
16/12/2022
Photos from Mindelact's post
Desenvolver programas de promoção e divulgação cultural da Língua Portuguesa e de cooperação
Criado em 1995, o Centro Cultural Português na Praia, instalado na Embaixada de Portugal naquela cidade, foi objeto de obras de remodelação, concluídas em julho de 2002. Uma intervenção projetada no sentido de dotar o espaço do Centro de instalações e equipamentos adequados ao desenvolvimento das vertentes subjacentes à sua ação de difusão da Língua e Cultura Portuguesas em Cabo Verde. O Plano de
Atividades visa, através de ações diversificadas, dirigidas a públicos diferenciados, 3 objetivos essenciais:
- Promover e apoiar ações destinadas à consolidação do uso e do ensino da Língua Portuguesa como língua de comunicação, de trabalho, de cultura e de ciência;
- Divulgar o trabalho de criadores portugueses e do espaço lusófono nas diversas áreas culturais, em colaboração com organismos e instituições portuguesas e cabo-verdianas;
- Apoiar a formação de formadores e de dinamizadores culturais, tendo por base a Língua Portuguesa e em colaboração com o Centro de Língua Portuguesa e instituições cabo-verdianas. Tendo como preocupação estratégica proporcionar um acesso mais alargado a manifestações em Língua Portuguesa e das culturas dos países que a têm como língua oficial, em particular por parte do público mais jovem, o Centro reparte a sua ação pelo apoio e organização de eventos nas áreas do teatro, música, artes plásticas, cinema, conferências e exposições documentais e fotografia. A importância da ação do Centro Cultural Português foi reconhecida em 2005, com a atribuição, pelo Governo de Cabo Verde, do 1º Grau da Medalha de Mérito e, em 2006, com a sua inclusão num conjunto de individualidades e instituições distinguidas em Homenagem Pública, promovida pela Câmara Municipal da Praia. Serviços Permanentes:
Auditório, com capacidade para 130 espetadores, dispondo de equipamento de som e de projeção, para palestras e conferências, realização de exposições e espetáculos de teatro, música e dança. Salas de Formação (2), destinadas à realização de sessões de formação e lecionação de cursos de Língua Portuguesa.
Funcionando normalmente
Photos from Mindelact's post
Consulta Pública | Estatuto do Artista Cabo Verde (MCIC)
A proposta do Projeto Lei para criação do Estatuto do Profissional da Arte e da Cultura de Cabo Verde está acessível ao público, sendo possível a qualquer cidadão partilhar as suas considerações ou sugestões, até 28 de Dezembro de 2022.
- LINK PROPOSTA DO PROJETO DE LEI: https://bityli.com/NACEzitN
- LINK FORMULÁRIO: https://bityli.com/MDCLbSEYp
- Telefone para mais informações: 3331103
Todos podem contribuir através de sugestões e/ou comentários que poderão ser enviadas/os para o seguinte endereço de correio eletrónico:
[email protected]
Felicitações ao Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde (MCIC) por esta importante iniciativa.
Dja bu dexa bu kontributu?
Si nou, inda bu sta na tempo.
BAXA DOKUMENTU DI PROJETU DI LEI KI TA KRIA ESTATUTU DI ARTISTA
ENVIA BUS KONTRIBUTU PA: [email protected]
+ info: 3331103
PROPOSTA DO PROJETU DI LEI: https://bityli.com/NACEzitN
FORMULARIU: https://bityli.com/MDCLbSEYp
Governo de Cabo Verde
Palácio da Cultura Ildo Lobo
Biblioteca Nacional de Cabo Verde
Arquivo Nacional de Cabo Verde
IPC - Instituto do Património Cultural
CNAD - Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design
Centro Cultural do Mindelo
Cesária Évora - Academia de Artes
SCM - Sociedade Cabo-verdiana de Música
SOCA - Sociedade Caboverdiana de Autores
Câmara Municipal do Porto Novo
Câmara Municipal do Paul
Câmara Municipal da Ribeira Grande - Santo Antão
Câmara Municipal de São Vicente
Câmara Municipal Da Ribeira Brava
Município do Tarrafal de São Nicolau
Câmara Municipal do Sal
Câmara Municipal da Boa Vista
Câmara Municipal do Maio
Câmara Municipal da Praia
Município de São Domingos
Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos
Câmara Municipal de Santa Cruz
Câmara Municipal de São Miguel
Câmara Municipal de São Salvador do Mundo
Câmara Municipal de Santa Catarina
Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago
Câmara Municipal De São Filipe
Câmara Municipal de Sta. Catarina do Fogo
Camara Municipal dos Mosteiros
Associação dos Músicos Da Boa Vista - AMBV
Noite da Lusofonia a 10.Dez.2022 | Nice Kriola
Photos from Ilhas e Encantamentos's post
Photos from PROCULTURA's post
𝗠𝗔𝗥𝗢 | 𝟭𝟱.𝗗𝗲𝘇 | 𝟭𝟵𝗵
Centro Cultural Português na Praia
"MARO é uma multi-instrumentista, compositora e produtora de Lisboa. Licenciada pela Berklee College of Music (Boston) em 2017, estreou-se oficialmente em 2018, tendo lançado cinco álbuns e um EP. Mais tarde, MARO juntou-se a Jacob Collier na sua DJESSE World Tour de 2019, como parte da banda. Durante este período de tempo, MARO abriu espetáculos para vários artistas, incluindo Jessie J, Charlotte Cardin e ¿Téo?, foi agenciada pela Quincy Jones Productions e esgotou, em nome próprio, espetáculos em Portugal, Espanha, Brasil, México e EUA.
Em 2020, "ITSAME, MARO!" nasceu, um projecto dedicado a promover a colaboração à distância. A série inclui 100 episódios com artistas de todos os géneros musicais, como Eric Clapton, Lennon Stella, The Paper Kites, Pablo Alborán, Lizzy McAlpine, Madison Cunningham, ANAVITÓRIA, Ivan Lins, Vitor Kley, Silvia Perez Cruz, Maria Gadú, Mayra Andrade, Rui Veloso, Lionel Loueke e muitos outros. A par das suas participações musicais, foi feito um EP colaborativo com NASAYA: "PIRILAMPO". Quatro músicas que marcam o início de um mundo sónico que os dois artistas encontraram juntos. O primeiro de muitos lançamentos.
Mais recentemente, MARO venceu o Festival da Canção e representou Portugal, o seu país, na Eurovisão (2022) com "saudade, saudade", garantindo um lugar no top 10. Também escreveu “Better Now” em colaboração com ODESZA, fez várias digressões pelo mundo e gravou um EP ao vivo no prestigiado estúdio brasileiro Sonastério.
O último álbum de MARO "can you see me?" mostra um novo lado seu, com influências do pop, trap, world & folk.”
Espetáculo com 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗹𝗶𝘃𝗿𝗲 𝗺𝗲𝗱𝗶𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗿𝗲𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗯𝗶𝗹𝗵𝗲𝘁𝗲, através do correio eletrónico do Centro Cultural Português:
[email protected]
PROCULTURA | DIVERSIDADE - "SHINTIM TARRAFAL"
É já amanhã (terça-feira), dia 6 de dezembro de 2022, que terá lugar o concerto "Shintim Tarrafal", da artista e cantora Sandra Horta e convidados! Este concerto filmado terá lugar na cidade do Tarrafal de Santiago, pelas 16h30, no Hotel Tarrafal Alfândega Suites.
"Shintim Tarrafal – plataforma online de mini concertos intimistas, realizados por banda feminina gravados em locais de interesse cultural, histórico ou turístico de Cabo Verde – Fase piloto Tarrafal de Santiago” é um projeto que surgiu no sentido de conjugar a música à história da cidade onde será implementado o projeto, promovendo assim a valorização das mulheres Cabo-verdianas, a riqueza cultural do Tarrafal e o seu potencial turístico.
O projeto implementado pela cantora e artista Sandra Horta pretende criar oportunidades de trabalho remunerado a profissionais de vários setores da àrea cultural, no desenvolvimento de uma plataforma online para exposição e promoção de trabalhos de artistas locais sob forma de entretenimento, na criação de conteúdos, tendo como principal objetivo a promoção da diversidade cultural e turístico de Cabo Verde.
Pretende-se futuramente estender o projeto a outras cidades e Ilhas de Cabo Verde, incentivando a criatividade de outros jovens
no sentido de ter um produto cultural e turístico de Cabo Verde
disponibilizado online.
Este projeto conta com o apoio do DIVERSIDADE, Instrumento gerido em parceria com a EUNIC – Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia e implementado no âmbito do Projeto PROCULTURA PALOP-TL, assim como do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde e outros parceiros.
O PROCULTURA é uma Ação financiada pela União Europeia e cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. para apoio à economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste, entre 2019 e 2024.
EU National Institutes for Culture
Na próxima terça-feira, 6 de dezembro de 2022, irei realizar um concerto filmado na minha Cidade do Tarrafal de Santiago, pelas 16h30, no Hotel Tarrafal Alfândega Suites.
O concerto será uma fase piloto do projeto SHINTIM – Sandra Horta Intimate Music, idealizado por mim, e que tem como objetivo fazer a promoção de Cabo Verde a nível cultural e turístico. O projeto consiste na gravação de mini-concertos intimistas, filmados ao vivo em locais de interesse histórico, cultural ou turístico de Cabo Verde, com artistas convidados locais e complementado com imagens extra de outros pontos da Cidade.
O projeto é uma ação financiada pela União Europeia e cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P., instrumento gerido em parceria com a EUNIC – Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia, e pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, no âmbito da Medida Adicional de Apoio à Classe Artística Nacional. Conta ainda com as parcerias do Grupo Oásis, Câmara Municipal do Tarrafal, Garantia e Banco Interatlântico bem como o apoio do Sr. Vadu, das Batucadeiras Delta Ramantxadas do Tarrafal, coro Achada Tenda, e da minha banda maravilhosa Khaly Angel, Enos David, Bruno Lima e Heber Pires.
Faço então o convite a quem estiver (ou puder estar) no Tarrafal, que venha ao Hotel Tarrafal Alfandega Suites para um momento bonito de música ao pôr do sol.
Nota: o concerto será filmado pelo que quem quiser estar presente é convidado a lá chegar antes das 16h30.
Forte abraço!
Já conhece Tri*Pé - Três Ilhas Três Artes ?
O projeto Tri*Pé é um consórcio de criação, formação e promoção de residências artísticas em três ilhas de Cabo Verde. Um projeto que surge da parceria entre associações artísticas nacionais de São Vicente Mindelact, Santiago Raiz Di Polon Polon e São Nicolau (Projeto Chiquinho) e consolida afinidades através de sinergias.
Tri*Pé resulta da subvenção atribuída pelo PROCULTURA, financiada pela União Europeia, e cofinanciada pelo Camões, I.P. e pela Fundação Calouste Gulbenkian
Para saber mais informações sobre as oficinas, as novas criações originárias das residências artísticas, as organizações e artistas envolvidos, visite o website👇
👉https://www.tripecaboverde.org/
🇪🇺🇨🇻
“Desumanização” | 8.Dez | 19h30
Teatro Art’Imagem (Portugal)
“Desumanização é uma versão cénica do romance A Desumanização, do consagrado escritor português Valter Hugo Mãe, prémio literário José Saramago, numa dramaturgia de Zé Pedro, com direcção e encenação de José Leitão, fundador e director da companhia. Esta é uma história de perda, luto e superação que nos faz questionar acerca dos limites (ou sua transgressão) da humanidade. Numa pequena aldeia abafada pela monumentalidade dos fiordes islandeses, Halldora surge em cena a partir da boca de Deus para nos contar como foi lidar com a morte de Sigridur, sua irmã gémea. Como preencher a metade que se perdeu? Como viver pelas duas? Como ocupar o outro lado do espelho? Halldora diz-nos que “O mundo mostrava a beleza, mas só sabia produzir o horror”. “Desumanização” é Gelo, Terra e Fogo; é o “corpo interior da Islândia”. Esta obra é, segundo o autor, um autêntico cântico de amor à Islândia. A encenação, tal como a obra, vai à Islândia, como metáfora de "TODO O MUNDO, buscar referências para a sua ficção teatral, num olhar “estrangeiro” sobre um país e suas gentes e numa visão artística que confronta os vários olhares de que é feita a vida, entre o real e imaginário.”
Espetáculo com entrada livre mediante reserva de bilhete, através do correio eletrónico do Centro Cultural Português: [email protected]
Uma parceria entre o Centro Cultural Português na Praia e Sikinada - Companhia de Teatro
DIVERSIDADE | RENDA BRAVA
Apresentação da coleção "nova sintra" na URDI (Mindelo), desenvolvida no âmbito do "Renda Brava"!
O projeto Renda Brava propõe uma nova abordagem criativa e estética à tradição da renda e bordado da ilha da Brava, aliando designs inovadores aos saberes tradicionais para a criação de produtos que representam uma fonte de emprego e rendimento sustentável para as rendeiras da ilha da Brava.
Esta iniciativa está inserida no projecto “Artesanato Created in Cabo Verde”, promovido pelo Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD”, instituto público tutelado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas) e conta com a parceria da Câmara Municipal da Brava.
O projeto Renda Brava conta com o apoio do DIVERSIDADE, Instrumento gerido em parceria com a EUNIC – Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia e implementado no âmbito do Projeto PROCULTURA PALOP-TL.
O PROCULTURA é uma Ação financiada pela União Europeia e cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. para apoio à economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste, entre 2019 e 2024.
EU National Institutes for Culture
Brava
Convite à Apresentação de Propostas aberto a profissionais e organizações culturais de 16 países, incluindo Cabo Verde
Este convite enquadra-se no programa da União Europeia ACP-UE Cultura, AWA - Art in West Africa, cujo objetivo é promover conteúdos culturais e criativos, através da promoção da criação e produção, educação visual e desenvolvimento de meios de disseminação e distribuição de bens culturais.
O prazo limite para o envio de propostas é 30 de Dezembro de 2022.
Mais informações em 👇
👉 https://koresegou.org/appel-a-projet/call-4-grants-of-the-fund-for-the-promotion-of-west-african-cultures/
- 𝗛á 𝗽𝗼𝗲𝘀𝗶𝗮 𝗻𝗼 𝘁𝗲𝘂 𝗱𝗶𝗮-𝗮-𝗱𝗶𝗮 | 𝟭.𝗗𝗲𝘇. | 𝟭𝟵𝗵
com P A U L O C O N D E S S A
Sinopse:
“Espectáculo de poesia performativa com recurso a ritmos, gestos, sons e expressão corporal. Um performer reinterpreta e transcria livremente poemas de reconhecidos autores da língua portuguesa numa sequência que desconcerta e faz pensar, impregnando a leitura com a energia do puro prazer e divertimento. Todos os poemas são contextualizados de forma simultaneamente lúdica e pedagógica.”
- 𝗢𝗳𝗶𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗟𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗖𝗿𝗶𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗖𝗼𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 | 𝟮.𝗗𝗲𝘇. | 𝟭𝟴𝗵𝟯𝟬
com P A U L O C O N D E S S A
Sinopse:
“Experiências de leitura em voz alta realizadas num ambiente lúdico, de cooperação mútua, muito informal. Estruturada passo-a-passo, a oficina trabalha o espaço físico e simbólico, interior e exterior, a partir da leitura nas suas várias formas de expressão, mentais e corporais. Exercita o domínio da voz, estimula a criatividade e a coordenação motora, promove a empatia e o espírito de equipa.”
Nha Fado, Meu Destino | 27 Nov | 18h
Estreia absoluta na cidade da Praia de "Nha Fado, Meu Destino", pela Companhia de Dança Raiz di Polon, no auditório do Centro Cultural Português, com a participação especial de Tó Tavares e Rhaya Monteiro.
- Concepção, dramaturgia, coreografia, figurinos, adereços e interpretação: Mano Preto
- Poemas, letras e músicas: Amália da Piedade Rodrigues, Luís de Camões, Carlos Gonçalves, Zeca Afonso, Pedro Homem de Mello e J. Campos
Apoio:
- PROCULTURA - financiado pela União Europeia, cofinanciado e implementado pelo Camões, IP e pela Fundação Calouste Gulbenkian
- Estúdios Victor Cordon
- Câmara Municipal da Praia
- Soca - Sociedade caboverdiana de autores
- Associação Cultural "Raiz di Polon"
Espetáculo com entrada livre mediante reserva de bilhete, através do correio eletrónico do Centro Cultural Português: [email protected]
Photos from UE em Cabo Verde's post
Home | Tripe
O projeto TRI*PÉ – Três Ilhas Três Artes, é um consórcio de criação, formação e promoção de residências artísticas em três ilhas de Cabo Verde. Um projeto que resulta da parceria entre associações artísticas nacionais de São Vicente (Mindelact), Santiago (Raiz di Polon) e São Ni...
Além M.A.R. | 23 de Novembro | 21h00 | Centro Cultural do Mindelo
Bety Fernandes e Djam Neguin irão apresentar as suas peças de dança, desenvolvidas em contexto de Residência Artística, no âmbito do programa da União Europeia PROCULTURA (co-financiado e gerido pelo Camões, I.P.) com as bolsas de Mobilidade Internacional de Artistas para os PALOP-TL, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.
As peças serão apresentadas no âmbito das celebrações dos 15 anos da Parceria Especial entre Cabo Verde e União Europeia, durante a edição de 2022 de Africa University on Youth and Development, de 22 a 26 na cidade do Mindelo organizada pelo Centro Norte-Sul e com a participação de vários jovens Africanos e Europeus assim como de vários representantes de organizações internacionais, sociedade civil e associações de jovens.
"Sociedade Portuguesa de Autores celebra com um concerto os 100 anos do nascimento de Natália Correia, que se completam em 2023. Será gravado, para transmissão na RTP".
Sociedade Portuguesa de Autores celebra com um concerto os 100 anos do nascimento de Natália Correia, que se completam em 2023. Será gravado, para transmissão na RTP.
📍 Hoje, dia 16 de novembro, assinala-se o Centenário do nascimento de José Saramago (1922-2022), o Nobel da Literatura português, nascido na aldeia da Azinhaga, no Ribatejo.
🌍 Conheça as iniciativas em todo o mundo apoiadas pelo Camões, I.P. no âmbito das comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago.
Toda a informação em 👉 https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/comemoracoes-do-centenario-do-nascimento-de-jose-saramago-pelo-mundo
"As palavras da poeta Ana Luísa Amaral (1956-2022) vão subir ao palco do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, no próximo dia 26 de Novembro, numa leitura encenada dos seus poemas e dos que traduziu".
Diz toda a verdade mas di-la oblíqua tem por base uma selecção de textos escritos ou traduzidos pela poeta, com a sua dilecta Emily Dickinson à cabeça.
«O grupo português apresentará o espetáculo “Amália, Dona de Si – O Musical”, que leva à descoberta da mulher Amália com seus sonhos, seus medos e ansiedades, sua vida e suas escolhas artísticas».
São Paulo, a maior cidade do Brasil, recebe entre os dias 12 e 24 de novembro o XIII Circuito de Teatro em Português, um festival internacional de países lusófonos, com entrada gratuita, cuja abertura será feita pelo grupo AnDanças de Famalicão
“Anne Victorino d’Almeida, Mário Laginha, Carlos Azevedo, Pedro Moreira e Surma são alguns dos 17 compositores que leram José Saramago para criar obras com estreia marcada este mês, no primeiro Festival Leiria Cidade Criativa da Música”.
Anne Victorino d’Almeida, Mário Laginha, Carlos Azevedo, Pedro Moreira e Surma são alguns dos 17 compositores que leram José Saramago para criar obras com estreia marcada este mês, no primeiro Festival Leiria Cidade Criativa da Música.
"O escritor brasileiro Rafael Gallo é o vencedor do Prémio José Saramago, no valor de 40 mil euros, pelo seu romance Dor fantasma, que será publicado em Portugal pela Porto Editora, anunciaram esta tarde os promotores".
O romance Dor Fantasma, que lhe valeu a distinção, será publicado em Portugal pela Porto Editora.
𝙋𝙧𝙤𝙫𝙖𝙫𝙚𝙡𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙎𝙖𝙧𝙖𝙢𝙖𝙜𝙤 | 𝗘𝘀𝘁𝗿𝗲𝗼𝘂 𝗲𝗺 𝗖𝗮𝗯𝗼 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲 𝗻𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂ê𝘀 𝗻𝗮 𝗣𝗿𝗮𝗶𝗮
𝗻𝗼 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗶𝗮 𝟯 𝗱𝗲 𝗡𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼
Dois dias e duas salas lotadas, no Centro Cultural Português na Praia, para assistir a "Provavelmente Saramago".
Texto encenado por Paulo Campos Dos Reis, interpretado por Vinícius Piedade e assinado por ambos.
A apresentação no dia 4/Nov, contou com público académico e escolar, contou com a presença de alunos da Universidade de Cabo Verde na Praia e do Pólo de Santa Catarina, e de alunos da Escola Luciano Garcia (S. Lourenço dos Órgãos).
𝗠𝗶𝗻𝗱𝗲𝗹𝗮𝗰𝘁 𝗘𝘅𝘁𝗲𝗻𝘀ã𝗼 𝗻𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂ê𝘀 𝗻𝗮 𝗣𝗿𝗮𝗶𝗮
𝟱.𝗡𝗼𝘃 | 𝟭𝟵𝗵
𝙎 𝙊 𝙇 𝙄 𝙏 Á 𝙍 𝙄 𝘼
"é a continuação dos espetáculos-performance que a Alma d' Arame desenvolve desde o início da sua atividade. Este espaço-laboratório, sempre aberto para a exploração e para dar resposta à necessidade de encontrar novas narrativas, começa a ser uma marca do nosso trabalho. Começámos cada um no seu espaço solitário. Por um lado, o espaço da narrativa, do teatro, da marioneta, do ser e do objeto e, por outro, o espaço da programação, da cinética, da multimédia. Partindo do espaço solitário e criativo de cada um, vimos nascer o espaço comum de criação.
Todos temos e precisamos desse tempo connosco próprios. É nesse tempo que encontramos o espaço de cada um, que é só nosso, e onde podemos reviver memórias, esconder, pensar, sentir, registar. Aqui atingiremos estados próprios. É disso que se trata neste acto performativo.
É neste espaço-laboratório que se desenrola este confronto solitário entre homem e máquina, entre real e virtual, e é este confronto que nos levará à experimentação e à procura de narrativas novas. O movimento cinético do corpo e como ele ocupa o espaço vazio irá construir essa narrativa visual e sonora."
***************************************
Direção Artística: Amândio Anastácio
Interpretação: Paulo Quedas
Multimédia: Luís Grifu
Música: João Bastos
Marioneta: Raul Constante Pereira
Desenho de luz e espaço cénico: Amândio Anastácio
Operação de luz e montagem: João Sofio
Direção de Produção: Ricardo Falcão
Fotografia: Inês Samina
Vídeo: Pedro Grenha
Idade: M/12
Duração: 40’
Produção: Alma d'Arame
Apoio | Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Parceria | Espaço do Tempo
Estrutura Financiada por | DGArtes e Governo de Portugal
𝙋 𝘼 𝙉 𝙏 𝙀 𝙍 𝘼
Uma homenagem ao cantor e compositor Orlando Pantera, foi apresentado pela primeira vez em Cabo Verde, na cidade da Praia nos passados dias 28 e 29 de Outubro no Auditório nacional Jorge Barbosa.
O espetáculo, que une dança, teatro e música, foi produzido no âmbito das iniciativas da Fundação Orlando Pantera para divulgação do legado do artista, presidida pela filha Darlene Barreto, também mentora do projeto.
“Pantera”, estreou em Portugal a 19 de Março, no Centro Cultural de Belém.
"Este projeto, que une Portugal e Cabo Verde, revela-se de grande importância para a ACCCA - Companhia Clara Andermatt, por resgatar a memória de uma figura incontornável da música cabo-verdiana, Orlando Pantera, um artista de talento invulgar e um amigo de enorme coração. Pantera deixou muito nas nossas vidas, na nossa história musical, muito além de Cabo Verde e muito além de Portugal. Homenageá-lo é um ato essencial para garantir a permanência de uma obra fundamental da cultura cabo-verdiana.
PANTERA é uma criação de Clara Andermatt e João Lucas, e conta com a participação especial de Mayra Andrade. Uma produção ACCCA – Companhia Clara Andermatt.
Parceiros na digressão a Cabo Verde:
República Portuguesa – Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, através do Centro Cultural Português na Praia.
Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde, Fundação Orlando Pantera, Associação Mindelact.
Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian, CVTelecom (CVMóvel), Câmara Municipal da Praia, Ímpar Seguros, PassID
Fotografias: balai.cv
Mindelact 2022
Extensão na Praia | Centro Cultural Português
Espetáculos:
• 05 de novembro | sábado| 19h:
SOLITÁRIA | Alma d'Arame (Portugal)
• 07 de novembro | segunda-feira | 19h:
NOITE DE CAXIAS | Teatro Noroeste (Portugal)
• 09 de novembro | quarta-feira |19h:
BORBOLETAS | Gery Mendes (Países Baixos)
• 12 de novembro | sábado | 19h:
NEKED SOLDIER | TICAVE (C.Verde/Inglaterra)
• 13 de novembro | domingo | 19h:
TUDJUNT SEPARADO | Irina Fonseca (Cabo Verde)
Os espetáculos decorrerão no auditório deste Centro Cultural, com entrada livre, mediante reserva de bilhete, através do email do Centro Cultural Português: [email protected]
Avenida OUA/Achada De Santo António
Praia
160
Segunda-feira | 09:00 - 13:00 |
14:30 - 17:00 | |
Terça-feira | 09:00 - 13:00 |
14:30 - 17:00 | |
Quarta-feira | 09:00 - 13:00 |
14:30 - 17:00 | |
Quinta-feira | 09:00 - 13:00 |
14:30 - 17:00 | |
Sexta-feira | 09:00 - 13:00 |
14:30 - 17:00 |
Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Centro Cultural Português Praia publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Envie uma mensagem para Centro Cultural Português Praia:
Filme "Salgueiro Maia – O Implicado" 25 de Abril | 19h Estreia em Cabo Verde, do filme "Salgueiro Maia – O Implicado" no Centro Cultural Português - Praia e Polo do Mindelo, no âmbito das comemorações do 48º aniversário do dia 25 de Abril de 1974. Sessão com entrada livre mediante reserva de bilhete, através de correio eletrónico do Centro Cultural Português: [email protected] #cultura #cinema
Marta Hugon | “Coração na Boca” Mario Delgado - guitarra João Hasselberg - baixo & contrabaixo Raquel Reis - violoncelo Joel Silva - bateria
Dia Nacional da Cultura Cabo-Verdiana No dia do nascimento de Eugénio Tavares, comemoramos também o dia Nacional da Cultura Cabo-Verdiana com os vários projetos e beneficiários do projeto PROCULTURA. Cultura o pilar que sustenta o sentimento indenditário do povo Cabo-Verdiano é manifestado através da música, da dança, do teatro, da literatura, do artesanato, da fotografia, do cinema, e demais expressões artísticas caraterísticas do património nacional e que devem ser valorizadas como fontes de desenvolvimento económico e social. Todas estas áreas são apoiadas através do DIVERSIDADE – Instrumento de subvenções para a diversidade cultural, cidadania e identidade – onde já foram selecionados mais de 20 projetos e mais de 10 já iniciaram a sua implementação em Cabo Verde. A capacitação de Recursos Humanos no setor cultural é uma das prioridades do PROCULTURA através das Bolsas dos níveis de Licenciatura e Mestrado em Música e Artes Cénicas, Residências Artísticas Internacionais mas também os Cursos de Empreendedorismo Cultural e Curso de Literatura Infanto-juvenil. Muitas outras atividades estão previstas, venha conhecer os beneficiários deste projeto! Agradecimentos a todos os parceiros! O PROCULTURA é uma Ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Até 2024, o PROCULTURA apoia a economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste. #dianacionalCulturaCaboVerdiana #EugénioTavares #Diversidade #PROCULTURAPALOPTL #UECV #CamoesIP #EUNIC #FundaçaoCalousteGulbenkian #nustadjuntu #CaboVerde
Embaixada de Portugal em Cabo Verde
Achada de Santo AntónioMinistério das Relações Exteriores de Cabo Ve
Achada de Santo AntónioEmbajada de España en Cabo Verde
Rua de EspanhaEmbaixada do Brasil em Cabo Verde
Chã de AreiaInstituto do Desporto e da Juventude
Avenida Ilha de São VicenteArquivo Nacional de Cabo Verde
Avenida Combatentes da Liberdade da PátriaMinistério da Cultura e das Indústrias Criati
Palácio do GovernoInstituto Nacional de Saúde Pública - CV
Rua Cabo Verde TelecomDireção Nacional da Administração Pública - D
Avenida Amilcar Cabral Edificio da Imprensa NacionalComité de Coordenação do Combate à SIDA
Avenida Cidade de Lisboa VárzeaComunidade Terapêutica Granja São Filipe
Achada São FilipeDireção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral
Palácio GovernoMinistério da Modernização do Estado e da Adm
Rua António LerenoDGCI - Direcção Geral das Contribuições e Imp
Avenida Amilcar CabralDireção Geral dos Transportes Rodoviários
Tira ChapéuOrganização Nacional Antidopagem de Cabo Verd
Estádio Nacional