Forças Armadas de Cabo Verde

Forças Armadas de Cabo Verde Forças Armadas de Cabo Verde
1967 - 2022
(8)

Entrega do Souvenir do I Curso de Promoção a Capitão ao CEMFAA entrega do Souvenir do I Curso de Promoção a Capitão ao C...
22/12/2023

Entrega do Souvenir do I Curso de Promoção a Capitão ao CEMFA
A entrega do Souvenir do I Curso de Promoção a Capitão ao CEMFA foi marcada por uma visita do Capitão Silvino Semedo e da Capitão Eddyne de Pina ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Contra-Almirante António Duarte Monteiro, ontem, dia 21 de dezembro. Em nome de todos os formados, eles apresentaram o Souvenir do I Curso de Promoção a Capitão (CPC), realizado em Cabo Verde no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa com Portugal, ocorrendo de 16 de outubro a 14 de dezembro na Escola Militar.
Expressaram agradecimentos ao CEMFA pelo comprometimento das Forças Armadas na formação contínua de seus quadros, destacando a importância de ter profissionais bem preparados para desempenhar suas funções como Capitães. Reconheceram as condições acadêmicas, logísticas e administrativas criadas pelas Forças Armadas para o sucesso do CPC, enfatizando que agora se sentem mais preparados para contribuir de maneira eficaz para a elevação do prestígio e respeitabilidade das Forças Armadas.
O CEMFA agradeceu o gesto, ressaltando a relevância do Curso para a carreira militar e para as Forças Armadas. Desejou sucesso aos formados na aplicação dos conhecimentos adquiridos, incentivando-os a servir a Nação e as Forças Armadas da melhor forma possível.
O CEMFA reconheceu ainda o empenho e a resiliência de todos os formados no sucesso do Curso, destacando-o como um projeto piloto de formação com qualidade digna de replicação em outros países. Destacou a importância do capital humano para o cumprimento das missões das Forças Armadas, enfatizando a necessidade de investir continuamente na formação, qualificação e desenvolvimento dos militares para enfrentar os desafios presentes e futuros.

Ceia de Natal do Estado MaiorO Comando da Guarnição organizou a tradicional Ceia de Natal do Estado-Maior e proporcionou...
22/12/2023

Ceia de Natal do Estado Maior
O Comando da Guarnição organizou a tradicional Ceia de Natal do Estado-Maior e proporcionou aos militares e funcionários civis dos Comandos e Serviços do EMFA uma excelente ceia de Natal. Os presentes desfrutaram de uma refeição ao lado de seus camaradas, em um ambiente familiar e descontraído, decorado com enfeites natalícios, criando momentos muito agradáveis.
Vale destacar a presença da Banda Militar, que, como de costume, presenteou a todos com interpretações de belíssimos temas natalícios. Além disso, a atuação de outros artistas convidados abrilhantou ainda mais este tradicional Jantar de Natal.
O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior e demais membros do Conselho Superior do Comando.

22/12/2023
Visita do CEMFA a Militares na Reforma e no Ativo, acamados e/ou com mobilidade reduzida O Chefe do Estado-Maior das For...
21/12/2023

Visita do CEMFA a Militares na Reforma e no Ativo, acamados e/ou com mobilidade reduzida
O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas visitou no passado dia 20 de dezembro, militares na reforma e no ativo que se encontram acamados, hospitalizados e/ou com capacidade locomotora reduzida. Esta visita acontece no âmbito da quadra natalícia. O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas fez acompanhar do Comandante da Guarda Nacional, Comandante do Pessoal, e de 3 militares na reforma. As visitas tiveram como objetivo cumprimentar todos esses militares e manifestar o reiterado apoio da instituição castrense, bem como expressar o reconhecimento pelo contributo que cada um desses militares prestou na edificação e solidificação da nossa Instituição. Assim como, desejar os votos de um Santo Natal e um Prospero Ano Novo.

15/12/2023
Encerramento do Primeiro Curso de Promoção a Capitão em Cabo VerdeRealizou-se, ontem, dia 14 de dezembro, a cerimónia de...
15/12/2023

Encerramento do Primeiro Curso de Promoção a Capitão em Cabo Verde
Realizou-se, ontem, dia 14 de dezembro, a cerimónia de encerramento do Primeiro Curso de Promoção à Capitão realizado em Cabo Verde, no auditório do Estado-Maior das Forças Armadas.
O Curso de Promoção a Capitão (CPC), teve a duração de dois meses e teve por finalidade, dotar os oficiais com as competências necessárias para exercer as funções inerentes ao posto de Capitão, principalmente o exercício de funções de Comando ou Chefia de natureza territorial, operacional e de formação, bem como dirigir, coordenar e executar atividades de Estado-Maior relacionadas com o seu nível de responsabilidade.
A cerimónia de encerramento foi presidida pelo Inspetor das Forças Armadas, Coronel Carlos Monteiro, em representação do Chefe do Estado-Maior, que se encontra em missão de serviço na ilha do sal.
No seu discurso, o Inspetor das Forças Armadas afirmou que o curso ora concluído teve como propósito, contribuir para a qualificação e valorização dos quadros das Forças Armadas.
“Esse curso, não deixa margens para duvidas de que capacitou os formados com as competências necessárias para o exercício das funções inerentes ao posto de capitão, citadamente, o desempenho de cargos ao nível de comando de companhia, da direção, coordenação, e execução de atividades de Estado-Maior coordenador, técnico, pessoal e especial, relacionadas com a arma ou serviço de cada um dos formados”.
Ainda, recordou as funções inerentes ao cargo de capitão, apelando aos recém-formados, no sentido de cumprirem com responsabilidade e ponderação as missões que lhes são confiadas dentro das Forças Armadas.
“O capitão chefia, comanda, administra, gere, lidera, instrui, orienta e deve ter a capacidade para manter a coesão da sua equipa, guiando-a rumo ao farol, visando alcançar o objetivo traçado. Exige também do capitão, o espirito de iniciativa, ponderação na analise e tomada de decisões”.
Endereçou também, uma palavra de apreço aos formadores portugueses, reconhecendo o trabalho realizado por estes durante o curso, salientando a importância da cooperação portuguesa.
“Acabeis de fazer parte de um capitulo importante na historia das Forças Armadas de Cabo Verde, por constituírem bases primogénitas na materialização deste curso de promoção, cuja a intenção manifestada pelo escalão superior, remonta os finais de 2017. Foram seis anos de gestação e hoje não poderíamos ficar indiferentes a luz dada pelas Forças Armadas de Cabo-verdianas com apoio a vários níveis das Forças Armadas Portuguesas”.
Ainda durante a cerimonia foram entregues três cartas de reconhecimento aos três instrutores portugueses, da parte do CEMFA, em reconhecimento por todo o empenhamento, dedicação e profissionalismo demostrados durante a realização, deste que foi o Primeiro Curso de Promoção a Capitão em Cabo Verde, contribuindo para o sucesso do mesmo.
A cerimonia de encerramento contou com a presença do Adido da Defesa junto da embaixada de Portugal em Cabo Verde, Coronel João Alberto Gonçalves Domingos, do Diretor Nacional da Defesa, Tenente-Coronel Domingos Correia, dos Diretores do Projeto 1 e 2, assim como de outras entidades militares e civis.
O Curso de Promoção à Capitão contou com uma equipa de Instrutores Portugueses e Cabo-verdianos, e decorreu de 16 de outubro à 14 de dezembro do corrente ano, sob a tutela da Escola Militar.

13/12/2023
13/12/2023
Cerimonia de Comemoração do dia da Unidade António Lopes e Cerimonia de Encerramento da XIV Edição dos Jogos Militares N...
13/12/2023

Cerimonia de Comemoração do dia da Unidade António Lopes e Cerimonia de Encerramento da XIV Edição dos Jogos Militares Nacionais
Aconteceu hoje, dia 12 de dezembro de 2023, a cerimonia de comemoração do Dia da Unidade António Lopes, no Comando da 2ª Região Militar, que este ano coincidiu com a Cerimonia de Encerramento da XIV Edição dos Jogos Militares Nacionais, que teve inicio no passado dia 04 de dezembro.
A cerimonia foi presidida pela Senhora Ministra do Estado e da Defesa Nacional, Dra. Janine Tatiana Santos Lélis e contou também com a presença do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro.
O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, iniciou o seu discurso cumprimentando a todos os presentes e de forma particular, cumprimentou a Ministra do Estado e da Defesa Nacional, mostrando a sua satisfação pela sua honrosa presença e manifestou o seu apreço por ter aceitado e alocado tempo na sua apertada agenda para presidir a cerimónia de encerramento da XIVª Edição dos Jogos Militares Nacionais que este ano, coincide com o dia da Unidade António Lopes, assinalando um momento alto para o Comando da 2ª Região Militar e para as Forças Armadas. De igual modo, saudou as autoridades da ilha do Sal, e de forma peculiar, o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr. Júlio Lopes, manifestando o apreço da chefia das Forças Armadas pela atenção e carinho que tem dedicado ao Comando da 2ª Região Militar, e através deste, a toda a população do Sal, que com as Forças Armadas vibrou durante os 8 dias de competição, no âmbito da XIVª Edição dos jogos Militares Nacionais, assim como endereçou cumprimentos a todos os ilustres convidados, que se fizerem presente na cerimonia...

12/12/2023

Jornal da Noite TCV

12/12/2023
Realizou-se ontem, dia 09 de dezembro, no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, em São Vicente, a Cerimónia de Im...
10/12/2023

Realizou-se ontem, dia 09 de dezembro, no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, em São Vicente, a Cerimónia de Imposição de Boinas do 46º Curso de Formação de Praças Fuzileiros Navais.
A cerimónia foi presidida pelo Comandante da Primeira Região Militar, Capitão-de-navio Alberto Teixeira e contou com a presença de militares convidados e dos familiares e amigos dos Fuzileiros Navais que concluíram com aproveitamento o 46º Curso de Formação de Praças Fuzileiros. Aos mais novos integrantes da familia dos Fuzileiros Navais, votos de muitos sucessos e felicidades nesta nova caminhada.

Visita de despedida dos Instrutores PortuguesesO Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, Contra-Almirant...
09/12/2023

Visita de despedida dos Instrutores Portugueses
O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, Contra-Almirante António Duarte Monteiro recebeu hoje, dia 08 de dezembro do corrente ano, a visita de cortesia de 3 militares do Exército Português, nomeadamente o Capitão de Cavalaria João Laureano, o Capitão de Artilharia João Silva e o Sargento-Ajudante Paulo Mendes, acompanhados do Diretor do Projeto 1, Coronel António Ferreira.
Os referidos militares se encontram no País, no âmbito da realização do Primeiro Curso de Promoção a Capitão em Cabo Verde, inserido no quadro da Cooperação Técnico-Militar entre a República de Cabo Verde e a República Portuguesa. Quiseram, neste momento que se preparam para regressar a Portugal, após o termino do referido curso, marcado para o próximo dia 14 de dezembro, se despedir do CEMFA, uma vez que o mesmo não estará presente na cerimonia de encerramento por motivos de agenda. Durante a visita o CEMFA aproveitou para mais uma vez demostrar a sua satisfação e reconhecimento pelo trabalho realizado pelos distintos militares na qualidade de instrutores do 1º Curso de Capitão realizado em Cabo Verde.

07/12/2023

Endereço

Avenida Cidade De Lisboa, Várzea Da Companhia
Praia

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 18:00
Terça-feira 09:00 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 18:00

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Forças Armadas de Cabo Verde publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Forças Armadas de Cabo Verde:

Vídeos

Compartilhar

Categoria

Serviços Governamentais nas proximidades