Clicky

Centro Cultural Português Praia

Centro Cultural Português Praia Desenvolver programas de promoção e divulgação cultural da Língua Portuguesa e de cooperação

Criado em 1995, o Centro Cultural Português na Praia, instalado na Embaixada de Portugal naquela cidade, foi objeto de obras de remodelação, concluídas em julho de 2002. Uma intervenção projetada no sentido de dotar o espaço do Centro de instalações e equipamentos adequados ao desenvolvimento das vertentes subjacentes à sua ação de difusão da Língua e Cultura Portuguesas em Cabo Verde. O Plano de

Atividades visa, através de ações diversificadas, dirigidas a públicos diferenciados, 3 objetivos essenciais:

- Promover e apoiar ações destinadas à consolidação do uso e do ensino da Língua Portuguesa como língua de comunicação, de trabalho, de cultura e de ciência;

- Divulgar o trabalho de criadores portugueses e do espaço lusófono nas diversas áreas culturais, em colaboração com organismos e instituições portuguesas e cabo-verdianas;

- Apoiar a formação de formadores e de dinamizadores culturais, tendo por base a Língua Portuguesa e em colaboração com o Centro de Língua Portuguesa e instituições cabo-verdianas. Tendo como preocupação estratégica proporcionar um acesso mais alargado a manifestações em Língua Portuguesa e das culturas dos países que a têm como língua oficial, em particular por parte do público mais jovem, o Centro reparte a sua ação pelo apoio e organização de eventos nas áreas do teatro, música, artes plásticas, cinema, conferências e exposições documentais e fotografia. A importância da ação do Centro Cultural Português foi reconhecida em 2005, com a atribuição, pelo Governo de Cabo Verde, do 1º Grau da Medalha de Mérito e, em 2006, com a sua inclusão num conjunto de individualidades e instituições distinguidas em Homenagem Pública, promovida pela Câmara Municipal da Praia. Serviços Permanentes:

Auditório, com capacidade para 130 espetadores, dispondo de equipamento de som e de projeção, para palestras e conferências, realização de exposições e espetáculos de teatro, música e dança. Salas de Formação (2), destinadas à realização de sessões de formação e lecionação de cursos de Língua Portuguesa.

Funcionando normalmente

Photos from Mindelact's post
16/12/2022

Photos from Mindelact's post

15/12/2022
15/12/2022
Consulta Pública | Estatuto do Artista Cabo Verde (MCIC)A proposta do Projeto Lei para criação do Estatuto do Profission...
08/12/2022

Consulta Pública | Estatuto do Artista Cabo Verde (MCIC)

A proposta do Projeto Lei para criação do Estatuto do Profissional da Arte e da Cultura de Cabo Verde está acessível ao público, sendo possível a qualquer cidadão partilhar as suas considerações ou sugestões, até 28 de Dezembro de 2022.

- LINK PROPOSTA DO PROJETO DE LEI: https://bityli.com/NACEzitN
- LINK FORMULÁRIO: https://bityli.com/MDCLbSEYp
- Telefone para mais informações: 3331103

Todos podem contribuir através de sugestões e/ou comentários que poderão ser enviadas/os para o seguinte endereço de correio eletrónico:
[email protected]

Felicitações ao Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde (MCIC) por esta importante iniciativa.

Dja bu dexa bu kontributu?
Si nou, inda bu sta na tempo.

BAXA DOKUMENTU DI PROJETU DI LEI KI TA KRIA ESTATUTU DI ARTISTA

ENVIA BUS KONTRIBUTU PA: [email protected]
+ info: 3331103

PROPOSTA DO PROJETU DI LEI: https://bityli.com/NACEzitN
FORMULARIU: https://bityli.com/MDCLbSEYp

Governo de Cabo Verde

Palácio da Cultura Ildo Lobo
Biblioteca Nacional de Cabo Verde
Arquivo Nacional de Cabo Verde
IPC - Instituto do Património Cultural
CNAD - Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design
Centro Cultural do Mindelo
Cesária Évora - Academia de Artes
SCM - Sociedade Cabo-verdiana de Música
SOCA - Sociedade Caboverdiana de Autores
Câmara Municipal do Porto Novo
Câmara Municipal do Paul
Câmara Municipal da Ribeira Grande - Santo Antão
Câmara Municipal de São Vicente
Câmara Municipal Da Ribeira Brava
Município do Tarrafal de São Nicolau
Câmara Municipal do Sal
Câmara Municipal da Boa Vista
Câmara Municipal do Maio
Câmara Municipal da Praia
Município de São Domingos
Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos
Câmara Municipal de Santa Cruz
Câmara Municipal de São Miguel
Câmara Municipal de São Salvador do Mundo
Câmara Municipal de Santa Catarina
Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago
Câmara Municipal De São Filipe
Câmara Municipal de Sta. Catarina do Fogo
Camara Municipal dos Mosteiros

Associação dos Músicos Da Boa Vista - AMBV

Noite da Lusofonia a 10.Dez.2022 | Nice Kriola
08/12/2022

Noite da Lusofonia a 10.Dez.2022 | Nice Kriola

Photos from Ilhas e Encantamentos's post
08/12/2022

Photos from Ilhas e Encantamentos's post

Photos from PROCULTURA's post
06/12/2022

Photos from PROCULTURA's post

𝗠𝗔𝗥𝗢 | 𝟭𝟱.𝗗𝗲𝘇 | 𝟭𝟵𝗵 Centro Cultural Português na Praia"MARO é uma multi-instrumentista, compositora e produtora de Lisbo...
05/12/2022

𝗠𝗔𝗥𝗢 | 𝟭𝟱.𝗗𝗲𝘇 | 𝟭𝟵𝗵
Centro Cultural Português na Praia

"MARO é uma multi-instrumentista, compositora e produtora de Lisboa. Licenciada pela Berklee College of Music (Boston) em 2017, estreou-se oficialmente em 2018, tendo lançado cinco álbuns e um EP. Mais tarde, MARO juntou-se a Jacob Collier na sua DJESSE World Tour de 2019, como parte da banda. Durante este período de tempo, MARO abriu espetáculos para vários artistas, incluindo Jessie J, Charlotte Cardin e ¿Téo?, foi agenciada pela Quincy Jones Productions e esgotou, em nome próprio, espetáculos em Portugal, Espanha, Brasil, México e EUA.

Em 2020, "ITSAME, MARO!" nasceu, um projecto dedicado a promover a colaboração à distância. A série inclui 100 episódios com artistas de todos os géneros musicais, como Eric Clapton, Lennon Stella, The Paper Kites, Pablo Alborán, Lizzy McAlpine, Madison Cunningham, ANAVITÓRIA, Ivan Lins, Vitor Kley, Silvia Perez Cruz, Maria Gadú, Mayra Andrade, Rui Veloso, Lionel Loueke e muitos outros. A par das suas participações musicais, foi feito um EP colaborativo com NASAYA: "PIRILAMPO". Quatro músicas que marcam o início de um mundo sónico que os dois artistas encontraram juntos. O primeiro de muitos lançamentos.
Mais recentemente, MARO venceu o Festival da Canção e representou Portugal, o seu país, na Eurovisão (2022) com "saudade, saudade", garantindo um lugar no top 10. Também escreveu “Better Now” em colaboração com ODESZA, fez várias digressões pelo mundo e gravou um EP ao vivo no prestigiado estúdio brasileiro Sonastério.

O último álbum de MARO "can you see me?" mostra um novo lado seu, com influências do pop, trap, world & folk.”

Espetáculo com 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗹𝗶𝘃𝗿𝗲 𝗺𝗲𝗱𝗶𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗿𝗲𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗯𝗶𝗹𝗵𝗲𝘁𝗲, através do correio eletrónico do Centro Cultural Português:

[email protected]

PROCULTURA | DIVERSIDADE - "SHINTIM TARRAFAL"É já amanhã (terça-feira), dia 6 de dezembro de 2022, que terá lugar o conc...
05/12/2022

PROCULTURA | DIVERSIDADE - "SHINTIM TARRAFAL"

É já amanhã (terça-feira), dia 6 de dezembro de 2022, que terá lugar o concerto "Shintim Tarrafal", da artista e cantora Sandra Horta e convidados! Este concerto filmado terá lugar na cidade do Tarrafal de Santiago, pelas 16h30, no Hotel Tarrafal Alfândega Suites.

"Shintim Tarrafal – plataforma online de mini concertos intimistas, realizados por banda feminina gravados em locais de interesse cultural, histórico ou turístico de Cabo Verde – Fase piloto Tarrafal de Santiago” é um projeto que surgiu no sentido de conjugar a música à história da cidade onde será implementado o projeto, promovendo assim a valorização das mulheres Cabo-verdianas, a riqueza cultural do Tarrafal e o seu potencial turístico.

O projeto implementado pela cantora e artista Sandra Horta pretende criar oportunidades de trabalho remunerado a profissionais de vários setores da àrea cultural, no desenvolvimento de uma plataforma online para exposição e promoção de trabalhos de artistas locais sob forma de entretenimento, na criação de conteúdos, tendo como principal objetivo a promoção da diversidade cultural e turístico de Cabo Verde.

Pretende-se futuramente estender o projeto a outras cidades e Ilhas de Cabo Verde, incentivando a criatividade de outros jovens
no sentido de ter um produto cultural e turístico de Cabo Verde
disponibilizado online.

Este projeto conta com o apoio do DIVERSIDADE, Instrumento gerido em parceria com a EUNIC – Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia e implementado no âmbito do Projeto PROCULTURA PALOP-TL, assim como do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde e outros parceiros.

O PROCULTURA é uma Ação financiada pela União Europeia e cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. para apoio à economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste, entre 2019 e 2024.

EU National Institutes for Culture







Na próxima terça-feira, 6 de dezembro de 2022, irei realizar um concerto filmado na minha Cidade do Tarrafal de Santiago, pelas 16h30, no Hotel Tarrafal Alfândega Suites.

O concerto será uma fase piloto do projeto SHINTIM – Sandra Horta Intimate Music, idealizado por mim, e que tem como objetivo fazer a promoção de Cabo Verde a nível cultural e turístico. O projeto consiste na gravação de mini-concertos intimistas, filmados ao vivo em locais de interesse histórico, cultural ou turístico de Cabo Verde, com artistas convidados locais e complementado com imagens extra de outros pontos da Cidade.

O projeto é uma ação financiada pela União Europeia e cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P., instrumento gerido em parceria com a EUNIC – Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia, e pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, no âmbito da Medida Adicional de Apoio à Classe Artística Nacional. Conta ainda com as parcerias do Grupo Oásis, Câmara Municipal do Tarrafal, Garantia e Banco Interatlântico bem como o apoio do Sr. Vadu, das Batucadeiras Delta Ramantxadas do Tarrafal, coro Achada Tenda, e da minha banda maravilhosa Khaly Angel, Enos David, Bruno Lima e Heber Pires.

Faço então o convite a quem estiver (ou puder estar) no Tarrafal, que venha ao Hotel Tarrafal Alfandega Suites para um momento bonito de música ao pôr do sol.

Nota: o concerto será filmado pelo que quem quiser estar presente é convidado a lá chegar antes das 16h30.

Forte abraço!




04/12/2022

Já conhece Tri*Pé - Três Ilhas Três Artes ?

O projeto Tri*Pé é um consórcio de criação, formação e promoção de residências artísticas em três ilhas de Cabo Verde. Um projeto que surge da parceria entre associações artísticas nacionais de São Vicente Mindelact, Santiago Raiz Di Polon Polon e São Nicolau (Projeto Chiquinho) e consolida afinidades através de sinergias.

Tri*Pé resulta da subvenção atribuída pelo PROCULTURA, financiada pela União Europeia, e cofinanciada pelo Camões, I.P. e pela Fundação Calouste Gulbenkian

Para saber mais informações sobre as oficinas, as novas criações originárias das residências artísticas, as organizações e artistas envolvidos, visite o website👇
👉https://www.tripecaboverde.org/

🇪🇺🇨🇻

“Desumanização” | 8.Dez | 19h30Teatro Art’Imagem (Portugal)“Desumanização é uma versão cénica do romance A Desumanização...
03/12/2022

“Desumanização” | 8.Dez | 19h30
Teatro Art’Imagem (Portugal)

“Desumanização é uma versão cénica do romance A Desumanização, do consagrado escritor português Valter Hugo Mãe, prémio literário José Saramago, numa dramaturgia de Zé Pedro, com direcção e encenação de José Leitão, fundador e director da companhia. Esta é uma história de perda, luto e superação que nos faz questionar acerca dos limites (ou sua transgressão) da humanidade. Numa pequena aldeia abafada pela monumentalidade dos fiordes islandeses, Halldora surge em cena a partir da boca de Deus para nos contar como foi lidar com a morte de Sigridur, sua irmã gémea. Como preencher a metade que se perdeu? Como viver pelas duas? Como ocupar o outro lado do espelho? Halldora diz-nos que “O mundo mostrava a beleza, mas só sabia produzir o horror”. “Desumanização” é Gelo, Terra e Fogo; é o “corpo interior da Islândia”. Esta obra é, segundo o autor, um autêntico cântico de amor à Islândia. A encenação, tal como a obra, vai à Islândia, como metáfora de "TODO O MUNDO, buscar referências para a sua ficção teatral, num olhar “estrangeiro” sobre um país e suas gentes e numa visão artística que confronta os vários olhares de que é feita a vida, entre o real e imaginário.”

Espetáculo com entrada livre mediante reserva de bilhete, através do correio eletrónico do Centro Cultural Português: [email protected]

Uma parceria entre o Centro Cultural Português na Praia e Sikinada - Companhia de Teatro

DIVERSIDADE | RENDA BRAVAApresentação da coleção "nova sintra" na URDI (Mindelo), desenvolvida no âmbito do "Renda Brava...
02/12/2022

DIVERSIDADE | RENDA BRAVA

Apresentação da coleção "nova sintra" na URDI (Mindelo), desenvolvida no âmbito do "Renda Brava"!

O projeto Renda Brava propõe uma nova abordagem criativa e estética à tradição da renda e bordado da ilha da Brava, aliando designs inovadores aos saberes tradicionais para a criação de produtos que representam uma fonte de emprego e rendimento sustentável para as rendeiras da ilha da Brava.

Esta iniciativa está inserida no projecto “Artesanato Created in Cabo Verde”, promovido pelo Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD”, instituto público tutelado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas) e conta com a parceria da Câmara Municipal da Brava.

O projeto Renda Brava conta com o apoio do DIVERSIDADE, Instrumento gerido em parceria com a EUNIC – Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia e implementado no âmbito do Projeto PROCULTURA PALOP-TL.

O PROCULTURA é uma Ação financiada pela União Europeia e cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. para apoio à economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste, entre 2019 e 2024.

EU National Institutes for Culture








Brava

01/12/2022

Convite à Apresentação de Propostas aberto a profissionais e organizações culturais de 16 países, incluindo Cabo Verde

Este convite enquadra-se no programa da União Europeia ACP-UE Cultura, AWA - Art in West Africa, cujo objetivo é promover conteúdos culturais e criativos, através da promoção da criação e produção, educação visual e desenvolvimento de meios de disseminação e distribuição de bens culturais.

O prazo limite para o envio de propostas é 30 de Dezembro de 2022.

Mais informações em 👇
👉 https://koresegou.org/appel-a-projet/call-4-grants-of-the-fund-for-the-promotion-of-west-african-cultures/

- 𝗛á 𝗽𝗼𝗲𝘀𝗶𝗮 𝗻𝗼 𝘁𝗲𝘂 𝗱𝗶𝗮-𝗮-𝗱𝗶𝗮 | 𝟭.𝗗𝗲𝘇. | 𝟭𝟵𝗵 com P A U L O  C O N D E S  S ASinopse:“Espectáculo de poesia performativa c...
29/11/2022

- 𝗛á 𝗽𝗼𝗲𝘀𝗶𝗮 𝗻𝗼 𝘁𝗲𝘂 𝗱𝗶𝗮-𝗮-𝗱𝗶𝗮 | 𝟭.𝗗𝗲𝘇. | 𝟭𝟵𝗵
com P A U L O C O N D E S S A

Sinopse:
“Espectáculo de poesia performativa com recurso a ritmos, gestos, sons e expressão corporal. Um performer reinterpreta e transcria livremente poemas de reconhecidos autores da língua portuguesa numa sequência que desconcerta e faz pensar, impregnando a leitura com a energia do puro prazer e divertimento. Todos os poemas são contextualizados de forma simultaneamente lúdica e pedagógica.”

- 𝗢𝗳𝗶𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗟𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗖𝗿𝗶𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗖𝗼𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 | 𝟮.𝗗𝗲𝘇. | 𝟭𝟴𝗵𝟯𝟬com P A U L O  C O N D E S  S ASinopse:“Experiências de leitura e...
29/11/2022

- 𝗢𝗳𝗶𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗟𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗖𝗿𝗶𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗖𝗼𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 | 𝟮.𝗗𝗲𝘇. | 𝟭𝟴𝗵𝟯𝟬
com P A U L O C O N D E S S A

Sinopse:
“Experiências de leitura em voz alta realizadas num ambiente lúdico, de cooperação mútua, muito informal. Estruturada passo-a-passo, a oficina trabalha o espaço físico e simbólico, interior e exterior, a partir da leitura nas suas várias formas de expressão, mentais e corporais. Exercita o domínio da voz, estimula a criatividade e a coordenação motora, promove a empatia e o espírito de equipa.”

Nha Fado, Meu Destino | 27 Nov | 18hEstreia absoluta na cidade da Praia de "Nha Fado, Meu Destino", pela Companhia de Da...
25/11/2022

Nha Fado, Meu Destino | 27 Nov | 18h

Estreia absoluta na cidade da Praia de "Nha Fado, Meu Destino", pela Companhia de Dança Raiz di Polon, no auditório do Centro Cultural Português, com a participação especial de Tó Tavares e Rhaya Monteiro.


- Concepção, dramaturgia, coreografia, figurinos, adereços e interpretação: Mano Preto

- Poemas, letras e músicas: Amália da Piedade Rodrigues, Luís de Camões, Carlos Gonçalves, Zeca Afonso, Pedro Homem de Mello e J. Campos

Apoio:

- PROCULTURA - financiado pela União Europeia, cofinanciado e implementado pelo Camões, IP e pela Fundação Calouste Gulbenkian
- Estúdios Victor Cordon
- Câmara Municipal da Praia
- Soca - Sociedade caboverdiana de autores
- Associação Cultural "Raiz di Polon"

Espetáculo com entrada livre mediante reserva de bilhete, através do correio eletrónico do Centro Cultural Português: [email protected]

Photos from UE em Cabo Verde's post
24/11/2022

Photos from UE em Cabo Verde's post

Home | Tripe
24/11/2022
Home | Tripe

Home | Tripe

O projeto TRI*PÉ – Três Ilhas Três Artes, é um consórcio de criação, formação e promoção de residências artísticas em três ilhas de Cabo Verde. Um projeto que resulta da parceria entre associações artísticas nacionais de São Vicente (Mindelact), Santiago (Raiz di Polon) e São Ni...

22/11/2022

Além M.A.R. | 23 de Novembro | 21h00 | Centro Cultural do Mindelo

Bety Fernandes e Djam Neguin irão apresentar as suas peças de dança, desenvolvidas em contexto de Residência Artística, no âmbito do programa da União Europeia PROCULTURA (co-financiado e gerido pelo Camões, I.P.) com as bolsas de Mobilidade Internacional de Artistas para os PALOP-TL, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

As peças serão apresentadas no âmbito das celebrações dos 15 anos da Parceria Especial entre Cabo Verde e União Europeia, durante a edição de 2022 de Africa University on Youth and Development, de 22 a 26 na cidade do Mindelo organizada pelo Centro Norte-Sul e com a participação de vários jovens Africanos e Europeus assim como de vários representantes de organizações internacionais, sociedade civil e associações de jovens.

"Sociedade Portuguesa de Autores celebra com um concerto os 100 anos do nascimento de Natália Correia, que se completam ...
22/11/2022
Centenário de Natália Correia celebrado pela SPA num concerto a várias vozes

"Sociedade Portuguesa de Autores celebra com um concerto os 100 anos do nascimento de Natália Correia, que se completam em 2023. Será gravado, para transmissão na RTP".

Sociedade Portuguesa de Autores celebra com um concerto os 100 anos do nascimento de Natália Correia, que se completam em 2023. Será gravado, para transmissão na RTP.

"As palavras da poeta Ana Luísa Amaral (1956-2022) vão subir ao palco do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, no p...
16/11/2022
Teatro Nacional São João homenageia Ana Luisa Amaral com leitura encenada

"As palavras da poeta Ana Luísa Amaral (1956-2022) vão subir ao palco do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, no próximo dia 26 de Novembro, numa leitura encenada dos seus poemas e dos que traduziu".

Diz toda a verdade mas di-la oblíqua tem por base uma selecção de textos escritos ou traduzidos pela poeta, com a sua dilecta Emily Dickinson à cabeça.

«O grupo português apresentará o espetáculo “Amália, Dona de Si – O Musical”, que leva à descoberta da mulher Amália com...
15/11/2022
Visão | Maior cidade do Brasil recebe nova edição do Circuito de Teatro Português em novembro

«O grupo português apresentará o espetáculo “Amália, Dona de Si – O Musical”, que leva à descoberta da mulher Amália com seus sonhos, seus medos e ansiedades, sua vida e suas escolhas artísticas».

São Paulo, a maior cidade do Brasil, recebe entre os dias 12 e 24 de novembro o XIII Circuito de Teatro em Português, um festival internacional de países lusófonos, com entrada gratuita, cuja abertura será feita pelo grupo AnDanças de Famalicão

“Anne Victorino d’Almeida, Mário Laginha, Carlos Azevedo, Pedro Moreira e Surma são alguns dos 17 compositores que leram...
15/11/2022
Poesia de Saramago inspira 17 compositores no Festival Leiria Cidade Criativa da Música

“Anne Victorino d’Almeida, Mário Laginha, Carlos Azevedo, Pedro Moreira e Surma são alguns dos 17 compositores que leram José Saramago para criar obras com estreia marcada este mês, no primeiro Festival Leiria Cidade Criativa da Música”.

Anne Victorino d’Almeida, Mário Laginha, Carlos Azevedo, Pedro Moreira e Surma são alguns dos 17 compositores que leram José Saramago para criar obras com estreia marcada este mês, no primeiro Festival Leiria Cidade Criativa da Música.

"O escritor brasileiro Rafael Gallo é o vencedor do Prémio José Saramago, no valor de 40 mil euros, pelo seu romance Dor...
14/11/2022
Escritor brasileiro Rafael Gallo vence Prémio José Saramago 2022

"O escritor brasileiro Rafael Gallo é o vencedor do Prémio José Saramago, no valor de 40 mil euros, pelo seu romance Dor fantasma, que será publicado em Portugal pela Porto Editora, anunciaram esta tarde os promotores".

O romance Dor Fantasma, que lhe valeu a distinção, será publicado em Portugal pela Porto Editora.

𝙋𝙧𝙤𝙫𝙖𝙫𝙚𝙡𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙎𝙖𝙧𝙖𝙢𝙖𝙜𝙤 | 𝗘𝘀𝘁𝗿𝗲𝗼𝘂 𝗲𝗺 𝗖𝗮𝗯𝗼 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲 𝗻𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂ê𝘀 𝗻𝗮 𝗣𝗿𝗮𝗶𝗮 𝗻𝗼 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗶𝗮 𝟯 𝗱𝗲 𝗡𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼Dois di...
09/11/2022

𝙋𝙧𝙤𝙫𝙖𝙫𝙚𝙡𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙎𝙖𝙧𝙖𝙢𝙖𝙜𝙤 | 𝗘𝘀𝘁𝗿𝗲𝗼𝘂 𝗲𝗺 𝗖𝗮𝗯𝗼 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲 𝗻𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂ê𝘀 𝗻𝗮 𝗣𝗿𝗮𝗶𝗮
𝗻𝗼 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗶𝗮 𝟯 𝗱𝗲 𝗡𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼

Dois dias e duas salas lotadas, no Centro Cultural Português na Praia, para assistir a "Provavelmente Saramago".

Texto encenado por Paulo Campos Dos Reis, interpretado por Vinícius Piedade e assinado por ambos.

A apresentação no dia 4/Nov, contou com público académico e escolar, contou com a presença de alunos da Universidade de Cabo Verde na Praia e do Pólo de Santa Catarina, e de alunos da Escola Luciano Garcia (S. Lourenço dos Órgãos).

07/11/2022
𝗠𝗶𝗻𝗱𝗲𝗹𝗮𝗰𝘁 𝗘𝘅𝘁𝗲𝗻𝘀ã𝗼 𝗻𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂ê𝘀 𝗻𝗮 𝗣𝗿𝗮𝗶𝗮 𝟱.𝗡𝗼𝘃 | 𝟭𝟵𝗵𝙎 𝙊 𝙇 𝙄 𝙏 Á 𝙍 𝙄 𝘼"é a continuação dos espetáculos-pe...
05/11/2022

𝗠𝗶𝗻𝗱𝗲𝗹𝗮𝗰𝘁 𝗘𝘅𝘁𝗲𝗻𝘀ã𝗼 𝗻𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂ê𝘀 𝗻𝗮 𝗣𝗿𝗮𝗶𝗮
𝟱.𝗡𝗼𝘃 | 𝟭𝟵𝗵

𝙎 𝙊 𝙇 𝙄 𝙏 Á 𝙍 𝙄 𝘼
"é a continuação dos espetáculos-performance que a Alma d' Arame desenvolve desde o início da sua atividade. Este espaço-laboratório, sempre aberto para a exploração e para dar resposta à necessidade de encontrar novas narrativas, começa a ser uma marca do nosso trabalho. Começámos cada um no seu espaço solitário. Por um lado, o espaço da narrativa, do teatro, da marioneta, do ser e do objeto e, por outro, o espaço da programação, da cinética, da multimédia. Partindo do espaço solitário e criativo de cada um, vimos nascer o espaço comum de criação.

Todos temos e precisamos desse tempo connosco próprios. É nesse tempo que encontramos o espaço de cada um, que é só nosso, e onde podemos reviver memórias, esconder, pensar, sentir, registar. Aqui atingiremos estados próprios. É disso que se trata neste acto performativo.


É neste espaço-laboratório que se desenrola este confronto solitário entre homem e máquina, entre real e virtual, e é este confronto que nos levará à experimentação e à procura de narrativas novas. O movimento cinético do corpo e como ele ocupa o espaço vazio irá construir essa narrativa visual e sonora."

***************************************
Direção Artística: Amândio Anastácio
Interpretação: Paulo Quedas
Multimédia: Luís Grifu
Música: João Bastos
Marioneta: Raul Constante Pereira
Desenho de luz e espaço cénico: Amândio Anastácio
Operação de luz e montagem: João Sofio
Direção de Produção: Ricardo Falcão
Fotografia: Inês Samina
Vídeo: Pedro Grenha

Idade: M/12
Duração: 40’
Produção: Alma d'Arame

Apoio | Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Parceria | Espaço do Tempo
Estrutura Financiada por | DGArtes e Governo de Portugal

𝙋 𝘼 𝙉 𝙏 𝙀 𝙍 𝘼Uma homenagem ao cantor e compositor Orlando Pantera, foi apresentado pela primeira vez em Cabo Verde, na c...
04/11/2022

𝙋 𝘼 𝙉 𝙏 𝙀 𝙍 𝘼

Uma homenagem ao cantor e compositor Orlando Pantera, foi apresentado pela primeira vez em Cabo Verde, na cidade da Praia nos passados dias 28 e 29 de Outubro no Auditório nacional Jorge Barbosa.

O espetáculo, que une dança, teatro e música, foi produzido no âmbito das iniciativas da Fundação Orlando Pantera para divulgação do legado do artista, presidida pela filha Darlene Barreto, também mentora do projeto.

“Pantera”, estreou em Portugal a 19 de Março, no Centro Cultural de Belém.

"Este projeto, que une Portugal e Cabo Verde, revela-se de grande importância para a ACCCA - Companhia Clara Andermatt, por resgatar a memória de uma figura incontornável da música cabo-verdiana, Orlando Pantera, um artista de talento invulgar e um amigo de enorme coração. Pantera deixou muito nas nossas vidas, na nossa história musical, muito além de Cabo Verde e muito além de Portugal. Homenageá-lo é um ato essencial para garantir a permanência de uma obra fundamental da cultura cabo-verdiana.

PANTERA é uma criação de Clara Andermatt e João Lucas, e conta com a participação especial de Mayra Andrade. Uma produção ACCCA – Companhia Clara Andermatt.

Parceiros na digressão a Cabo Verde:
República Portuguesa – Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, através do Centro Cultural Português na Praia.
Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde, Fundação Orlando Pantera, Associação Mindelact.

Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian, CVTelecom (CVMóvel), Câmara Municipal da Praia, Ímpar Seguros, PassID

Fotografias: balai.cv

Mindelact 2022Extensão na Praia | Centro Cultural PortuguêsEspetáculos: •         05 de novembro | sábado| 19h:SOLITÁRIA...
04/11/2022

Mindelact 2022
Extensão na Praia | Centro Cultural Português

Espetáculos:


• 05 de novembro | sábado| 19h:
SOLITÁRIA | Alma d'Arame (Portugal)

• 07 de novembro | segunda-feira | 19h:
NOITE DE CAXIAS | Teatro Noroeste (Portugal)
• 09 de novembro | quarta-feira |19h:
BORBOLETAS | Gery Mendes (Países Baixos)

• 12 de novembro | sábado | 19h:
NEKED SOLDIER | TICAVE (C.Verde/Inglaterra)


• 13 de novembro | domingo | 19h:
TUDJUNT SEPARADO | Irina Fonseca (Cabo Verde)



Os espetáculos decorrerão no auditório deste Centro Cultural, com entrada livre, mediante reserva de bilhete, através do email do Centro Cultural Português: [email protected]

Endereço

Avenida OUA/Achada De Santo António
Praia
160

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 13:00
14:30 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 13:00
14:30 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 13:00
14:30 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 13:00
14:30 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 13:00
14:30 - 17:00

Telefone

+2382623030

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Centro Cultural Português Praia publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Centro Cultural Português Praia:

Vídeos

Serviços Governamentais nas proximidades


Comentários

“Je suis dzenraskod” ou “Eu sou engenhoso” no Mindelo e na Praia

O ator Cláudio Santos apresentou “Je suis dzenraskod” nos dias 6 e 13 de novembro na ALAIM e no Centro Cultural Português em Cabo Verde

A peça sobre a identidade, influências e família do ator e dublador foi uma estreia em Cabo Verde.

Cláudio Santos, belga de origem cabo-verdiana, é um reconhecido profissional com longa carreira no cinema, televisão e teatro.

A parceria entre a União Europeia e o Mindelact permitiu além destes dois espetáculos, a realização de residências artísticas feitas por Cláudio Santos nas ilhas de São Vicente e Santo Antão.

🇪🇺🇨🇻
A União Europeia juntou-se ao Festival Internacional de Teatro Mindelact para trazer a Cabo Verde o ator Cláudio Santos que nos brinda com “Je suis Dzenraskod”.

“Je suis Dzenraskod” será uma estreia em Cabo Verde.

Este sábado, 13 de novembro, pelas 20h30 no Centro Cultural Português em Cabo Verde o espetáculo será exibido na cidade da Praia.

Cláudio Santos é um reconhecido profissional na Bélgica, com longa carreira no cinema, televisão e teatro. Ator e dublador, Cláudio nasceu em Cabo Verde, na ilha de Santo Antão.

🇪🇺🇨🇻
DIVERSIDADE | ESPECIAL WOMEX
🇦🇴🇨🇻🇬🇼🇲🇿🇸🇹🇹🇱🇪🇺

Faz uma semana que o PROCULTURA participou na WOMEX – World Music Expo, no Porto (Portugal), apoiando a participação de seis produtores e agentes musicais dos PALOP-TL.

Para ‘Stive’ (Angola), Paulo Linhares (Cabo Verde), Edizildo Indi (Guiné-Bissau), ‘Pak Njamena’ (Moçambique), Enerlid Franca (São Tomé e Príncipe) e Olívio Santos (Timor-Leste) o evento foi uma oportunidade única para divulgar a música dos seus países e desenvolver a sua rede de contatos, mas também onde firmaram amizades e sonhos de projetos futuros entre o próprio grupo.

Entre networking e vários showcases de artistas convidados (do próprio evento), os nossos produtores deram a experimentar os seus instrumentos musicais e estiveram em conversa na rádio RDP África, onde puderam também apresentar algum do seu portfolio musical. (Esteja atento, iremos partilhar as entrevistas.)

O PROCULTURA marcou ainda presença no painel “Harnessing culture for sustainable development”, em conjunto com outros programas financiados pela União Europeia na área da cultura, o ACP-EU Culture e o Transcultura.

Esta edição da WOMEX contou com mais de 2.600 profissionais da música (incluindo 290 artistas) de 102 países, recebeu mais de 60 artistas em showcases representando 290 músicos espalhados por sete palcos, teve 24 documentários musicais de 24 países, 110 palestrantes e mentores a participarem das sessões da conferência e uma movimentada feira comercial com 620 empresas expositoras em 200 stands. Acima de tudo, foi um evento cheio de música!

Para o ano a WOMEX volta a acontecer em Portugal, em Lisboa, de 19-23 de outubro de 2022, e o PROCULTURA lá estará novamente! 🎧 🎹 🎸🎷

----
Os seis produtores participam na WOMEX com o apoio do DIVERSDIDADE - Instrumento de financiamento para a diversidade cultural, cidadania e identidade - ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. Instrumento gerido em parceria coma EUNIC - Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia.

União Europeia em Moçambique
Camões, I.P.
EU National Institutes for Culture
Alliance Française Luanda
União Europeia em Angola / European Union in Angola
UE em Cabo Verde
União Europeia na Guiné-Bissau
União Europeia em Timor-Leste
Camões Angola - Cooperação, Cultura e Língua
Centro Cultural Português em Cabo Verde
Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau CP
Camões - Centro Cultural Português em Maputo
Centro Cultural Português - São Tomé e Príncipe

DIVERSIDADE | ESPECIAL WOMEX 🎵🎵🎵
🇪🇺 🇦🇴 🇨🇻 🇬🇼 🇲🇿 🇸🇹 🇹🇱

Nos próximos três dias, os seis produtores vão estar em entrevista na RDP África. Assista já hoje, a partir das 13h de Portugal!

Quinta 28: Paulo Linhares (Cabo Verde) + Edizildo Indi (Guiné-Bissau)
Sexta 29: Enerlid Franca (São Tomé e Príncipe) + Olívio dos Santos (Timor Leste)
Sábado 30: Stive (Angola) + Pak Ndjamena (Moçambique)

União Europeia em Moçambique
Camões, I.P.
EU National Institutes for Culture
União Europeia em Angola / European Union in Angola
UE em Cabo Verde
União Europeia na Guiné-Bissau
União Europeia em Timor-Leste
Alliance Française Luanda
Camões Angola - Cooperação, Cultura e Língua
Centro Cultural Português em Cabo Verde
Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau CP
Camões - Centro Cultural Português em Maputo
Centro Cultural Português - São Tomé e Príncipe
Centro Cultural Português - Díli
Insulada
Managements E Eventos Nguimbi
Pak Ndjamena Ndjamena
On TIME Entertainment
Arts & Culture Association Timor Furak
DIVERSIDADE | ESPECIAL WOMEX 🎵🎵🎵
🇪🇺 🇦🇴 🇨🇻 🇬🇼 🇲🇿 🇸🇹 🇹🇱

Arranca hoje esta viagem pela música do mundo! Os seis produtores dos PALOP-TL e a equipa PROCULTURA já se encontram no evento prontos para promover a riqueza musical dos países e absorver a de todos os outros. Estão animados e entusiasmados! As fotografias falam por si...

O PROCULTURA está na WOMEX no Stand # W19

Saiba mais em:
http://www.womex.com/virtual/procultura/news/procultura_palop_tl

----
Os seis produtores participam na WOMEX com o apoio do DIVERSDIDADE - Instrumento de financiamento para a diversidade cultural, cidadania e identidade.

Ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. Instrumento gerido em parceria coma EUNIC - Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia.

União Europeia em Moçambique
Camões, I.P.
EU National Institutes for Culture
Alliance Française Luanda
União Europeia em Angola / European Union in Angola
UE em Cabo Verde
União Europeia na Guiné-Bissau
União Europeia em Timor-Leste
Camões Angola - Cooperação, Cultura e Língua
Centro Cultural Português em Cabo Verde
Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau CP
Camões - Centro Cultural Português em Maputo
Centro Cultural Português - São Tomé e Príncipe
Centro Cultural Português - Díli
DIVERSIDADE | ESPECIAL WOMEX 🎵🎵🎵
É já daqui a dois dias que começa a maior feira internacional da música!
🇪🇺 🇦🇴 🇨🇻 🇬🇼 🇲🇿 🇸🇹 🇹🇱

A WOMEX é o maior encontro musical internacional e culturalmente diverso do mundo e a maior conferência do cenário musical global, com feira de negócios, palestras, filmes e pequenos concertos de showcase.

Com mais de 2.500 profissionais (incluindo 260 artistas) de 90 países envolvidos, a WOMEX, é a plataforma de networking número um para a indústria da música mundial. O seu espetro musical é incomparável no mercado de showcase internacional, variando do mais tradicional ao novo underground local e global, abrangendo música popular, raízes, jazz, culturas locais e da diáspora, bem como sons urbanos e eletrónicos de todo o mundo.

‘Stive’ (Angola), Paulo Linhares (Cabo Verde), Edizildo Indi (Guiné-Bissau), ‘Pak Njamena’ (Moçambique), Enerlid Franca (São Tomé e Príncipe) e Olívio Santos (Timor-Leste) são os produtores e agentes musicais que participam neste evento profissional.

Com a missão de promover a economia cultural e criativa dos seus países, a equipa do PROCULTURA vai estar lá para os apoiar. Se estiver por lá, não deixe de os visitar no STAND #19. 🎧 🎹 🎸🎷

Saiba mais em:
https://www.womex.com/
----
Os seis produtores participam na WOMEX com o apoio do DIVERSDIDADE - Instrumento de financiamento para a diversidade cultural, cidadania e identidade.

Ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. Instrumento gerido em parceria coma EUNIC - Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia.

União Europeia em Moçambique
Camões, I.P.
EU National Institutes for Culture
Alliance Française Luanda
União Europeia em Angola / European Union in Angola
UE em Cabo Verde
União Europeia na Guiné-Bissau
União Europeia em Timor-Leste
Camões Angola - Cooperação, Cultura e Língua
Centro Cultural Português em Cabo Verde
Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau CP
Camões - Centro Cultural Português em Maputo
Centro Cultural Português - São Tomé e Príncipe
Centro Cultural Português - Díli

DIVERSIDADE ESPECIAL WOMEX | Moçambique 🇲🇿

Moçambique também vai estar na WOMEX, representado por Bernardo Guiamba, mais conhecido por Pak Ndjamena, percussionista, corista, bailarino e produtor. Membro fundador e representante da Moticoma Band, hoje dedica-se a diversas produções artísticas e culturais, além de ser mentor e organizador do Festival Raíz, na cidade de Maputo.

Com várias experiências na indústria musical, nacional e internacional, é a segunda vez que participa na maior feira internacional de música (a WOMEX), desta vez para promover o projeto Raíz, que vai a caminho da 5.ª edição.

O festival surge com a vontade de dinamizar a música tradicional. Apaixonado pela música das suas raízes, o artista multidisciplinar, quer devolver-lhe espaço na cultura do país. Pak gosta de inovar e fazer misturas que tragam a música para o contexto atual, e neste caso, internacional: “O objetivo para o Festival Raíz é a sua internacionalização e estar na WOMEX é um passo muito grande. Penso que isso é fruto do nosso foco.”

Nem sempre é fácil, mas a equipa não se deixa esmorecer: “Vamos persistir, insistir e há sempre resultados quando há esforço. Se chegámos até à WOMEX é porque alguma coisa significante existe.”

Saiba mais em:
https://www.youtube.com/watch?v=Lja6jXatYU8
https://www.youtube.com/channel/UCfRJybj7jvtLOt-tjl3GGTA (Youtube Festival Raiz), https://www.instagram.com/festival.raiz/ (Instagram), https://www.facebook.com/search/top?q=festival%20raiz%20tradicional (Facebook)

----
Pak Ndjamena vai participar na WOMEX com o apoio do DIVERSDIDADE - Instrumento de financiamento para a diversidade cultural, cidadania e identidade.

Ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. Instrumento gerido em parceria coma EUNIC - Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia.

União Europeia em Moçambique
Camões, I.P.
EU National Institutes for Culture
Alliance Française Luanda

União Europeia em Angola / European Union in Angola
UE em Cabo Verde
União Europeia na Guiné-Bissau
União Europeia em Timor-Leste

Camões Angola - Cooperação, Cultura e Língua
Centro Cultural Português em Cabo Verde
Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau CP
instituto camoes-Maputo
Centro Cultural Português - São Tomé e Príncipe

x

Outra Organização governamental em Praia (mostrar todos)

Embaixada de Portugal em Cabo Verde Ministério das Relações Exteriores de Cabo Verde UE em Cabo Verde Embajada de España en Cabo Verde Oportunidades Embaixada do Brasil em Cabo Verde Instituto do Desporto e da Juventude Arquivo Nacional de Cabo Verde Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas Instituto Nacional de Saúde Pública - CV Ministério da Coesão Territorial de Cabo Verde Direção Nacional da Administração Pública - DNAP Portuguese Cape Verde Wyspy Zielonego Przylądka Comité de Coordenação do Combate à SIDA