Instituto do Desporto e da Juventude

Instituto do Desporto e da Juventude Desporto | Juventude | Desporto Integrado e Inclusivo | Atividade Física e Estilos de Vida Saudável O IDJ, I. Igualmente, o IDJ, I.
(15)

O IDJ, I.P, tem por missão a implementação de uma política global e descentralizada nos domínios do desporto e da juventude em articulação com as entidades públicas e privadas, especialmente com o associativismo desportivo, juvenil, estudantil e com as autarquias locais. P., sugere medidas em matéria desportiva, com vista ao desenvolvimento do desporto integrado e inclusivo e adota medidas prevent

ivas e repressivas da ética no desporto, bem como estimula a implementação de programas para a integração da atividade física e desportiva nos estilos de vida saudável dos cabo-verdianos, através de disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros. P., visa ajudar na definição, monitorização e execução das políticas públicas para a juventude, através da adoção de medidas de estímulo à participação cívica dos jovens em atividades políticas, sociais, económicas, culturais e educativas. Nesse leque de funções, deve também estimular o associativismo e a mobilidade dos jovens e fomentar a adoção de programas destinados a responder às necessidades e especificidades do universo jovem.

Jogos Escolares 2023/224: Região Santiago SulO Estádio Nacional recebeu, na manhã de hoje, 18 de novembro, as provas de ...
18/11/2023

Jogos Escolares 2023/224: Região Santiago Sul

O Estádio Nacional recebeu, na manhã de hoje, 18 de novembro, as provas de atletismo dos Jogos Escolares da região Santiago Sul.

Importa frisar que as escolas vencedoras representarão as suas regiões nas olimpíadas do Desporto Escolar 2024, agendada para o mês de março.

18/11/2023
O campeão voltou 🙌🇨🇻Airton Cozzolino é o nosso novo campeão mundial, masculino, de Kite-Surf 2023, Qatar Airways🔥 Parabé...
18/11/2023

O campeão voltou 🙌🇨🇻

Airton Cozzolino é o nosso novo campeão mundial, masculino, de Kite-Surf 2023, Qatar Airways🔥

Parabéns, Airton, por esta vitória que nos enche de orgulho!

📌 Cauípe, Brasil
📷 GKA Kite World Tour


𝗜𝗗𝗝 𝗘𝗡𝗧𝗥𝗘𝗚𝗔 𝗧𝗥𝗢𝗙𝗘́𝗨𝗦 𝗘 𝗠𝗘𝗗𝗔𝗟𝗛𝗔𝗦 𝗔̀𝗦 𝗙𝗢𝗥𝗖̧𝗔𝗦 𝗔𝗥𝗠𝗔𝗗𝗔𝗦 𝗗𝗘 𝗖𝗔𝗕𝗢 𝗩𝗘𝗥𝗗𝗘O Instituto do Desporto e da Juventude procedeu na manh...
17/11/2023

𝗜𝗗𝗝 𝗘𝗡𝗧𝗥𝗘𝗚𝗔 𝗧𝗥𝗢𝗙𝗘́𝗨𝗦 𝗘 𝗠𝗘𝗗𝗔𝗟𝗛𝗔𝗦 𝗔̀𝗦 𝗙𝗢𝗥𝗖̧𝗔𝗦 𝗔𝗥𝗠𝗔𝗗𝗔𝗦 𝗗𝗘 𝗖𝗔𝗕𝗢 𝗩𝗘𝗥𝗗𝗘

O Instituto do Desporto e da Juventude procedeu na manhã de hoje, 17 de novembro, à entrega de taças e medalhas às Forças Armadas Cabo Verde, para premiação dos vencedores da XIV Edição dos Jogos Militares Nacionais, que terá lugar entre 4 a 12 de dezembro, na Ilha do Sal.

Recorda-se que este apoio é fruto de uma parceria institucional estabelecida entre o Instituto do Desporto e da Juventude e as Forças Armadas de Cabo Verde no ano passado, que visa contribuir para reforçar e dinamizar o Desporto Militar, como um subsistema do Desporto Cabo-verdiano, e de extrema importância para o desenvolvimento do Setor Desportivo.

Um bem-haja ao Desporto Militar!




Forças Armadas de Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

𝗝𝗼𝗴𝗼𝘀 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗶𝘀 𝟮𝟬𝟮𝟯/𝟮𝟰O IDJ felicita as delegações de Santiago Sul pelo arranque dos Jogos Escolares regionai...
17/11/2023

𝗝𝗼𝗴𝗼𝘀 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗶𝘀 𝟮𝟬𝟮𝟯/𝟮𝟰

O IDJ felicita as delegações de Santiago Sul pelo arranque dos Jogos Escolares regionais, 2023-2024, um momento importante para a comunidade escolar e desportiva, tendo em conta que a retoma efetiva desta iniciativa representa uma mais valia para a educação física e mental no desenvolvimento e formação dos nossos alunos-atletas.

Com a realização dos Jogos Escolares aprofunda-se a amizade mútua e cooperação entre os jovens e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante, como cidadão democrático e participativo, estimulando o pleno exercício da cidadania, promovendo o intercâmbio sócio desportivo e cultural entre os participantes, envolvendo todas as escolas, bem como o Desporto Juvenil no país.

De relembrar que as equipas vencedoras representarão a sua região nas Olimpíadas do Desporto Escolar 2024, prevista para o mês de março.

A Olimpíada do Desporto Escolar é um evento previstos no programa de atividades do Desporto Escolar, que resulta da realização de Jogos Escolares Regionais, e que tem, ainda, como missão estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

Por isso, o IDJ e a DNE estão a criar todas as condições para que o desporto escolar desenvolva, de modo a possibilitar o surgimento de potenciais talentos, em várias modalidades desportivas, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade do Desporto Cabo-verdiano.

Bem-haja ao desporto escolar!




Ministério da Educação de Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

𝗤𝘂𝗮𝗹𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗮𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹 𝟮𝟬𝟮𝟲Estádio Nacional, na cidade da Praia, recebeu ontem, 16 de novembro, o jogo da primeira jo...
17/11/2023

𝗤𝘂𝗮𝗹𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗮𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹 𝟮𝟬𝟮𝟲

Estádio Nacional, na cidade da Praia, recebeu ontem, 16 de novembro, o jogo da primeira jornada da qualificação para o Campeonato do Mundo FIFA 2026, da Seleção Nacional de Futebol, sénior masculino, diante da congénere da Angola, com um empate a zero.

Cabo Verde voltará a jogar no dia 21 de novembro, com a congénere da Eswatini, antiga Suazilândia, em jogo da segunda jornada, a ser disputado no Estádio Mbombela (Nelspruit, África do Sul) às 15h00 (12h00 em Cabo Verde).

Boa sorte rapazes para o próximo jogo.




Federação Cabo-verdiana de Futebol
Governo de Cabo Verde

𝗤𝗨𝗔𝗟𝗜𝗙𝗜𝗖𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗠𝗨𝗡𝗗𝗜𝗔𝗟 𝟮𝟬𝟮𝟲DIA DE JOGO 📝 1.ª Jornada Grupo D🗓️ 16 de Novembro📍 Cidade da Praia🏟️ Estádio Nacional🕕 18h00...
16/11/2023

𝗤𝗨𝗔𝗟𝗜𝗙𝗜𝗖𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗠𝗨𝗡𝗗𝗜𝗔𝗟 𝟮𝟬𝟮𝟲

DIA DE JOGO

📝 1.ª Jornada Grupo D
🗓️ 16 de Novembro
📍 Cidade da Praia
🏟️ Estádio Nacional
🕕 18h00
⚽ Cabo Verde 🇨🇻 🆚 Angola 🇦🇴

Boa sorte rapazes!
Cabo Verde está na torcida!




Federação Cabo-verdiana de Futebol
Governo de Cabo Verde

𝗖𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗖𝗮𝗯𝗼-𝘃𝗲𝗿𝗱𝗶𝗮𝗻𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟯Organizado pelo Ministério do Mar, decorreu neste fim de semana, 12 d...
15/11/2023

𝗖𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗖𝗮𝗯𝗼-𝘃𝗲𝗿𝗱𝗶𝗮𝗻𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟯

Organizado pelo Ministério do Mar, decorreu neste fim de semana, 12 de novembro, em São Vicente, a comemoração do ‘’Dia do Desporto cabo-verdiano’’, com a realização da 1º edição do Triocean, prova desportiva disputada em equipas nas modalidades de Natação, Ciclismo e Atletismo.

A prova desportiva inserida no programa do Cabo Verde Ocean week 2023 que decorre de 12 a 17 de Novembro, no Centro Oceanográfico do Mindelo, sob o lema “mudando as Marés” teve o seu inicio na Praia da Laginha com os atletas a terem que percorrer uma distância na modalidade de natação de 1 km, 14 Km a pedalar e por fim 7 km a correr , interligando as zonas marítimas balneares de São Vicente, por água e por terra, levantando voz e levando uma mensagem a todos os cidadãos para a problemática em torno da preservação e proteção dos oceanos.

A prova que contou com a participação de 54 atletas, integrando 18 equipas, representando oito ilhas do arquipélago, com exceção da ilha do Fogo, que não se fez presente por causa de uma outra competição em curso na ilha do vulcão,

O grande vencedor da primeira edição do Triocean, foi o “Team S. Vicente”, constituído por Artur Silva (atletismo), Nélio Cruz (ciclismo) e Bruno Fernandes (natação), com o tempo de 1 hora, 18 minutos e 15 segundos. O segundo lugar foi merecido pela equipa do Sal, e o terceiro foi para uma equipa mista de São Vicente e Santo Antão, com os tempos de 1hora 19 minutos e 23 segundos e 1 hora 19 minutos e 51 segundos, respetivamente.

Dentro do programa do dia do triocean registou-se também atividades desportivas nas modalidades de voleibol, andebol e basquetebol e ainda no período de tarde a zona piscatória de Salamansa acolheu mais uma edição da feira gastronômica ligada ao mar, ofertando pratos da comunidade, provenientes de produtos do mar e entre outros

De realçar que a prova contou com o envolvimento e parceria por parte do Instituto do Desporto e da Juventude.





Ministério do Mar de Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

 O Estádio Nacional, a casa do desporto nacional, já reúne todas as condições para receber o jogo entre Cabo Verde e Ang...
15/11/2023



O Estádio Nacional, a casa do desporto nacional, já reúne todas as condições para receber o jogo entre Cabo Verde e Angola, na quinta-feira dia 16 de novembro de 2023.

De realçar que os autocarros da empresa Sol Atlântico estarão disponíveis na paragem próxima ao Estádio da Várzea a partir das 16:00h, duas horas antes do horário do jogo da seleção nacional, por apenas 43 CVE ida e 43 CVE volta.




Federação Cabo-verdiana de Futebol
Governo de Cabo Verde

𝐂𝐂𝐂𝐉 - 𝐏𝐎𝐑𝐓𝐎 𝐍𝐎𝐕𝐎 𝟐𝟎𝟐𝟑 | 𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐂Ã𝐎 𝐃𝐄 𝐃𝐈𝐑𝐈𝐆𝐄𝐍𝐓𝐄𝐒 𝐃𝐄𝐒𝐏𝐎𝐑𝐓𝐈𝐕𝐎𝐒Arrancou nesta segunda-feira, 13 de novembro, na cidade do Po...
14/11/2023

𝐂𝐂𝐂𝐉 - 𝐏𝐎𝐑𝐓𝐎 𝐍𝐎𝐕𝐎 𝟐𝟎𝟐𝟑 | 𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐂Ã𝐎 𝐃𝐄 𝐃𝐈𝐑𝐈𝐆𝐄𝐍𝐓𝐄𝐒 𝐃𝐄𝐒𝐏𝐎𝐑𝐓𝐈𝐕𝐎𝐒

Arrancou nesta segunda-feira, 13 de novembro, na cidade do Porto Novo, uma formação de capacitação destinada aos dirigentes desportivos da ilha de Santo Antão.

Esta formação visa capacitar e dotar os dirigentes desportivos de ferramentas para uma melhor qualificação e gestão das organizações desportivas.

A formação é ministrada pelo formador, Jorge Vilela de Carvalho, que enalteceu a parceria entre o Governo, Câmaras Municipais de Santo Antão, PNUD e o Instituto Português do Desporto e Juventude de Portugal, que representa, para partilhar a sua experiência com os dirigentes da nossa ilha.

𝑷𝒐𝒓𝒕𝒐 𝑵𝒐𝒗𝒐, 𝑪𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝑪𝒂𝒑𝒊𝒕𝒂𝒍 𝑪𝒂𝒃𝒐-𝑽𝒆𝒓𝒅𝒊𝒂𝒏𝒂 𝒅𝒂 𝑱𝒖𝒗𝒆𝒏𝒕𝒖𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟐𝟑.

YouthConnekt Cabo Verde

̃o
Câmara Municipal do Porto Novo
PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗖𝗮𝗯𝗼-𝘃𝗲𝗿𝗱𝗶𝗮𝗻𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟯Instituto do Desporto e da Juventude e a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos j...
13/11/2023

𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗖𝗮𝗯𝗼-𝘃𝗲𝗿𝗱𝗶𝗮𝗻𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟯

Instituto do Desporto e da Juventude e a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos juntos na comemoração do "Dia do Desporto Cabo-verdiano".

Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos


Governo de Cabo Verde

𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗖𝗮𝗯𝗼-𝘃𝗲𝗿𝗱𝗶𝗮𝗻𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟯Instituto do Desporto e da Juventude e a Câmara Municipal do Maio juntos na comemoraçã...
13/11/2023

𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗖𝗮𝗯𝗼-𝘃𝗲𝗿𝗱𝗶𝗮𝗻𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟯

Instituto do Desporto e da Juventude e a Câmara Municipal do Maio juntos na comemoração do "Dia do Desporto Cabo-verdiano".

Câmara Municipal do Maio


Governo de Cabo Verde

𝗣𝗟𝗔𝗡𝗢 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗔 𝗘́𝗧𝗜𝗖𝗔 𝗡𝗢 𝗗𝗘𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗢Realizamos na tarde de hoje, 13 de novembro, no Centro Educativo Miraflores, na cida...
13/11/2023

𝗣𝗟𝗔𝗡𝗢 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗔 𝗘́𝗧𝗜𝗖𝗔 𝗡𝗢 𝗗𝗘𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗢

Realizamos na tarde de hoje, 13 de novembro, no Centro Educativo Miraflores, na cidade da Praia, uma pequena sensibilização do Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED), dirigida pela Coordenadora do PNED, Maria do Rosário Rodrigues, com participação aproximadamente de 110 alunos/as do 6°ano.

O PNED é um conjunto de iniciativas estruturadas e planificadas, que visa divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva tais como: a Verdade, o Respeito, a Cooperação, a Imparcialidade, a Tolerância, a Ajuda, a Determinação, a Coragem, a Justiça, a Honestidade, a Amizade, o Rigor entre muitos outros entendidos como sendo inquestionável quando o objeto é Desporto.

Com a implementação do PNED pretende-se que os valores destacados sejam assimilados e vividos sempre no seio do Desporto Cabo-verdiano, que promove desta forma, uma sociedade participativa e inclusiva para o desenvolvimento sustentável.

Trata-se de uma iniciativa do Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude, no quadro da nova dinâmica que se pretende imprimir ao Desporto enquanto via, por excelência, de educar e de formar diferentes segmentos da população.

Plano Nacional da Ética no Desporto, "Ética na vida e no desporto".





Governo de Cabo Verde

Instituto do Desporto e da Juventude e a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago juntos na comemoração do "Dia do Despo...
13/11/2023

Instituto do Desporto e da Juventude e a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago juntos na comemoração do "Dia do Desporto Cabo-verdiano".




Governo de Cabo Verde

𝗖𝗢𝗠𝗘𝗠𝗢𝗥𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗢 𝗗𝗜𝗔 𝗗𝗢 𝗗𝗘𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗢 𝗖𝗔𝗕𝗢-𝗩𝗘𝗥𝗗𝗜𝗔𝗡𝗢A Câmara Municipal de São Miguel em parceria com o Instituto do Desporto e...
13/11/2023

𝗖𝗢𝗠𝗘𝗠𝗢𝗥𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗢 𝗗𝗜𝗔 𝗗𝗢 𝗗𝗘𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗢 𝗖𝗔𝗕𝗢-𝗩𝗘𝗥𝗗𝗜𝗔𝗡𝗢

A Câmara Municipal de São Miguel em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude, comemoraram ontem, 12 de novembro, o Dia do Desporto Cabo-verdiano, com atividades diversas envolvendo alunos dessas organizações.

A Dia do Desporto Cabo-verdiano é assinalado sob o propósito de sensibilizar e promover a prática da atividade física, assim como a valorização do desporto nacional.

Esta configura-se como uma oportunidade de reforçar a promoção do Desporto para todos e de todos os valores que o incorpora, mas também, de celebrar todas as conquistas e desafios do setor.

Câmara Municipal de São Miguel


Governo de Cabo Verde

𝗖𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮çã𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁o 𝗖𝗮𝗯𝗼-𝗩𝗲𝗿𝗱𝗶𝗮𝗻𝗼Em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude, a Câmara Municipal d...
13/11/2023

𝗖𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮çã𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁o 𝗖𝗮𝗯𝗼-𝗩𝗲𝗿𝗱𝗶𝗮𝗻𝗼

Em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude, a Câmara Municipal da Ribeira Brava, realizou ,ontem, uma marcha desportiva pelas ruas da cidade e varias outras atividades relacionadas com o desporto, no Pavilhão Desportivo.

Câmara Municipal Da Ribeira Brava


Governo de Cabo Verde

Instituto do Desporto e da Juventude e a Câmara Municipal da Brava juntos na comemoração do "Dia do Desporto Cabo-verdia...
13/11/2023

Instituto do Desporto e da Juventude e a Câmara Municipal da Brava juntos na comemoração do "Dia do Desporto Cabo-verdiano".

Câmara Municipal da Brava


Governo de Cabo Verde

12/11/2023

Neste 𝐃𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐂𝐚𝐛𝐨-𝐯𝐞𝐫𝐝𝐢𝐚𝐧𝐨, o Ministro Carlos do Canto Monteiro, reforça o compromisso do Governo em construir um desporto mais desenvolvido e inclusivo.

"O Governo de Cabo Verde reconhece o desporto como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do país. Por isso, no Orçamento de Estado recentemente aprovado, destinou ao setor desportivo o maior orçamento de sempre, com o objetivo de aprimorar as condições de representação para nossas seleções e atletas individuais, e elevar o padrão do desporto praticado em Cabo Verde e por nossa vasta diáspora. "

Confira a mensagem do Ministro alusiva ao Dia do Desporto Cabo-verdiano!

𝗩𝗶𝘃𝗮 𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗖𝗮𝗯𝗼-𝘃𝗲𝗿𝗱𝗶𝗮𝗻𝗼!Hoje, celebramos na cidade de Santa Catarina, o Dia do Desporto Cabo-verdiano. Uma oportun...
12/11/2023

𝗩𝗶𝘃𝗮 𝗼 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼 𝗖𝗮𝗯𝗼-𝘃𝗲𝗿𝗱𝗶𝗮𝗻𝗼!

Hoje, celebramos na cidade de Santa Catarina, o Dia do Desporto Cabo-verdiano. Uma oportunidade ímpar de reforçar a promoção do Desporto para todos e de todos os valores que o incorpora, mas também, de celebrar todas as conquistas e desafios do setor.

Tal como nos últimos anos, o Instituto do Desporto e da Juventude, as Câmaras Municipais, instituições públicas e privadas, assinalaram a efeméride com várias atividades desportivas no terreno, junto das comunidades, com o propósito sensibilizar e promover a prática da atividade física, assim como a valorização do desporto nacional.

O Desporto cabo-verdiano tem evoluído muito, graças à boa vontade, abnegação e muita entrega dos nossos dirigentes, técnicos, atletas e espetadores. Nos últimos anos, o desporto tem sido um instrumento privilegiado para a projeção da imagem internacional de Cabo Verde e posicionado o país na rota de grandes eventos desportivos.

Por isso, hoje, também reforçamos o nosso grande reconhecimento e gratidão a todos que labutam em prol do engrandecimento do Desporto Cabo-Verdiano.

Juntos, continuaremos a “promover o desporto e a engrandecer Cabo Verde”.




Câmara Municipal de Santa Catarina
Governo de Cabo Verde

𝗖𝗢𝗠𝗘𝗠𝗢𝗥𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝐃𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐏𝐎𝐑𝐓𝐎 𝐂𝐀𝐁𝐎-𝐕𝐄𝐑𝐃𝐈𝐀𝐍𝐎 No próximo Domingo, dia 12 de novembro, comemora-se ‘’Dia do Desporto Cabo-v...
10/11/2023

𝗖𝗢𝗠𝗘𝗠𝗢𝗥𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝐃𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐏𝐎𝐑𝐓𝐎 𝐂𝐀𝐁𝐎-𝐕𝐄𝐑𝐃𝐈𝐀𝐍𝐎

No próximo Domingo, dia 12 de novembro, comemora-se ‘’Dia do Desporto Cabo-verdiano’’, um momento de celebração das conquistas nacionais no setor desportivo, mas também, de reflexão sobre os desafios do desporto nacional.

O Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com instituições públicas e privadas e vários municípios do país assinalam a data com uma série de atividades desportivas e de reflexão, com o intuito de promover a prática do desporto e da atividade física, assim como valorizar o desporto nacional.

Segue o carrossel, conhece o programa de comemoração no teu município e participe!

Viva o Desporto Cabo-verdiano!!!




Governo de Cabo Verde

10/11/2023

𝐎 𝐎𝐫ç𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟒 𝐢𝐫á 𝐠𝐚𝐫𝐚𝐧𝐭𝐢𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐒𝐞𝐭𝐨𝐫 𝐝𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐞 𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚𝐫, 𝐧𝐨 𝐩𝐚í𝐬 𝐞 𝐧𝐚 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐝𝐢á𝐬𝐩𝐨𝐫𝐚

"Estamos comprometidos em continuar a investir nos pilares fundamentais do desenvolvimento do Desporto, visando o fortalecimento do setor, através da promoção do Programa Nacional de Atividade Física - "MexiMexê", Programa "Bolsa de Iniciação Desportiva" e "Bolsa Atleta" e da retoma do Centro de Alto Rendimento Desportivo.

No que diz respeito às infraestruturas desportiva, estabelecemos como meta a construção de pelo menos um campo relvado em cada município. Em 2024, este compromisso será concretizado com a conclusão das obras em São Salvador do Mundo e a construção do campo relvado em Paul.

Em 2024, teremos, ainda, a segunda edição das Olimpíadas do Desporto Escolar, um evento que visa promover a excelência desportiva no seio escolar.

Com este orçamento, estamos convictos de que o sector desportivo terá um estimulo em todas as suas dimensões, promovendo a prática desportiva, apoiando o alto rendimento e investindo nas infraestruturas desportivas necessárias para o sucesso do desporto nacional.”

Veja a intervenção do titular da pasta do Desporto, Carlos do Canto Monteiro, no do debate parlamentar sobre o Orçamento do Estado para o ano de 2024.

10/11/2023
𝗜 𝗘𝗱𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗕𝗼𝗹𝘀𝗮 𝗔𝘁𝗹𝗲𝘁𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝗺𝗽𝗹𝗮 𝟮𝟳 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀No âmbito do I Edital do Programa Bolsa Atleta, o Instituto d...
10/11/2023

𝗜 𝗘𝗱𝗶𝘁𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗕𝗼𝗹𝘀𝗮 𝗔𝘁𝗹𝗲𝘁𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝗺𝗽𝗹𝗮 𝟮𝟳 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀

No âmbito do I Edital do Programa Bolsa Atleta, o Instituto do Desporto e da Juventude informa que foram contemplados 27 (vinte e sete) atletas das 33 (trinta e três) candidaturas registadas na Plataforma Eureka.

O Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude, lançou, este ano, o primeiro concurso do programa “Bolsa Atleta”, com objetivo de atribuir subsídios monetários aos atletas promissores ou de alto rendimento, levando em conta as suas necessidades específicas para a preparação e participação em competições nacionais e internacionais.

Esse apoio vai ser feito através de uma prestação monetária mensal fixa, para cobrir despesas como propinas escolares, aquisição de material escolar, inscrições em competições, estadias, alimentação e transportes para eventos desportivos, aquisição de material desportivo, seguro de acidentes durante a prática desportiva e apoio técnico desportivo especializado.

No total, foram submetidas 33 candidaturas, dos quais 27 foram contempladas, sendo 11 atletas femininas e 16 atletas masculinos, em modalidades coletivas (andebol e basquetebol) e individuais (ginástica, atletismo, karaté, judo, boxe, desporto adaptado).

Recorda-se que o programa Bolsa Atleta é uma das políticas do Governo para a X Legislatura, que visa incentivar o desenvolvimento desportivo e escolar do atleta.

Consulte a lista aqui 👇




Governo de Cabo Verde

𝗜𝗗𝗝 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲 𝗮 𝘃𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗠𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗧𝗿𝗮𝗻𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗚𝘂𝗶𝗻𝗲́-𝗖𝗼𝗻𝗮𝗰𝗿𝗶O Instituto do Desporto e da Juvent...
09/11/2023

𝗜𝗗𝗝 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗯𝗲 𝗮 𝘃𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗠𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗧𝗿𝗮𝗻𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗚𝘂𝗶𝗻𝗲́-𝗖𝗼𝗻𝗮𝗰𝗿𝗶

O Instituto do Desporto e da Juventude recebeu, durante a manhã desta quinta-feira, 9 de novembro, uma visita de cortesia dos Membros do Conselho Nacional de Transição da Guiné-Conacri.

O encontro serviu para inteirar-se do funcionamento da instituição, tanto no setor do Desporto, como no setor da Juventude, adaptando das boas práticas nos dois setores com a finalidade de replicar no país.

O IDJ agradece pela visita!




Governo de Cabo Verde

𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 Á𝐫𝐛𝐢𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐅𝐮𝐭𝐬𝐚𝐥Enquadrado na política de capacitação dos dirigentes desportivos, a Câmara Municipal de Sã...
09/11/2023

𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 Á𝐫𝐛𝐢𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐅𝐮𝐭𝐬𝐚𝐥

Enquadrado na política de capacitação dos dirigentes desportivos, a Câmara Municipal de São Filipe da ilha do Fogo em parceria com o Instituto Do desporto e da Juventude, promoveram uma formação para os árbitros de futsal no sentido de dinamizar a modalidade.

Ministrado pelo Técnico do Desporto do IDJ, Rildo Tavares, a formação decorreu de 30 de outubro a 4 de novembro com uma sessão prática e atribuição de certificados.




̧ão ́rbitros
Câmara Municipal De São Filipe
Governo de Cabo Verde

𝗧𝗿𝗮𝗶𝗹 𝗗' 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗶𝗮𝗴𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟯Estás pronto para a última aventura do ano?Santiago Trail 16 e 17 de dezembro Ilha de Santiago- Ca...
08/11/2023

𝗧𝗿𝗮𝗶𝗹 𝗗' 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗶𝗮𝗴𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟯

Estás pronto para a última aventura do ano?
Santiago Trail 16 e 17 de dezembro
Ilha de Santiago- Cabo Verde
Inscrições abertas em https://stopandgo.net/events/trail-dsantiago-2023

Cabo Verde Trail Series



In Totum lda
Governo de Cabo Verde

 A FIFA divulgou a data dos jogos de qualificação ao Mundial 2026 e Cabo Verde irá defrontar Angola no dia 16 de Novembr...
08/11/2023



A FIFA divulgou a data dos jogos de qualificação ao Mundial 2026 e Cabo Verde irá defrontar Angola no dia 16 de Novembro, às 18h00 no Estádio Nacional, na cidade da Praia e cinco dias depois, no dia 21 de novembro, voltará a entrar no campo para defrontar Eswatini, no Estádio Mbombela (Nelspruit, África do Sul) às 15h00 (12h00 em CV).

Os dois jogos são referentes as duas primeiras jornadas do grupo B de qualificação ao Mundial 2026.

O primeiro do grupo, qualificará para o Mundial de futebol e os quatro melhores segundos classificados, dos nove grupo, vão disputar um play-off de acesso ao Mundial que será disputado pela primeira vez em três países, sendo Estados Unidos, México e Canadá.




Federação Cabo-verdiana de Futebol
Governo de Cabo Verde

𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗔́𝗿𝗯𝗶𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗙𝘂𝘁𝘀𝗮𝗹Em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude, a Câmara Municipal da Brava, ...
08/11/2023

𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗔́𝗿𝗯𝗶𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗙𝘂𝘁𝘀𝗮𝗹

Em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude, a Câmara Municipal da Brava, realizou, a 2ª edição da formação para árbitros de futsal.

A formação foi ministrada pelo Técnico do desporto do IDJ, Rildo Tavares, contou com a participação de 14 formandos.

Após a entrega oficial dos Certificados, o Vereador do desporto da Câmara Municipal da Brava fez a entrega de alguns materiais e equipamentos para os árbitros enviados pelo casal José Fernandes e Sarita da Rosa, residentes nos Estados Unidos da América, juntamente com Team Henry e outros colaboradores.

Assim com na ilha Brava, decorre também nos municípios da ilha do Fogo, a formação para árbitros de futsal ministrada pelo Técnico do desporto do IDJ, Rildo Tavares.



̧ão

Câmara Municipal da Brava
Governo de Cabo Verde

𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗞𝗶𝗱𝘀 𝗔𝘁𝗵𝗹𝗲𝘁𝗶𝗰𝘀 Arrancou ontem, 6 de novembro, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, a for...
07/11/2023

𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗞𝗶𝗱𝘀 𝗔𝘁𝗵𝗹𝗲𝘁𝗶𝗰𝘀


Arrancou ontem, 6 de novembro, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, a formação de formadores de Kids Athletics, destinado aos técnicos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), e decorre até amanhã, 8 de novembro.

Esta formação tem como o objetivo de capacitar e certificar os técnicos da modalidade de atletismo no atual programa oficial de Kids Athletics, garantindo profissionais competentes e enquadrados nos padrões internacionais.

De realçar que a referida formação é de cariz internacional, deslocalizada de Dakar para a Cidade da Praia, visa essencialmente dotar os técnicos dos PALOP de ferramentas avançadas, pois irão conhecer pela primeira vez, os novos programas e manuais concebidos nos últimos anos sobre a matéria pelo atletismo mundial.

Organizada pela Federação Cabo-verdiana de Atletismo e AADC Dakar, esta formação conta com o apoio do Instituto do Desporto e da Juventude.





Federação Caboverdiana de Atletismo
Governo de Cabo Verde

𝐅𝐍𝐉 𝟐𝟎𝟐𝟑: 𝐈𝐧𝐬𝐜𝐫𝐢çõ𝐞𝐬 𝐄𝐧𝐜𝐞𝐫𝐫𝐚𝐝𝐚𝐬As inscrições para o IV Fórum Nacional da Juventude já estão  encerradas. Ao todo, foram ...
02/11/2023

𝐅𝐍𝐉 𝟐𝟎𝟐𝟑: 𝐈𝐧𝐬𝐜𝐫𝐢çõ𝐞𝐬 𝐄𝐧𝐜𝐞𝐫𝐫𝐚𝐝𝐚𝐬

As inscrições para o IV Fórum Nacional da Juventude já estão encerradas. Ao todo, foram registadas 𝟕𝟒𝟓 𝐜𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬, de todos os municípios do país, o que demonstra que os jovens estão engajados e interessados em discutir o futuro do nosso país!

O evento terá lugar em Porto Novo, Cidade Capital Cabo-Verdiana da Juventude 2023, de 4 a 6 de dezembro. Serão três dias de várias atividades, em que os jovens terão a oportunidade de interagir diretamente com os governantes e dirigentes, fazer networking e partilhar experiências.

Brevemente, será publicada, no site do IDJ (www.idj.cv), a lista dos selecionados para participar neste grande evento de diálogo e participação juvenil.

Agradecemos a todos os jovens que se prontificaram em participar nesta iniciativa, considerada de grande valia para a criação de um espaço seguro de diálogo, entre os jovens e os decisores.



PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo
YouthConnekt Cabo Verde

𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥: 𝐄𝐯𝐞𝐥𝐢𝐧𝐨 𝐑𝐨𝐝𝐫𝐢𝐠𝐮𝐞𝐬 é 𝐁𝐢𝐜𝐚𝐦𝐩𝐞ã𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚𝐥 𝐧𝐚 𝐜𝐚𝐭𝐞𝐠𝐨𝐫𝐢𝐚 𝐌𝐚𝐬𝐭𝐞𝐫 𝐏𝐡𝐲𝐬𝐢𝐪𝐮𝐞.O fisiculturista Evelino Rodrigues...
02/11/2023

𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥: 𝐄𝐯𝐞𝐥𝐢𝐧𝐨 𝐑𝐨𝐝𝐫𝐢𝐠𝐮𝐞𝐬 é 𝐁𝐢𝐜𝐚𝐦𝐩𝐞ã𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚𝐥 𝐧𝐚 𝐜𝐚𝐭𝐞𝐠𝐨𝐫𝐢𝐚 𝐌𝐚𝐬𝐭𝐞𝐫 𝐏𝐡𝐲𝐬𝐢𝐪𝐮𝐞.

O fisiculturista Evelino Rodrigues conquistou ontem, 1 de novembro, em Espanha, o seu segundo titulo de Campeão Mundial, na categoria Master Men’s Physique, até 173cm.

O internacional Cabo-verdiano, ainda, competiu na categoria Open, fruto da sua participação no Diamond Cup de Luxemburgo em outubro de 2023, onde foi campeão overall e evoliu à categoria IFBB Elite Pro.

Parabéns Evelino Rodrigues, pelo grande feito alcançado e que nos enche de orgulho!




É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do mestre Luís Fortes, ocorrido hoje, 31 de outubro, em Hola...
31/10/2023

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do mestre Luís Fortes, ocorrido hoje, 31 de outubro, em Holanda, país onde vivia.

Luís "Karateca", como era popularmente conhecido, foi um dos maiores karateca Cabo-verdiano e era apontado como o homem que nunca perdeu um combate.

Durante o seu percurso como atleta, Luís defrontou grandes karatecas, como alunos de Bruce Lee e Chuck Norris, tendo derrotado o invencível Owen Jackson.

Luís Fortes amealhou uma série de troféus, durante os dez anos que dedicou aos combates full contact, entre eles o campeonato Holandês e Europeu.

À família enlutada e aos amigos o IDJ apresenta o mais profundo pesar, um abraço de conforto e solidariedade.

Que a sua alma descanse em paz!

𝐏𝐑𝐎𝐅𝐀𝐉: 𝐋𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐏𝐫𝐨𝐯𝐢𝐬ó𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨𝐬 𝐒𝐞𝐥𝐞𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐞 𝐧ã𝐨 𝐒𝐞𝐥𝐞𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐝𝐨𝐬O Instituto do Desporto e da Juventude torna públic...
31/10/2023

𝐏𝐑𝐎𝐅𝐀𝐉: 𝐋𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐏𝐫𝐨𝐯𝐢𝐬ó𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨𝐬 𝐒𝐞𝐥𝐞𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐞 𝐧ã𝐨 𝐒𝐞𝐥𝐞𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐝𝐨𝐬

O Instituto do Desporto e da Juventude torna público a lista provisória dos projetos selecionados e não selecionados ao I concurso 𝐏𝐑𝐎𝐅𝐀𝐉 (𝐏𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐝𝐞 𝐅𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚çõ𝐞𝐬 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐢𝐬).

O prazo para reclamação da referida lista é de 3 dias uteis, a contar da data da publicação dos resultados, e termina, impreterivelmente, até às 15 horas, do dia 03 de Novembro, devendo-se remeter o requerimento para o seguinte endereço eletrónico: [email protected]

Recorda-se que o programa visa promover projetos das associações juvenis nos diversos domínios de atividade, para produzir relevante impacto social na comunidade onde irão ser desenvolvidos, como forma de gerar novas soluções para os desafios sociais, numa lógica complementar às respostas tradicionais.

O PROFAJ é uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude, com a parceria do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, no âmbito do Programa YouthConnekt Cabo Verde.

Confira a lista 👇
https://idj.cv/noticias/profaj-lista-provisoria-dos-projetos-selecionados-e-nao-selecionados/

𝐁𝐫𝐚𝐯𝐚: 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐌𝐨𝐧𝐭𝐞 𝐠𝐚𝐧𝐡𝐚 𝐭𝐚𝐛𝐞𝐥𝐚 𝐝𝐞 𝐁𝐚𝐬𝐪𝐮𝐞𝐭𝐞𝐛𝐨𝐥A localidade de Nossa Senhora do Monte, na ilha da Brava, passa...
31/10/2023

𝐁𝐫𝐚𝐯𝐚: 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐌𝐨𝐧𝐭𝐞 𝐠𝐚𝐧𝐡𝐚 𝐭𝐚𝐛𝐞𝐥𝐚 𝐝𝐞 𝐁𝐚𝐬𝐪𝐮𝐞𝐭𝐞𝐛𝐨𝐥

A localidade de Nossa Senhora do Monte, na ilha da Brava, passa a contar com uma tabela de basquetebol, para a prática e dinamização da modalidade.

Instalado no Polivalente de Nossa Senhora do Monte , além de beneficiar os praticantes de basquetebol dessa localidade e arredores, a tabela estará à disposição das escolas locais, para permitir que os alunos, a partir de agora, tenham aulas práticas de basquetebol e possam criar o gosto pela modalidade.

Esta ação é fruto de uma parceria entre o Instituto do Desporto e da Juventude e a Câmara Municipal da Brava, e vai ao encontro daquilo que é a política do Governo, de adotar os municípios e as organizações desportivas das condições para massificação do desporto no país.

Juntos, em prol da dinamização, diversificação e qualificação do desporto nacional.




 Ainda vais a tempo de te inscrever no maior evento de conexão, diálogo e interação do país, 𝐅ó𝐫𝐮𝐦 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐝𝐞...
31/10/2023



Ainda vais a tempo de te inscrever no maior evento de conexão, diálogo e interação do país, 𝐅ó𝐫𝐮𝐦 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟑!!!

Não percas esta oportunidade de debater e pensar soluções para o futuro e o desenvolvimento do nosso país.

Inscreve-te em www.idj.cv ou em https://youth-connekt.bubbleapps.io/ e candidata-te a participar!



PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

𝐅𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐀𝐭𝐥𝐞𝐭𝐚𝐬“A realização desta feira é muito importante para a sensibilização e conscientização em Cabo ...
30/10/2023

𝐅𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐀𝐭𝐥𝐞𝐭𝐚𝐬

“A realização desta feira é muito importante para a sensibilização e conscientização em Cabo Verde, daquilo que são as práticas para a prevenção, riscos e os componentes que podem influenciar no rendimento desportivo dos atletas” – 𝐂𝐚𝐫𝐥𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐌𝐨𝐧𝐭𝐞𝐢𝐫𝐨

O Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para Juventude e Desporto fez estas considerações no âmbito da sua visita à “Feira de Saúde para Atletas”, realizada na manhã de hoje, 30 de outubro, no pavilhão Vavá Duarte, promovida pelo Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com a Associação de Voluntariado Médico “Portugal para África”.

“Nós quisemos fazer esta feira de saúde com os atletas muito jovens, porque é preciso, nesta idade, mudar a mentalidades e dar muito mais informação e permitir que eles possam atingir, de acordo com os seus sonhos, uma performance de excelência”, disse o ministro, enaltecendo o “precioso” trabalho de voluntariado que Associação “Portugal para África” está a realizar no nosso país.

Esta feira teve como principal objetivo promover a saúde e o bem-estar dos desportistas locais, fornecendo informações valiosas sobre prevenção de patologias relacionadas ao desporto.

Igualmente, a associação pretendeu capacitar os desportistas com conhecimentos cruciais para evitar lesões e manter uma saúde física e mental de alto nível.

Por isso, desde o primeiro momento, o Governo abraçou, esta parceria, criando todas as condições de trabalho para a equipa, pelo impacto que esta ação terá nos atletas, que tiveram a oportunidade de fazer um exame completo e sair da feira com muita informação de como se comportar para poderem ter maior rendimento desportivo.

Durante a feira ocorreu uma sessão de prevenção de várias patologias e uma formação intitulada “Suporte Básico de Vida” para os desportistas, com o intuito de preparar os atletas com habilidades de suporte essenciais para situações de emergência.

Este ano, a equipa médica de voluntários estive na ilha do Maio, na cidade da Praia e em Tarrafal de Santiago.





𝗙𝗮𝗹𝘁𝗮𝗺 𝗮𝗽𝗲𝗻𝗮𝘀 𝟮 𝗱𝗶𝗮𝘀!Tens entre 15 e 35 anos? Resides no país ou na diáspora? Não fiques de fora desse momento.Se ainda ...
30/10/2023

𝗙𝗮𝗹𝘁𝗮𝗺 𝗮𝗽𝗲𝗻𝗮𝘀 𝟮 𝗱𝗶𝗮𝘀!

Tens entre 15 e 35 anos? Resides no país ou na diáspora? Não fiques de fora desse momento.

Se ainda não fizeste a tua inscrição para participar no FNJ 2023, aproveita e candidata-te já em https://youth-connekt.bubbleapps.io/

O Fórum da Juventude é uma ótima oportunidade de juntares com outros jovens, para compartilhar experiências, promover o networking e pensar em soluções para o desenvolvimento da tua comunidade e do país.

Participe!





PNUD, UNFPA, UNICEF Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

Endereço

Avenida Ilha De São Vicente, Palmarejo, Cidade Da Praia
Praia
317

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 16:00
Quarta-feira 08:00 - 16:00
Quinta-feira 08:00 - 16:00
Sexta-feira 08:00 - 16:00

Telefone

+2383336126

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Instituto do Desporto e da Juventude publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Instituto do Desporto e da Juventude:

Vídeos

Compartilhar