Fundo de Promoção do Emprego e da Formação

Fundo de Promoção do Emprego e da Formação FPEF com foco no reforço da empregabilidade serão susceptíveis de apoio pelo "Fundo" as seguintes actividades que se organizam em três Medidas.
(15)

O FPEF é um mecanismo de financiamento da formação profissional, instituído pelo Governo de Cabo Verde, com vista apoiar iniciativas de desenvolvimento da empregabilidade dos recursos humanos, inserção sócio-profissional de activos em situação de desemprego, em especial, de jovens à procura do primeiro emprego, e de formação contínua com pertinência para as necessidades da economia nacional.

06/06/2024
28/05/2024

FPFF - Financiamento formação profissional - Edital nº 03/ 2024

O Fundo de Promoção do Emprego e da Formação torna público o resultado final, do concurso da medida I +Qualificação – Ed...
06/05/2024

O Fundo de Promoção do Emprego e da Formação torna público o resultado final, do concurso da medida I +Qualificação – Edital nº01/MEDIDA I/2024 – “Programa de Subvenções”.

O processo de candidatura e avaliação das propostas decorreu entre os dias 17 de janeiro e 16 de abril, resultando no financiamento de 45 ações de formação, no valor total de 120.889.055$00 (cento e vinte milhões, oitocentos e oitenta e nove mil e cinquenta e cinco escudos).

A partir desta etapa, as entidades serão contactadas individualmente para o seguimento do processo de contratualização.

Para mais detalhes, acesse o SITE e a Plataforma do FPEF. 🎓💻

Krê+  𝐞́ 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐮𝐦 𝐦𝐨𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨, 𝐞́ 𝐮𝐦𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐯𝐢𝐜𝐜̧𝐚̃𝐨. 𝐏𝐚𝐫𝐚 𝐜𝐡𝐞𝐠𝐚𝐫 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐥𝐨𝐧𝐠𝐞, 𝐊𝐑𝐄̂+ 𝐝𝐚́ o 𝐞𝐦𝐩𝐮𝐫𝐫𝐚̃𝐨 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐚𝐨𝐬 𝐣𝐨𝐯𝐞𝐧𝐬...
25/04/2024

Krê+ 𝐞́ 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐮𝐦 𝐦𝐨𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨, 𝐞́ 𝐮𝐦𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐯𝐢𝐜𝐜̧𝐚̃𝐨. 𝐏𝐚𝐫𝐚 𝐜𝐡𝐞𝐠𝐚𝐫 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐥𝐨𝐧𝐠𝐞, 𝐊𝐑𝐄̂+ 𝐝𝐚́ o 𝐞𝐦𝐩𝐮𝐫𝐫𝐚̃𝐨 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐚𝐨𝐬 𝐣𝐨𝐯𝐞𝐧𝐬 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐞 𝐦𝐨𝐬𝐭𝐫𝐚-𝐥𝐡𝐞𝐬 𝐨𝐬 𝐜𝐚𝐦𝐢𝐧𝐡𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐱𝐢𝐬𝐭𝐞𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐨𝐬𝐬𝐚𝐦 𝐜𝐫𝐞𝐬𝐜𝐞𝐫, 𝐬𝐞𝐣𝐚 𝐚 𝐧𝐢́𝐯𝐞𝐥 𝐝𝐞 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐠𝐨, 𝐝𝐞 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐨𝐮 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐨 𝐚 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫. 🫂

07/03/2024
Hoje é o grande dia! Está prestes a acontecer a 1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem. É um evento imperdível...
07/03/2024

Hoje é o grande dia!
Está prestes a acontecer a 1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem. É um evento imperdível para todos os jovens empreendedores e investidores.
Ás 16 horas nas instalações da FIC.
Entrada gratuita

Hoje é o grande dia!

Está prestes a acontecer a 1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem. É um evento imperdível para todos os jovens empreendedores e investidores.

Ás 16 horas nas instalações da FIC.

Entrada gratuita

07/03/2024

Esperamos por si na 1ª Cimeira de Investimento e Financiamento Jovem de Cabo Verde, de 7 a 9 de março no espaço FIC e Tech Park na Cidade da Praia.
Consulte aqui o programa da Cimeira: https://www.proempresa.cv/.../289-1-cimeira-de...
📌ENTRADA LIVRE!!!!

Aproveitamos o momento para parabenizar toda a equipe do Cadastro Social Único por essa conquista incrível! 🎉Tendo em co...
07/03/2024

Aproveitamos o momento para parabenizar toda a equipe do Cadastro Social Único por essa conquista incrível! 🎉

Tendo em conta que o FPEF consome o WebService (API-CSU) do Cadastro Social Único na sua Plataforma de Financiamento da Formação Profissional - PFFP para acessar os dados do Grupo do CSU dos nossos beneficiários, isso é realmente um grande avanço! 🚀

Com essa integração, teremos o suporte necessário para lidar com situações cotidianas de forma mais eficiente. Estamos confiantes de que esse mecanismo será de enorme utilidade para todos os envolvidos. 💪

𝐄𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐩ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐋𝐚𝐧ç𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐎𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐌𝐞𝐜𝐚𝐧𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐝𝐞 𝐆𝐞𝐬𝐭ã𝐨 𝐝𝐞 𝐈𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çõ𝐞𝐬 𝐞 𝐑𝐞𝐜𝐥𝐚𝐦𝐚çõ𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐚𝐝𝐚𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥 Ú𝐧𝐢𝐜𝐨

É já amanhã, dia 20 de fevereiro, o lançamento oficial do Mecanismo de Gestão de Informações e Reclamações do Cadastro Social Único.

O evento enquadra-se na comemoração do Dia Mundial da Justiça Social, que se assinala no dia 20 de fevereiro, e contará com a presença do Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, e da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Edna Oliveira.

No mesmo ato será assinado um acordo de colaboração entre o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social e o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública.

Recorde-se que o Mecanismo de Gestão de Informações e Reclamações é um meio de comunicação e informação onde os utilizadores do Cadastro Social Único (CSU) podem pedir informações, fazer reclamações e/ou denúncias sobre o funcionamento e a utilização do Cadastro Social Único (CSU).

Este Mecanismo é constituído por um conjunto de canais de comunicação:
☑️𝐂𝐚𝐢𝐱𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐮𝐠𝐞𝐬𝐭õ𝐞𝐬/𝐑𝐞𝐜𝐥𝐚𝐦𝐚çõ𝐞𝐬, disponíveis em todos os Municípios;
☑️𝐋𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 (𝟖𝟎𝟎 𝟐𝟎𝟎𝟖), grátis e de abrangência nacional;
☑️𝐏𝐨𝐫𝐭𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐂𝐒𝐔 (𝐰𝐰𝐰.𝐜𝐬𝐮.𝐜𝐯), uma plataforma online para informações e processamento de reclamações e denúncias;
☑️𝐂𝐨𝐦𝐢𝐭é𝐬 𝐋𝐨𝐜𝐚𝐥 𝐞 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐆𝐞𝐬𝐭ã𝐨 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐜𝐥𝐚𝐦𝐚çõ𝐞𝐬, estruturas dedicadas ao tratamento eficaz das reclamações/denúncias.


Cidadã

No âmbito do Projeto Capital Humano financiado pelo Banco Mundial, o Fundo de Promoção do Emprego e da Formação (FPEF) f...
18/01/2024

No âmbito do Projeto Capital Humano financiado pelo Banco Mundial, o Fundo de Promoção do Emprego e da Formação (FPEF) financia programas de formação profissional em sectores-chave de crescimento, com base numa parceria entre as entidades formadoras e o sector privado, a fim de melhorar o alinhamento dos cursos de formação com as necessidades do mercado de trabalho, melhorar a qualidade da formação e garantir uma maior empregabilidade dos jovens cabo-verdianos, o FPEF apresenta o Edital nº 01/ MEDIDA I – PROGRAMA SUBVENÇÕES/2024, que visa o financiamento de ofertas formativas alinhadas com o sector produtivo.

O processo de candidatura será realizado exclusivamente de forma online, através da Plataforma de Financiamento da Formação Profissional.

Que este Natal seja a porta de entrada para um Ano Novo repleto de felicidade e renovação. Boas Festas!
22/12/2023

Que este Natal seja a porta de entrada para um
Ano Novo repleto de felicidade e renovação. Boas Festas!

No âmbito do projecto Form@Empresa, executado pela OIT, com financiamento do Grão-Ducado do Luxemburgo, sob a liderança ...
01/12/2023

No âmbito do projecto Form@Empresa, executado pela OIT, com financiamento do Grão-Ducado do Luxemburgo, sob a liderança do Governo de Cabo Verde, pretende-se reforçar a bolsa de formadores GET Ahead.

Esta metodologia, desenvolvida pela OIT para reforçar as competências de gestão empresarial das mulheres de baixa renda, tem sido utilizada a nível mundial desde 2004 e em Cabo Verde, com sucesso, desde 2018.

Pretende-se, actualmente, aumentar o número de formadores a fim de facilitar a capacitação de um maior número de beneficiários, de vários projectos e programas, nomeadamente os potenciais proprietários de negócios candidatos à formalização e aos beneficiários da vertente para a inclusão produtiva.

Caso tenha interesse em ser formador GET Ahead, segue o link para candidatura:

Se está interessado em ser um formador certificado, pela OIT-WED, na metodologia GET Ahead (gestão de negócios para pessoas de baixa renda), queira candidatar-se preenchendo o seguinte formulário.

O Fundo de Promoção do Emprego e da Formação (FPEF) e a Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) assinam acordo de...
03/08/2023

O Fundo de Promoção do Emprego e da Formação (FPEF) e a Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) assinam acordo de cooperação no âmbito da implementação do Projeto Capital Humano
O FPEF e a UGPE assinaram na manhã de segunda-feira, (31), acordo de cooperação visando a implementação das atividades relativas a “Subvenções para desenvolvimento de competências” incluída na subcomponente 2.1 do Projeto Capital Humano.
O ato de assinatura foi rubricado pelo Coordenador da UGPE, Nuno Gomes e pela Gestora Executiva do FPEF, Cláudia Medina, na presença da Gestora do projeto Clarisse Silva.




🌟 Driblando o desemprego em Cabo Verde! 🌟Assista este vídeo inspirador de 3 minutos que mostra jovens de Ribeira Grande ...
22/07/2023

🌟 Driblando o desemprego em Cabo Verde! 🌟

Assista este vídeo inspirador de 3 minutos que mostra jovens de Ribeira Grande de Santiago, superando o desemprego através de formação profissional e empreendedorismo. E a grande notícia é que tu também podes trilhar esse caminho de sucesso!

O FPEF - Fundo de Promoção de Emprego e Formação está a finalizar um concurso para financiamento no valor de cerca de 349 milhões de escudos cabo-verdianos, direcionado a diversos cursos de formação profissional. Essa iniciativa visa oferecer aos jovens a oportunidade de se qualificarem em diversas áreas, com 60 a 100% do custo da formação financiado pelo FPEF.

Aproveita essa oportunidade de investir no teu futuro e abrir portas para um emprego melhor remunerado, ou até mesmo para futuras oportunidades no exterior. Seja como os jovens de Ribeira Grande de Santiago, que estão a mostrar ao país que é possível alcançar o sucesso através da dedicação e da busca por conhecimento!

🚀 Procura uma Instituição de Formação Profissional e faz a diferença na tua carreira! 🚀

Na Ribeira Grande de Santiago os jovens estão a cada vez mais a apostar na Formação Profissional para driblar as dificuldadeInscreva-se no canal Record d´nôs...

21/07/2023
O Fundo de Promoção do Emprego e da Formação enquanto entidade governamental responsável pelo financiamento de políticas...
13/07/2023

O Fundo de Promoção do Emprego e da Formação enquanto entidade governamental responsável pelo financiamento de políticas e iniciativas de empregabilidade e formação profissional, tem contribuído significativamente para a valorização do capital humano, garantindo aos jovens cabo-verdianos o acesso a Formação Profissional e a integração no mercado de trabalho.
No passado dia 11 de julho, comemorou os seus 10 anos de atividades, tendo realizado um evento de balanço, desses 10 anos de caminhada, que até ao momento já beneficiou mais de 14.000 jovens com acesso a formação profissional, nas mais diversas áreas, representado um investimento de mais de 1000 milhões de escudos.
Um bem haja a todos os parceiros que estiveram e estão connosco ao longo desses 10 anos.
Continuamos juntos em prol da valorização da Formação Profissional

12/07/2023
12/07/2023
08/06/2023

✅ 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐨 à 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çã𝐨, 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚çã𝐨 𝐞 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐠𝐨 𝐛𝐞𝐧𝐞𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐦 𝟏𝟒.𝟐𝟒𝟎 𝐣𝐨𝐯𝐞𝐧𝐬, 𝐧𝐚 𝐟𝐚𝐢𝐱𝐚 𝐞𝐭á𝐫𝐢𝐚 𝟏𝟓 𝐚 𝟑𝟓 𝐚𝐧𝐨𝐬

As medidas de apoio à formação, qualificação e emprego beneficiaram em 2022, um total de 14.240 jovens em todo país, na faixa etária dos 15-35 anos, correspondendo a uma taxa de 8,41% de beneficiários em relação a população total nesta faixa etária.

Esta percentagem demonstra que a meta estabelecida de 6,80% foi atingida por uma diferença de 1,61 p.p.

Os jovens na faixa etária dos 15-24 anos foram os mais beneficiados com estas medidas, representando um total de 7.496 jovens, o que demonstra um aumento desses beneficiários em relação ao ano transato.

Em relação ao género, os jovens do s**o feminino foram os mais contemplados, sendo 7.189, e os do s**o masculino 6.599, perfazendo uma diferença de 590 beneficiários perante o s**o feminino.

Relativamente à taxa de inserção dos beneficiários no mercado de trabalho, os dados apontam que 61,63% dos jovens foram inseridos no mercado de trabalho um ano após beneficiarem das políticas ativas de emprego.

Importante ressaltar que a taxa de inserção dos diplomados do sistema de formação profissional, é de 58,91 %.

Confira na tabela abaixo, os dados dos beneficiários com as medidas de apoio à formação, qualificação e emprego no período de janeiro a dezembro de 2022.




IEFP Cabo Verde
Sistema Nacional de Qualificações
Fundo de Promoção do Emprego e da Formação
Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde
EMAR - Escola do Mar Cabo Verde
CERMI - Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial

Momentos da participação do FPEF, na 1ª edição da Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial
22/05/2023

Momentos da participação do FPEF, na 1ª edição da Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial

09/05/2023
Os colaboradores do Fundo de Promoção do Emprego e da Formação desejam a todos os trabalhadores um feliz dia do trabalha...
01/05/2023

Os colaboradores do Fundo de Promoção do Emprego e da Formação desejam a todos os trabalhadores um feliz dia do trabalhador.

Continuamos juntos a apoiar iniciativas de desenvolvimento da empregabilidade dos recursos humanos caboverdiano.

28/04/2023
   🎓
20/04/2023


🎓

A Gestora do FPEF, Dra. Claudia Medina, recebeu na passada sexta feira, 14 de abril, a Presidente da Associação Nacional...
17/04/2023

A Gestora do FPEF, Dra. Claudia Medina, recebeu na passada sexta feira, 14 de abril, a Presidente da Associação Nacional de Escolas e Centros Privados de Cabo Verde, Dra. Ana Reis. O encontro teve como principal propósito, dar a conhecer os desígnios da ANECPCV e projetos futuros das duas Instituições, assim como auscultar algumas preocupações dos Centros/escolas privados, a fim de continuar a trabalhar em parceria, para mais e melhor Formação em Cabo Verde.
Da parte do FPEF, o encontro serviu, também, para manifestar disponibilidade total, em trabalhar com as escolas e os centros privados em prol da qualidade da formação profissional, assim como a previsão dos concursos para o ano 2023.

Endereço

Edifício Milcar –4º Piso Rampa Abaixo De Hospital, Praia Negra
Praia

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+2382618034

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Fundo de Promoção do Emprego e da Formação publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Fundo de Promoção do Emprego e da Formação:

Vídeos

Compartilhar

Serviços Governamentais nas proximidades



Você pode gostar