Polícia Judiciária de Cabo Verde

Polícia Judiciária de Cabo Verde Polícia Judiciária- Organismo de Prevenção Investigação Criminal Auxiliar da Administração da Justiça
(21)

Nos termos da sua Lei Orgânica e da Lei da Investigação Criminal, a PJ tem por missão, coadjuvar as autoridades judiciárias na investigação criminal, desenvolver e promover ações de prevenção e de investigação da sua competência ou que lhe sejam cometidas pelas autoridades judiciarias competentes.

15/11/2023

Publicação de esclarecimento e correções sobre o concurso externo nº 04/2023

Na sequência de prova de conhecimento para o concurso externo nº 04/2023, para admissão de 02 (dois) Especialistas Adjunto nível I, (Lofoscópista), da carreira do Pessoal Técnico de Investigação Criminal, no quadro da Polícia Judiciária, publicada no dia 9 do mês corrente, a equipa de júri informa e esclarece o seguinte:
 A prova será realizada na mesma data (09h00 do dia 18 de novembro de 2023), que por lapso tinha sido posto 2022;
 Na ilha de São Vicente, a prova decorrerá na Escola Secundaria José Augusto Pinto, que por lapso tinha sido mencionado outro nome;
 Informa ainda que as provas realizar-se-ão em molde de consulta (legislação sem anotações).

15/11/2023

Detenção em Flagrante Delito de um indivíduo

A Brigada de Investigação e Prevenção da Secção de Crimes Contra o Património da Polícia Judiciária, no seguimento de uma diligência de prevenção, deteve no passado dia 10/11/2023, em flagrante delito, um jovem de 22 anos de idade, residente em Vila Nova, suspeito da prática de um crime de roubo.
A detenção ocorreu na sequência de um assaltado à mão armada com recurso a arma branca, tendo como vítima uma estudante universitária, cujo suspeito teria subtraído uma mochila contendo no seu interior, entre outros, um computador portátil com respetivo carregador, um telemóvel, pen drive e documentos pessoais, entretanto apreendidos pela Polícia Judiciária.
Efetivada a detenção, o suspeito foi entregue às autoridades judiciais dentro do prazo legal e, após submetido ao primeiro interrogatório judicial de arguido detido, foi-lhe aplicada a medida de coação prisão preventiva.

Apreensão e incineração CANNABISEnquadrado no plano de prevenção e combate ao tráfico de estupefacientes interno, a Polí...
14/11/2023

Apreensão e incineração CANNABIS

Enquadrado no plano de prevenção e combate ao tráfico de estupefacientes interno, a Polícia Judiciária, através da Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO), procedeu, na manhã do dia 10 de novembro do corrente ano, apreensão de 1 (uma) tonelada e 645 (seiscentos e quarenta e cinco) kilos de plantações de CANNABIS, que se estendiam por uma vasta área agrícola da localidade de Santa Clara – Concelho de Ribeira Grande de Santiago.
Na sequência, por ordem do Mº Pº, tendo em conta a orografia da zona (de difícil acesso) e a grande quantidade apreendida, as plantações de cannabis foram incineradas no local de cultivo.

09/11/2023

❗️𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐂̧Ã𝐎❗️

𝗝á 𝘀𝗲 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗱𝗶𝘀𝗽𝗼𝗻í𝘃𝗲𝗹 𝗻𝗼 𝘀𝗶𝘁𝗲 𝗼𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗯𝗼 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲, 𝗻𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗰𝗿𝘂𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼, 𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲𝗳𝗶𝗻𝗶𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝐜𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬 𝗮𝗱𝗺𝗶𝘁𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝐧º 𝟎𝟒/𝟐𝟎𝟐𝟑, 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐀𝐝𝐣𝐮𝐧𝐭𝐨 𝐍í𝐯𝐞𝐥 𝟏, 𝐋𝐨𝐟𝐨𝐬𝐜𝐨𝐩𝐢𝐚 𝗱𝗼 𝗾𝘂𝗮𝗱𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮, 𝗯𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗱𝗮𝘁𝗮, 𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗲 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮 𝗲𝘀𝗰𝗿𝗶𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼.

𝗢𝗕𝗦: A prova escrita de conhecimento não será sujeita a consulta. É imperativo estarem na posse de documento de identificação (CNI ou BI), sem o qual não poderão entrar na sala para a realização da prova.

A prova de conhecimento na cidade da Praia, Campus de UNICV, será realizada no 𝐀𝐔𝐃𝐈𝐓Ó𝐑𝐈𝐎 da mencionada unidade de ensino.

07/11/2023

❗️𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐂̧Ã𝐎❗️

𝐉á 𝐬𝐞 𝐞𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐝𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐥 𝐧𝐨 𝐬𝐢𝐭𝐞 𝐨𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢á𝐫𝐢𝐚, 𝗻𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗰𝗿𝘂𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼, 𝐚 𝐋𝐈𝐒𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐂𝐋𝐀𝐒𝐒𝐈𝐅𝐈𝐂𝐀𝐂̧Ã𝐎 𝐃𝐄𝐅𝐈𝐍𝐈𝐓𝐈𝐕𝐀, 𝐫𝐞𝐬𝐮𝐥𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐚 p𝐫𝐨𝐯𝐚 e𝐬𝐜𝐫𝐢𝐭𝐚 𝐝𝐞 c𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨, 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐄𝐱𝐭𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐧.º 𝟓/𝟐𝟎𝟐𝟑, 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐝𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐞 𝟐 (𝐝𝐨𝐢𝐬) 𝐓é𝐜𝐧𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐀𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐀𝐝𝐣𝐮𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐍í𝐯𝐞𝐥 𝟏.

07/11/2023

❗️𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐂̧Ã𝐎❗️

𝗝á 𝘀𝗲 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗱𝗶𝘀𝗽𝗼𝗻𝐢́𝘃𝗲𝗹 𝗻𝗼 𝘀𝗶𝘁𝗲 𝗼𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹𝐢́𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶𝐚́𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗯𝗼 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲, 𝗻𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗰𝗿𝘂𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼, 𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲𝗳𝗶𝗻𝗶𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝐜𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬 𝗮𝗱𝗺𝗶𝘁𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗡º 𝟑/𝟮𝟬𝟮𝟯, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝟎𝟑 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐀𝐝𝐣𝐮𝐧𝐭𝐨𝐬 - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗜 (𝐋𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐨) 𝗱𝗼 𝗾𝘂𝗮𝗱𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮, 𝗯𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗱𝗮𝘁𝗮, 𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗲 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗹 𝗱a 𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮 𝗲𝘀𝗰𝗿𝗶𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼.

𝗢𝗕𝗦: A prova escrita de conhecimento não será sujeita a consulta. É imperativo estarem na posse de documento de identificação (CNI ou BI), sem o qual não poderão entrar na sala para a realização da prova.

A prova de conhecimento na cidade da Praia, Campus de UNICV, será realizada nas salas 𝐄𝟓.𝟑𝟎𝟏, 𝐄𝟓.𝟑𝟎𝟐 𝐞 𝐄𝟓.𝟑𝟎𝟑.

𝐀𝐬𝐬𝐨𝐦𝐚𝐝𝐚: 𝐏𝐉 𝐝𝐞𝐬𝐦𝐚𝐧𝐭𝐞𝐥𝐚 𝐞 𝐢𝐧𝐜𝐢𝐧𝐞𝐫𝐚 𝐜𝐚𝐦𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐮𝐥𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐧𝐧𝐚𝐛𝐢𝐬 𝐞𝐦 𝐉𝐨𝐚𝐨 𝐁𝐞𝐫𝐧𝐚𝐫𝐝𝐨 A Polícia Judiciária, através da Unidad...
02/11/2023

𝐀𝐬𝐬𝐨𝐦𝐚𝐝𝐚: 𝐏𝐉 𝐝𝐞𝐬𝐦𝐚𝐧𝐭𝐞𝐥𝐚 𝐞 𝐢𝐧𝐜𝐢𝐧𝐞𝐫𝐚 𝐜𝐚𝐦𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐮𝐥𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐧𝐧𝐚𝐛𝐢𝐬 𝐞𝐦 𝐉𝐨𝐚𝐨 𝐁𝐞𝐫𝐧𝐚𝐫𝐝𝐨

A Polícia Judiciária, através da Unidade de Investigação Criminal de Assomada (UICA), com o apoio da Direção Nacional e da Polícia Nacional local, procedeu esta terça-feira 31 de outubro, apreensão e inceneração de duas toneladas e dezassete quilos de plantações de CANNABIS, na localidade de João Bernardo, concelho de Santa Catarina.

A operação enquadra-se no plano anual de atividades de prevenção e combate ao tráfico interno de estupefacientes.



𝐌𝐢𝐧𝐝𝐞𝐥𝐨: 𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞𝐭é𝐦 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐯í𝐝𝐮𝐨 𝐬𝐮𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞 𝐝𝐞 𝐚𝐫𝐦𝐚𝐬O Departamento de Investigação criminal da Polícia...
26/10/2023

𝐌𝐢𝐧𝐝𝐞𝐥𝐨: 𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞𝐭é𝐦 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐯í𝐝𝐮𝐨 𝐬𝐮𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞 𝐝𝐞 𝐚𝐫𝐦𝐚𝐬

O Departamento de Investigação criminal da Polícia Judiciária em Mindelo, através da Brigada contra o Banditismo, em cumprimento de um mandado de busca e detenção, deteve no passado dia 24 de outubro um indivíduo do s**o masculino, de 36 anos de idade, suspeito da prática de crime de armas.

O detido natural de São Vicente, residente em Ribeirinha, após apresentado às autoridades judiciais no prazo legal, foi-lhe aplicado como medida de coação, a apresentação periódica às autoridades.

Refere-se que o sujeito possui várias denúncias concernente a disparos, utilizando arma de fogo.



𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞𝐬𝐦𝐚𝐧𝐭𝐞𝐥𝐚 𝟑𝟕𝟖 𝐪𝐮𝐢𝐥𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐧𝐧𝐚𝐛𝐢𝐬 𝐧𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐑𝐢𝐛𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐢𝐚𝐠𝐨A Polícia Judiciária, atra...
25/10/2023

𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞𝐬𝐦𝐚𝐧𝐭𝐞𝐥𝐚 𝟑𝟕𝟖 𝐪𝐮𝐢𝐥𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐧𝐧𝐚𝐛𝐢𝐬 𝐧𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐑𝐢𝐛𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐢𝐚𝐠𝐨

A Polícia Judiciária, através da Secção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO), procedeu esta terça-feira, 24 de outubro, apreensão e inceneração de 378 (trezentos e setenta e oito) quilos de plantações de Cannabis, na localidade de Santana, concelho de Ribeira Grande de Santiago.

A operação enquadra-se no plano anual de atividades de prevenção e combate ao tráfico interno de estupefacientes.

𝐁𝐨𝐚 𝐕𝐢𝐬𝐭𝐚: 𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞𝐭é𝐦 𝐝𝐨𝐢𝐬 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐯í𝐝𝐮𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐫 𝐩𝐫á𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐯á𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞𝐬O Departamento de Investigação Criminal ...
24/10/2023

𝐁𝐨𝐚 𝐕𝐢𝐬𝐭𝐚: 𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞𝐭é𝐦 𝐝𝐨𝐢𝐬 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐯í𝐝𝐮𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐫 𝐩𝐫á𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐯á𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞𝐬

O Departamento de Investigação Criminal da Boa Vista, deteve esta segunda-feira, dia 23, fora de flagrante delito dois indivíduos de s**o masculino de 35 e 45 anos de idade, suspeitos da prática de crimes de sequestro, ofensa à integridade física e agressão sexual.

Os detidos naturais da ilha da Boa Vista e Fogo, após apresentados às autoridades judiciais no prazo legal, foram-lhes aplicados como medida de coação a apresentação periódica e interdição de saída da ilha.


𝐒ã𝐨 𝐕𝐢𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞: 𝐓𝐫𝐢𝐛𝐮𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞𝐜𝐫𝐞𝐭𝐚 𝐩𝐫𝐢𝐬ã𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐣𝐨𝐯𝐞𝐦 𝐬𝐮𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐠𝐫𝐞𝐬𝐬ã𝐨 𝐬𝐞𝐱𝐮𝐚𝐥O Tribunal da Comarca de São Vicen...
24/10/2023

𝐒ã𝐨 𝐕𝐢𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞: 𝐓𝐫𝐢𝐛𝐮𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞𝐜𝐫𝐞𝐭𝐚 𝐩𝐫𝐢𝐬ã𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐣𝐨𝐯𝐞𝐦 𝐬𝐮𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐠𝐫𝐞𝐬𝐬ã𝐨 𝐬𝐞𝐱𝐮𝐚𝐥

O Tribunal da Comarca de São Vicente decretou prisão preventiva para um indivíduo de s**o masculino de 27 anos de idade, detido fora de flagrante delito pela Polícia Judiciária, no passado dia 21 de outubro, suspeito da prática de crime de agressão sexual.

O detido natural da ilha de Santiago, residente em São Vicente, após apresentado às autoridades judiciais no prazo legal, foi-lhe aplicado como medida de coação, a prisão preventiva.



20/10/2023

❗️𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐂̧Ã𝐎❗️

𝐉á 𝐬𝐞 𝐞𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐝𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧í𝐯𝐞𝐥 𝐧𝐨 𝐬𝐢𝐭𝐞 𝐨𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢á𝐫𝐢𝐚, 𝗻𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗰𝗿𝘂𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼, 𝐚 𝐜𝐥𝐚𝐬𝐬𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐜̧ã𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐯𝐢𝐬ó𝐫𝐢𝐚, 𝐫𝐞𝐬𝐮𝐥𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐚 p𝐫𝐨𝐯𝐚 e𝐬𝐜𝐫𝐢𝐭𝐚 𝐝𝐞 c𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞 𝐚 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐞𝐭𝐢𝐯𝐚 g𝐫𝐞𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐞 c𝐨𝐫𝐫𝐞𝐜̧ã𝐨, 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐄𝐱𝐭𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐧.º 𝟓/𝟐𝟎𝟐𝟑, 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐝𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐞 𝟐 (𝐝𝐨𝐢𝐬) 𝐓é𝐜𝐧𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐀𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐀𝐝𝐣𝐮𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐍í𝐯𝐞𝐥 𝟏.

𝐑𝐞𝐜𝐥𝐚𝐦𝐚𝐜̧õ𝐞𝐬:

Os candidatos poderão apresentar as suas reclamações no prazo de 3 (três) dias uteis, nos termos do regulamento do concurso em referencia.

𝐑𝐞𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨𝐬:

Os candidatos poderão apresentar o recurso no prazo de 5 (cinco) dias úteis, após a receção da resposta a reclamação, nos termos do regulamento do concurso em referência.

20/10/2023

❗️𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐂̧Ã𝐎❗️

𝗝á 𝘀𝗲 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗱𝗶𝘀𝗽𝗼𝗻í𝘃𝗲𝗹 𝗻𝗼 𝘀𝗶𝘁𝗲 𝗼𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗯𝗼 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲, 𝗻𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗰𝗿𝘂𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼, 𝗮 𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲𝗳𝗶𝗻𝗶𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗲 𝗮𝗱𝗺𝗶𝘁𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗲 𝗻𝗮̃𝗼 𝗮𝗱𝗺𝗶𝘁𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗡º 𝟮/𝟮𝟬𝟮𝟯, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝟭𝟬 𝗦𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮𝘀 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗴𝗶á𝗿𝗶𝗼𝘀 - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗜 𝗱𝗼 𝗾𝘂𝗮𝗱𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮, 𝗯𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗱𝗮𝘁𝗮, 𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗲 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮 𝗲𝘀𝗰𝗿𝗶𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼.

𝗢𝗕𝗦: A prova escrita de conhecimento é com consulta de legislação, pelo que os candidatos devem munir-se do material que entenderam necessário. É imperativo estarem na posse de documento de identificação (CNI ou BI), sem o qual não poderão entrar na sala para a realização da prova.

𝗦ã𝗼 𝗩𝗶𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲: 𝗣𝗿𝗶𝘀ã𝗼 𝗽𝗿𝗲𝘃𝗲𝗻𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗲 𝗮𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮çã𝗼 𝗽𝗲𝗿𝗶ó𝗱𝗶𝗰𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗱𝗶𝘃í𝗱𝘂𝗼𝘀 𝘀𝘂𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝘁𝗿á𝗳𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝘁𝘂𝗽𝗲𝗳𝗮𝗰𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 O Depart...
19/10/2023

𝗦ã𝗼 𝗩𝗶𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲: 𝗣𝗿𝗶𝘀ã𝗼 𝗽𝗿𝗲𝘃𝗲𝗻𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗲 𝗮𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮çã𝗼 𝗽𝗲𝗿𝗶ó𝗱𝗶𝗰𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗱𝗶𝘃í𝗱𝘂𝗼𝘀 𝘀𝘂𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝘁𝗿á𝗳𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝘁𝘂𝗽𝗲𝗳𝗮𝗰𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀

O Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária em São Vicente, através da Brigada de Investigação de Tráfico de Estupefacientes (BITE), deteve no passado dia 13 de outubro, cinco indivíduos, três do s**o masculino e dois do s**o feminino, com idades compreendidas entre 20 a 40 anos, suspeitos da prática de crime de tráfico de estupefacientes.

A detenção ocorreu em flagrante delito, no âmbito do cumprimento de um mandado de busca domiciliária realizado na localidade de Chã de Alecrim.

Os detidos após serem apresentado às autoridades judiciais no prazo legal, foram-lhes aplicados como medida de coação, a prisão preventiva para quatro indivíduos e a apresentação periódica para o outro.

Na busca foram apreendidas 23 (vinte e três) pedras de um produto esbranquiçado, que reagiu positivo para co***na, 03 (três) pedaços de um produto de cor castanha, que reagiu positivo par haxixe, 03 (três) ci****os “charros”, contendo mistura de dois produtos que reagiram positivamente para haxixe e co***na e uma certa quantia em dinheiro.



𝗦ã𝗼 𝗩𝗶𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲: 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲𝘁é𝗺 𝗶𝗻𝗱𝗶𝘃í𝗱𝘂𝗼 𝘀𝘂𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗿𝗶𝗺𝗲 𝗱𝗲 𝗿𝗼𝘂𝗯𝗼O Departamento de Investigação criminal da Pol...
19/10/2023

𝗦ã𝗼 𝗩𝗶𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲: 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲𝘁é𝗺 𝗶𝗻𝗱𝗶𝘃í𝗱𝘂𝗼 𝘀𝘂𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗿𝗶𝗺𝗲 𝗱𝗲 𝗿𝗼𝘂𝗯𝗼

O Departamento de Investigação criminal da Polícia Judiciária em Mindelo, através da Brigada contra o Banditismo, em cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito, deteve no passado dia 12 de outubro um indivíduo do s**o masculino, de 21 anos de idade, suspeito da prática de crime de roubo.

O detido natural de São Vicente, após apresentado às autoridades judiciais no prazo legal, foi-lhe aplicado como medida de coação, a obrigatoriedade de apresentar à Polícia Judiciária de Mindelo, às segundas, quartas e sextas-feiras e a proibição de ausentar da residência das 19:00 horas ao amanhecer.


𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗿ó𝗶 𝗲 𝗶𝗻𝗰𝗶𝗻𝗲𝗿𝗮 𝟵𝟯𝟬 𝗾𝘂𝗶𝗹𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗻𝗻𝗮𝗯𝗶𝘀 𝗻𝗮 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗮𝗻𝗮  A Polícia Judiciária, através da ...
19/10/2023

𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗿ó𝗶 𝗲 𝗶𝗻𝗰𝗶𝗻𝗲𝗿𝗮 𝟵𝟯𝟬 𝗾𝘂𝗶𝗹𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗻𝗻𝗮𝗯𝗶𝘀 𝗻𝗮 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗮𝗻𝗮

A Polícia Judiciária, através da Secção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO), procedeu esta segunda-feira, 16 de outubro, apreensão e inceneração de 930 (novecentos e trinta) quilos de plantações de Cannabis, na localidade de Santana, concelho da Ribeira Grande de Santiago.

A operação enquadra-se no plano anual de atividades de prevenção e combate ao tráfico interno de estupefacientes.


𝗦ã𝗼 𝗩𝗶𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲: 𝗣𝗝 𝗱𝗲𝘁é𝗺 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝟯𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝘀𝘂𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗿𝗶𝗺𝗲 𝗱𝗲 𝗮𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀ã𝗼 𝘀𝗲𝘅𝘂𝗮𝗹O Departamento de Investigação Criminal da Po...
13/10/2023

𝗦ã𝗼 𝗩𝗶𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲: 𝗣𝗝 𝗱𝗲𝘁é𝗺 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝟯𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝘀𝘂𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗿𝗶𝗺𝗲 𝗱𝗲 𝗮𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀ã𝗼 𝘀𝗲𝘅𝘂𝗮𝗹

O Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária em São Vicente, através da Brigada de Investigação de Crimes Contra Pessoas (BICCP), deteve no dia 11 de outubro, fora de flagrante delito, um indivíduo de s**o masculino, de 30 anos de idade, suspeito da prática de um crime de agressão sexual.

O detido de nacionalidade cabo-verdiana, natural de São Vicente, após apresentado às autoridades judiciais no prazo legal, foi-lhe aplicado como medida de coação, apresentação periódica às autoridades e proibição de contatar a vítima.

𝐏𝐉 𝐞 𝐏𝐍 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐦 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐜̧ã𝐨 𝐞 𝐚𝐛𝐨𝐫𝐝𝐚𝐠𝐞𝐦 n𝐚𝐬 𝐜𝐞𝐧𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞𝐬 A Polícia Judiciária e a Polícia Nacional...
13/10/2023

𝐏𝐉 𝐞 𝐏𝐍 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐦 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐜̧ã𝐨 𝐞 𝐚𝐛𝐨𝐫𝐝𝐚𝐠𝐞𝐦 n𝐚𝐬 𝐜𝐞𝐧𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐫𝐢𝐦𝐞𝐬

A Polícia Judiciária e a Polícia Nacional de Cabo Verde, no âmbito do Projeto AFIS, incluído no Programa WAPIS/SIPAO, receberam esta quinta feira, 12, da OIPC-INTERPOL, um primeiro lote de equipamentos de identificação e abordagem nas cenas de crimes, para as respetivas Polícias Técnicas e Científicas.

Esses equipamentos foram financiados pela União Europeia, sob orientação política da CEDEAO, no âmbito do Projeto AFIS, incluído no Programa WAPIS/SIPAO, e está a ser implementado pela INTERPOL, com assistência da CIVIPOL.

Os referidos equipamentos serão utilizados pelas Polícias Técnicas, no isolamento de locais, na identificação de pessoas e objetos, no tratamento e recolha de vestígios biológicos e impressões digitais nas cenas dos crimes, permitindo ainda a elaboração de croquis, fichas de identificação de indivíduos suspeitos e recolha de dados biométricos.

A cerimónia de doação oficial dos equipamentos, teve lugar no Centro de Coleta e Recolha Dados Policiais, sita na sede da Polícia Judiciária em Achada Grande Frente, cidade da Praia.

Na cerimónia de doação estiveram presentes os representantes das entidades envolvidas no referido Programa, a UNIÃO EUROPEIA, a CEDEAO, a INTERPOL, a ONUDC e os Diretores Nacionais da Polícia Judiciária e da Polícia Nacional.



𝗣𝗝 𝗱𝗲𝘀𝗺𝗮𝗻𝘁𝗲𝗹𝗮 𝗲 𝗶𝗻𝗰𝗶𝗻𝗲𝗿𝗮 𝗰𝗮𝗺𝗽𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝘂𝗹𝘁𝗶𝘃𝗼 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗻𝗻𝗮𝗯𝗶𝘀 𝗲𝗺 𝗥𝗶𝗯𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗚𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗶𝗮𝗴𝗼  A Polícia Judiciária, através da Se...
11/10/2023

𝗣𝗝 𝗱𝗲𝘀𝗺𝗮𝗻𝘁𝗲𝗹𝗮 𝗲 𝗶𝗻𝗰𝗶𝗻𝗲𝗿𝗮 𝗰𝗮𝗺𝗽𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝘂𝗹𝘁𝗶𝘃𝗼 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗻𝗻𝗮𝗯𝗶𝘀 𝗲𝗺 𝗥𝗶𝗯𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗚𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗶𝗮𝗴𝗼

A Polícia Judiciária, através da Secção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO), procedeu esta terça feira 10 de outubro, apreensão e inceneração de 04 (quatro) toneladas, 169 (cento e sessenta e nove) quilos e 500 (quinhentos) gramas de plantações de Cannabis, na localidade de Belém, concelho da Ribeira Grande de Santiago.

A operação está enquadrada no âmbito do plano de prevenção e combate ao tráfico interno de estupefacientes.

Ainda foram apreendidos nas imediações da mesma localidade, 208 (duzentos e oito) kilos de cannabis, repartidos em sete bidões, prontos a comercializar, que se encontravam armazenados no interior de uma casa abandonada.

𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗮𝘀𝘀𝗶𝗻𝗮 𝗽𝗿𝗼𝘁𝗼𝗰𝗼𝗹𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝘁𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗠𝗲𝗱𝗶𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗟𝗲𝗴𝗮𝗹 𝗲 𝗖𝗶ê𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀 𝗙𝗼𝗿𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀A Polícia Judiciária d...
10/10/2023

𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗮𝘀𝘀𝗶𝗻𝗮 𝗽𝗿𝗼𝘁𝗼𝗰𝗼𝗹𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝘁𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗠𝗲𝗱𝗶𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗟𝗲𝗴𝗮𝗹 𝗲 𝗖𝗶ê𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀 𝗙𝗼𝗿𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀

A Polícia Judiciária de Cabo Verde e o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forense, Instituto Público, representado pela Presidente do Conselho Diretivo, Dra. Ineida Helena Vaz Cabral Sena, celebraram, esta terça-feira, 10, na sede da Polícia Judiciária, um protocolo de cooperação técnica e operacional tendo em vista regular a Cooperação e a Comunicação entre essas duas entidades, durante investigação criminal e em casos que envolvem a realização de exames e perícias médico-legais. Prevê-se também, no Protocolo, a possibilidade de disponibilização de recursos humanos, físicos e técnicos, para que de forma mais célere, sejam desencadeadas, todos os mecanismos necessários ao bom funcionamento das duas instituições em prol da justiça.

O protocolo abrange a comunicação e a troca de informações, facilitando a transmissão das informações entre as duas instituições de maneira rápida e eficiente e a maior aproximação dos serviços do Laboratório da Polícia Científica e o INMLCF, I.P.

10/10/2023

𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗻º𝟯/𝟮𝟬𝟮𝟯, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗿ê𝘀 (𝟬𝟯) 𝗘𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗔𝗱𝗷𝘂𝗻𝘁𝗼𝘀 (𝗟𝗣𝗖)- 𝗻í𝘃𝗲𝗹 𝗜, 𝗻𝗼 𝗾𝘂𝗮𝗱𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮

Já se encontra disponível do site oficial da Polícia Judiciária de Cabo Verde, a lista provisória de 𝗰𝗮𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝘁𝗼𝘀 𝗮𝗱𝗺𝗶𝘁𝗶𝗱𝗮𝘀, 𝗻ã𝗼 𝗮𝗱𝗺𝗶𝘁𝗶𝗱𝗮𝘀 𝗲 𝗿𝗲𝗳𝗲𝗿ê𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀 𝗯𝗶𝗯𝗹𝗶𝗼𝗴𝗿á𝗳𝗶𝗰𝗮𝘀 para teste de conhecimento.

𝗢𝗕𝗦: Os candidatos excluídos têm 10 (dez) dias, a contar da data da publicação da presente lista, para corrigir os erros de instrução de processos, conforme a observação da lista, através da entrega os documentos em falta, sob pena de serem excluídos definitivamente.

Os candidatos que desejarem, podem efetuar as suas reclamações, igualmente no prazo de 10 (dez) dias, a partir da data da publicação da presente lista, nos termos do disposto no nº 1 do artigo 21º, da portaria nº 8/2009, de 23 de fevereiro.

❗️𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐂̧𝐀̃𝐎❗️C𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗡º 𝟭/𝟮𝟬𝟮𝟯, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝟭𝟴 𝗜𝗻𝘀𝗽𝗲𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗜 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮
09/10/2023

❗️𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀𝐂̧𝐀̃𝐎❗️

C𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗡º 𝟭/𝟮𝟬𝟮𝟯, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝟭𝟴 𝗜𝗻𝘀𝗽𝗲𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗜 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮

𝗝á 𝘀𝗲 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗱𝗶𝘀𝗽𝗼𝗻í𝘃𝗲𝗹 𝗻𝗼 𝘀𝗶𝘁𝗲 𝗼𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗯𝗼 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲, 𝗻𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗰𝗿𝘂𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼, 𝗮 l𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲𝗳𝗶𝗻𝗶𝘁...
09/10/2023

𝗝á 𝘀𝗲 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗱𝗶𝘀𝗽𝗼𝗻í𝘃𝗲𝗹 𝗻𝗼 𝘀𝗶𝘁𝗲 𝗼𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗯𝗼 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲, 𝗻𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗰𝗿𝘂𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼, 𝗮 l𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲𝗳𝗶𝗻𝗶𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗡º 𝟭/𝟮𝟬𝟮𝟯, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝟭𝟴 𝗜𝗻𝘀𝗽𝗲𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗜 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮, 𝗯𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗺𝗼 d𝗮𝘁𝗮, 𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗲 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮 𝗲𝘀𝗰𝗿𝗶𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼.

𝗢𝗕𝗦: A prova escrita de conhecimento é com consulta de legislação, pelo que os candidatos devem munir-se do material que entenderam necessário. É imperativo estarem na posse de documento de identificação (CNI ou BI), sem o qual não poderão entrar na sala para a realização da prova.

𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗲𝘅𝘁𝗿𝗮𝗱𝗶𝘁𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱ã𝗼 𝗱𝗲 𝟱𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗻𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗥𝗲𝗶𝗻𝗼 𝗨𝗻𝗶𝗱𝗼A Polícia Judiciária (PJ) através do Gabi...
02/10/2023

𝗣𝗼𝗹í𝗰𝗶𝗮 𝗝𝘂𝗱𝗶𝗰𝗶á𝗿𝗶𝗮 𝗲𝘅𝘁𝗿𝗮𝗱𝗶𝘁𝗮 𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱ã𝗼 𝗱𝗲 𝟱𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗻𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗥𝗲𝗶𝗻𝗼 𝗨𝗻𝗶𝗱𝗼

A Polícia Judiciária (PJ) através do Gabinete Nacional da Interpol – Praia, efetuou no passado dia 28 de setembro, uma extradição de um cidadão estrangeiro, natural do Reino Unido.

O indivíduo de 50 anos de idade, está indiciado no seu país pela prática dos crimes de pornografia infantil, atentado à intimidade da vida privada e crimes de acesso ilícito.

Assim sendo, o Gabinete Nacional da Interpol procedeu a entrega do mencionado cidadão aos elementos da National Crime Agency do Reino Unido, no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia.

Ministra da Justiça preside Cerimónia de Empossamento do novo Diretor do Departamento Central de Investigação Criminal d...
20/09/2023

Ministra da Justiça preside Cerimónia de Empossamento do novo Diretor do Departamento Central de Investigação Criminal do Sal

A Ministra da Justiça, Dra. Joana Rosa, presidiu hoje, dia 19 de setembro, a Cerimónia de Empossamento do novo Diretor do Departamento Central de Investigação Criminal do Sal, Dr. Adérito Moreno.

Na sua intervenção, o novo Diretor diz que contará com o apoio da Ministra da Justiça, no âmbito do reforço dos recursos humanos da Polícia Judiciária, através da mobilidade, salientando que a ideia central do seu projeto, é sobretudo tornar o departamento da Polícia Judiciária da Ilha do Sal, como um dos mais atrativos do País.

Por sua vez, a Ministra da Justiça manifestou o seu total apoio ao novo Diretor, assegurando que a Polícia Judiciária, enquanto organismo de prevenção e investigação criminal, desempenha um papel fundamental e insubstituível no setor judicial, erguendo-se enquanto órgão auxiliar da administração da justiça.

“A ambição deste Governo de promover uma justiça preventiva, célere e eficaz, conforme plasmado no programa de Governo para esta legislatura, e consequentemente de continuar a propiciar um ambiente favorável ao desenvolvimento e bem-estar dos cabo-verdianos, dificilmente será atingida se a Polícia Judiciária não revelar altos índices de organização, motivação e preparação técnica e científica” disse Joana Rosa.

É neste sentido que temos estado a trabalhar, o Governo, através do Ministério da Justiça, a Direção Nacional da PJ e os nossos parceiros, quer promovendo a qualificação dos recursos humanos da PJ, através de ações de capacitação e formação frequentes ou na criação de condições mais consentâneas ao exercício de funções de grande complexidade e risco, quer no reforço da capacidade técnica e científica da investigação.

𝗠𝗶𝗻𝗱𝗲𝗹𝗼: 𝗧𝗿𝗶𝗯𝘂𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲𝗰𝗿𝗲𝘁𝗮 𝗽𝗿𝗶𝘀ã𝗼 𝗽𝗿𝗲𝘃𝗲𝗻𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗱𝗶𝘃í𝗱𝘂𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟴 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝘀𝘂𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗿á𝗳𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗲 𝗱𝗿𝗼𝗴𝗮𝘀O Tribunal da Comarca...
15/09/2023

𝗠𝗶𝗻𝗱𝗲𝗹𝗼: 𝗧𝗿𝗶𝗯𝘂𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲𝗰𝗿𝗲𝘁𝗮 𝗽𝗿𝗶𝘀ã𝗼 𝗽𝗿𝗲𝘃𝗲𝗻𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗱𝗶𝘃í𝗱𝘂𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟴 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝘀𝘂𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗿á𝗳𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗲 𝗱𝗿𝗼𝗴𝗮𝘀

O Tribunal da Comarca de São Vicente decretou prisão preventiva para um indivíduo de s**o masculino de 28 anos de idade, detido pela Polícia Judiciária, no passado dia 13 de setembro em flagrante delito, suspeito da prática de crime de tráfico de dr**as.

O detido de nacionalidade cabo-verdiano, residente em Alto Morabeza, após apresentado às autoridades judiciais no prazo legal, foi-lhe aplicado como medida de coação, a prisão preventiva.

A detenção ocorreu na sequência do cumprimento de um mandado de busca domiciliária, realizada pela Polícia Judiciária, através da Brigada de Investigação de Tráfico de Estupefacientes (BITE).

Foram apreendidas algumas doses e pedras de um produto branco, e um taco de erva que depois de realizado teste rápido, reagiram positivamente para co***na e cannabis, respetivamente. Ainda na mesma operação foram apreendidas duas motorizadas, uma certa quantia em dinheiro, entre outros objetos.

Leia aqui: http://pj.gov.cv/2023/09/15/mindelo-tribunal-decreta-prisao-preventiva-para-individuo-de-28-anos-suspeito-de-trafico-de-dr**as/

Endereço

Achada Grande Frente
Praia
CPNº324

Telefone

+2382605600

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Polícia Judiciária de Cabo Verde publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar