Centro Cultural Brasil - Cabo Verde

Centro Cultural Brasil - Cabo Verde Instituto Guimarães Rosa Praia
Av. Boa Vista - Palmarejo - Praia - Cabo Verde
Tel: + 238 26013
(12)

28/06/2024

MUDAMOS
O antigo Centro Cultural Brasil Cabo Verde mudou de nome para Instituto Guimarães Rosa, ou somente, IGR. Para marcar essa mudança, mudamos também nossa página no Facebook.
Não perca nenhuma novidade acessando nossa nova página!
Em breve essa página será desativada e as novidades serão publicadas somente no link abaixo.
https://www.facebook.com/profile.php?id=61560118127340

Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Praia

Se essa é a sua praia, inscreva-se. Não perca essa oportunidade.
25/06/2024

Se essa é a sua praia, inscreva-se. Não perca essa oportunidade.

É já nesta sexta-feira 28. O violão no seu melhor.
25/06/2024

É já nesta sexta-feira 28. O violão no seu melhor.

Vai ter Arraiá? Vai sim Senhor!
19/06/2024

Vai ter Arraiá? Vai sim Senhor!

12/06/2024
A Embaixada do Brasil na Praia abre concurso para admissão de Auxiliar Administrativo. Veja o que é necessário.
10/06/2024

A Embaixada do Brasil na Praia abre concurso para admissão de Auxiliar Administrativo. Veja o que é necessário.

A Embaixada do Brasil em Praia torna público o Edital 02/2024, visando à contratação de 1 (uma) vaga de Auxiliar Administrativo para o Instituto Guimarães Rosa (IGR-Praia), com inscrições até o dia 24/06/2024.

07/06/2024

O SERTÃO DE GUIMARÃES ROSA VAI PARA A FAVELA

No mês do aniversário de João Guimarães Rosa a sua obra maior, a “Grande Sertão: Veredas”, é, mais uma vez, trazida para o audiovisual. Desta feita pelas mãos do realizador Guel Arraes com base no roteiro de Jorge Furtado. O filme, que teve estreia ontem, dia 6, ganha uma nova leitura, sendo o clássico transformado para mostrar, também, questões contemporâneas.
Além disso as personagens foram transportados dos sertões de Minas Gerais e da Bahia para uma favela, com os jagunços de Guimarães Rosa a serem substituídos pelos chefes das organizações criminosas das periferias urbanas. O filme é estrelado por Caio Blatt, no papel de Riobaldo, e Luisa Arraes, no papel de Diadorim.
Ficamos à espera para que essa obra chegue aos IGRs.

05/06/2024

INFORMAÇÃO
Estamos, aos poucos, migrando a nossa conta nesta página, que ainda tem o antigo nome, para a nova página Instituto Guimarães Rosa Praia. O conhecimento e sucesso da nova página vai depender das vossas entradas. O que é necessário porque, com o tempo, a nossa atual página vai deixar de ser utilizada, em termos de novas informações.

05/06/2024

Primeira Página

No mês em que celebramos mais um aniversário de João Guimarães Rosa, o Instituto Guimarães Rosa nos Palop decide lançar uma iniciativa para celebrar uma língua, que não sendo materna em muitos países, é a que nos une como CPLP. E como, acreditamos, a literatura é um veículo de extrema importância na promoção de nossa língua comum e das culturas específicas de cada um dos nossos países, lançamos agora, em conjunto, uma iniciativa de promoção dos nossos escritores e de nossa literatura.
A primeira edição desse micro-programa não podia ser mais feliz, porque traz um depoimento daquele que é considerado o Guimarães Rosa de África. Trata-se do escritor angolano Luandino Vieira, que tem uma obra intensa e densa que leva, para fora dos limites de Angola, a vida desse país tão rico culturalmente. Aqui Luandino Vieira fala do seu primeiro encontro com a obra do “velho Rosa”.
A nossa aposta é que a cada mês tenhamos um novo autor, um novo programa, uma nova história e que esses programas, além de serem uma promoção das nossas literaturas, sejam, igualmente, uma oportunidade para que o público em geral, conhecendo o autor na primeira pessoa, interesse-se, igualmente, pela leitura da sua obra. Uma forma de aproximar essa comunidade tão grande e tão diversa que é a CPLP. Está, pois, convidado, para o nosso Primeira Página.

01/06/2024

Quem não gosta de uma boa história?

Hoje, por ser Dia Internacional da Criança, o nosso Clube do Livro Infantil tinha que ser mais que especial, e foi. A cr...
01/06/2024

Hoje, por ser Dia Internacional da Criança, o nosso Clube do Livro Infantil tinha que ser mais que especial, e foi. A criançada se deliciou com o glossário da Jana, com as aventuras dessa menina afro-brasileira, história contada por sua autora, a baiana Lorena Ribeiro. Cantaram, brincaram e se revelaram

Um bom público para ver uma obra importante do cinema africano e que, sendo guineense, tem a ver também com a nossa hist...
31/05/2024

Um bom público para ver uma obra importante do cinema africano e que, sendo guineense, tem a ver também com a nossa história. Mortu Nega, de Flora Gomes, um filme de 1988, destaca a importância do papel da mulher na luta de independência da Guiné Bissau e de Cabo Verde.
Além disso o filme apresenta vários aspetos da cultura da Guiné Bissau e que, de certa forma, explicam o comportamento dos seus vários povos.
Os nossos agradecimentos à Professora brasileira Jusciele Oliveira, especialista na obra de Flora Gomes.

"Amar-se é também REVOLUÇÃO". Esta é a frase que sintetiza o livro Amuleto, primeiro livro solo de poesia da brasileira ...
28/05/2024

"Amar-se é também REVOLUÇÃO". Esta é a frase que sintetiza o livro Amuleto, primeiro livro solo de poesia da brasileira Lorena Ribeiro. Um livro que reúne outras manifestações artísticas para além da poesia.
Nesta sexta uma oportunidade para conhecer o livro e falar com a autora, aqui no IGR Praia.

No mês de África, e graças a um trabalho que está sendo feito pela professora brasileira, Jusciele Oliveira, especialist...
27/05/2024

No mês de África, e graças a um trabalho que está sendo feito pela professora brasileira, Jusciele Oliveira, especialista no realizador guineense Flora Gomes, vamos apresentar o filme Mortu Nega.
Lembrando que Flora Gomes, que já rodou o filme em Cabo Verde, Nha Fala, é um dos grandes nomes do cinema africano.
Portanto, um encontro a não perder.

24/05/2024
Brincando com a língua portuguesa. Atividade em parceria com o Instituto Internacional da Língua Portuguesa para marcar ...
24/05/2024

Brincando com a língua portuguesa. Atividade em parceria com o Instituto Internacional da Língua Portuguesa para marcar o mês da língua portuguesa.

Anote este encontro em sua agenda. Proximamente apresentaremos o programa.
22/05/2024

Anote este encontro em sua agenda. Proximamente apresentaremos o programa.

Apresentação do resultado da oficina de dança dirigida pelos bailarinos Inês Vooduness e Djam Neguim.  Uma atividade pro...
22/05/2024

Apresentação do resultado da oficina de dança dirigida pelos bailarinos Inês Vooduness e Djam Neguim. Uma atividade promovida pela Embaixada de Espanha em Cabo Verde /Cooperação Espanhola, e que contou com o apoio do IGR Praia.

07/05/2024

Um detalhe do show de Leroy Pinto.

O Leitorado Brasileiro na UNICV leva Leroy Pinto à Universidade para Cantar Brasil. Uma atividade em celebração do Dia d...
07/05/2024

O Leitorado Brasileiro na UNICV leva Leroy Pinto à Universidade para Cantar Brasil. Uma atividade em celebração do Dia da Língua Portuguesa.

07/05/2024

O Leitorado Brasileiro a UNICV leva Leroy Pinto à Universidade para cantar Brasil. Uma forma de celebrar o Dia da Língua Portuguesa.

Sala Ludgero Lima também cheia.
23/04/2024

Sala Ludgero Lima também cheia.

23/04/2024

A Seynabou, do Liceu Domingos Ramos, também foi nossa aluna do Preparatório Celpe Bras e está, hoje, fazendo o teste.

Mais de uma centena de alunos realizam, neste momento, o teste de proficiência Celpe Brás em Cabo Verde.
23/04/2024

Mais de uma centena de alunos realizam, neste momento, o teste de proficiência Celpe Brás em Cabo Verde.

E agora o trabalho prático.
18/04/2024

E agora o trabalho prático.

Apresentação do tema Gamificação no Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa, feita pela nossa Coordenadora Pedagógica...
18/04/2024

Apresentação do tema Gamificação no Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa, feita pela nossa Coordenadora Pedagógica, Elaine Cardoso, no Primeiro Congresso Regional da Educação do Ministério da Educação de Cabo Verde.

18/04/2024

Mais um aluno do Preparatório Celpe Brás a avaliar o nosso trabalho.

Endereço

R. Da Boavista, Cap-Vert
Praia

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 13:00
15:00 - 18:00
Terça-feira 09:00 - 13:00
15:00 - 18:00
Quarta-feira 09:00 - 13:00
15:00 - 18:00
Quinta-feira 09:00 - 13:00
15:00 - 18:00
Sexta-feira 09:00 - 13:00
15:00 - 18:00

Telefone

+2382601320

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Centro Cultural Brasil - Cabo Verde publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Centro Cultural Brasil - Cabo Verde:

Vídeos

Compartilhar



Você pode gostar