Ministério dos Negócios Estrangeiros - MNE

Ministério dos Negócios Estrangeiros - MNE O Ministério dos Negócios Estrangeiros, adiante designado por MNE, é um departamento governamenta

MNECIR contagiado pela magia das criançasComo nos anos anteriores, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e ...
23/12/2023

MNECIR contagiado pela magia das crianças

Como nos anos anteriores, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (MNECIR) realizou, este sábado, 23 de dezembro, um convívio de Natal para os alunos da Escola EBI, do bairro do Brasil, da Escola Nova Presidência e para os filhos dos seus funcionários.

Foi uma manhã muito alegre, que contagiou o Ministério com a magia das crianças, que ouviram da voz da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira votos de um feliz Natal, mas também a importância de se respeitar os direitos humanos.

Já dizia o outro, “é que pequeno que se torce o pepino”. Indo nessa lógica nada melhor que incutir nas crianças os valores essenciais.
Durante esse convívio, as crianças tiveram oportunidades de experimentarem vários jogos (Xadrez, Dominó, corrida bicicleta, Dama, etc), ouviram contos, viram filme, cantaram e declamaram poemas.

No final, como sempre, depois do lanchinho, o “Pai Natal”, a Secretária de Estado e as Embaixatrizes da China e do Brasil, entregaram os presentes a todas as crianças que estiveram no evento.

Feliz Natal e um ano de 2024 cheio de coisas boas.
Festas Felizes

Ministro Rui Figueiredo Soares leva mensagens de boas festas aos funcionários do MNECIR Acompanhado da Secretária de Est...
22/12/2023

Ministro Rui Figueiredo Soares leva mensagens de boas festas aos funcionários do MNECIR

Acompanhado da Secretária de Estado, Miryan Vieira e do Diretor do Gabinete Ps, Emanuel Carvalhal, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, levou a mensagem de boas festas a todos os funcionários do Ministérios, nos seus respetivos departamentos e gabinetes.

FESTAS FELIZES E UM ANO DE 2024 CHEIO DE PROSPERIDADE A TODOS.

Transformação Digital do MNECIR vai ser uma realidadeMinistério e o NOSi assinaram hoje, 22 de dezembro, o contrato para...
22/12/2023

Transformação Digital do MNECIR vai ser uma realidade

Ministério e o NOSi assinaram hoje, 22 de dezembro, o contrato para esse fim.

Com esse contrato, o NOSi vai desenvolver e Implementar o Portal Internet e os seus subcomponentes; desenvolver e Implementar o Portal Intranet corporativo e os seus subcomponentes, bem como modernizar a Infraestrutura de Rede Ativa e Passiva do MNECIR.

O SIC, como será denominada a plataforma, irá permitir ao colaborador ter num único ambiente, todas as ferramentas necessárias para execução das suas tarefas diárias, e também irá disponibilizar ao público - cidadão Nacional e Estrangeiro - informações que lhe permitam relacionar-se com o Ministério, de forma facilitada e objetiva.

O contrato foi assinado entre o Presidente do Conselho de Administração do NOSi, Carlos Tavares de Pina e o Diretor-Geral do Património, Orçamento e Gestão do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Silvestre Mendes.

Para o DGPOG, esta casa (MNECIR) precisa urgentemente de ser informatizada, e acredita que o NOSi, irá entregar o sistema no prazo estipulado.

Por seu turno, o PCA do NOSi garantiu o cumprimento do prazo deste projeto estruturante, que será a montra do MNECIR.

Prevê-se para o primeiro semestre de 2024 a conclusão do projeto, financiado pela Cooperação Luxemburguesa.

Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui F...
21/12/2023

Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, recebeu em audiência o Embaixador da Federação Russa na República de Cabo Verde, Senhor Yuri Materiy.

Apesar da situação atual, o Embaixador da Rússia disse que os dois países podem reforçar a cooperação bilateral, em diversos domínios, como na Educação (Ensino Superior), energia, tecnologia, economia azul, entre ooutros.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, recebeu ontem em a...
21/12/2023

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, recebeu ontem em audiência a Embaixadora da República Francesa em Cabo Verde, senhora, Catherine Mancip.

Construção de uma Escola Francesa em Cabo Verde e o reforço da cooperação bilateral foram os assuntos abordados no encontro.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira recebeu, nesta segunda-feira, 18, os d...
18/12/2023

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira recebeu, nesta segunda-feira, 18, os dirigentes da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, ACACV, Júlio Silvão e Hermínia Curado.

A ACACV veio apresentar e socializar, com o Ministério, as diferentes ações de parcerias internacional e disponibilizar o Projeto de Cinema Itinerante para Cabo Verde, no quadro da mobilização de recursos financeiros para a realização do Festival Internacional de Filmes Ambientais do Atlântico que acontece em 2024.

A Secretária de Estado mostrou-se disponível em apoiar a inicítiva.

Proposta de Resolução, para ratificação, do Protocolo que altera o Acordo de Marraquexe que cria a Organização Mundial d...
14/12/2023

Proposta de Resolução, para ratificação, do Protocolo que altera o Acordo de Marraquexe que cria a Organização Mundial do Comércio – Acordo Sobre as Subvenções à Pesca, aprovada no Parlamento

A referida proposta, apresentada hoje, no Parlamento, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, mereceu voto favorável de todos os Deputados presentes na Sessão Plenária, a última deste ano.

Tendo em conta que a pesca e o turismo constituem pilares vitais da economia cabo-verdiana, este Acordo reveste-se duma importância crucial, por isso, o Ministro recomendou à sua ratificação pelos Órgãos competentes do Estado.

De acordo com o Governante, ao apoiar a eliminação em todo o mundo dos subsídios prejudiciais à pesca, Cabo Verde, à semelhança dos outros que já o ratificaram, estará a enviar um sinal forte à comunidade internacional de que está empenhado em preservar a saúde e a produtividade dos oceanos, promover o crescimento económico e melhorar os meios de subsistência dependentes do setor marinho.

“De igual modo, Cabo Verde estará a assumir o compromisso com o sistema comercial multilateral, contribuindo simultaneamente para a promoção da sustentabilidade ambiental”, precisou Rui Figueiredo Soares.

De frisar ainda que, ao abrigo deste Protocolo, prevê-se a criação de um Mecanismo de Financiamento das Pescas, a ser gerido pela OMC, proporcionando aos países a assistência técnica e apoios necessários para o reforço das capacidades para a implementação das normas nele previstas, em estreita cooperação com outras organizações internacionais como FAO e FIDA.

De notar que este Protocolo, adotado em Genebra, no dia 17 de junho de 2022, conhecido também como o Acordo da OMC sobre os Subsídios à Pesca, após longos anos a ser negociado constitui um marco histórico, pelo facto de ser o segundo acordo alcançado desde da criação da OMC e por ser primeiro acordo da organização centrado nas questões ambientais e que procura conferir a sustentabilidade ambiental aos mares, oceanos e recursos marinhos.

Parlamento aprova Proposta de Resolução, para ratificação, do Acordo entre o Governo da Cabo Verde e o Governo do Reino ...
14/12/2023

Parlamento aprova Proposta de Resolução, para ratificação, do Acordo entre o Governo da Cabo Verde e o Governo do Reino de Marrocos relativo à Supressão Recíproca de Vistos para Detentores de Passaportes Ordinários

O Parlamento cabo-verdiano aprovou, esta quinta-feira, 14 de dezembro, a Proposta de Resolução, para ratificação, do Acordo entre os Governos da Cabo Verde e do Reino de Marrocos relativo à Supressão Recíproca de Vistos para Detentores de Passaportes Ordinários.

A proposta foi aprovada por todos os Deputados presentes, na sessão plenária.

Essa Proposta de Resolução, de acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares, pretende, sobretudo, facilitar e intensificar o intercâmbio e a mobilidade de pessoas entre os dois países.

“Os dois Governos querem de facto preconizar o aprofundamento das relações amigáveis, diplomáticas, de cooperação e de mobilidade dos cidadãos entre os dois países, facilitando viagens oficiais, de turismo, negócios, de intercâmbios sob diversas formas e áreas, através da dispensa de vistos aos cidadãos de uma das Partes, titulares de Passaportes ordinários ou diplomáticos e de serviço que se desloquem ao território da outra Parte”, precisou o Chefe da Diplomacia cabo-verdiano.

De realçar que o referido Acordo foi assinado pelos dois Governos, no dia 9 de maio de 2023, em Rabat. O mesmo prevê uma estadia máxima de noventa dias, aos detentores de Passaportes ordinários.

De salientar ainda que o acordo de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço entrou em vigor a 17 de abril de 2023.

É com alegria que anúncio que Cabo Verde foi selecionado pelo Conselho de Diretores da Millennium Challenge Corporation ...
14/12/2023

É com alegria que anúncio que Cabo Verde foi selecionado pelo Conselho de Diretores da Millennium Challenge Corporation para um novo compacto dentro do programa de concessão de cinco anos!

Nosso compromisso com o desenvolvimento continua com este compacto regional, 3º compacto.

Expresso a minha gratidão pela parceria com e o Governo Americano, trabalhando juntos por um futuro mais promissor.

𝑷𝒐𝒔𝒊çã𝒐 𝒅𝒆 𝑪𝒂𝒃𝒐 𝑽𝒆𝒓𝒅𝒆 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒂 𝒗𝒐𝒕𝒂çã𝒐, 𝒏𝒂 𝑨𝒔𝒔𝒆𝒎𝒃𝒍𝒆𝒊𝒂 𝑮𝒆𝒓𝒂𝒍 𝒅𝒂 𝑶𝑵𝑼, 𝒅𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒋𝒆𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒓𝒆𝒔𝒐𝒍𝒖çã𝒐 𝒓𝒆𝒇𝒆𝒓𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒇𝒍𝒊𝒕𝒐 𝑰𝒔𝒓𝒂𝒆𝒍-...
12/12/2023

𝑷𝒐𝒔𝒊çã𝒐 𝒅𝒆 𝑪𝒂𝒃𝒐 𝑽𝒆𝒓𝒅𝒆 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒂 𝒗𝒐𝒕𝒂çã𝒐, 𝒏𝒂 𝑨𝒔𝒔𝒆𝒎𝒃𝒍𝒆𝒊𝒂 𝑮𝒆𝒓𝒂𝒍 𝒅𝒂 𝑶𝑵𝑼, 𝒅𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒋𝒆𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒓𝒆𝒔𝒐𝒍𝒖çã𝒐 𝒓𝒆𝒇𝒆𝒓𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒇𝒍𝒊𝒕𝒐 𝑰𝒔𝒓𝒂𝒆𝒍-𝑯𝒂𝒎𝒂𝒔

As Nações Unidas votaram hoje, terça-feira, 12 de dezembro, a resolução sobre o conflito Israel-Hamas, da autoria de países árabes, apresentada por Egipto, em nome de Grupo Árabe, no quadro da décima sessão de emergência da Assembleia Geral da ONU, retomada a pedido de alguns Estados Membros após a resolução proposta no Conselho de Segurança não ter sido aprovada na passada sexta-feira.

De assinalar que os EUA apresentaram uma proposta de emenda em que propõem a introdução de uma cláusula, condenando os atos terroristas praticados pelo Hamas contra o Estado de Israel no dia 7 de outubro. Da mesma forma, a Áustria submeteu uma emenda apelando á libertação de reféns pelo Hamas bem como a abertura dos corredores humanitários.

O texto da resolução submetida pelo Grupo Árabe não teve em consideração disposições relativas à condenação aos atos terroristas praticados pelo Hamas contra o Estado do Israel, no dia 7 de outubro.

Por conseguinte, por uma questão de coerência relativa à sua posição inicial, Cabo Verde votou favoravelmente às propostas de emenda apresentadas pelos EUA e pela Áustria, contendo elementos importantes, o que traduziria num maior equilíbrio das disposições da resolução e conferiria passos para uma solução sustentável ao conflito Israel-Hamas. Não tendo as emendas obtido o voto favorável de maioria de dois terços, apesar de um número considerável de Estados membros terem apoiado as emendas e havendo a necessidade de prevalecer a sua posição, Cabo Verde votou abstenção ao texto.

Para o Governo de Cabo Verde importa reiterar a sua posição inequívoca relativamente ao presente conflito, salientando o seguinte:

1. É importante que sejam preservados mecanismos de diálogo para a paz, que a ajuda humanitária neste contexto seja reforçada e sejam observados os princípios do Direito internacional humanitário, no estrito respeito pela Carta das Nações Unidas e das Convenções de Genebra.

2. Cabo Verde condena veemente de toda e qualquer forma de terrorismo e ou extremismo violento e reconhece o direito do Estado de Israel de viver em paz e segurança, bem como o direito que lhe assiste de se defender, observando o Direito Internacional Humanitário.

3. Cabo Verde reconhece o direito do povo palestiniano de constituição do seu Estado, nos termos das pertinentes resoluções das Nações Unidas, e encoraja todo o esforço visando este objetivo através de negociações.

4. Dois Estados a viver em paz e segurança, lado a lado, esta é a solução que o Governo defende como sendo uma solução sustentável para o conflito israelo-palestiniano.

5. Sempre fizemos e continuamos a fazer clara distinção entre movimentos extremistas que defendem a destruição de outros Estados e o povo palestiniano, que deve merecer todo o apoio da comunidade internacional, sobretudo no contexto da atual crise.
6. Neste sentido, é essencial que tudo seja feito para que a ajuda humanitária bilateral e multilateral continue a beneficiar os civis palestinianos, e Cabo Verde vai continuar a facilitar o transporte de bens e equipamentos, concedendo prontamente autorizações de sobrevoo e aterragem a aeronaves empenhadas neste esforço.

7. Diante do crescente risco de envolvimento de mais atores no conflito, Cabo Verde reitera o apelo à contenção das partes, evitando a escalada e preservando espaço para uma solução global negociada.

Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional

Praia, 12 de dezembro de 2023

A nossa sub-região precisa de paz, estabilidade e segurança- Ministro Rui Figueiredo SoaresO Ministro dos Negócios Estra...
10/12/2023

A nossa sub-região precisa de paz, estabilidade e segurança- Ministro Rui Figueiredo Soares

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares discursou hoje, em representação do Chefe de Estado Dr. José Maria Neves, na 64.ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, em Abuja, Nigéria.

Na sua intervenção o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana, sublinhou que a nossa sub-região precisa de paz, estabilidade e segurança para que o desenvolvimento possa realizar-se.

Rui Figueiredo Soares sublinhou que, diante da “complexidade e da gravidade” da situação securitária na nossa sub-região, é preciso “redobrar e conjugar esforços para que haja um maior envolvimento dos nossos parceiros externos no combate ao terrorismo e ao extremismo radical, no entendimento que a segurança é um bem global que deve ser efetivamente preservado em parceria, visto que os efeitos da insegurança não conhecem fronteiras”.

No que concerne às situações de transição nos países sob sanções da CEDEAO, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, precisa que apesar da firmeza de posições que se verifica neste momento, é importante que se continue a explorar todas as vias disponíveis e possíveis para que o diálogo prevaleça na busca de soluções que levem à reposição da normalidade constitucional nesses países.

Com relação à situação no Níger, Cabo Verde entende que se deve continuar a privilegiar via negocial na busca da reposição da ordem constitucional.

De realçar que ainda no seu discurso, Rui Figueiredo Soares, em nome de Cabo Verde regozijou-se com as recentes eleições presidenciais na Serra Leoa e na Libéria, e destacou a importância da aceitação da vontade soberana expressa nas urnas para a construção de sociedades inclusivas e estáveis.

“Por isso, juntamos a nossa voz às felicitações ao Presidente George Weah pela grandeza democrática de homem de Estado de que deu provas ao aceitar os resultados das eleições”, vincou, reiterando que com relação à Serra Leoa, entende-se ser sumamente importante que a CEDEAO faça tudo ao seu alcance para ajudar o Governo do país a garantir a estabilidade e a normalidade constitucional.

Foto: CEDEAO

10/12/2023
“Recebi no aeroporto do Sal o Presidente da Ucrânia, Zelensky. Foi uma paragem de duas horas onde tivemos oportunidade d...
09/12/2023

“Recebi no aeroporto do Sal o Presidente da Ucrânia, Zelensky. Foi uma paragem de duas horas onde tivemos oportunidade de conversar sobre a situação da guerra prevalecente na Ucrânia e reafirmar o posicionamento de Cabo Verde.

A Ucrania luta por uma causa justa: a sua soberania, a sua integridade territorial, a sua democracia e a sua legítima vontade de aderir à UE.

Manifestamos o desejo de que a paz seja conseguida, pois a guerra afeta a Ucrânia e o resto do mundo, particularmente os países menos desenvolvidos.”

Cabo Verde e AIEA assinam acordos de cooperaçãoCabo Verde assinou, hoje, 30 de novembro, dois acordos de cooperação com ...
30/11/2023

Cabo Verde e AIEA assinam acordos de cooperação

Cabo Verde assinou, hoje, 30 de novembro, dois acordos de cooperação com a Agência Internacional da Energia Atómica, AIEA, no âmbito do tratamento de doenças oncológicas, na fase pioneira da introdução da radioatividade no país, e capacitação em ciência e tecnologia nuclear.

Os acordos foram rubricados pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e pelo Diretor do departamento África da AIEA, Michel Edwer.

Com esse acordo, a AIEA irá ajudar Cabo Verde na introdução de uma unidade de radioterapia nos serviços hospitalares, conforme sublinhou a Secretária de Estado, afirmando que é com muita satisfação que o Governo acolhe a primeira missão da AIEA, após a adesão de Cabo Verde naquela agência.

“Para nós é importante estabelecer uma cooperação técnica, sobretudo, numa fase pioneira da introdução da radioatividade aqui no país, como sabem, uma das razões que levou o Governo a aderir a Agência Internacional da Energia Atómica foi basicamente dar resposta a uma necessidade que nós temos no tratamento de doenças oncológicas, com a introdução de unidades de radioterapia nos serviços hospitalares”, vincou.

Antes, as duas partes estiveram reunidas a discutir o Ciclo Bienal de Cooperação Técnica 2026-2027 que terá inicio em janeiro de 2024.
Essa reunião serviu ainda de base para a discussão das ações práticas com vista a adesão de Cabo Verde ao Acordo Cooperativo Regional Africano para Investigação, Desenvolvimento e Formação relacionados com a Ciência e Tecnologia Nuclear.

Cabo Verde e ONU reúnem-se para apresentação dos resultados de 2023O Governo de Cabo Verde, através do Ministério dos Ne...
30/11/2023

Cabo Verde e ONU reúnem-se para apresentação dos resultados de 2023

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, esteve reunido hoje, 30 de novembro, com as Nações Unidas, em Comité de Pilotagem, para apresentação dos resultados dos programas e projetos implementados em 2023.

As Nações Unidas têm sido um importante parceiro de Cabo Verde, desde da independência até a presente data, trabalhando em estreita articulação com os Governos, os parceiros de desenvolvimento, a sociedade civil e o setor privado, com vista ao desenvolvimento económico e sustentável do país, baseado na promoção da paz, do respeito pelos direitos humanos, na igualdade género, na redução das assimetrias regionais e no uso sustentável dos recursos naturais.

Durante essa reunião que marca o início do ciclo do novo Quadro de Cooperação das Nações Unidas em Cabo Verde 2023-2027 e copresidida pelo Ministro Rui Figueiredo Soares e pela Coordenadora do Sistemas das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza, ficaram assentes que o nosso Arquipélago teve uma evolução muito positiva na sua totalidade.
Foram socializados os principais resultados da implementação do Plano de Trabalho Conjunto das NU de 2023, incluindo a execução financeira, os desafios e oportunidades; foram mostrados os avanços e desafios dos ODS no país, sempre sob o lema não deixar ninguém para trás; e foram identificadas as grandes prioridades de ação conjunta para 2024, visando o alcance das metas do PEDS-II e, consequentemente, dos ODS em Cabo Verde.

Na sua intervenção, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana manifestou a sua satisfação por ter mais agências das NU (+ 4), perfazendo 19 agências no novo Quadro de Cooperação (2023-2027), o que traz maior expertise, capacidade de mobilização de parcerias, recursos e robustez na cooperação em áreas estratégicas para Cabo Verde;

Entretanto, continuou o governante, não obstante os ganhos obtidos, persistem desafios urgentes para os quais se devem ter respostas adequadas:

“Melhorar a integração multissetorial da implementação das iniciativas conjuntas; consolidar o mecanismo de coordenação e articulação de seguimento da implementação; identificar um Chefe de fila da parte nacional para, em parceria com o Chefe de fila por parte das Nações Unidas, coordenar e facilitar a implementação das três áreas estratégicas prioritárias do novo Quadro de Cooperação das Nações Unidas com Cabo Verde (2023-2027); reforçar o quadro regulamentar para o desenvolvimento digital, incluindo o ecossistema de dados e a cibersegurança, através de competências digitais e investimento no capital humano, especialmente nos jovens; alargar e melhorar o acesso ao financiamento da luta contra as alterações climáticas, que é ainda muito limitado, principalmente para a sustentabilidade no turismo (primeiro setor económico), incluindo cadeias de valor locais – quadros jurídicos de conservação e proteção, em colaboração com a sociedade civil; ter uma estratégia de financiamento do novo Quadro de Cooperação, que contribuirá para o financiamento do PEDS II e na aceleração dos ODS em Cabo Verde”, enfatizou.

O Ministro reiterou ainda, em nome de todo o Executivo, a confiança depositada no trabalho em equipa para elaboração do Plano de Trabalho Conjunto 2024, e apelou à disponibilização atempada dos recursos financeiros, bem como o empenho de todos na plena execução dos programas e projetos.

Por sua vez, a Coordenadora do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde precisou que o processo de planeamento de 2024 será feito de maneira mais sistemática, trabalhando nas necessárias ações sistémicas e transformadoras necessárias ao desenvolvimento sustentável.

“Precisamos fazer mais, melhor e mais rápido. A sua integração é um dos nossos objetivos para a planificação conjunta de 2024 que será feita em janeiro próximo. Estaremos trabalhando com o país rumo a Cimeira do Futuro próximo ano”, vincou, sublinhando que este ano foram mobilizados 14.3 milhões de dólares em donativos e que há uma previsão orçamental de cerca de 114 milhões de dólares dentro da cooperação das Nações Unidas até 2027.

Cabo Verde elogiado pela sua Democracia e Estabilidade Política no Fórum Internacional de Dakar sobre Paz e Segurança em...
29/11/2023

Cabo Verde elogiado pela sua Democracia e Estabilidade Política no Fórum Internacional de Dakar sobre Paz e Segurança em África

Terminou a 9.ª Edição do Fórum Internacional de Dakar, sobre Paz e Segurança em África, que decorreu de 27 a 28 de novembro, no Senegal.

Cabo Verde fez-se representar pelo seu Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Dr. Rui Figueiredo Soares, que foi um dos escolhidos para a Conferência de Imprensa, após a cerimónia de encerramento do evento.

Na conferência de Imprensa, Cabo Verde foi muito elogiado pela sua democracia e estabilidade política. Como disse um jornalista “Cabo Verde é Campeão em Democracia”.

Questionado quais são os segredos dessa estabilidade e sucesso democrático, no nosso País, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana, precisou que a transição do regime monopartidário para multipartidário, de forma pacífica, em 1991 é um dos pontos fortes. Outra situação que tem marcado Cabo Verde pela positiva, tem que ver com alternância dos partidos políticos à frente dos vários Governos, desde as eleições multipartidárias. Outro ponto positivo é que os resultados das eleições são conhecidos no mesmo dia.

Cabo Verde, segundo os participantes tem muitas experiências a passar aos outros países da nossa sub-região, principalmente nos quesitos anteriormente elencados.

À margem do fórum, o Ministro Rui Figueiredo Soares reuniu-se com o seu homólogo do Senegal, Dr. Ismaila Madior Fall, com a Diretora Geral para África no Serviço Europeu de Ação Externa, Dra. Rita Laranjinha, com Deputado canadense, Roberto Oliphant, Secretário Parlamentar do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Canadá, e várias outras personalidades, entre eles Embaixadores, Diretores Gerais de vários governos e empresários.

O Fórum Internacional de Dakar sobre Paz e Segurança na África tem como objetivo promover o diálogo e a cooperação entre os diversos atores envolvidos na promoção de paz e segurança em África. Foram, neste fórum, tidos em conta uma ampla gama de temas, como conflitos armados, terrorismo, violência extremista, mudança climática, segurança alimentar e desenvolvimento económico.

O tema desta 9.ª Edição é “O potencial e as soluções de África para enfrentar os desafios de segurança e a instabilidade institucional”. Participaram chefes de Estado e de governo, ministros, líderes de organizações internacionais como a União Africana, União Europeia e a ONU, além de mais de 400 especialistas em paz e segurança da sociedade civil.

Cabo Verde continua comprometido em se integrar, cada vez mais, no espaço da Macaronésia Cabo Verde acolheu esta terça-f...
28/11/2023

Cabo Verde continua comprometido em se integrar, cada vez mais, no espaço da Macaronésia

Cabo Verde acolheu esta terça-feira, 28 de novembro, um encontro para a apresentação do Livro Branco da Macaronésia, um dos resultados do Projeto INTEGRA (Integração de Mercados e Desenvolvimento Socio económico da Macaronésia), implementado no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG MAC 2014-2020 financiado pela União Europeia.

A abertura desse importante encontro foi presidida pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira, que garantiu durante a sua intervenção que Cabo Verde continua comprometido em se integrar, cada vez mais, no espaço da Macaronésia, por se tratar de uma área de convergência e de cooperação privilegiada marcada por uma identidade atlântica única dos quatro arquipélagos que compõem esse espaço.

“Consideramos fulcral promover uma abordagem comum específica para desafios globais, como sejam a política energética, a política marítima, a política de transportes e de telecomunicações, a conectividade digital, a segurança humana e a luta contra a criminalidade transfronteiriça, a política adequada ao desenvolvimento sustentável do turismo, a gestão eficiente dos recursos hídricos e a promoção de um melhor ambiente de negócios e de investimentos”, vincou a governante.

Com o lançamento desse importante instrumento, espera-se que o mesmo sirva de base para a definição de futuras estratégias económicas de integração no espaço da Macaronésia, que poderão ser implementadas através de ações concretas futuramente, que possam priorizar as pessoas: melhorar, efetivamente, as condições de vida, a coesão social, desenvolver oportunidades de educação, formação e emprego aos jovens.

“Potenciar as vantagens únicas do espaço da Macaronésia: tais como a mobilidade e a transferência de conhecimento.  Apoiar a transformação económica sustentável: assente numa transição energética e digital.  Reforçar a cooperação regional entre os quatro Arquipélagos”, continuou, Miryan Vieira, acrescentando que existe um potencial de transformar as ilhas da Macaronésia como sendo verdadeiramente ilhas Afortunadas ou ilhas dos abençoados, “fazendo jus á etimologia Macaronésia (Makaron – nesio)”. Contudo, prosseguiu, “acredito que isto só será possível se soubermos explorar as oportunidades que se nos oferecem e se formos capazes de consolidar a estrutura institucional deste Espaço Biogeográfico”.

A Sessão de abertura contou ainda com as intervenções da Senhora Fernanda Cardoso, Diretora Regional de Assuntos Europeus, Governo Regional da Madeira, da Senhora María Méndez Castro, Diretora Geral de Relações Exteriores, do Governo das Canárias e do Senhor Carlos Pacheco Amaral, Diretor Geral de Assuntos Europeus e Cooperação Externa, do Governo Regional dos Açores.

A cerimónia de encerramento foi presidida pelo Diretor Nacional da Política Externa e Integração Regional de Cabo Verde, Embaixador Carlos Semedo.

À margem da 9.ª Edição do Fórum Internacional de Dakar, sobre a Paz e Segurança em África, o Ministro dos Negócios Estra...
28/11/2023

À margem da 9.ª Edição do Fórum Internacional de Dakar, sobre a Paz e Segurança em África, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Dr. Rui Figueiredo Soares recebeu, esta terça-feira, 28 de novembro, em audiência, o Deputado canadense, Roberto Oliphant, SEcretário Parlamentar do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Canadá.

As duas partes abordaram questões importantes para o reforço das relações entre os dois países.

MNECIR reúne-se com seu homólogo de Senegal O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Reginoal, Dr. ...
27/11/2023

MNECIR reúne-se com seu homólogo de Senegal

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Reginoal, Dr. Rui Figueiredo Soares, reuniu-se, esta segunda-feira, 27 de novembro, à margem da 9.ª Edição do Fórum Internacional de Dakar, sobre a Paz e Segurança em África, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Senegaleses no Exterior, Dr. Ismaila Madior Fall.

Questões bilateriais foram o mote desse encontro, que reforça ainda mais as relações de amizade e de cooperação, entre os dois países.

Ministro Rui Figueiredo Soares recebe em audiência DG para África no Serviço Europeu de Ação Externa, Rita LaranjinhaÀ m...
27/11/2023

Ministro Rui Figueiredo Soares recebe em audiência DG para África no Serviço Europeu de Ação Externa, Rita Laranjinha

À margem da 9.ª Edição do Fórum Internacional de Dakar, sobre a Paz e Segurança em África, que decorre de hoje, até amanhã, 28 de novembro, no Senegal, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana, Dr. Rui Figueiredo Soares, recebeu em audiência a Diretora Geral para África no Serviço Europeu de Ação Externa, Senhora Rita Laranjinha.

Arrancou esta segunda-feira, 27 de novembro, a 9.ª Edição do Fórum Internacional de Dakar, sobre a Paz e a Segurança em ...
27/11/2023

Arrancou esta segunda-feira, 27 de novembro, a 9.ª Edição do Fórum Internacional de Dakar, sobre a Paz e a Segurança em África.

A abertura do Fórum foi presidida pelo anfitrião, o Presidente da República do Senegal, Macky Sall, contando com as intervenções iniciais do Presidente da República Islâmica da Mauritânia, do Primeiro-Ministro da República da Guiné-Bissau e do Ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros do Japão.

Cabo Verde é representado pelo seu Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Doutor Rui Figueiredo Soares.

Ministro Rui Figueiredo Soares participa na 9.ª Edição do Fórum Internacional de Dakar sobre a Paz e Segurança em África...
26/11/2023

Ministro Rui Figueiredo Soares participa na 9.ª Edição do Fórum Internacional de Dakar sobre a Paz e Segurança em África

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Dr. Rui Figueiredo Soares, desloca-se hoje ao Senegal para participar na 9.ª Edição do Fórum Internacional de Dacar sobre a Paz e Segurança e África, agendada para os dias 27 e 28 de novembro.

Esta 9ª edição, que pretende reunir cerca de 400 participantes, de todos os continentes, tem como lema "O potencial e as soluções de África para enfrentar os desafios de segurança e a instabilidade institucional”

SENEC recebe em audiência a Representante da OIF para África OcidentalA Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e...
23/11/2023

SENEC recebe em audiência a Representante da OIF para África Ocidental

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira, recebeu ontem, 22 de novembro, em audiência a Embaixadora, TRAN Thi Hoang Mai, Representante da OIF para a Africa Ocidental, que está de visita a Cabo Verde até o dia 24 do corrente mês, no quadro das relações de cooperação existentes entre a OIF e Cabo Verde.

O encontro, solicitado pela OIF, teve como objetivo apresentar ao Governo o programa da OIF para 2024-2027 e conhecer as prioridades de desenvolvimento de Cabo Verde em relação ao referido programa.

Endereço

Avenida Liberdade E Democracia, ASA/Ilha De Santiago
Praia
C.P-Nº60

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+2382607853

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Ministério dos Negócios Estrangeiros - MNE publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Ministério dos Negócios Estrangeiros - MNE:

Vídeos

Compartilhar



Você pode gostar