar-se

Também podes seguir no Instagram para ver mais.
27/05/2024

Também podes seguir no Instagram para ver mais.

Guia do Cidadão EleitorCapitulo III - Programa nº 8 - Lei de Paridade
27/05/2024

Guia do Cidadão Eleitor
Capitulo III - Programa nº 8 - Lei de Paridade

Guia do Cidadão EleitorCapitulo III - Programa nº 7 - Eleições Autárquicas
24/05/2024

Guia do Cidadão Eleitor
Capitulo III - Programa nº 7 - Eleições Autárquicas

Guia do Cidadão Eleitor- Capitulo II Programa nº 6 - Voto Acompanhado
23/05/2024

Guia do Cidadão Eleitor- Capitulo II Programa nº 6 - Voto Acompanhado

Guia do Cidadão Eleitoral Capítulo II Programa n° 5
22/05/2024

Guia do Cidadão Eleitoral Capítulo II Programa n° 5

Guia do Cidadão EleitorCapitulo II programa nº 4 - Recenseamento Contínuo
20/05/2024

Guia do Cidadão Eleitor
Capitulo II programa nº 4 - Recenseamento Contínuo

Guia do Cidadão EleitorCapitulo II - Programa nº 3 - Sufrágio Universal
16/05/2024

Guia do Cidadão Eleitor
Capitulo II - Programa nº 3 - Sufrágio Universal

Guia do Cidadão EleitorCapitulo I - Programa nº 2 - Periodicidade e Transparência
15/05/2024

Guia do Cidadão Eleitor
Capitulo I - Programa nº 2 - Periodicidade e Transparência

Guia do Cidadão Eleitor Capítulo I | O que é a Democracia
14/05/2024

Guia do Cidadão Eleitor
Capítulo I | O que é a Democracia

Guia do Cidadão Eleitor

𝐀 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐧𝐚 𝐂𝐨𝐧𝐟𝐞𝐫ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐥𝐢𝐠ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐀𝐫𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐞 𝐄𝐥𝐞𝐢çõ𝐞𝐬 𝐧𝐚 Á𝐟𝐫𝐢𝐜𝐚, 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐝𝐚 𝐞𝐦 𝐍𝐚𝐢𝐫𝐨𝐛𝐢, 𝐐𝐮...
01/04/2024

𝐀 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐧𝐚 𝐂𝐨𝐧𝐟𝐞𝐫ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐥𝐢𝐠ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐀𝐫𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐞 𝐄𝐥𝐞𝐢çõ𝐞𝐬 𝐧𝐚 Á𝐟𝐫𝐢𝐜𝐚, 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐝𝐚 𝐞𝐦 𝐍𝐚𝐢𝐫𝐨𝐛𝐢, 𝐐𝐮ê𝐧𝐢𝐚, 𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝟏𝟔 𝐞 𝟏𝟕 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐫ç𝐨, 𝐟𝐨𝐢 𝐞𝐱𝐭𝐫𝐞𝐦𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐬𝐢𝐠𝐧𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐞 𝐛𝐞𝐦-𝐬𝐮𝐜𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚!

Organizada pela YIAGA Africa, ao lado de outras partes interessadas como órgãos de gestão eleitoral, organizações de observação eleitoral, especialistas em eleições, empresas de tecnologia e instituições regionais. O evento explorou os riscos e oportunidades da adoção de IA nas eleições africanas, além de discutir princípios reguladores para sua implantação.

Destacou-se o painel "Adoção de Inteligência Artificial (IA) pelos EMBs na África", onde Cabo Verde contribuiu junto com o Quênia e a Nigéria, abordando as ferramentas de IA utilizadas pelos órgãos de gestão eleitoral e discutindo transparência, responsabilização e eliminação de vieses nos sistemas de IA.

Contribuições consideradas valiosas, e houve um anúncio de formação de um Grupo de Trabalho da África sobre IA e Eleições na África. A conferência proporcionou uma excelente plataforma para aprendizado, compartilhamento de experiências e networking, reforçando o compromisso do país com eleições justas, transparentes e tecnologicamente avançadas.

08/03/2024

Com muito orgulho, anunciamos a criação da identidade visual para o Encontro Nacional das Comissões de Recenseamento! Este evento é essencial para promover a colaboração e a troca de experiências entre as comissões de recenseamento de todo o país. Estamos empolgados em contribuir para o sucesso deste importante evento!
Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral

𝐅𝐄𝐋𝐈𝐙 𝐃𝐈𝐀 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑𝐍𝐀𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑A Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) deseja um Feliz Dia Internaciona...
08/03/2024

𝐅𝐄𝐋𝐈𝐙 𝐃𝐈𝐀 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑𝐍𝐀𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑

A Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) deseja um Feliz Dia Internacional da Mulher a todas as mulheres, em especial, às colaboradoras da DGAPE.

Que neste Dia Internacional da Mulher, esperamos não apenas comemorar, mas também refletir e agir. Que podemos trabalhar juntas para construir um mundo onde todas as mulheres possam prosperar livremente, sem medo, sem limites, sem fronteiras para um futuro mais justo, igualitário e inclusivo para todos.

𝐄𝐍𝐂𝐄𝐑𝐑𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐃𝐎 𝐄𝐍𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐎 𝐍𝐀𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐃𝐀𝐒 𝐂𝐎𝐌𝐈𝐒𝐒Õ𝐄𝐒 𝐃𝐄 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐍𝐒𝐄𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐄𝐋𝐄𝐈𝐓𝐎𝐑𝐀𝐋 (𝐂𝐑𝐄)O encerramento do Encontro Nacional das ...
08/03/2024

𝐄𝐍𝐂𝐄𝐑𝐑𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐃𝐎 𝐄𝐍𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐎 𝐍𝐀𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐃𝐀𝐒 𝐂𝐎𝐌𝐈𝐒𝐒Õ𝐄𝐒 𝐃𝐄 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐍𝐒𝐄𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐄𝐋𝐄𝐈𝐓𝐎𝐑𝐀𝐋 (𝐂𝐑𝐄)

O encerramento do Encontro Nacional das Comissões de Recenseamento Eleitoral (CRE) marcou o final de três dias intensas de discussões e trocas de experiências entre os membros da CRE e a Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE).

Durante esse período, uma série de temas cruciais para o recenseamento eleitoral foram discutidas, aprimorando os processos e garantindo a eficiência e a transparência do sistema eleitoral. Alguns dos principais tópicos discutidos incluíram:

1. Processo de Recenseamento Eleitoral
2. Planeamento do Recenseamento Eleitoral
3. Estratégia de Sensibilização para o Recenseamento Eleitoral
4. Utilização do Sistema de Gestão da BDRE – DGAPE
5. Estratégia de Tecnologia e Media Digital para o Recenseamento Eleitoral
6. Motivação e Liderança

𝐄𝐍𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐎 𝐍𝐀𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐃𝐀𝐒 𝐂𝐎𝐌𝐈𝐒𝐒Õ𝐄𝐒 𝐃𝐄 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐍𝐒𝐄𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐄𝐋𝐄𝐈𝐓𝐎𝐑𝐀𝐋 (𝐂𝐑𝐄)No segundo dia 06/03/2024 do Encontro Nacional das Comis...
06/03/2024

𝐄𝐍𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐎 𝐍𝐀𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐃𝐀𝐒 𝐂𝐎𝐌𝐈𝐒𝐒Õ𝐄𝐒 𝐃𝐄 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐍𝐒𝐄𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐄𝐋𝐄𝐈𝐓𝐎𝐑𝐀𝐋 (𝐂𝐑𝐄)

No segundo dia 06/03/2024 do Encontro Nacional das Comissões de Recenseamento Eleitoral (CRE), a programação começou com a apresentação do sistema de gestão de BDRE (Base de Dados de Recenseamento Eleitoral).

Durante essa parte do evento, foram discutidas várias abordagens para sensibilizar a população. O objetivo é alcançar todos os segmentos da sociedade, garantindo que cada cidadão esteja ciente da sua responsabilidade de participar ativamente no processo democrático através do recenseamento eleitoral.

Hoje ocorreu o primeiro dia do Encontro Nacional das Comissões de Recenseamento Eleitoral (CRE),  o evento contou com a ...
05/03/2024

Hoje ocorreu o primeiro dia do Encontro Nacional das Comissões de Recenseamento Eleitoral (CRE), o evento contou com a presença da Sra. Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa, e a presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE), Dra. Maria do Rosário.

Baseando nas Eleições Autárquicas deste ano, o encontro busca proposta e soluções inovadoras para expandir e acelerar o processo de recenseamento eleitoral, com o propósito de aumentar o número de novos inscritos.

ENCONTRO NACIONAL DAS COMISSÕES DE RECENSEAMENTO ELEITORAL (CRE)A Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), ...
04/03/2024

ENCONTRO NACIONAL DAS COMISSÕES DE RECENSEAMENTO ELEITORAL (CRE)

A Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), realiza nos dias 5, 6 e 7 de março na Sala de Conferências do Hotel Vista, na Cidade da Praia, o Encontro Nacional das Comissões de Recenseamento Eleitoral (CRE).

O encontro tem como objetivo principal servir como plataforma para a preparação de uma campanha visando a promoção do recenseamento eleitoral.

No contexto das Eleições Autárquicas deste ano, o encontro buscará propostas e soluções inovadoras para expandir e acelerar o processo de recenseamento eleitoral, com o propósito de aumentar o número de novos inscritos.

𝐉𝐨𝐚𝐧𝐚 𝐑𝐨𝐬𝐚 𝐫𝐞ú𝐧𝐞-𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐂𝐍𝐄 𝐞 𝐃𝐆𝐀𝐏𝐄 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐝𝐢𝐬𝐜𝐮𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞𝐬𝐭õ𝐞𝐬 𝐞𝐥𝐞𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚𝐢𝐬 A ministra da Justiça, Joana Rosa, reuniu-s...
29/02/2024

𝐉𝐨𝐚𝐧𝐚 𝐑𝐨𝐬𝐚 𝐫𝐞ú𝐧𝐞-𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐂𝐍𝐄 𝐞 𝐃𝐆𝐀𝐏𝐄 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐝𝐢𝐬𝐜𝐮𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞𝐬𝐭õ𝐞𝐬 𝐞𝐥𝐞𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚𝐢𝐬

A ministra da Justiça, Joana Rosa, reuniu-se no dia 23 de fevereiro, com a presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE), Maria do Rosário, e do Diretor da Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), Salif Silva, para discussão e preparação para os atos eleitorais, na CNE, Prainha, cidade da Praia.

O encontro teve como propósito fundamental, partilha de informações relevantes e discussão do cronograma dos embates eleitorais, bem como o planeamento de logística necessária e estabelecimento de metas claras e objetivas, para a execução e concretização dos trabalhos.

Nota de FalecimentoCom imensa consternação, a Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral, lamenta profundamente comuni...
27/02/2024

Nota de Falecimento

Com imensa consternação, a Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral, lamenta profundamente comunicar o falecimento do Sr. José Luis dos Reis, Presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral da Ribeira Brava.

Neste momento de luto, expressamos as nossas mais sinceras condolências.

19/10/2023
A DGAPE recebeu, na última sexta, a Diretora do Centro de Língua Portuguesa, Dra. Mariana Faria, no âmbito da disponibil...
18/10/2023

A DGAPE recebeu, na última sexta, a Diretora do Centro de Língua Portuguesa, Dra. Mariana Faria, no âmbito da disponibilização de um estagiário ao abrigo do programa de Aprendizagem desenvolvida pelo Camões - Centro de Língua Portuguesa, na Cidade da Praia.

O objetivo da visita de trabalho foi discutir o andamento e definir o plano de estágio do estagiário Nilton Pires, que irá atuar junto ao projeto Eleição da Mascote da Escola.

O Centro de Língua Portuguesa foi inaugurado no dia 17 de novembro de 1999, tendo como principal objetivo apoiar a formação de professores de Língua Portuguesa. Tendo em vista o desenvolvimento de atividade que integra programas de formação, oficinas, conferências, colóquios, sessões de projeção de fílmica, ateliês de conversação, entre outras atividades.

A DGAPE agradece pela parceria que inicia com expectativas que este seja o primeiro de muitos.

DGAPE recebe visita de Sua Excelência, a Ministra da Justiça, Dra. Joana RosaA Direção Geral de Apoio ao Processo Eleito...
05/10/2023

DGAPE recebe visita de Sua Excelência, a Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa

A Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral recebeu, nesta manhã, uma visita de trabalho de Sua Excelência, a Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa Amado, com o objetivo de inteirar-se do funcionamento, das preocupações e necessidades da instituição. Esta é a primeira visita à instituição desde a tomada de posse do novo Diretor Geral, Dr. Salif Silva.

Uma das necessidades da instituição identificadas, foi a escassez de recursos humanos e a situação precária de alguns colaboradores. Segundo a Ministra da Justiça, o Ministério tem estado “fortemente comprometido” no sentido de alocar meios, para fazer as alterações legais que sejam necessárias para a regularização da situação laboral dos colaboradores.

Ainda mais, a Dra. Joana Rosa refaz o “grande compromisso” na redução de pendências, pois acredita que “a qualidade do ambiente de trabalho, é um dos aspetos que mais impactam a motivação e a produtividade de uma equipa. E com o novo ciclo eleitoral, precisa-se de colaboradores motivados, engajados e comprometidos com o processo eleitoral em Cabo Verde.”

Com os olhos fitos no ciclo eleitoral que se inicia em 2024, a DGAPE pretende planificar, em concertação com a CNE, todas as suas ações de forma atempadamente para que não haja falhas perante o pleito. Para a Sra. Ministra, Dra. Joana Rosa as ações devem se iniciar pelo “apoio ao processo de recenseamento, no que tange as deslocações, a disponibilização dos kits de recenseamento, a comunicação e o incentivo ao recenseamento, principalmente na camada jovem.”

Também foi apresentado à Sra. Ministra o projeto Eleição da Mascote da Escola, uma iniciativa da DGAPE em parceria com o Ministério da Educação e as Comissões de Recenseamento Eleitoral. O projeto que está em curso desde do ano letivo de 2015/2016 e vai na sua segunda fase (2022/2023) e tem como objetivo incutir nas crianças e adolescentes a importância da cidadania e a participação ativa nas eleições.

A visita foi bastante profícua uma vez que foi possível apresentar os principais desafios enfrentados pela instituição.

Endereço

Palácio Governo
Praia
574

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+2383336334

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral:

Vídeos

Compartilhar