Instituto Nacional de Saúde Pública - CV

Instituto Nacional de Saúde Pública - CV
(9)

Órgão de produção de evidências e bases factuais, para a tomada de decisões e a organização da ação, com vista á obtenção de resultados em saúde.

𝐎𝐬 𝐜𝐨𝐥𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐏𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 (𝐈𝐍𝐒𝐏) 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐞𝐦 𝐚 𝐜𝐚𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐚 "𝐔𝐧𝐢𝐝𝐮 𝐤𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐦𝐨𝐬𝐤𝐢𝐭𝐮 𝐩𝐚 𝐬𝐚𝐮𝐝𝐢 𝐝𝐢 𝐭...
21/06/2024

𝐎𝐬 𝐜𝐨𝐥𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐏𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 (𝐈𝐍𝐒𝐏) 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐞𝐦 𝐚 𝐜𝐚𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐚 "𝐔𝐧𝐢𝐝𝐮 𝐤𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐦𝐨𝐬𝐤𝐢𝐭𝐮 𝐩𝐚 𝐬𝐚𝐮𝐝𝐢 𝐝𝐢 𝐭𝐮𝐝𝐮 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐞𝐦".

Esta iniciativa visa mobilizar a comunidade para combater a proliferação de mosquitos, que são vetores de doenças como a Dengue, Zika e Paludismo.

A campanha enfatiza a importância da prevenção, incentivando práticas como a eliminação de criadouros de mosquitos e a conscientização sobre medidas de proteção individual.

Através da união e do esforço coletivo, o INSP busca garantir a saúde e o bem-estar de todos, reforçando a importância da participação ativa da população na luta contra os mosquitos.



𝐕 𝐂𝐨𝐧𝐠𝐫𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐞𝐦 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐚𝐧𝐨 𝐭𝐞𝐫𝐚́ 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐭𝐞𝐦𝐚 𝐜𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐥 "𝐈𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐠𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐂𝐢𝐞𝐧𝐭𝐢́𝐟𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐚𝐬 𝐏𝐫𝐢𝐨𝐫𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐞𝐦 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 ...
21/06/2024

𝐕 𝐂𝐨𝐧𝐠𝐫𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐞𝐦 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐚𝐧𝐨 𝐭𝐞𝐫𝐚́ 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐭𝐞𝐦𝐚 𝐜𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐥 "𝐈𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐠𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐂𝐢𝐞𝐧𝐭𝐢́𝐟𝐢𝐜𝐚 𝐞 𝐚𝐬 𝐏𝐫𝐢𝐨𝐫𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐞𝐦 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐌𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥".

A quinta edição do Congresso Nacional de Investigação Científica em Saúde que, o Tema “Investigação Científica e as Prioridades em Saúde Mental”, terá um papel fundamental na promoção da investigação em saúde em Cabo Verde, pois além de fortalecer a conscientização sobre a relevância da investigação cientifica para as tomadas de decisões baseada em evidências, promoverá reflexões sobre a saúde mental na contemporaneidade, com enfase nas prioridades da saúde mental para combater os desafios associados às questões mentais e contribuir para a formulação de políticas públicas mais integrativas e direcionadas aos portadores de transtornos mentais e às suas famílias.

Para mais informações e inscrições, acesse https://cnis.cv/.



𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐀𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐩𝐚𝐜𝐢𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐋𝐢́𝐝𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐞 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐚𝐬No âmbito da campanha "Unidu Kontra Mosk...
21/06/2024

𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐀𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐩𝐚𝐜𝐢𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐋𝐢́𝐝𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐞 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐚𝐬

No âmbito da campanha "Unidu Kontra Moskitu, pa Saudi di Tudu Alguen", o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), e a Direção Nacional de Saúde, promoveram uma ação de capacitação direcionada a líderes e associações comunitárias do Concelho da Praia.

Esta iniciativa tem como objetivo fortalecer as competências dos líderes comunitários na prevenção e combate às doenças transmitidas por mosquitos, como Dengue, Zika e Paludismo. Durante a capacitação, foram abordadas estratégias eficazes de mobilização comunitária, técnicas de eliminação de focos de mosquitos e a importância da sensibilização da população para medidas preventivas.

A sessão de abertura contou com a presença da Presidente do INSP, Dra. Maria da Luz Lima, da Diretora Nacional da Saúde, Dra. Ângela Gomes, e do Coordenador de Controlo de Doenças de Transmissão Vetorial, Dr. António Moreira. Em seguida, o Dr. Hailton Spencer apresentou temas essenciais como a Bioecologia dos Mosquitos Aedes aegypti, o Ciclo de Vida dos Mosquitos, o Comportamento dos Mosquitos (hábitos alimentares e de repouso) e os Principais Criadouros dos Mosquitos.

Dando continuidade ao evento, a Dra. Jaelsa Moreira expôs a Situação Epidemiológica e a Luta Anti-Vetorial. Para finalizar, a Dra. Argentina Tomar Fortes abordou a Comunicação de Risco e o Engajamento Comunitário, bem como as Técnicas de Comunicação e Intervenção no Terreno, destacando as boas práticas para um impacto positivo da comunicação.

Esta ação de capacitação reforça o compromisso do INSP e da Direção Nacional de Saúde com a promoção da saúde e o bem-estar da população, através de parcerias estratégicas e iniciativas educativas.



𝐀𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐞 !!!Convidamos a acompanhar na íntegra o programa "Show da Manhã" da TCV, que teve uma conversa especial com a ...
20/06/2024

𝐀𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐞 !!!

Convidamos a acompanhar na íntegra o programa "Show da Manhã" da TCV, que teve uma conversa especial com a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Dra. Maria da Luz Lima. O tema da entrevista "Campanha Unidu Kontra Moskitu pa Saudi di Tudu Alguen".

Show da Manhã

𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐒𝐡𝐨𝐰 𝐝𝐚 𝐌𝐚𝐧𝐡𝐚̃A Dra. Maria da Luz Lima, Presidente do INSP, participou no progr...
19/06/2024

𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐒𝐡𝐨𝐰 𝐝𝐚 𝐌𝐚𝐧𝐡𝐚̃

A Dra. Maria da Luz Lima, Presidente do INSP, participou no programa "Show da Manhã", onde falou da Campanha "Unidu kontra moskitu, pa saúdi de tudu alguen".

Durante a sua intervenção, destacou a importância da união da comunidade na luta contra os mosquitos, enfatizando as medidas preventivas para evitar a proliferação de doenças transmitidas por estes insetos, como a Dengue, o Paludismo e Zika. Salientou da necessidade de eliminar focos de água parada, utilizar repelentes. Juntos podemos garantir uma saúde melhor para todos.



𝟏𝟐 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐚𝐢𝐬 𝐏𝐨𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐅𝐨𝐜𝐚𝐢𝐬 𝐆𝐃𝐒 𝐞 𝐄𝐩𝐢𝐬𝐂𝐕 𝐝𝐚 𝐢𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐢𝐚𝐠𝐨 𝐭𝐞𝐬𝐭𝐚𝐦 𝐚𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐆𝐮𝐚𝐫𝐝𝐢𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐚...
19/06/2024

𝟏𝟐 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐚𝐢𝐬 𝐏𝐨𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐅𝐨𝐜𝐚𝐢𝐬 𝐆𝐃𝐒 𝐞 𝐄𝐩𝐢𝐬𝐂𝐕 𝐝𝐚 𝐢𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐢𝐚𝐠𝐨 𝐭𝐞𝐬𝐭𝐚𝐦 𝐚𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐆𝐮𝐚𝐫𝐝𝐢𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐞 𝐬𝐨𝐟𝐭𝐰𝐚𝐫𝐞 𝐞𝐏𝐇𝐄𝐌 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐯𝐞𝐳 𝐞𝐦 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞

O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), no passado dia 5 de junho, realizaram o primeiro treinamento de utilização do software electronic Public Health Emergency Management (ePHEM) no âmbito do projeto Guardiões da Saúde: Líderes Comunitários.

Antes do arranque da sessão, a Coordenadora do Projeto em Cabo Verde, Presidente do INSP e Diretora do Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo de Cabo Verde (EpiCV), saudou e deu as boas vindas aos participantes.

Apresentou a equipa e explicou que o projecto incide apenas sobre a ilha de Santiago e salientou que o mesmo estriba-se numa comunicação eficiente e atempada com foco na resposta, considerando que este aspecto, é um dos segredos para promover a vigilância participativa, aliado ao avanço das novas tecnologias de informação.
Ainda a Coordenadora do Projeto em Cabo Verde, apelou ao engajamento de todos os pontos focais da ilha de Santiago, nesta importante fase do projeto em que os responsáveis das estruturas sanitárias deverão ter algum domínio da plataforma ePHEM que é um software de código aberto projetado pelos Escritórios Regionais do Mediteraneo Oriental e Africano da Organização Mundial da Saúde para ajudar na gestão de emergências de saúde pública permitindo uma resposta rápida, coordenada, eficaz e baseada em evidências.
Ou seja, a plataforma oferece suporte a várias funções essenciais durante crises de saúde, como epidemias, pandemias ou outros eventos de emergência permitindo uma resposta coordenada, eficaz e baseada em dados.

Posto isso, a oficina arrancou com uma agenda de trabalho, nomeadamente a exposição sobre o projeto: conceitos básicos de Vigilância Baseada em Eventos (VBE (sensibilização do profissional), e aplicação prática - treinando o uso do sistema ePHEM. Isto porque, os sinais reportados pelos líderes comunitários para saúde nos seus respectivos locais serão, por sua vez, avaliados por profissionais de saúde das respectivas comunidades através da plataforma ePHEM (Electronic Public Health Emergency Management), daí a necessidade dos pontos focais estarem munidos dessa ferramenta.

Um dos pontos focais, nomeadamente a Delegada de Saúde do município de Ribeira Grande, Dra. Jacira Varela, considerou que “a formação foi boa porque foi o meu primeiro contato com este projeto, eu já tinha conhecimento da sua existência através da indicação de 2 líderes comunitários, mas ao participar da formação eu tive a oportunidade de ter informações mais consistentes e a parte prática foi a melhor porque permitiu manejar o software e ver como os dados introduzidos pelos líderes comunitários podem ser interpretados e geridos na tomada de decisões.”

Por outro lado a ponto focal do município de São Lourenço dos Órgãos, Enfermeira Ilísita Ramos, referiu que “esta formação tem grande impacto para as actividades que serão realizadas posteriormente. Os conteúdos abordados, a sua aplicabilidade dão resposta às necessidades que irão procurar atingir os objetivos traçados”.

A sessão contou com a presença de alguns elementos da equipa de Cabo Verde no Guardiões da Saúde, nomeadamente Diogo Moniz (Epideomeligista), Isaac Carlos Rosário, (engenheiro) Dárcio Alberto Vasconcelos Ferreira (profissional de comunicação).

De uma forma geral, convém realçar que já foram realizadas duas oficinas de desenvolvimento em Cabo Verde, reunindo 22 lideranças comunitárias da ilha de Santiago. As mesmas já tiveram o primeiro teste e contato com o aplicativo Guardiões da Saúde de forma individual e particular através de um tablet com acesso a internet sendo facultado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública. Posteriormente serão realizadas duas grandes oficinas de uso (Santiago Sul e Santiago Norte) com uma amostra de estudo mais alargada para testar o aplicativo em toda a ilha de Santiago.

O referido projeto trata-se de um estudo a ser realizado em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP), a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi) e a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília (SDS/UnB) e a UK Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST) e Visa investigar se um sistema de vigilância baseada em eventos (VBE) desenvolvido com líderes comunitários é viável e mais eficaz na detecção de surtos de doenças infeciosas do que sistemas convencionais de vigilância e que venha servir como um recurso inestimável para fortalecer os sistemas de informação do aplicativo, de modo a influenciar a tomada de decisão em saúde e produzir uma ação a nível comunitário.

Saiba mais sobre o Projecto Guardiões da Saúde: https://proepi.org.br/guardioes-lideres/

ProEpi - Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo



𝐀𝐬𝐬𝐢𝐬𝐭𝐚!!O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) aponta para um aumento significativo de casos de Dengue na última ...
18/06/2024

𝐀𝐬𝐬𝐢𝐬𝐭𝐚!!

O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) aponta para um aumento significativo de casos de Dengue na última semana e apela à população para tomar medidas preventivas urgentes. A instituição destaca a importância de eliminar focos de água parada, utilizar repelente e manter a limpeza dos espaços internos e externos das residências.

A colaboração de todos é fundamental para controlar a propagação da doença e proteger a saúde pública.



--RTC Online. Aqui, você está em Cabo Verde!Website: https://www.rtc.cvFacebook: https://www.facebook.com/rtc.caboverde/Instagram: https://www.instagram.com/...

𝐀𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐞 𝐚 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐚 𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 "𝐂𝐚𝐟𝐞́ 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐥". Não perca a oportunidade de ouvir as últimas a...
18/06/2024

𝐀𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐞 𝐚 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐚 𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 "𝐂𝐚𝐟𝐞́ 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐥".

Não perca a oportunidade de ouvir as últimas atualizações, estratégias e prevenção no combate à dengue.



Café Central

𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚 𝐧𝐚 𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐦𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐜̧𝐨 𝐝𝐚 𝐏𝐮𝐥𝐯𝐞𝐫𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐫𝐚-𝐝𝐨𝐦𝐢𝐜𝐢𝐥𝐢𝐚𝐫No âmbito do reforço da camp...
18/06/2024

𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚 𝐧𝐚 𝐅𝐨𝐫𝐦𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐦𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐫𝐞𝐟𝐨𝐫𝐜̧𝐨 𝐝𝐚 𝐏𝐮𝐥𝐯𝐞𝐫𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐫𝐚-𝐝𝐨𝐦𝐢𝐜𝐢𝐥𝐢𝐚𝐫

No âmbito do reforço da campanha de pulverização intra-domiciliar no concelho da Praia contra a Dengue, profissionais do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) participam durante dois dias, como formadores, na ação de formação de 80 militares, no Comando da Terceira Região Militar Justino Lopes, no quartel de Achada Mato.

As sessões teóricas foram ministradas pelo Doutor Hélio Rocha, Dr. Davidson Monteiro, Dr. Jonas Gomes, Dr. Hailton Spencer e Doutor Adilson de Pina, enquanto a prática foi conduzida pelo Senhor António Moreira.

A partir dessa quarta-feira, 19 de junho, até 10 de julho, a campanha irá reforçar a presença das equipas de pulverização nos bairros da capital do país, e visa a redução de índice de mosquitos transmissores de doenças alinhado com a campanha nacional “Unidu kontra muskitu pa saúdi di tudu algen” lançada a 13 de junho.



𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 “𝐂𝐚𝐟𝐞́ 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐥” 𝐝𝐚 𝐑𝐂𝐕Na manhã desta segunda-feira, a Presidente do Instituto N...
17/06/2024

𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐈𝐍𝐒𝐏 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 “𝐂𝐚𝐟𝐞́ 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐥” 𝐝𝐚 𝐑𝐂𝐕

Na manhã desta segunda-feira, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) participou do programa "Café Central" da Rádio e Televisão de Cabo Verde (RCV) para abordar sobre a campanha nacional “𝐔𝐍𝐈𝐃𝐔 𝐊𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀 𝐌𝐎𝐒𝐊𝐈𝐓𝐔, 𝐏𝐀 𝐒𝐀𝐔𝐃𝐈 𝐃𝐈 𝐓𝐔𝐃𝐔 𝐀𝐋𝐆𝐔𝐄𝐍". Durante a entrevista, a presidente destacou a importância das estratégias de prevenção e combate ao mosquito transmissor de doenças como a Dengue e o Paludismo.

Explicou as principais ações da campanha, incluindo a distribuição de mosquiteiros, a limpeza de áreas de risco e a conscientização da população sobre medidas preventivas considerando o período das épocas das chuvas no arquipélago. A iniciativa põe foco nas medidas de controlo e na redução da incidência dessas doenças, promovendo a saúde e o bem-estar de todos os cabo-verdianos.



𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐏𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 𝐞́ 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚𝐠𝐞𝐚𝐝𝐨 𝐧𝐨 𝐚̂𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐝𝐨 𝐃𝐢𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐃𝐨𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐠𝐮𝐞 No Dia Mundial do ...
17/06/2024

𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐏𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 𝐞́ 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚𝐠𝐞𝐚𝐝𝐨 𝐧𝐨 𝐚̂𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐝𝐨 𝐃𝐢𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐃𝐨𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐠𝐮𝐞

No Dia Mundial do Doador de Sangue, assinalado a 14 de junho de 2024, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) foi um dos parceiros homenageados, reconhecido por sua dedicação e esforço contínuo em incentivar a doação de sangue, essencial para salvar vidas e manter os estoques sanguíneos em níveis seguros. O evento, organizado pelo Serviço de Sangue do Hospital Dr. Agostinho Neto. teve um valor especial este ano, pois comemorou-se o vigésimo aniversário dos doadores de sangue.

A participação do INSP reflete seu compromisso em promover campanhas de conscientização sobre a importância da doação regular de sangue, garantindo que todos os pacientes possam contar com sangue seguro e disponível. Esta celebração não só agradece aos doadores, mas também reforça a importância de continuar apoiando essa causa vital.



Endereço

Rua Cabo Verde Telecom
Praia
C.P.Nº719

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 16:00
Quarta-feira 08:00 - 16:00
Quinta-feira 08:00 - 16:00
Sexta-feira 08:00 - 16:00

Telefone

+2382612167

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Instituto Nacional de Saúde Pública - CV publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Instituto Nacional de Saúde Pública - CV:

Vídeos

Compartilhar



Você pode gostar