Grupo Parlamentar MpD

Grupo Parlamentar MpD Pagina Oficial do Grupo Parlamentar do MpD

Foi eleita como Vice-presidente da Direção do Grupo Parlamentar do MpD a Deputada pelo Círculo Eleitoral de Santiago Nor...
20/12/2023

Foi eleita como Vice-presidente da Direção do Grupo Parlamentar do MpD a Deputada pelo Círculo Eleitoral de Santiago Norte, Isa Miranda, no dia 11 de dezembro de 2023, em substituição da colega Deputada Fernanda Burgo, que solicitou a suspensão do seu mandato

20/12/2023
PROGRAMA "DIRETO AO PONTO”Edição de 19 de dezembro de 2023O Vice-presidente da Direção do GPMpD, Celso Ribeiro, eleito p...
18/12/2023

PROGRAMA "DIRETO AO PONTO”
Edição de 19 de dezembro de 2023

O Vice-presidente da Direção do GPMpD, Celso Ribeiro, eleito pelo Círculo Eleitoral de Santiago Norte, é o convidado do Programa “Direto ao Ponto” da edição do dia 19 de dezembro de 2023 (terça-feira). O editor do programa, Levi Salomão, escolheu os seguintes tópicos “temas” para o debate, a saber:

1. O Parlamento aprovou parecer sobre a Conta Geral do Estado 2020, cuja produção pelo Tribunal de Contas se fez em ambiente de turbulência, com protestos dos Audito-res contra procedimentos enviesados perpetrados por Juízes, supostamente tendentes a esconder uso fraudulento do dinheiro Público. Ambiente de protesto que foi objeto de tratamento na Comunicação Social, designadamente jornal A Nação, até com direi-to de resposta ...

2. Abstenção de Cabo Verde nas Nações Unidas à proposta de resolução sobre o cessar fogo humanitário na faixa de Gaza e volta a suscitar críticas por parte do Presidente da República para quem o voto de Cabo Verde ao diploma ‘’nunca poderia ser o de abstenção’’. Dois dias depois os elogios do PR ao Governo na sequência do novo com-pacto atribuído a Cabo Verde pela Milénio Chellenge Corporation dos Estados Unidos da América, no âmbito do programa Milénio Chellenge Acount

3. Autoridades nacionais apreenderam, cinco toneladas de co***na apreensão possível com apoio internacional. O país continua assim na rota do crime transnacional, man-tendo as águas territoriais ou suas proximidades como local estratégico de passagem \ transbordo de produtos ilícitos.
No que toca ao Terrorismo CV mante-se como país de risco mínimo, isto de acordo com as palavras da ministra da Justiça que, ainda assim, considera imprescindível es-tar acorado.

• Nota: Reservamos cinco minutos no final do programa para, em um minuto e meio, cada participante apontar um acontecimento ou momento negativo e um outro positivo ocorrido no país ao longo do ano de 2023 ... e endereçar as boas festas... ESTES MINUTOS FINAIS NÃO COMPORTAM DEBATE.

Convém referir que o Programa é transmitido na RCV ( https://www.rtc.cv/rcv/direto ) dia 19 de dezembro (terça-feira) a partir das 10h00. F**a atento – relativamente - às questões que vão ser debatidas e esclarecidas para a opinião pública Cabo-verdiana durante o programa.

Obrigado pela vossa atenção!

15/12/2023

Cabo Verde foi selecionado pelo Conselho de Diretores da Millennium Challenge Corporation para um novo compacto no quadro do programa de concessão de cinco anos, anunciou o Primeiro Ministro, José Ulisses Correa e Silva. “Expresso a minha gratidão pela parceria com e o Governo Americano...

14/12/2023

DECLARAÇÃO DE VOTO DO GPMPD PELO VICE-PRESIDENTE DA DIREÇÃO, CELSO RIBEIRO, NO ÂMBITO DA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE RESOLUÇÃO QUE APRECIA A CONTA GERAL DO ESTADO DE 2020.

Ribeiro enfatizou o apoio do partido à aprovação da referida Conta Geral do Estado. Ressaltando que a execução desta conta foi num ano extraordinariamente desafiador, marcado pelos impactos imprevisíveis da COVID-19 a nível global e consequentemente em Cabo Verde.

O posicionamento favorável do GPMPD reflete a forte convicção de que, mesmo diante dessas adversidades, o País enfrentou a situação com lucidez e transparência, priorizando a preservação da vida dos cabo-verdianos. Destacou-se ainda a atenção dada à vacinação e à prestação de assistência como expressões tangíveis dessa preocupação.

A Conta Geral do Estado de 2020 serviu como um instrumento que não apenas possibilitou a preservação de vidas, a manutenção de empregos e a preservação da conectividade entre as ilhas, mas também contribuiu para a estabilização do País.

“Os resultados desse crescimento são evidenciados pela redução da pobreza e da dívida pública, e aqueles que não reconhecem esses ganhos são vistos como obstáculos ao avanço e a prosperidade do País” destacou o Deputado Celso Ribeiro.

O GPMPD reitera seu compromisso com a verdade e a transparência, considerando que a Conta Geral do Estado de 2020 representa precisamente esses valores.

14/12/2023

INTERVENÇÃO DA SRA. MINISTRA JANINE LÉLIS DURANTE O PERIODO DE QUESTÕES GERAIS

Perante a declaração política da bancada do PAICV a Ministra Janine Lélis defendeu hoje que é preciso fazer uma abordagem completa na política, destacando a necessidade de se considerar todos os cenários possíveis. Por outro lado, expressou a sua preocupação com a opção seletiva e míope da oposição ao destacar apenas algumas recomendações do GAO, omitindo os reconhecimentos dos progressos registados na agenda de consolidação orçamental em 2023.

“Há enormes desafios a serem enfrentados! O país também alcançou ganhos significativos e o Governo está comprometido em superar essas dificuldades para atender às necessidades do povo cabo-verdiano” realçou a Ministra com forte otimismo e confiança.

Ao desmontar as manobras de diversão da oposição negativista, Lélis enfatizou que essa realidade não justifica uma avaliação negativa do Governo, pois os resultados positivos, incluindo o reforço do apoio ao Orçamento do Estado para 2024, são evidências pelo reconhecimento de progressos. Aproveitou também para destacar o reconhecimento do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Parabéns ao Governo de Cabo Verde!

14/12/2023

Intervenção do Deputado do GPMPD, Vander Gomes, no Período das Questões Gerais

A juventude Cabo-verdiana bem sabe que “É preciso reconhecer que, apesar da conjuntura internacional desafiadora, graças aos esforços do governo e dos cabo-verdianos, temos motivos para celebrar e continuar a depositar confiança” asseverou o jovem deputado. É verdade, e, é motivo para regozijar-se que “Em plena crise, temos conquistas significativas para celebrar, como a redução do desemprego jovem de 32,5% para 21,2%, além da diminuição dos NEETS de 31.724 para 20.7072.

Aceda o link e obtenha o discurso « https://drive.google.com/file/d/1qTuOJxv0uMEcA0dmp0RTLn9iq1BzsJAN/view?usp=drive_link »

14/12/2023

Réplica pelo Vice-presidente da Direção do GPMPD, Celso Ribeiro, à Declaração Política da Bancada do PAICV

O “leitmotiv” do PAICV é lançar o caos com coisinhas e casos de que tudo vai mal. Finge-se de não saber que numa avaliação/seguimento não é para dizer que tudo vai bem! A oposição desnorteada pega numa das recomendações e lança as “barafundas” para desacreditar a opinião pública cabo-verdiana sobre a Missão de Seguimento do Grupo de Apoio Orçamental (GAO).

Não. Não queremos uma oposição para bater palmas! Esqueceu-se de dizer na declaração política que existem dois temas prioritários para Cabo Verde que foram abordados e desenvolvidos: o clima e ação climática; a criação de empregos para os jovens. “Estes dois temas intersetam toda nossa cooperação, com os nossos parceiros de desenvolvimento” como disse o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças Olavo Correia.

Esqueceu-se também de dizer que o GAO registou a previsão do crescimento económico para 2023 de 5,7% de acordo com as estimativas do Governo, reflexo da evolução do setor do turismo e do consumo privado. Embora isto represente um ajustamento em baixa em relação à projeção inicial de 6,8%, todavia, a economia ainda está a funcionar acima do seu potencial de crescimento.

Com elevação e sentido de Estado o deputado Celso Ribeiro a desmontar as narrativas negativista dos tambarinas

13/12/2023

Intervenção da Deputada eleita pelo Círculo Eleitoral de São Vicente, Mircéa Delgado, no Debate com o Sr. Primeiro-ministro sobre “Alterações Climáticas: A Contribuição de Cabo Verde”

A deputada Mircéa Delgado abriu a sua intervenção com uma forte consciência sobre a dimensão da problemática das alterações climáticas a nível Planetária “As mudanças climáticas deixaram de ser uma ameaça para passar a constituir um problema global e não podemos ignorar que elas constituem um problema particularmente grave para os países arquipelágicos e de menos recursos, como Cabo Verde”.

Com a mesma responsabilidade como saheliana e insular “Não deixa de ser assustador saber, através de uma instituição credível, como é o caso da Organização Meteorológica Mundial, que existe uma probabilidade de 20%, de virmos a exceder o valor de 1,5 graus centígrados já a partir deste novo ano que está quase a chegar, ou seja, 2024. Se isso acontecer, a humanidade poderá ter atingido praticamente um ponto de não retorno” precisou a deputada da ilha de monte Cara.

Aceda o link e obtenha o discurso « https://drive.google.com/file/d/1Q2hOH-aPx5zLRalgAVxM6tmMkzxZ7pTM/view?usp=sharing »

13/12/2023
13/12/2023

Intervenção do Deputado Luís Carlos Silva no âmbito do Debate com o Sr. Primeiro-ministro sobre “Alterações Climáticas: A Contribuição de Cabo Verde”

A oposição, bastas vezes, parece que está na terra de ninguém! Há uma explicação no fundo do túnel para a aparente contradição e parece-nos simples!

O deputado Luís Carlos Silva a desmontar as narrativas “atarantadas” da oposição “A míope visão do PAICV, não permite ao deputado de analisar a estratégia, interpretar a visão do caminho percorrido e muito menos, interpretar o caminho a ser percorrido. Mas as Instituições Internacionais tiveram toda a sapiência de observar e analisar os caminhos a serem percorrido”.

São uns fazedores de conta! Armam-se de esquecidos para não dizer que Cabo Verde tem vários Planos de Ações e Estratégias (PAE) que permitem a elevação do combate face as alterações climáticas. Bravo Nação!

Como a honestidade política deve ser a nossa bússola o jovem político concordou com a pertinência deste tema a ser agendado tendo em conta a relevância global, mas reiterou que, Cabo Verde sempre assumiu a vanguarda deste tema, assumiu as medidas necessárias e este tema sempre esteve no epicentro da agenda deste Governo liderado por Ulisses Correia e Silva.

13/12/2023

Discurso do Sr. Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, no âmbito do Debate sobre “Alterações Climáticas: A Contribuição de Cabo Verde”

As mudanças climáticas exigem -urgentemente - uma solução global. É o momento para o Mundo refletir e comprometer-se com o espírito de “Uma Terra, Uma Família, Um Futuro”.

Apenas cinco (5) notas do discurso do Sr. Primeiro-ministro:

1. As mudanças climáticas, a poluição e a perda da biodiversidade constituem o maior problema ambiental global, afetando todos os países, independentemente das suas fronteiras, tamanho e importância económica ou política.

2. A causa principal é o aquecimento do Planeta, provocado pela acumulação de gases de efeito de estufa na atmosfera.

3. As consequências e os riscos são hoje evidentes e os impactos devastadores.

4. A solução é global, por isso a liderança das Nações Unidas na construção dos entendimentos através de convenções internacionais e cimeiras como a COP.

5. O objetivo global é: (1) atingir a neutralidade carbónica em 2050 e a redução das emissões de gases de efeito de estufa para que, até o final deste século, a temperatura do Planeta Terra não aumente mais que 1,5 o C em relação aos níveis pré-industriais; (2) promover a adaptação e a resiliência face às mudanças climáticas.

Mas é preciso dizer mais ao Mundo Global!

A solução global só é atingível com o compromisso firme de todos os países do mundo e com a responsabilização acrescida para os países mais emissores e poluentes.

13/12/2023

Discurso de Abertura do Debate com o Sr. Primeiro-ministro sobre “Alterações Climáticas: A Contribuição de Cabo Verde” pelo Vice-Presidente da Direção do GPMPD, Euclides Silva

Temos de estar cada vez mais consciente que “Cabo Verde está na 11ª posição mundial no que respeita a riscos de desastres. As consequências das alterações climáticas, com o aumento do nível do mar, acontecimentos climáticos extremos e escassez de recursos hídricos, são desafios que afetam diretamente a nossa população e a economia, interpelando-nos a todos” asseverou o deputado Euclides Silva.

Aceda o link e obtenha o discurso « https://drive.google.com/file/d/14L9SXwthCkY7oDTtSvwodLZLXygbOV4o/view?usp=sharing »

12/12/2023

BALANÇO DAS JORNADAS PARLAMENTARES DO GPMPD PELO VICE-PRESIDENTE DA DIREÇÃO, EUCLIDES SILVA

Esperamos que o debate com o Sr. Primeiro-ministro sobre “Alterações Climáticas: A Contribuição de Cabo Verde” proposto pelos deputados da UCID seja genuíno e honesto e não é andar depois ao sabor do vento. Ser politicamente honesto não é tentar enganar o povo com segredos escondidos

PROGRAMA "DIRETO AO PONTO”Edição de 12 de dezembro de 2023O Deputado nacional do MpD eleito pelo Círculo Eleitoral de Sa...
12/12/2023

PROGRAMA "DIRETO AO PONTO”
Edição de 12 de dezembro de 2023

O Deputado nacional do MpD eleito pelo Círculo Eleitoral de Santiago Sul, Alberto Mello, é o convidado do Programa “Direto ao Ponto” da edição do dia 12 de dezembro de 2023 (terça-feira). O editor do programa, Levi Salomão, escolheu os seguintes tópicos “temas” para o debate, a saber:

1. O Parlamento chumba, pela segunda vez, o projeto de lei que pretendia fixar pensão e garantia direitos aos militares da primeira in-corporação de 1975 ...
»» Desmerecimento? Uso racional de recursos? Medida descabida ou subava-liada?

2. Acaba de ser publicado no BO o decreto lei que estabelece a política tarifária do Serviço Público de Transportes Marítimos Inter-ilhas de pas-sageiros e cargas.
»» É o que faltava para termos melhor serviço público de transportes maríti-mos?

3. Cabo Verde acolheu a 39ª reunião da Rede de Prevenção das Crises Alimentares no Sahel e África Ocidental ... no dia de CV o ministro e técni-cos da área foram partilhar a experiência do arquipélago na matéria. O ministro falou da promoção da pecuária, modernização da agricultura, cantinas escolares, compensação dos preços dos produtos de base impor-tados, reforço das pensões.
»» Se comparado com a vivência diária, o discurso do ministro o está isento de pecados?

Convém referir que o Programa é transmitido na RCV (hoje) dia 12 de dezembro (terça-feira) a partir das 10h00. F**a atento – relativamente - às questões que vão ser debatidas e esclarecidas para a opinião pública Cabo-verdiana durante o programa.

Obrigado pela vossa atenção!

O GPMPD ESTÁ NA PREPARAÇÃO DA ÚLTIMA JORNADA PARLAMENTAR DO ANO 2023Nesta sessão plenária que começará no dia 13 de deze...
11/12/2023

O GPMPD ESTÁ NA PREPARAÇÃO DA ÚLTIMA JORNADA PARLAMENTAR DO ANO 2023

Nesta sessão plenária que começará no dia 13 de dezembro de 2023 haverá o debate com o Senhor Primeiro-ministro (proposta da UCID): “Alterações Climáticas. A Contribuição de Cabo Verde” e paralelamente vai haver um conjunto de iniciativas legislativas.

Convém referir que, nesta jornada, foi eleita a deputada pelo Círculo Eleitoral de Santiago Norte, Isa Miranda, como Vice-Presidente da Direção do GPMpD, em substituição à colega deputada Fernanda Burgo, que solicitou a suspensão do seu mandato.

👨🏾‍⚖️🇨🇻
08/12/2023

👨🏾‍⚖️🇨🇻

08/12/2023

Declaração de voto do GPMpD, pelo Presidente da Direção, Paulo Veiga, no âmbito do Projeto de Lei que estabelece pensão e garante direitos aos Militares da primeira incorporação de 1975 – AMINCOR

08/12/2023

Intervenção da Sra. Ministra de Estado da Defesa Nacional e Assuntos Parlamentares, Ministra da Coesão Territorial e Ministra da Presidência do Conselho de Ministro, Janine Lélis, no Período das Questões Gerais

A Sra. Ministra começou a desmontar de uma forma clara a declaração política da UCID asseverando que “Ontem foi publicado no BO (DL nº33/2023 de 07 de Dezembro), um diploma sobre a política tarifário, em que consiste a clareza e a transparência nas definições dos princípios e regras para a afixação de preços na Agência Reguladora que tutelada. Este diploma tem como princípios a universalidade e a acessibilidade de preços que dinamiza a questão de sustentabilidade e a continuação de serviço no setor de mobilidade marítima entre as ilhas”.

Relativamente, à declaração política da bancada do MpD, Janine Lélis, reconheceu os ganhos na melhoria no setor do turismo, que, de igual forma, traz uma melhor e maior atenção e responsabilidade por parte do Governo. Esclareceu que a Inspeção de Trabalho, tem agido em conformidade com a lei, aplicando coimas às empresas turísticas que não estão a cumprir com os deveres e as obrigações das entidades empregadoras, e o Governo tem seguido de perto esses processos garantindo a proteção social, tendo em conta que o turismo em Cabo Verde, ainda é uma atividade sazonal.

Deixamos, apenas, dois recados à oposição:
1. Quando queremos investir para mais e melhores serviços públicos de transportes marítimos a única solução da oposição é a narrativa do maldizer e do deitar abaixo. E é por isso que o País tem de continuar a avançar porque o único partido com discurso positivo e políticas públicas positivas é mesmo o MpD;

2. É bom dizer à oposição: o que conta é saber construir o País que queremos e não as retóricas nas críticas.

08/12/2023

DECLARAÇÃO POLÍTICA DO GPMPD SOBRE SITUAÇÃO TURÍSTICA EM CABO VERDE PELO DEPUTADO ANICETO BARBOSA

O Deputado pelo Círculo Eleitoral da ilha mais turística de Cabo Verde não podia ter iniciado o seu discurso doutra forma” é com grande satisfação e orgulho que solicitamos esta Declaração Política para celebrar e reconhecer os notáveis avanços no setor do turismo em Cabo Verde. Os dados recentemente publicados pelo INE refletem não apenas números, mas um testemunho claro da determinação e visão do Governo liderado pelo ilustre Ulisses Correia e Silva, com o apoio incansável da bancada do MpD”.

Aceda o link e obtenha o discurso « https://drive.google.com/file/d/1rVAp5jTn5sBscjDM8q3_R-bHXuNHLuMe/view?usp=drive_link »

08/12/2023

RÉPLICA DA DEPUTADA ANTONITA VIEIRA À DECLARAÇÃO POLÍTICA DA UCID

A infeliz Declaração Política da UCID sobre as tarifas de transportes marítimos entre São Vicente/Santo Antão fragiliza - cada vez mais - o ex-líder, António Monteiro, e evidência sobejamente que está no “limiar do eleitoralismo” por estar a misturar e antecipar palpites de campanha.

A Deputada da ilha do Maio a pensar nas ilhas e, sobretudo, Cabo Verde, a desmontar as manobras de diversão do Monteiro.

07/12/2023

Intervenção do Deputado Eleito pelo Circulo Eleitoral de São Vicente, Vander Gomes, durante o Período de Questões Gerais

Vander Gomes fez uma intervenção convincente no púlpito da Assembleia Nacional ao homenagear as irmãs Ludmila e Janice Varela pelo êxito no torneio Zona II de Voleibol, destacando a performance da Seleção de Futebol Feminino no Campeonato Africano das Nações 2023 e abordou de uma forma responsável a situação política relacionada ao Município de São Vicente.

O eleito pelo círculo eleitoral da ilha de Monte Cara criticou a postura da oposição acusando de prejudicar sobremaneira o desenvolvimento da ilha ao rejeitar as propostas legislativas essenciais para o financiamento Municipal.

Gomes também enfatizou a necessidade de uma oposição comprometida com o progresso no quadro do desenvolvimento local.

07/12/2023

Esclarecimentos da Sra. Ministra Janine Lélis, no âmbito da Proposta de Lei Nº/X/2023 que Estabelece as Bases do Orçamento Municipal

07/12/2023

Réplica do Deputado Damião Medina a intervenção do Deputado João do Carmo.

“O PAICV vem com essas ladainhas de catástrofe nos transportes aéreos e marítimos, mas se existe catástrofe nos transportes foram os 15 anos da governação do PAICV, porque todos sabemos, a situação que herdamos. Não tínhamos aviões! Tivemos, sim, o avião arrastado na Holanda, 13 acidentes marítimas, problemas graves de ligação entre as ilhas, portanto é este, sim, que foram o período de catástrofe “CAOS” - durante - 15 anos” relembrou o deputado Medina.

Para esclarecer a opinião pública Cabo-verdiana deixamos duas notas:

• Existem dados concretos que mostram resultados tangíveis e a boa dinâmica durante a governação do MpD no setor dos transportes;
• Sobre a transparência da concessão dos transportes marítimos, os deputados podem ir consultar no B.O, todas as fases concursais sobre o concurso.

07/12/2023

Réplica do Deputado Luís Carlos Silva à Declaração Política do PAICV

Uma coisa é certa! Temos na verdade uma oposição que é uma autêntica salada russa. Entre aqueles que se dizem moderados e fazem discursos de política de terra queimada, venha o diabo e escolha, mas a verdade é que, atualmente, a alternativa política ao MpD é nenhuma.

06/12/2023

Réplica da Deputada Isa Gandira Rodrigues à Desnorteada Oposição no Debate com a Ministra da Saúde Filomena Gonçalves

Os Cabo-verdianos sabem qual é a posição do PAICV neste debate como em tantos outros debates nesta Casa Parlamentar. Esta desnorteada oposição esteve e está há 8 (oito) anos sempre a rejeitar o orçamento que trouxe enormes ganhos para os Cabo-verdianos.

Nós votamos sempre SIM nos orçamentos desde 2016 porque acreditamos nos Cabo-verdianos e estamos sempre a pensar Cabo Verde.

06/12/2023

Réplica da Deputada Lúcia Passos no quadro do Debate com a Sra. Ministra da Saúde Filomena Gonçalves

Pergunta-se, mas quem não está farto dessas farsas populistas? O ganho no Setor da Saúde não é somente de um Governo, mas, sim, de uma Nação. Agora a oposição negativista anda a plagiar algures a história “da linha vermelha”. Sabemos, sim, que a bancada do PAICV está na linha vermelha com tamanho sinal de alarme!

Aquilo que o Ministério da Saúde está a fazer é o que o País há muitos anos ambicionava como desígnio da transformação da Saúde com rosto humano e o seu relacionamento com os utentes e os mais vulneráveis com muito sentido de responsabilidade e de bem servir.

Não é uma mera preocupação transitória, mas algo que está no ADN do MPD!

06/12/2023

Intervenção da Deputada Vanuza Barbosa no âmbito do Debate com a Sra. Ministra da Saúde Filomena Gonçalves

A desleixada oposição anda a fingir-se para ver se consegue apanhar alguma boleia. O Orçamento do Estado/2024 para o Setor da Saúde é o melhor dos que foram apresentados nos últimos 8(oito) anos e que, mais uma vez, conta com o forte contributo do GPMPD para reforçar e garantir mais e melhor Saúde para Cabo Verde e para os Cabo-verdianos.

F**amos com a enumeração dos ganhos para o Setor da Saúde com o OE/2024!

06/12/2023

Discurso de Abertura do Debate da Sra. Ministra da Saúde Filomena Gonçalves

“Olhando para o futuro próximo, é com grande satisfação que anuncio a inauguração e aprovação de um inovador plano estratégico de recursos humanos para o nosso Sistema Nacional de Saúde. Este plano fruto de um trabalho meticuloso e colaborativo estabelece diretrizes claras para otimizar a gestão do nosso mais valioso ativo, os profissionais de saúde”, enalteceu a Sra. Ministra da Saúde Filomena Gonçalves.

Com a cara levantada acrescentou “Com este plano pretendemos não só atrair, mas também reter e desenvolver talentos garantindo que o nosso pessoal esteja sempre no auge da competência e preparado para enfrentar os desafios emergentes no campo da saúde.”

06/12/2023

Discurso de Abertura do Debate com a Sra. Ministra da Saúde pela Vice-presidente da Direção Maria Santos Trigueiros

“O GPMPD aproveita o ensejo para felicitar o Governo de Cabo Verde, liderado por Ulisses Correia e Silva, e a todos os Profissionais da Saúde, na pessoa da Senhora Ministra da Saúde, pelo empenho, dedicação e resiliência na intensificação de esforços para a promoção de uma saúde de qualidade, para uma melhor qualidade de vida dos cabo-verdianos. Estamos, seguramente, no bom caminho!” regozijou-se sobremaneira a deputada Maria Trigueiros.

Aceda o link e obtenha o discurso « https://drive.google.com/file/d/1UpoxHgXEtKMVynE23rldZxBvbZoG5kI-/view?usp=sharing »

05/12/2023

Balanço da primeira Jornada Parlamentar do mês de dezembro de 2023 pelo Deputado do GPMPD, Alberto Mello

Como enfatizou o Sr. Primeiro-ministro no debate na generalidade do OE/2024 “Na saúde, mais médicos, enfermeiros e técnicos irão ser recrutados e mais investimentos irão ser feitos na capacitação e especialização dos profissionais de saúde para melhorar a prestação do Serviço Nacional de Saúde. Serão reforçados investimentos em infraestruturas de saúde com a conclusão dos empreendimentos em curso, construção de novos Centros de Saúde, equipamentos e novos serviços nos Hospitais Centrais e reestruturação da rede de telemedicina”.

Para depois dar as boas novas aos Cabo-verdianos Residentes e na Diáspora “Com a conclusão do estudo de viabilidade do novo Hospital da Praia prevista para o primeiro trimestre de 2024, o processo avançará no sentido de dotar Cabo Verde de um hospital de referência que contribuirá para reduzir as evacuações externas”.

O deputado Alberto Mello fechou o seu discurso da seguinte forma “Esperamos uma boa postura da oposição e precisamos, sim, de uma perceção diferente de um setor chave como é da Saúde para que possamos construir mais e melhor consensos em prol do desenvolvimento sustentável em Cabo Verde”.

PROGRAMA "DIRETO AO PONTO”Edição de 05 de dezembro de 2023O Vice-presidente da Direção do GPMpD, Euclides Silva, eleito ...
05/12/2023

PROGRAMA "DIRETO AO PONTO”
Edição de 05 de dezembro de 2023

O Vice-presidente da Direção do GPMpD, Euclides Silva, eleito pelo Círculo Eleitoral de Santiago Sul, é o convidado do Programa “Direto ao Ponto” da edição do dia 05 de dezembro de 2023 (terça-feira). O editor do programa, Levi Salomão, escolheu os seguintes tópicos “temas” para o debate, a saber:

• 1. - Reforma do poder local versus chumbo da Proposta de Lei de Bases do Orçamento Municipal. o presidente da ANMCV considera que Cabo Verde perdeu ‘’uma grande oportunidade para a consolidação e descentralização financeira’’.

• 2.- O Fundo de Solidariedade Africana (FSA) disponibilizou a Cabo Verde garantia de financiamento em 305 milhões de eu-ros. o Vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, considera que o fundo vai ajudar o país na diversifica-ção da economia. ‘’ é um financiamento concecional com que temos critérios de elegibilidade, as empresas podem candida-tar- se junto do fundo de solidariedade africana ( … ) podem ser contemplados sectores que tem a ver com o turismo, eco-nomia azul, economia verde, economia digital, agricultura, pes-cas, comércio, logística, distribuição e indústrias criativas. mas, também bonificação de juros para o estado investir nas conec-tividades, no financiamento dos jovens, na saúde e na habita-ção social”, enfatizou Olavo Correia.

• 3.- Parlamento constituiu Comissões de inquérito para averi-guar a gestão dos Fundos do Ambiente e do Turismo. 11 depu-tados - 6 do MpD 4 do PAICV e 1 da UCID – o Presidente da Assembleia Nacional apela ao profissionalismo para contornar a má imagem que o Parlamento tem na sociedade ‘’ não pode-mos continuar a ter Comissões Parlamentares de Inquérito que no fim não resultam em nada. é mais barulho que a gente faz é mais disputa político partidária. eu pessoalmente estou muito preocupado com a imagem que às vezes passamos lá fo-ra’’.

• 4. - Cabo Verde está perante uma nova vaga da dengue. res-postas? a doença foi identificada em Cabo Verde pela primeira vez 2009, registaram-se 21.000 casos e seis óbitos todos na ilha de Santiago. novos casos surgiram em 2016, no entanto, sem registos de gravidade… a última vaga continua a produzir casos na Praia e na ilha do Fogo. Sistema de Saúde está pre-parado?

• 5. - Relatório inquérito levantado pela Chefia do Estado Maior das Forças Armadas põe de lado qualquer relação entre a mor-te do recruta Davidson Barros e a participação na marcha ad-ministrativa. O Chefe de Estado anuncia medidas para imprimir maior rigor no processo de inspeção e dotar a Direção da Saú-de das Forças Armadas de meios para melhor responder a si-tuações de emergência.

Convém referir que o Programa é transmitido na RCV (hoje) dia 05 de novembro (terça-feira) a partir das 10h00. F**a atento – relativamente - às questões que vão ser debatidas e esclarecidas para a opinião pública Cabo-verdiana durante o programa.

Obrigado pela vossa atenção!

𝐏𝐑𝐎𝐏𝐎𝐒𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐋𝐄𝐈 𝐍º /𝐗/𝟐𝟎𝟐𝟑 𝐐𝐔𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐁𝐄𝐋𝐄𝐂𝐄 𝐀𝐒 𝐁𝐀𝐒𝐄𝐒 𝐃𝐎 𝐎𝐑Ç𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐈𝐏𝐀𝐋📸
29/11/2023

𝐏𝐑𝐎𝐏𝐎𝐒𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐋𝐄𝐈 𝐍º /𝐗/𝟐𝟎𝟐𝟑 𝐐𝐔𝐄 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐁𝐄𝐋𝐄𝐂𝐄 𝐀𝐒 𝐁𝐀𝐒𝐄𝐒 𝐃𝐎 𝐎𝐑Ç𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐈𝐏𝐀𝐋

📸

29/11/2023



MpD acusa o PAICV e a UCID de terem votado contra a lei de bases do sistema nacional de planeamento por capricho partidário

28/11/2023

Conferência de imprensa do GPMpD pelo Vice-Presidente da Direção, Celso Ribeiro, sobre a Proposta de Lei que estabelece as Bases do Orçamento Municipal (Discussão na Especialidade e Votação Final Global) que mereceu votos contra do PAICV e da UCID.

O Deputado Celso Ribeiro esclareceu assim “O PAICV chumbou a Proposta de Lei ao votar contra quatro artigos fundamentais e estruturantes para este diploma, os artigos 28, 37, 40 e 41. A diferença de fundo e, do nosso ponto de vista, ilegal e, que provocou a rota de colisão residiu apenas nos entendimentos relativo aos termos APRECIAÇÃO e APROVAÇÃO”. E ainda deu um tamanho puxão de orelhas à Oposição “O povo cabo-verdiano merece uma liderança comprometida com o progresso e a participação cidadã, valores essenciais para o desenvolvimento do nosso País”.

Deixou também um recado “Estranhamos que a UCID se associou à Oposição negativista. Será que há promessas de troca de prendas natalícias? Francamente! “

Aceda o link e obtenha o texto da C.I « https://drive.google.com/file/d/1STEpy1DQko4uN932sajc-PcpC2Fn0YYs/view?usp=sharing »

PROGRAMA "DIRETO AO PONTO”Edição de 28 de novembro de 2023O Deputado do GPMpD eleito pelo Círculo Eleitoral de São Vicen...
28/11/2023

PROGRAMA "DIRETO AO PONTO”
Edição de 28 de novembro de 2023

O Deputado do GPMpD eleito pelo Círculo Eleitoral de São Vicente, João Gomes, é o convidado do Programa “Direto ao Ponto” da edição do dia 28 de novembro de 2023 (terça-feira). O editor do programa, Nélio Dos Santos, escolheu os seguintes tópicos “temas” para o debate, a saber:

1- Professores e trabalhadores do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) observaram dois e três de greve. Na semana passada, uma paralisação do pessoal navegante de cabine levou ao cancelamento de alguns voos inter-ilhas da Bestfly. Por outro lado, os sindicatos e o Ministério da Saúde chegaram a acordo e a greve dos profissionais de saúde ficou suspensa.
Ø Que ilações tiram os partidos políticos?

2- Petição na Internet pede centenário de Cabral com cerimónia oficial em Cabo Verde. Primeiro-ministro promete dignidade e representatividade no centenário de Cabral.
Ø O que acham desta petição?
Ø Como avaliam a decisão do Governo?

3- População da Brava exige transparência de informações em relação aos abalos sísmicos, a ilha está em situação de contingência e alerta durante quatro meses.
Ø O que acham desta medida do Governo?
Ø Não tem havido transparência na divulgação dessas informações?

Convém referir que o Programa é transmitido na RCV (hoje) dia 28 de novembro (terça-feira) a partir das 10h00. F**a atento – relativamente - às questões que vão ser debatidas e esclarecidas para a opinião pública cabo-verdiana durante o programa.

Obrigado pela vossa atenção!

Endereço

Assembleia Nacional De Cabo Verde
Praia
11-A

Telefone

+2382608137

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Grupo Parlamentar MpD publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Grupo Parlamentar MpD:

Vídeos

Compartilhar



Você pode gostar