Centro Cultural Português Praia

Centro Cultural Português Praia Desenvolver programas de promoção e divulgação cultural da Língua Portuguesa e de cooperação no domínio cultural.

Criado em 1995, o Centro Cultural Português na Praia, instalado na Embaixada de Portugal naquela cidade, foi objeto de obras de remodelação, concluídas em julho de 2002. Uma intervenção projetada no sentido de dotar o espaço do Centro de instalações e equipamentos adequados ao desenvolvimento das vertentes subjacentes à sua ação de difusão da Língua e Cultura Portuguesas em Cabo Verde. O Plano de

Atividades visa, através de ações diversificadas, dirigidas a públicos diferenciados, 3 objetivos essenciais:

- Promover e apoiar ações destinadas à consolidação do uso e do ensino da Língua Portuguesa como língua de comunicação, de trabalho, de cultura e de ciência;

- Divulgar o trabalho de criadores portugueses e do espaço lusófono nas diversas áreas culturais, em colaboração com organismos e instituições portuguesas e cabo-verdianas;

- Apoiar a formação de formadores e de dinamizadores culturais, tendo por base a Língua Portuguesa e em colaboração com o Centro de Língua Portuguesa e instituições cabo-verdianas. Tendo como preocupação estratégica proporcionar um acesso mais alargado a manifestações em Língua Portuguesa e das culturas dos países que a têm como língua oficial, em particular por parte do público mais jovem, o Centro reparte a sua ação pelo apoio e organização de eventos nas áreas do teatro, música, artes plásticas, cinema, conferências e exposições documentais e fotografia. A importância da ação do Centro Cultural Português foi reconhecida em 2005, com a atribuição, pelo Governo de Cabo Verde, do 1º Grau da Medalha de Mérito e, em 2006, com a sua inclusão num conjunto de individualidades e instituições distinguidas em Homenagem Pública, promovida pela Câmara Municipal da Praia. Serviços Permanentes:

Auditório, com capacidade para 130 espetadores, dispondo de equipamento de som e de projeção, para palestras e conferências, realização de exposições e espetáculos de teatro, música e dança. Salas de Formação (2), destinadas à realização de sessões de formação e lecionação de cursos de Língua Portuguesa.

PRÉMIO CAMÕES 2024“O júri do mais celebrado prémio literário de língua portuguesa esteve reunido nesta quarta-feira e de...
27/06/2024

PRÉMIO CAMÕES 2024

“O júri do mais celebrado prémio literário de língua portuguesa esteve reunido nesta quarta-feira e decidiu atribuí-lo a um nome incontornável da poesia contemporânea brasileira.”

O júri do mais celebrado prémio literário de língua portuguesa esteve reunido nesta quarta-feira.

F I T A S à T E R Ç A2.Julho.2024 | 19h | entrada livre𝙊 𝙇𝙚𝙖̃𝙤 𝙙𝙖 𝙀𝙨𝙩𝙧𝙚𝙡𝙖Filme realizado por Leonel VieiraSinopse:“Há po...
26/06/2024

F I T A S à T E R Ç A

2.Julho.2024 | 19h | entrada livre
𝙊 𝙇𝙚𝙖̃𝙤 𝙙𝙖 𝙀𝙨𝙩𝙧𝙚𝙡𝙖

Filme realizado por Leonel Vieira

Sinopse:
“Há poucas coisas na vida de Anastácio, um modesto funcionário público, a que ele dá valor: à família, claro, à sua mulher de sempre, Carla, e às duas filhas, Branca e Joana, apesar das constantes dores de cabeça que elas lhe provocam. E logo a seguir os Leões de Alcochete, o clube do seu bairro que pode regressar à glória com uma vitória em Barrancos do Inferno, no Alentejo. É um jogo que Anastácio não pode perder. O problema é que Joana espatifou o carro. Miguel, o mecânico que está envolvido com Rosa, a sobrinha, oferece uma solução: há na garagem um táxi que transporta oito pessoas. Agora só precisam de fingir que são ricos para passarem a noite na quinta da família de Eduardo Barata, um amigo de facebook de Joana. Um plano tão absurdo que tem tudo para funcionar.”

PROCULTURA | Subvenções - Literatura InfantojuvenilLançamento do 3º Livro "Ilhas e Encantamentos" de Cabo Verde!É já est...
19/06/2024

PROCULTURA | Subvenções - Literatura Infantojuvenil
Lançamento do 3º Livro "Ilhas e Encantamentos" de Cabo Verde!

É já este Sábado, dia 22 de junho, que será lançado, pelas 10:30h, no Centro Cultural da Cidade Velha, o 3º Livro da coleção Ilhas e Encantamentos - " O Menino Pirata nas Ilhas do Encantamento - MORABEZA".

Estão todos convidados a participar neste evento, onde serão também apresentados os projetos do Fundo de Apoio a Iniciativas Locais, promovido pelo projeto "Ilhas e Encantamentos".

O projeto Ilhas e Encantamentos é apoiado pelo PROCULTURA - promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor Leste, ação do Palop-TL e a UE e financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P.

̧ão

PROCULTURA | PÓLOS ARTÍSTICOS | Projeto Tri*PéComeça já no dia 17 de Junho, a Oficina Artística em Práticas Coreográfica...
14/06/2024

PROCULTURA | PÓLOS ARTÍSTICOS | Projeto Tri*Pé

Começa já no dia 17 de Junho, a Oficina Artística em Práticas Coreográficas, do Projeto “Tri*Pé - Três Ilhas, Três Artes”, que terá lugar de 17 a 28 de Junho (dias úteis, das 17h às 20h), na Escola de Dança e Arte, na Cidade da Praia.

Esta Oficina será administrada pela conceituada coreógrafa e investigadora, Doutora Vânia Gala, Diretora do departamento de Dança Contemporânea de Londres.

A entrada é livre e não necessita de inscrição prévia.

Contactos para questões adicionais:
Email: [email protected] / Tel: 9869955

A atividade tem lugar no âmbito do Projeto "Tri*pé - Três Ilhas, Três Artes", com apoio do PROCULTURA PALOP-TL, da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e da Associação Cultural Gota d’Arte.

Mais informações sobre o projeto: www.tripecaboverde.org

O "Projeto Tri*Pé - Três Ilhas, Três Artes", é um dos polos de criação artística fomentado através do Projeto PROCULTURA e é implementado de forma colaborativa pela Associação Artística e Cultural Mindelact (São Vicente), a Associação Cultural Coletivo de Artistas Projeto Chiquinho (Ribeira Brava de São Nicolau) e a Associação Cultural Raiz di Polon (Praia), com supervisão e acompanhamento direto da Fundação Calouste Gulbenkian.

O PROCULTURA apoia a criação de emprego e atividades geradoras de rendimento no setor cultural dos países PALOP-TL até 2025. Ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e geria pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian.













PROCULTURA | DIVERSIDADE – Projeto “Fashion Matters"13 de Junho | 15hMonte Trigo | Santo AntãoApresentação de resultados...
12/06/2024

PROCULTURA | DIVERSIDADE – Projeto “Fashion Matters"
13 de Junho | 15h
Monte Trigo | Santo Antão

Apresentação de resultados do projeto “Fashion Matters” e exposição dos trabalhos realizados no âmbito da formação de técnicas de costura e confeção de peças de vestuário e acessórios, ministrada a 10 participantes e que decorreu em forma de residência, de 22 de Maio a 12 de Junho, em Monte Trigo.

Através do design e da costura, “Fashion Matters” é um projeto desenvolvido a pensar no resgate de costumes, tradições e profissões antigas.

Com várias formações de costura realizadas em várias ilhas de Cabo Verde, o “Fashion Matters” pretende apoiar a geração de rendimento em colaboração com a empresa Climax Moda e Design, da designer e mentora do projeto, Stephanie Silva.

Este projeto é apoiado pelo DIVERSIDADE – instrumento de subvenções para a diversidade cultural, cidadania e identidade – uma ação do projeto PROCULTURA PALOP e Timor-Leste, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. com a parceria da EUNIC – Rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia.

Até 2025, o PROCULTURA apoia a economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste.

13 e 14 de junho | 19h | Palácio da Cultura Ildo LoboFilme: "Nôs Dança"Director: Rui Lopes da SilvaGénero: DocumentárioD...
11/06/2024

13 e 14 de junho | 19h | Palácio da Cultura Ildo Lobo

Filme: "Nôs Dança"
Director: Rui Lopes da Silva
Género: Documentário
Duração: 90 min
Ano: 2023

Sinopse:
Nôs Dança é uma viagem com o bailarino e coreógrafo António Tavares à procura das danças espalhadas pelo arquipélago, dos ritmos tradicionais aos estilos contemporâneos.

Mankara

Nos dias 13 e 14, quinta e sexta, temos "Nôs Dança", do realizador Rui Lopes da Silva, no mesmo lugar de sempre Palácio da Cultura Ildo Lobo, a mesma hora de sempre, 19H00.
O habitual debate acontece com a participação online do realizador.

Filme: "Nôs Dança"
Director: Rui Lopes da Silva
Género: Documentário
Duração: 90 min
Ano: 2023

Sinopse:
Nôs Dança é uma viagem com o bailarino e coreógrafo António Tavares à procura das danças espalhadas pelo arquipélago, dos ritmos tradicionais aos estilos contemporâneos.

Powered by Korikaxoru Films
Hosted by Palácio da Cultura Ildo Lobo

𝗗𝗚𝗔𝗥𝗧𝗘𝗦 𝗘 𝗙𝗨𝗡𝗔𝗥𝗧𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗠𝗢𝗩𝗘𝗠 “𝗩𝗜𝗔𝗚𝗘𝗡𝗦 𝗣𝗘𝗟𝗔 𝗠𝗨́𝗦𝗜𝗖𝗔 𝗗𝗘 𝗟𝗜́𝗡𝗚𝗨𝗔 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗨𝗚𝗨𝗘𝗦𝗔” "IBERMÚSICAS o projeto especial “Viagens pela Mú...
06/06/2024

𝗗𝗚𝗔𝗥𝗧𝗘𝗦 𝗘 𝗙𝗨𝗡𝗔𝗥𝗧𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗠𝗢𝗩𝗘𝗠
“𝗩𝗜𝗔𝗚𝗘𝗡𝗦 𝗣𝗘𝗟𝗔 𝗠𝗨́𝗦𝗜𝗖𝗔 𝗗𝗘 𝗟𝗜́𝗡𝗚𝗨𝗔 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗨𝗚𝗨𝗘𝗦𝗔”

"IBERMÚSICAS o projeto especial “Viagens pela Música de Língua Portuguesa”, por iniciativa dos representantes nacionais do Brasil e de Portugal naquele Programa de Cooperação Ibero-Americana, visando exclusivamente dar apoio à circulação dos músicos, agrupamentos e investigadores da área da música residentes em África (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe) e em Timor-Leste."

‼️ O período de candidaturas decorre de 15 de junho a 1 de outubro de 2024, consulte o aviso de abertura:
https://www.ibermusicas.org/wp-content/uploads/2020/04/Ibermusicas-Viagens-pela-musica-em-lingua-portuguesa-2024.pdf

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, a Diretora de Música da Fundação Nacional de Artes do Brasil ...

04/06/2024

PROCULTURA | Residências Artísticas Internacionais
2ª edição M.A.R. - Mostra de Artistas Residentes - PROCULTURA
Luanda - 3 a 7 de junho de 2024

M.A.R. PROCULTURA é uma mostra de criações artísticas nas áreas da Música e Artes Cénicas, fomentando o diálogo entre participantes do Programa de Mobilidade Internacional de Artistas dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e Timor-Leste.

Depois da 1ª Edição da M.A.R. PROCULTURA 2022, que teve lugar em Cabo Verde, a 2ª Edição M.A.R. PROCULTURA 2024 tem agora lugar em Luanda (Angola). Vão estar no palco do Elinga - Teatro, 13 incríveis espetáculos de Teatro, Dança e Música, com artistas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

Cabo Verde estará bem representado através da participação de 5 artistas: Betty Fernandes , Djam Neguin, Mano Preto, Nuno Barreto e Rosy Timas.

O programa de Mobilidade Internacional em Música e Artes Cénicas para artistas dos PALOP-TL é uma atividade implementada diretamente pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Projeto PROCULTURA PALOP-TL.

Com este apoio pretende-se apoiar os artistas na sua capacitação técnica, profissional e humana, e proporcionar-lhes experiências de partilha e interação no processo de criação artística e consolidação de parcerias, que lhes possam ser úteis na internacionalização do seu percurso.

O PROCULTURA é um projeto para a criação de emprego e atividades geradoras de rendimento no setor cultural dos países PALOP-TL. Ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian.



CAMÕES, I.P. em CABO VERDE | PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA A nova edição dos cursos de Língua Portuguesa par...
04/06/2024

CAMÕES, I.P. em CABO VERDE | PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
A nova edição dos cursos de Língua Portuguesa para fins gerais decorrerá, em linha (online), entre os dias 17 de junho e 31 de julho.

Aceda a informação adicional, em linha, em: https://forms.gle/zWRHyiLwsZ7349Nc8

***

CAMÕES, I.P. | PORTUGUESE LANGUAGE COURSES ONLINE
If you want to learn Portuguese, this is a great opportunity to do so online, with the support of a qualified teaching staff that is going to lead you through a meaningful learning experience.

Find out more, online, at: https://forms.gle/zWRHyiLwsZ7349Nc8 .

CAMÕES, I.P. em CABO VERDE | PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

A nova edição dos cursos de Língua Portuguesa para fins gerais decorrerá, em linha (online), entre os dias 17 de junho e 31 de julho.

Aceda a informação adicional, em linha, em: https://forms.gle/zWRHyiLwsZ7349Nc8 .

*
CAMÕES, I.P. | PORTUGUESE LANGUAGE COURSES ONLINE
If you want to learn Portuguese, this is a great opportunity to do so online, with the support of a qualified teaching staff that is going to lead you through a meaningful learning experience.

Find out more, online, at: https://forms.gle/zWRHyiLwsZ7349Nc8 .

F I T A S à T E R Ç A4.Junho.2024 | 19h | entrada livre𝙊𝙨 𝙜𝙖𝙩𝙤𝙨 𝙣𝙖̃𝙤 𝙩𝙚̂𝙢 𝙫𝙚𝙧𝙩𝙞𝙜𝙚𝙣𝙨 Filme realizado por António-Pedro Va...
03/06/2024

F I T A S à T E R Ç A
4.Junho.2024 | 19h | entrada livre

𝙊𝙨 𝙜𝙖𝙩𝙤𝙨 𝙣𝙖̃𝙤 𝙩𝙚̂𝙢 𝙫𝙚𝙧𝙩𝙞𝙜𝙚𝙣𝙨

Filme realizado por António-Pedro Vasconcelos e escrito por Tiago Santos

Sinopse:
“Apesar dos seus 18 anos, Jó é já um rapaz desencantado com a vida. Proveniente de uma família disfuncional, criado com pouco afecto e compreensão, acabou por se deixar influenciar pelas piores companhias do bairro. Rosa, com 73 anos, é uma mulher frágil e bondosa que se debate com a incapacidade de lidar com o recente falecimento de Joaquim, com quem partilhou quase toda a existência. Quando, depois de uma discussão particularmente violenta, Jó é expulso de casa pelo pai, refugia-se no terraço de Rosa, onde decide passar a noite. Na manhã seguinte, a velha senhora descobre o rapaz e decide acolhê-lo em sua casa. Entre os dois nasce uma enorme cumplicidade que, apesar de incompreendida por todos, se torna a cada dia mais forte e verdadeira. Uma história incomum sobre o amor e a amizade entre dois seres que, contra todas as probabilidades, se completam nas suas diferenças.”

𝗥𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗔𝗿𝘁𝗶́𝘀𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝘁𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮 𝗲𝗺 𝗟𝗶𝘀𝗯𝗼𝗮 𝗲 𝗻𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗮𝗶𝗮‼ 𝗖𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗮𝘁𝗲́ 𝟯𝟭 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝗶𝗼 ‼Residência artística ...
28/05/2024

𝗥𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗔𝗿𝘁𝗶́𝘀𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝘁𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮 𝗲𝗺 𝗟𝗶𝘀𝗯𝗼𝗮 𝗲 𝗻𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗮𝗶𝗮

‼ 𝗖𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗮𝘁𝗲́ 𝟯𝟭 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝗶𝗼 ‼

Residência artística em Lisboa, de 1 a 30 de novembro de 2024

Mais informações:
https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/camoes-i-p-e-camara-municipal-de-lisboa-lancam-2-edicao-de-residencia-artistica-de-fotografia-em-lisboa-e-na-cidade-da-praia?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR32GqzU15ADRna8h2rTDDw_nCjPkxLciyumbks7LeMgfyBr5BOfgIbSWkU_aem_ARXdVDqEoeNf0-P_4aurXJ9zj690mpe5pRm7TdLR2kINLyiTQWA62IO1Oz2thCeDQ3irjFD3HcrbTmV968DTwTbO

"Com profundo pesar, apresento, em nome do Governo português e em meu nome, sentidas condolências à família do Embaixado...
25/05/2024

"Com profundo pesar, apresento, em nome do Governo português e em meu nome, sentidas condolências à família do Embaixador Paulo Lourenço. Diplomata exemplar, ontem falecido em Cabo-Verde, aí granjeou enorme reconhecimento, prestígio e simpatia, que pessoalmente pude testemunhar." Paulo Rangel, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

O Governo português agradece, sensibilizado, as mensagens solidárias do Presidente da República e do Governo de Cabo-Verde, diante do falecimento do Embaixador Paulo Lourenço. Agradece também a diligência incansável e sensível do MNE de Cabo-Verde, Rui Figueiredo Soares, neste doloroso momento.

📸Lusa

É com enorme pesar que a Embaixada de Portugal e o Camões I.P. informam que o Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paul...
25/05/2024

É com enorme pesar que a Embaixada de Portugal e o Camões I.P. informam que o Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, faleceu ontem, sexta-feira, vítima de ataque cardíaco.

A Embaixada de Portugal e o Camões I.P. agradecem todas as mensagens de condolências que recebeu e todas as expressões de pesar pelo falecimento do nosso Embaixador, um grande amigo de Cabo Verde.

A Embaixada de Portugal e o Camões I.P. agradecem que possa ser dada à família e aos entes queridos do Embaixador de Portugal a privacidade que o momento exige.

Centenário do nascimento de Amílcar Cabral. Homenagem ao cinema africano De 24 a 28 de maio Sessão de abertura no Centro...
23/05/2024

Centenário do nascimento de Amílcar Cabral. Homenagem ao cinema africano
De 24 a 28 de maio

Sessão de abertura no Centro Cultural Português no dia 24 de Maio

Consulte a programação

𝗔 𝗚𝗔𝗥𝗢𝗧𝗔 𝗡𝗔̃𝗢 𝗲𝗺 𝗖𝗔𝗕𝗢 𝗩𝗘𝗥𝗗𝗘Espetáculo da artista portuguesa A garota não, no Centro Cultural Português da Praia a 11 de ...
14/05/2024

𝗔 𝗚𝗔𝗥𝗢𝗧𝗔 𝗡𝗔̃𝗢 𝗲𝗺 𝗖𝗔𝗕𝗢 𝗩𝗘𝗥𝗗𝗘

Espetáculo da artista portuguesa A garota não, no Centro Cultural Português da Praia a 11 de maio.

No dia anterior, com o apoio concedido pelo Camões, I.P., a cantora participou no festival da Resistência – “Do Eco à Música” que contou com vários artistas em representação de Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, realizado no Campo de Concentração do Tarrafal, no quadro da programação conjunta entre Portugal e Cabo Verde, das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, da libertação dos últimos presos políticos e encerramento do Campo de Concentração do Tarrafal.

Internacionalização de obras cinematográficas pela Associação Monstro Colectivo14.Maio | 19hEntrada livreAuditório Centr...
13/05/2024

Internacionalização de obras cinematográficas pela Associação Monstro Colectivo

14.Maio | 19h
Entrada livre

Auditório Centro Cultural Português Praia

Internacionalização de obras cinematográficas pela Associação Monstro Colectivo13.Maio | 19hEntrada livreAuditório Centr...
12/05/2024

Internacionalização de obras cinematográficas pela Associação Monstro Colectivo

13.Maio | 19h

Entrada livre
Auditório Centro Cultural Português Praia

11/05/2024

A garota não
Concerto no Centro Cultural Português
Memorável
Obrigada

𝗥𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗔𝗿𝘁𝗶́𝘀𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝘁𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮 𝗲𝗺 𝗟𝗶𝘀𝗯𝗼𝗮 𝗲 𝗻𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗮𝗶𝗮‼ 𝗖𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗮𝘁𝗲́ 𝟯𝟭 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝗶𝗼O Camões - Instituto da...
09/05/2024

𝗥𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗔𝗿𝘁𝗶́𝘀𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝘁𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮 𝗲𝗺 𝗟𝗶𝘀𝗯𝗼𝗮 𝗲 𝗻𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗮𝗶𝗮

‼ 𝗖𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗮𝘁𝗲́ 𝟯𝟭 𝗱𝗲 𝗠𝗮𝗶𝗼

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Câmara Municipal de Lisboa promovem a 2.ª edição do Programa de Intercâmbio artístico na área da fotografia, com vista à realização de uma residência artística em Lisboa, Portugal, que decorrerá de 1 a 30 de novembro de 2024.

O(a) artista selecionado(a) terá a oportunidade de desenvolver, durante o mês de novembro, um projeto de criação artística em fotografia, acompanhado por uma entidade local com experiência específica nesta área.

➡️Para mais informações consulta:
https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/camoes-i-p-e-camara-municipal-de-lisboa-lancam-2-edicao-de-residencia-artistica-de-fotografia-em-lisboa-e-na-cidade-da-praia

𝗔 𝗚𝗮𝗿𝗼𝘁𝗮 𝗡𝗮̃𝗼𝟭𝟭.𝗠𝗮𝗶𝗼 | 𝟭𝟵𝗵 | 𝗔𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼 𝗖𝗖𝗣- Entrada Livre mediante reserva: 𝗱𝗶𝘃𝘂𝗹𝗴𝗮𝗰𝗮𝗼.𝗰𝗰𝗽.𝗽𝗿𝗮𝗶𝗮@𝗴𝗺𝗮𝗶𝗹.𝗰𝗼𝗺 - Máximo 2 b...
08/05/2024

𝗔 𝗚𝗮𝗿𝗼𝘁𝗮 𝗡𝗮̃𝗼
𝟭𝟭.𝗠𝗮𝗶𝗼 | 𝟭𝟵𝗵 | 𝗔𝘂𝗱𝗶𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼 𝗖𝗖𝗣

- Entrada Livre mediante reserva: 𝗱𝗶𝘃𝘂𝗹𝗴𝗮𝗰𝗮𝗼.𝗰𝗰𝗽.𝗽𝗿𝗮𝗶𝗮@𝗴𝗺𝗮𝗶𝗹.𝗰𝗼𝗺
- Máximo 2 bilhetes por pessoa
- Lotação da sala limitada

“Nas suas deambulações musicais andou pelo jazz e pela música popular brasileira até se fixar num projecto próprio. Foi assim que Cátia Mazari Oliveira se transformou em A garota não e lançou em 2019 um disco, 𝘙𝘶𝘢 𝘥𝘢𝘴 𝘔𝘢𝘳𝘪𝘮𝘣𝘢𝘴 𝘯. 7, primeiro difundido nas plataformas digitais e depois nas lojas em CD, mas com um acabamento incomum, artesanal, como se cada disco fosse um objecto único. (...)

2 𝘥𝘦 𝘈𝘣𝘳𝘪𝘭, o segundo álbum que lançou “é uma revisitação sentida ao bairro de Setúbal onde cresceu para a vida, a humanidade, a música e uma certa poesia. “Uma poesia de sobreviventes, de quem passa muito mas se mantém inteiro e digno” (...)”

Fotografia Créditos: Nuno Batista

https://www.agarotanao.pt/

Fontes:
https://www.publico.pt/2020/02/04/culturaipsilon/noticia/garota-nao-cresci-pulsar-musical-corpo-vai-dancando-1902646

https://www.publico.pt/2022/09/02/culturaipsilon/noticia/garota-nao-neste-bairro-vivi-tantas-trapo-inventavamos-mundo-continua-guiarme-2018899

Hoje, 6 de Maio pelas 19h, no Centro Cultural Português Lançamento do mais recente livro de Mário Lúcio Sousa, "O livro ...
06/05/2024

Hoje, 6 de Maio pelas 19h, no Centro Cultural Português

Lançamento do mais recente livro de Mário Lúcio Sousa, "O livro que me escreveu", com apresentação de João Neves e António Monteiro.

A sessão contará ainda com um momento musical com o escritor, músico e compositor Mário Lúcio Sousa

𝗢 𝗟𝗜𝗩𝗥𝗢 𝗤𝗨𝗘 𝗠𝗘 𝗘𝗦𝗖𝗥𝗘𝗩𝗘𝗨 𝗱𝗲 𝗠𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗟𝘂́𝗰𝗶𝗼 𝗦𝗼𝘂𝘀𝗮
𝟲.𝗠𝗮𝗶𝗼 | 𝟭𝟵𝗵

No quadro das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, decorrerá no auditório do CCP o lançamento do mais recente livro de Mário Lúcio Sousa, "O livro que me escreveu", com apresentação de João Neves e António Monteiro.

A sessão contará ainda com um momento musical com o escritor, músico e compositor Mário Lúcio Sousa

F I T A S à T E R Ç A7.Maio.2024 | 19h | entrada livre𝘿𝙖𝙣𝙞𝙚𝙡 𝙚 𝘿𝙖𝙣𝙞𝙚𝙡𝙖 Um filme de Sofia Pinto CoelhoSinopse:“Na sua est...
06/05/2024

F I T A S à T E R Ç A
7.Maio.2024 | 19h | entrada livre

𝘿𝙖𝙣𝙞𝙚𝙡 𝙚 𝘿𝙖𝙣𝙞𝙚𝙡𝙖

Um filme de Sofia Pinto Coelho

Sinopse:
“Na sua estreia na realização de cinema a jornalista da SIC Sofia Pinto Coelho filma Daniel e Daniela Nunes, num "road movie" documental que acompanha o pai, de 83 anos, e a filha, de 12, a conhecerem as origens de ambos, viajando por Cabo Verde, São Tomé e Guiné-Bissau.”

05/05/2024

Dia Mundial da Língua Portuguesa | 5 de Maio

O dia 5 de maio é comemorado, desde 2009, pela comunidade dos Países e Língua Portuguesa (CPLP) Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

𝗢 𝗟𝗜𝗩𝗥𝗢 𝗤𝗨𝗘 𝗠𝗘 𝗘𝗦𝗖𝗥𝗘𝗩𝗘𝗨 𝗱𝗲 𝗠𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗟𝘂́𝗰𝗶𝗼 𝗦𝗼𝘂𝘀𝗮𝟲.𝗠𝗮𝗶𝗼 | 𝟭𝟵𝗵 No quadro das comemorações do Dia Mundial da Língua Portugues...
03/05/2024

𝗢 𝗟𝗜𝗩𝗥𝗢 𝗤𝗨𝗘 𝗠𝗘 𝗘𝗦𝗖𝗥𝗘𝗩𝗘𝗨 𝗱𝗲 𝗠𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗟𝘂́𝗰𝗶𝗼 𝗦𝗼𝘂𝘀𝗮
𝟲.𝗠𝗮𝗶𝗼 | 𝟭𝟵𝗵

No quadro das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, decorrerá no auditório do CCP o lançamento do mais recente livro de Mário Lúcio Sousa, "O livro que me escreveu", com apresentação de João Neves e António Monteiro.

A sessão contará ainda com um momento musical com o escritor, músico e compositor Mário Lúcio Sousa

"Há 50 anos, a 1 de maio de 1974, eram libertados os 68 presos políticos detidos no Campo de Concentração do Tarrafal, n...
03/05/2024

"Há 50 anos, a 1 de maio de 1974, eram libertados os 68 presos políticos detidos no Campo de Concentração do Tarrafal, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. As condições do espaço e a forma como os presos eram tratados fez com que fosse conhecido como “campo da morte lenta”.

Durante mais de 30 anos, quase 600 presos políticos de Portugal, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde passaram por esta prisão do regime do Estado Novo, também conhecida por Campo de Trabalho de Chão Bom.

Com o intuito de contribuir para preservar a memória histórica da repressão que ali se abateu, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril concebeu a Exposição «Tarrafal, da repressão à liberdade», agora aberta ao público.

O projeto incluiu a musealização de três espaços na entrada do Campo, recorrendo a materiais audiovisuais e fotográficos, e a depoimentos sobre diferentes aspetos da vida prisional, abordando questões essenciais como a violência, a censura, o trabalho forçado e os castigos e também a cultura e instrução e a resistência dos presos. Contemplou ainda a musealização do espaço de acesso aos pavilhões, com telas abordando aspetos essenciais da criação e funcionamento do Campo e o reforço da biblioteca com cerca de uma centena de livros de memórias de antigos presos, livros proibidos em Portugal e nas suas antigas colónias durante a ditadura, estudos e dicionários sobre aquele período.

No âmbito desta evocação, será também publicado o livro “Tarrafal-Presos Políticos e Sociais (1936-1954 e 1961-1974)” e criado um Centro de Documentação online sobre o Tarrafal, aberto à consulta pública.

Esta iniciativa foi desenvolvida em cooperação com a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o Instituto do Património Cultural de Cabo Verde.

O espaço foi inaugurado pelo Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa; pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves; pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló; pelo ministro angolano da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos; e pela Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola."



Fotografias: Odair Tavares

CURTAS DE ABRIL Hoje | 19h | Auditório CCP Praia "Menina", de Simão Cayatte"O casaco rosa", de Mónica Santos"Antes de am...
30/04/2024

CURTAS DE ABRIL
Hoje | 19h | Auditório CCP Praia

"Menina", de Simão Cayatte
"O casaco rosa", de Mónica Santos
"Antes de amanhã", de Gonçalo Galvão Teles
"Estilhaços", de José Miguel Ribeiro
"Lugar em parte nenhuma", de Bárbara de Oliveira, João Rodrigues

Entrada livre

CURTAS DE ABRIL | AMANHÃ, 30 DE ABRIL | 19:00 HORAS | CCP, POLO DO MINDELO
Entrada livre

"Menina" de Simão Cayatte
"O casaco rosa" de Mónica Santos
"Antes de amanhã" de Gonçalo Galvão Teles
"Estilhaços" de José Miguel Ribeiro
"Lugar em parte nenhuma" de Bárbara de Oliveira, João Rodrigues

Endereço

Avenida OUA/Achada De Santo António
Praia
160

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 13:00
14:30 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 13:00
14:30 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 13:00
14:30 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 13:00
14:30 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 13:00
14:30 - 17:00

Telefone

+2382623030

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Centro Cultural Português Praia publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Centro Cultural Português Praia:

Vídeos

Compartilhar

Serviços Governamentais nas proximidades