Oportunidades

Oportunidades Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Oportunidades, Organização governamental, Achada de São Filipe, Praia.

O Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER) é um Programa de desenvolvimento rural do Governo de Cabo Verde, tutelado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

Arrancou hoje a 2° edição da Feira Agropecuária de Cabo Verde. O stand do POSER está pronto e aguarda a sua visita.
24/11/2023

Arrancou hoje a 2° edição da Feira Agropecuária de Cabo Verde.
O stand do POSER está pronto e aguarda a sua visita.

É já a partir de amanhã a 2° edição da Feira Agropecuária de Cabo Verde, que decorrerá de 24 a 26 de novembro. Aguardamo...
23/11/2023

É já a partir de amanhã a 2° edição da Feira Agropecuária de Cabo Verde, que decorrerá de 24 a 26 de novembro.

Aguardamos a sua visita amanhã pelas 17h!
Não se esqueça de passar pelo stand do POSER! Estaremos a sua espera!

25/10/2023

Vem aí mais uma edição da Feira Agropecuária de Cabo Verde

O Ministério da Agricultura e Ambiente realiza a IIª edição da Feira Agropecuária de Cabo Verde de 24 a 26 de novembro, sob o lema "Por uma Agricultura mais resiliente, Rentável e Amiga do Ambiente” .

Junte-se a nós em Achada São Filipe, nas instalações da Direção Geral da Agricultura Silvicultura e Pecuária e conheça as últimas inovações na agricultura e pecuária. Explore produtos locais de qualidade e descubra como podemos cuidar do nosso planeta.

Para a feira deste ano, estamos comprometidos com um ambiente mais limpo e saudável. Por isso, caros visitantes usem menos plástico ou escolham opções amigas do ambiente. Cada pequeno gesto faz a diferença.

Visite-nos e faça parte deste movimento para um Cabo Verde mais sustentável.

Para mais informações contacte-nos através do nosso facebook, ou pelo telefone 3337758.

Exposição dos resultados e ganhos do POSER 2016-2022 realizada na ilha do Fogo.O Dia Mundial da Alimentação, assinalado ...
17/10/2023

Exposição dos resultados e ganhos do POSER 2016-2022 realizada na ilha do Fogo.

O Dia Mundial da Alimentação, assinalado esta segunda feira, foi celebrado em São Filipe, na ilha do Fogo, com exposição dos resultados e ganhos do programa POSER de 2016 a 2022 e uma feira de produtos agropecuários, na Praça Alto São Pedro, no centro da cidade dos sobrados.

No Fogo foram vários os projeto estruturantes levados a cabo nomeadamente na mobilização de água para agricultura e pecuária, projetos de transformação agroalimentar, com enfoque na melhoria das condições de vida das famílias, com impacto direto na melhoria da dieta alimentar e nutricional.
https://www.youtube.com/watch?v=aHg1ymL-zq8

15 de OutubroDia da Mulher RuralUm dia Feliz!
15/10/2023

15 de Outubro
Dia da Mulher Rural
Um dia Feliz!

EXPOSIÇÃO DOS RESULTADOS E GANHOS DO POSER 2016-2022FEIRA AGROPECUÁRIA DE PRODUTOS LOCAIS DO FOGO16 DE OUTUBRO DE 2023SA...
13/10/2023

EXPOSIÇÃO DOS RESULTADOS E GANHOS DO POSER 2016-2022
FEIRA AGROPECUÁRIA DE PRODUTOS LOCAIS DO FOGO
16 DE OUTUBRO DE 2023
SAVE THE DATE!!

O Ministério da Agricultura e Ambiente-MAA, através do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais - POSER, tem a honra de convidar para a Exposição dos Resultados e Ganhos do POSER 2016-2022, que terá lugar no próximo dia 16 de outubro, na Praça Alto São Pedro – Cidade de São Filipe, pelas 09h30.
No mesmo local vai decorrer uma feira de produtos agropecuários locais no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala nesta data.

As intervenções do MAA, através do Programa têm contribuído para a melhoria das condições de vida das populações rurais, com impacto direto na melhoria da dieta alimentar e nutricional das famílias.
E porque nós somos aquilo que comemos, a feira contará igualmente com a presença da clínica móvel, para atender os nossos visitantes.



Santiago: Beneficiários do projeto hidroagrícola de Praia Branca participam em intercâmbio com agricultores de Santiago🌱...
20/09/2023

Santiago: Beneficiários do projeto hidroagrícola de Praia Branca participam em intercâmbio com agricultores de Santiago🌱🌾🍃

Sob o lema "Fortalecendo Conexões Rurais Sustentáveis", realizamos no dia 6 de setembro, um intercâmbio de agricultores em Santiago, com participantes vindos da ilha de São Nicolau. o intercâmbio foi uma oportunidade para fortalecer as organizações agrícolas participantes e promover práticas sustentáveis.
Durante o intercâmbio, proporcionamos aos agricultores do novo perímetro de Praia Branca, a oportunidade de conhecer práticas agrícolas bem-sucedidas, técnicas eficientes e sustentáveis, com recurso à bio pesticidas e bio fertilizantes na produção, reduzindo a dependência de produtos químicos nocivos à saúde e ao ambiente.
Ao todo, 27 agricultores estiveram envolvidos neste intercâmbio, que incluiu visitas a locais como Ribeira dos Picos, a cooperativa COOPARP, João Varela, Cooperativa COOPAM e a empresa agrícola Força de Vontade, em uma jornada de aprendizado, colaboração e conexões entre os agricultores.





Saiba mais em: https://oportunidades.gov.cv/2023/09/20/santiago-beneficiarios-do-projeto-hidroagricola-de-praia-branca-participam-em-intercambio-com-agricultores-de-santiago%f0%9f%8c%b1%f0%9f%8c%be%f0%9f%8d%83/

São Nicolau: Primeiras colheitas no perímetro hidroagrícola de Praia BrancaOs beneficiários do projeto hidroagrícola de ...
29/08/2023

São Nicolau: Primeiras colheitas no perímetro hidroagrícola de Praia Branca

Os beneficiários do projeto hidroagrícola de Praia Branca, concelho de Tarrafal de São Nicolau, efetuaram as primeiras colheitas de batata-doce do primeiro ciclo de produção desde perímetro recentemente inaugurado.

O perímetro hidroagrícola de Praia Branca implementado, foi financiado pelo MAA – Ministério da Agricultura e Ambiente, através do POSER - Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, no valor de 21. 926.988,00 CVE para mobilização de água e criação de um novo perímetro agrícola de aproximadamente 5 hectares beneficiando 27 agricultores chefes de família com uma área cultivável de 1520 m2 cada.

Saiba mais em:https://oportunidades.gov.cv/2023/08/29/sao-nicolau-primeiras-colheitas-no-perimetro-hidroagricola-de-praia-branca/



Santo Antão: Beneficiários de Ribeira de Tortolho participam num intercâmbio com beneficiários de Curral de TortolhoA Un...
23/08/2023

Santo Antão: Beneficiários de Ribeira de Tortolho participam num intercâmbio com beneficiários de Curral de Tortolho
A Unidade Técnica da Região de Santo Antão do Programa de Promoção de Oportunidades Socio Económicas Rurais - POSER promoveu um intercâmbio entre os criadores beneficiários do Projeto Hidropastoril de Ribeira de Tortolho – Porto Novo com os criadores de gado caprino do projeto de pecuária de Curral de Tortolho – São Vicente. Este intercâmbio tinha como propósito a troca de experiências e constatação in loco das boas práticas na gestão de água, produção e transformação de produtos pecuários (caprino).
Este intercâmbio está enquadrado na Componente II do POSER, designadamente a Apropriação, Autonomia e Organização com impacto na durabilidade dos investimentos. O intercâmbio teve a duração de 1 dia e contou com a participação de 12 criadores, e 3 técnicos das respetivas unidades técnicas.
Saiba mais em: https://oportunidades.gov.cv/2023/08/21/santo-antao-beneficiarios-de-ribeira-de-tortolho-participam-num-intercambio-com-beneficiarios-de-curral-de-tortolho/



Brava: Capacitação em organização e Gestão de Pequenos NegóciosRealizou-se nos dias 24 á 28 de julho do corrente ano, um...
31/07/2023

Brava: Capacitação em organização e Gestão de Pequenos Negócios

Realizou-se nos dias 24 á 28 de julho do corrente ano, uma capacitação em organização e Gestão de Pequenos Negócios, destinado aos membros da Cooperativa de Pesca Lomba Tantum, Coop Djabraba e agricultores da Bacia Hidrográfica de Ferreiros, promovida pelo Ministério da Agricultura e Ambiente – MAA, através do POSER-Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais.
A formação teve uma carga horaria de 25h e contou com a participação de 16 formandos, sendo 11 mulheres e 5 Homens.





Saiba mais em:https://oportunidades.gov.cv/2023/07/31/brava-capacitacao-em-organizacao-e-gestao-de-pequenos-negocios/

Mais um projecto hidroagrícola que nasce no âmbito do  POSER - Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rur...
23/07/2023

Mais um projecto hidroagrícola que nasce no âmbito do POSER - Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, desta vez em Outra Banda, na ilha do Fogo. Em boa hora os agricultores resolveram abraçar esta iniciativa.

Com este projeto, vai haver mais disponibilidade de água, com suporte de energia solar e permitir que os agricultores nas suas parcelas de terreno possam fazer um bom uso, utilizando rega gota-a-gota. O objetivo maior é aumentar a produção e a atividade económica, o rendimento das famílias, e muitas delas acabam por vencer a pobreza.

Em vários pontos do país isto já acontece. Espero que multiplique e dê bons resultados.

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, inaugura amanhã mais um projeto Hidroagrícola,...
21/07/2023

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, inaugura amanhã mais um projeto Hidroagrícola, desta feita em Outra Banda na ilha do Fogo.

Este importante projeto tem como objetivo mobilizar e aumentar a disponibilidade de água para a agricultura e permitir que os agricultores desenvolvam a sua atividade de forma perene e sustentável, bem como maximizar a produtividade no sector agropecuário e melhorar as condições de vida das famílias.

O Governo tem apostado na transição da agricultura tradicional de subsistência para uma agricultura moderna e resiliente, cada vez mais adaptada às mudanças climáticas, que seja capaz de contribuir fortemente para Segurança Alimentar e Nutricional das famílias, atrativa para os jovens, inclusiva e competitiva, capaz de atrair mais investimentos privados, tirando proveito do mercado turístico.

De realçar que o governo tem em curso vários projetos que vão de encontro a este objetivo, nomeadamente, diversificação das formas de mobilização da água e a economia circular da água - dessalinização da água para a agricultura, o uso de água residuais tratadas para irrigação, reforço do nexus energia –água com forte aposta nas renováveis, modernização da irrigação, culturas protegidas, ordenamento agrícola, transferência de tecnologias e práticas resilientes e produtivas, considerando as exigências da sociedade no agroalimentar e o aumento dos incentivos e o acesso ao financiamento.

Inauguramos o Projeto Hidroagrícola de Ribeira dos Picos, uma infraestrutura relevante que não só combate a pobreza em S...
19/07/2023

Inauguramos o Projeto Hidroagrícola de Ribeira dos Picos, uma infraestrutura relevante que não só combate a pobreza em Santa Cruz, mas também cria emprego, impulsiona o rendimento e dinamiza a economia local.

Para além da construção de reservatórios e do uso de energia renovável, solucionámos problemas de infiltração de água salgada e incentivámos a rega gota a gota - um sistema eficiente, solidário e económico.

Comunidades de João Varela e Moia-Moia participam no fornecimento de produtos agrícolas às cantinas escolares de Ribeira...
22/06/2023

Comunidades de João Varela e Moia-Moia participam no fornecimento de produtos agrícolas às cantinas escolares de Ribeira Grande e São Domingos.

Os dois projetos hidroagrícolas, localizados na ilha Santiago, foram financiados pelo Governo de Cabo Verde, Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Fundo Fiduciário Espanhol e implementado pelo Programa POSER, beneficiando mais de 30 agricultores, maioritariamente mulheres, que viviam antes da apanha de areia, venda de lenha, recolha de lixo na lixeira e venda ambulante. Hoje, são produtoras e proprietárias agrícolas.
Em parceria com o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI), os agricultores das duas comunidades participaram entre maio e junho, no fornecimento de produtos às cantinas escolares de Ribeira Grande de Santiago e São Domingos, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação e Saúde escolar (FICASE). Cerca de 1 tonelada e meia de produtos, incluindo tomate, abóbora, couve, banana, cenoura, batata doce, foram fornecidos. 🥕🫑🍅🥬🌱
Saiba mais em: https://oportunidades.gov.cv/2023/06/22/comunidades-de-joao-varela-e-moia-moia-participam-no-fornecimento-de-produtos-agricolas-as-cantinas-escolares-de-ribeira-grande-e-sao-domingos/




Mais de 300 beneficiários do POSER são capacitados em matéria de liderança e habilidades comunicativas.O Ministério de A...
14/06/2023

Mais de 300 beneficiários do POSER são capacitados em matéria de liderança e habilidades comunicativas.
O Ministério de Agricultura e Ambiente através do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais – POSER, e em parceria com o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade Equidade e de Género – ICIEG no seu Plano de atividade, estabelecido no âmbito do protocolo, tem apostado na/em capacitação dos seus beneficiários a nível de várias competências como reforço pessoal e empoderamento endógeno.
Neste sentido, realizou-se um total de 13 ações de formação em liderança e habilidades comunicativas, destinadas a mais de 300 beneficiários do POSER, das ilhas de Santiago, Fogo, São Nicolau, São Vicente e Santo Antão.

Saiba mais em: https://oportunidades.gov.cv/2023/06/14/mais-de-300-beneficiarios-do-poser-sao-capacitados-em-materia-de-lideranca-e-habilidades-comunicativas/



Inauguração do Projeto Hidroagrícola de João VarelaO Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva,  a Vice-Preside...
26/05/2023

Inauguração do Projeto Hidroagrícola de João Varela
O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, a Vice-Presidente do Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola - FIDA e a Embaixada de Espanha, inauguraram ontem dia 25 de maio, o projeto Hidroagrícola de João Varela, projeto financiado pelos mesmos.
O Projeto Hidroagrícola de João Varela, contempla a criação de um perímetro agrícola de aproximadamente (5ha), beneficiando neste momento 11 famílias chefiadas por mulheres.



25/05/2023

Apresentação dos resultados e ganhos do POSER

Ministro da Agricultura e Ambiente e a Vice-Presidente do FIDA inteiram de projetos em curso na ilha de Santo AntãoO Min...
24/05/2023

Ministro da Agricultura e Ambiente e a Vice-Presidente do FIDA inteiram de projetos em curso na ilha de Santo Antão
O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e a Vice-Presidente do FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, visitaram hoje, na ilha de Santo Antão, os projetos hidroagrícolas de Selada de Ribeirinha de Jorge, Boca de Coruja, Lajedinhos e Alto Mira financiados pelo FIDA.

PM inaugura o projeto hidroagrícola de Praia Branca, Tarrafal de São NicolauO Projeto Hidroagrícola comtempla uma perfur...
17/05/2023

PM inaugura o projeto hidroagrícola de Praia Branca, Tarrafal de São Nicolau

O Projeto Hidroagrícola comtempla uma perfuração com capacidade de produção de 15 m3/h; instalação de parque fotovoltaico hibrido de 22 kW, construção de 01 reservatório, instalação de 700 m de rede de adução, entre outros, a aquisição e instalação de materiais de microirrigação para 27 parcelas, e vai contribuir para a melhoria do rendimento das famílias e aumento da segurança alimentar e nutricional através do acesso à água e terreno para a produção agrícola.

Centro Pós-Colheita do Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão, financiado pelo Ministério de Agricultura e Ambiente, atrav...
12/05/2023

Centro Pós-Colheita do Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão, financiado pelo Ministério de Agricultura e Ambiente, através do POSER, participa na entrega de produtos agrícolas para as cantinas escolares.

As escolas e os jardins de infância receberam um primeiro lote de produtos hoje dia 12 de maio, sendo prevista uma segunda entrega no final do mesmo mês. Os produtos fornecidos são abóbora, banana, batata inglesa, cebola, cenoura, inhame, repolho e tomate provenientes de agricultores familiares de diversas zonas da ilha e processado e distribuídos através dos entrepostos agrícolas comunitários.
O fornecimento é realizado pela Aliança de Produtores de Santo Antão, liderada pela Associação de Agricultores de Ribeira da Cruz (AADARC) juntamente com as associações de produtores de Tarrafal de Monte Trigo, Jorge Luis, Martiene, Alto Mira, Paul, Janela e Garça de Cima. A Aliança conta com a assistência técnica do CERAI, da Associação dos Amigos da Natureza e do Ministério de Agricultura e Ambiente.
O fornecimento beneficiará 6.712 alunos/as (3.452 meninos e 3.260 meninas) dos municípios de Porto Novo, Paul e Ribeira Grande, sendo 5.575 alunos/as de EBO e 1.137 alunos/as de EPE.

#

Santo Antão: Beneficiárias do projeto do hidroagrícola de Ribeira dos Bodes participam em sessão prática de assistência ...
19/04/2023

Santo Antão: Beneficiárias do projeto do hidroagrícola de Ribeira dos Bodes participam em sessão prática de assistência
Enquadrado no plano de ação para 2022/23, a Unidade Técnica do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais – POSER da Região Santo Antão, realizou no dia 14 de abril uma atividade prática com os agricultores do perímetro de João Bento – Ribeira dos Bodes, centrada nas temáticas de produção/aplicação de bio pesticidas (calda de sulfocalcica), além da poda e tutoramento/condução do tomate.
Os beneficiários consideraram as temáticas bastante pertinentes para os agricultores, que frisaram a necessidade de implementa-los nas suas parcelas, pois defendem a prática de uma agricultura mais sustentável.

Saiba mais em: https://oportunidades.gov.cv/2023/04/19/santo-antao-beneficiarias-do-projeto-do-hidroagricola-de-ribeira-dos-bodes-participam-em-sessao-pratica-de-assistencia/





POSER e EMAR realizam encontro de trabalho na ilha do FogoA EMAR em cooperação com o  Ministério da Agricultura e Ambien...
18/04/2023

POSER e EMAR realizam encontro de trabalho na ilha do Fogo

A EMAR em cooperação com o Ministério da Agricultura e Ambiente, através do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais- POSER, estiveram na ilha do Fogo para encontro e visitas de trabalho.
Com o objetivo de conhecer os projetos financiados no quadro do Programa nas comunidades costeiras, as visitas permitiram delinear estratégias de parceria para futuros trabalhos em conjunto e garantir a continuidade dos mesmos.


São Nicolau: Beneficiários/as do projeto hidroagrícola de Praia Branca já iniciam as suas atividadesO novo perímetro agr...
17/04/2023

São Nicolau: Beneficiários/as do projeto hidroagrícola de Praia Branca já iniciam as suas atividades
O novo perímetro agrícola de Praia Branca conta com uma área total de 5 hectares de terreno, beneficiando diretamente 27 agricultores chefes de família. Com a conclusão da instalação das parcelas com sistema de rega gota-a-gota, os beneficiários já iniciaram a atividade agrícola, com o cultivo de tubérculos como batata-doce e mandioca e algumas fruteiras.
Saiba mais em:https://oportunidades.gov.cv/2023/04/18/sao-nicolau-beneficiarios-as-do-projeto-hidroagricola-de-praia-branca-ja-iniciam-as-suas-atividades/



Endereço

Achada De São Filipe
Praia
236

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Oportunidades publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Oportunidades:

Vídeos

Compartilhar

Serviços Governamentais nas proximidades