Debate com a Diáspora
Parlamento/ 𝐉𝐨𝐫𝐠𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐃𝐞𝐟𝐞𝐧𝐝𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐃𝐢á𝐬𝐩𝐨𝐫𝐚 é 𝐨 𝐏𝐢𝐥𝐚𝐫 𝐝𝐚 𝐏𝐨𝐥í𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚 𝐞 𝐄𝐱𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚 𝐞 𝐀𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐝𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨
O Ministro das Comunidades vincou que a cultura é a base da Cabo-verdianidade e enalteceu a figura de Eugénio Tavares, patrono desse dia, pela forma como soube transpor e levar a cultura destas Ilhas à universalidade.
As declarações do Ministro Jorge Santos à Comunicação Social que acompanha as celebrações que decorrem na Ribeira Grande de Santo Antão.
"Cultura ponto de luz farol da Diáspora".
Dia da Cultura e das Comunidades
Dia Nacional da Cultura e das Comunidades
Mensagem conjunta do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades - 18 de outubro.
Governo de Cabo Verde
2°Edição do Seminário Anual da Federação das Associações Cabo-Verdiana de França.
#ministerio_das_comunidades
#Federação_das_Associaçoes_Cabo_Verdiana_de_França
Presidente da Federação das Associações Cabo-Verdiana de França, Wilson Robalo.
#2ediçao_do_Seminario_Anual_da_fideraçao_das_ Associações_Cabo_verdiana de_França
Burgomestre de Roterdão oferece ambulância a Cabo Verde
Burgomestre de Roterdão oferece ambulância a Cabo Verde
Na sequência da homenagem e condecoração recebidas na segunda-feira, 23, em ato presidido por SE o Sr. Ministro das Comunidades e Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, na Casa da Cultura do Consulado de Cabo Verde em Roterdão, o Burgomestre da Câmara Municipal de Roterdão, Sr. Ahmed Aboutaleb, ofereceu uma ambulância ao Governo de Cabo Verde.
Um gesto de muita confiança e solidariedade que o Ministro agradeceu em nome de Cabo Verde e de toda a Comunidade Cabo-verdiana residente nos Países Baixos, com o governante a garantir que a ambulância vai ser destinada aos serviços de saúde na Ilha de São Nicolau.
O Burgomestre referiu-se à ambulância como um presente ao Povo de Cabo Verde e entregou a chave ao Ministro, que por sua vez enalteceu este gesto pessoal do político, sublinhando ser um instrumento “muito útil e que salva vidas”.
No seu agradecimento, o Ministro voltou a elogiar a vasta e pujante Comunidade Cabo-verdiana na Holanda, sublinhando que esta doação é também graças aos Cabo-verdianos e à nossa Comunidade.
Conferência do Sal permite mudança de atitude. É hora de ação
O Ministro das Comunidades, Eng.° Jorge Santos, acentuou, esta tarde, que o evento realizado na Cidade de Santa Maria permite uma mudança de atitude e uma nova abordagem na gestão do engajamento das Diásporas.
Ao encerrar a Conferência Internacional sobre “Agenda Futura de Ação para o Engajamento Global da Diáspora” que reuniu, presencialmente, 280 participantes, e cerca de 180 online, com recurso a videoconferência, Jorge Santos acentuou que "é hora de ação", reiterando a liderança de Cabo Verde em matéria de Ação Climática, có-presidindo este departamento.
Cabo Verde e a Ilha do Sal ficam na história do lançamento da Aliança Global, uma plataforma digital para o alinhamento de políticas públicas para as Diásporas.
Confira as declarações no final do encontro.
Mensagem do Sr. Ministro das Comunidades, Eng.° Jorge Santos, à Comunidade Cabo-verdiana em Portugal que hoje participa nas festas religiosas de Nhu Santiago Maior, no Município de Oeiras.
No final da Missa a que assistiu este domingo, em Oeiras, o Ministro foi convidado a dirigir uma mensagem aos participantes desta festa.
"Temos que ter orgulho de ser cristãos" referiu o Ministro, que aproveitou para informar os presentes que a Igreja Católica em Cabo Verde está a comemorar os 500 anos da criação da primeira Diocese no Arquipélago.
"Atrás da Igreja cristã estão os valores", enfatizou o MdC.
"Somos um povo cristão por causa da nossa história", referiu Jorge Santos que realçou a boa integração dos Cabo-verdianos em Portugal, tendo, igualmente, referenciado as boas relações entre o Município de Oeiras e os Cabo-verdianos.
Intervenção do MdC no jantar dos 50 anos do Cretcheu - Associação Cabo-verdiana em Almada
Entrevista do Ministro das Comunidades à RTP África
À margem da visita realizada à Wellow, empresa de recrutamento e formação de técnicos e trabalhadores de várias empresas em Portugal e na Europa, um consórcio que agrega 7 empresas, de vários ramos e setores, na quinta-feira, 25, no quadro da visita de 3 dias a Portugal, o Ministro das Comunidades concedeu uma entrevista à jornalista Isabel Rosa da RTP África, em que destacou a mobilidade laboral entre Cabo Verde e Portugal, e enfatizou a dinâmica desta empresa que aposta na mão-de-obra qualificada que vai do País.
Confira as declarações.