JPAI Nacional - Juventude do PAICV

JPAI Nacional - Juventude do PAICV Página Oficial da JPAI - Juventude do PAICV (Partido Africano da Independência de Cabo Verde) Fundada em 01 de Outubro de 1995, em São Vicente.
(4)

ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE DO PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE. Propõe-se defender os interesses da juventude cabo-verdiana e se empenhar na construção de uma sociedade com liberdade, igualdade, democracia, desenvolvimento e justiça social. OBJECTIVOS

a) Contribuir para o aprofundamento e o reforço do exercício da cidadania;

b) Promover a participação dos jovens na vida política;



c) Contribuir para o desenvolvimento da consciência participativa da juventude no processo de desenvolvimento;

d) Contribuir para a criação do espírito de solidariedade e do voluntariado juvenil;

e) Contribuir para a resolução dos principais problemas que afectam a camada jovem;

f) Estudar e tomar posição sobre os factos relevantes da política local, nacional e internacional e, de um modo geral, defender perante os órgãos de poder os interesses da juventude;

g) A defesa da democracia, lutando pela maior participação popular nos movimentos sociais organizados buscando, como meio, provocar mudanças necessárias para o desenvolvimento

RELAÇÃO COM O PAICV

A JPAI é uma organização de Juventude do PAICV e nele se enquadra política e ideologicamente. A JPAI goza de autonomia organizativa e de acção administrativa e patrimonial, respeitando o Programa e os Estatutos do PAICV. IUSY
A JPAI é membro de pleno direito da União Internacional de Jovens Socialistas (IUSY). MEMBROS
É membro da JPAI todo o jovem cabo-verdiano com idade compreendida entre os 16 e os 35 anos de idade e que, tendo manifestado a sua vontade de ingressar, aceita os presentes Estatuto. Podem inscrever-se ainda, jovens cidadãos dos estados membros da CEDEAO e da CPLP, residindo legalmente em Cabo Verde;
A admissão como membro é aceite pela Assembleia de Núcleo, após o preenchimento de uma ficha individual de inscrição, ao qual corresponde o respectivo cartão de membro.

24/12/2023

Que a luz da esperança ilumine os vossos corações e o calor do amor aqueça a cada momento.

Que a magia do Natal nos inspire a cultivar laços mais fortes e a partilhar a alegria com aqueles que mais amamos.

Santo Natal 🎄





23/12/2023
Um Feliz e Abençoado Natal.
23/12/2023

Um Feliz e Abençoado Natal.

22/12/2023
22/12/2023

TORNEIO AMÍLCAR CABRAL BASQUETEBOL - PALMAREJO

A JPAI - Praia vai realizar no próximo dia 23 de Dezembro em Palmarejo, pelas 16h um torneio de basquetebol 3x3.

Este é mais um torneio enquadrado entre as atividades que a JPAI tem em carteira no âmbito das comemorações do Centenário de Amílcar Cabral.








22/12/2023
21/12/2023
A JPAI - Ribeira Grande de Santo Antão realizou neste domingo, 17 de Dezembro, um torneio de futebol feminino na localid...
18/12/2023

A JPAI - Ribeira Grande de Santo Antão realizou neste domingo, 17 de Dezembro, um torneio de futebol feminino na localidade de Coculli, enquadrado nas comemorações do Centenário de Amílcar Cabral.

A iniciativa decorreu num clima de muita harmonia e fair play entre os muitos jovens presentes, que expressaram a sua satisfação com a realização desta atividade.

A equipa feminina de Ribeira da Torre sagrou-se campeã deste Torneio Amílcar Cabral, cujo mesmo insere-se numa agenda de atividades 2023/2024.

A JPAI - Ribeira Grande de Santo Antão agradece a todos que de uma forma ou outra contribuíram para o sucesso deste evento.

“CELEBRANDO CABRAL” Enquadrado no Centenário de Amílcar Lopes Cabral, a JPAI - Brockton realizou durante a tarde deste ú...
18/12/2023

“CELEBRANDO CABRAL”

Enquadrado no Centenário de Amílcar Lopes Cabral, a JPAI - Brockton realizou durante a tarde deste último Sábado, 16 de Dezembro, uma atividade alusiva que visa prestar uma justa homenagem a Cabral, uma figura mundialmente conhecida como um pan-africanista convicto, o teórico da luta de liberação dos povos, o diplomata, um grande estratega, um humanista e homem da cultura, além de ter sido agrónomo e herói do povo da Guiné e Cabo Verde.

O evento aconteceu no salão da Associação Cabo-verdiana de Brockton, contou com a presença e a participação enquanto oradores de uma painel sobre o legado desta grande figura de África e do mundo, o Presidente da JPAI - Juventude do PAICV, Fidel Cardoso de Pina, e o Diretor do Instituto Pedro Pires em Bridgewater State University, Angelo Barbosa, ainda com a ilustre presença do Deputado Nacional eleito pelo Círculo Eleitoral das Américas, Alberto Alves.

Fundamenta Clayton Alves, Presidente da JPAI - Brockton, que a figura de Cabral ultrapassa a todos e merece ser celebrado todos os dias. Neste sentido estamos alinhados com direção nacional da JPAI naquilo que é a produção de um conjunto de atividades descentralizadas visando a nossa contribuição enquanto organização na celebração do Centenário de Amílcar Cabral com ênfase. Para nós é de lamentar que o MpD tenha chumado intencionalmente uma Resolução nesse sentido no parlamento cabo-verdiano. É preciso que Cabral seja celebrado por todos os quadrantes da nossa sociedade, no país e na diáspora.

A atividade decorreu num clima de harmonia e de muita confraternização numa plateia intergeracional, que demonstrou estar muito satisfeito com a realização desta iniciativa. Além do painel sobre a vida e os feitos de Amílcar Cabral, a atividade contou ainda com declamação de poemas bem como poesia e movimento.

“Cabral Ca Mori”, uma máxima conhecida e imortalizada por poetas e compositores, nunca foi mais atual do que nos dias de hoje. É que Cabral, de um perfil multifacetado invejável, constitui, na atualidade, um património nacional e mundial.

16/12/2023

Torneio Amilcar Cabral - Lém Cachorro

Enquadrado na celebração do centenário de Amilcar Cabral, a JPAI - Praia
dará início na sexta-feira, 22 de Dezembro pelas 17h00, mais um torneio, desta vez no bairro de Lém Cachorro.

Estão todos convidados!

Vem apoiar a sua Equipa.








16/12/2023
15/12/2023

CELEBRANDO CABRAL

Enquadrado na celebração do Centenário de Amilcar Cabral, a JPAI - Brockton, vai realizar no Sábado, 16 de Dezembro pelas 14:00, no salão da Associação Cabo-verdiana de Brockton, uma atividade em homenagem ao Pai da Nacionalidade Cabo-Verdiana.

A atividade vai ter como oradores o Deputado da Nação e Presidente da JPAI Nacional - Juventude do PAICV Fidel Cardoso de Pina, e Angelo Barbosa( Djinho) Músico e diretor do instituto Pedro Pires para estudos Cabo-verdiano no Bridgewater State University.

Vai ter ainda durante a tarde música ao vivo com a banda vulcão de Fogo, poesias, exposição etc….

Estão tod@s convidados!




https://www.iscte-iul.pt/eventos/3413/atribuicao-de-grau-doutor-honoris-causa
14/12/2023

https://www.iscte-iul.pt/eventos/3413/atribuicao-de-grau-doutor-honoris-causa

Por ocasião do aniversário do Iscte–Instituto Universitário de Lisboa decorrerá a atribuiçãode grau de Doutor Honoris Causa ao Comandante Pedro Pires e à Professora Doutora Manuela Veloso. Dia 15 de dezembro de 2023, pelas 14.30, no Grande Auditório do Iscte–Instituto Universitário de L...

13/12/2023
13/12/2023
13/12/2023
12/12/2023

Reportagem da Televisão de Cabo Verde da nossa conferência de imprensa sobre a atuação deste GOVERNO DO MPD EM DISCRIMINAR E CONDICIONAR A ACTUAÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS SUPORTADAS PELO PAICV E CONDICIONAR A ACTUAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DA BOA VISTA.

11/12/2023
11/12/2023

Nancy Moreira arranca última vitória do ano no Algarve Box Cup.

A atleta bolseira Olímpica para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 tem assim mais uma vitória garantida, no ano em que se tornou a campeã africana de boxe na sua categoria.

A atleta fecha assim o ano com chave de ouro e já pensa no ano Olímpico que se segue, com olhos em Paris 2024.

Vamos Nancy!
Parabéns!

11/12/2023

NOVA VISÃO E FORMA DE GOVERNAÇÃO LOCAL EM CABO VERDE

O PAICV conquistou e lidera desde 2020 a nível nacional um conjunto de 8 Câmaras Municipais. Dentro destas conquistas destacam-se Câmaras Municipais de relevo nacional confiadas pelo povo nas últimas eleições autárquicas, como é o caso da Câmara Municipal de Praia capital do nosso país, que tem causado um grande incómodo ao sistema MpD. Igualmente destaca-se outras autarquias, um pouco por todo o país, que durante um período de largos anos foram governados pelo MpD, mas que nos últimos embates eleitorais o povo decidiu alternar e escolher o PAICV para comandar os destinos desses municípios.

Não obstante o tratamento e a constante discriminação deste governo do MpD para com estas Câmaras Municipais suportadas pelo PAICV, com o objetivo claro de condicionar a atuação dos mesmos, atualmente é visível que a nível da gestão autárquica, o PAICV tem-se destacado dos demais. Há de forma evidente uma nova abordagem das Câmaras Municipais lideradas pelo PAICV que prioriza as pessoas, com a adoção de medidas que visam atender as camadas mais desfavorecidas; com pujantes políticas públicas que consagram a infraestruturação municipal bem como a materialização da habitação condigna nestes municípios; políticas claras e assertivas para alavancar o setor primário, a cultura, o empreendedorismo e as oportunidades de criação de rendimento para as famílias, e de um modo geral uma nova forma de governar que pretende criar maior oportunidades para todos. Aliás estas autarquias locais governadas pelo PAICV, têm tido um cuidado especial com a juventude e o desporto. Estes têm sido uma prioridade e a juventude local, tem estado na centralidade das políticas públicas por forma a empoderar os nossos jovens de forma particular, mas também as associações culturais, desportivas e comunitárias que na maior parte das vezes são lideradas por briosos jovens, que tem proporcionado um contributo fundamental e inestimável no desenvolvimento local.

Nesta dinâmica destaca-se a Câmara Municipal da Boa Vista, que depois de imensos anos sob a liderança do MpD, em 2020 a população escolheu nas urnas o PAICV, liderado por Cláudio Mendonça e a sua equipa para inaugurar um novo paradigma de governação local para a ilha fantástica. Apesar dos desafios que a atual conjuntura nacional e internacional impõe, esta liderança da atual Câmara Municipal da Boa Vista tem demonstrado claramente capacidade de governar e tem marcado a diferença, com uma abordagem completamente diferente de um passado recente. Hoje os munícipes gozam de uma autarquia mais organizada a nível da sua gestão processual e documental, com procedimentos claros e transparentes. Os avultados investimentos nos recursos humanos bem como materiais e equipamentos, permitiram a modernização dos serviços municipais que têm permitido maior e melhor capacidade de resposta às demandas dos munícipes.

A atual equipa camararia tem pautado por uma linha de ação estratégica norteada pelos 3 eixos estratégicos da sua plataforma eleitoral que mereceu em 2020 a confiança da população, isto é: a Economia Local, o Capital Humano e a Infraestruturação. A juventude que é transversal nestes eixos assume como uma das prioridades da atuação camararia:

- Na Educação e Formação, a Câmara Municipal da Boa Vista apoia neste momento um total de 81 estudantes universitários que frequentam as universidades do país, 26 das quais introduzidas neste ano letivo de 2023/2024. Só no período de março a julho de 2023 foi alocado cerca de mais de 1.300 contos em subsidios de apoio ao pagamento das propinas, isto sem levar em conta os cerca de 540 contos destinados à regularização de propinas em atraso para poderem continuar os seus estudos e receberem os seus certificados. A Câmara Municipal da Boa Vista não só tem apostado no apoio aos estudantes universitários, mas também tem promovido inserção destes jovens no mercado de trabalho, através do Protocolo com a IEFP, na qual esta edilidade já recebeu mais de 20 estagiários, sendo uma parte destes contratados com contrato de trabalho, e chegando inclusive alguns até mesmo a cargos de chefia de serviços.

- No desporto, a Câmara Municipal tem apoiado anualmente com a atribuição de subsídios financeiros e matérias as associações ligadas aos desportos náuticos bem como apoios concedidos aos atletas da ilha que tem participado nos campeonatos a nível nacional e internacional como é caso do campeonato- africano de surf e o campeonato Africano de natação nas quais participaram jovens atletas oriundos da Boa Vista, além de outras ações levadas a cabo pela autarquia para massificar a prática dos desportos náuticos. É de realçar a parceria da Câmara Municipal da Boa Vista estabelecida com a Associação Regional de Futebol que permitiu levar à ilha a final do Campeonato Nacional de Futebol sénior Masculino época 2021/2022, no âmbito da qual houve a reabilitação do Estádio Municipal Arsénio Ramos. Por outro lado, no que se refere ao campeonato regional, tanto os clubes como a Associação Regional de Futebol têm beneficiado de apoios anuais sendo que para a temporada 2023/2024 foram atribuídos cerca de 3.000 contos em subsídios financeiros e materiais desportivos. Tem sido indispensável uma série de intervenções da Câmara Municipal da Boa Vista nos recintos desportivos da ilha como a reparação da iluminação dos Polivalentes Djidjung em Sal Rei, do Polivalente do Rabil e da Povoação Velha, está em curso a vedação e a reparação da iluminação do polivalente de Bofareira, a inauguração da iluminação do campo da Boa Ventura, a inauguração campo Multiuso “Lino Marco” e do campo de street basket em Sal Rei. Estão ainda finalizados e orçados para o próximo ano o projeto de Requalificação do Estádio Municipal de Fundo das Figueiras, o campo de treinos de Estância de Baixo e o campo de treinos de Sal Rei.

- Em matéria de habitação, a Câmara Municipal da Boa Vista já entregou 5 moradias construídas de raiz e concedeu apoios a mais de 12 jovens na construção das suas casas, um investimento que ultrapassa os 13.000 contos.

- No domínio da Cultura a abertura da Biblioteca Municipal constitui um outro grande marco importante para o município com um espaço de estudo que tem contado com uma média de 300 alunos e leitores por semana, a promoção da bolsa de acesso à cultura, apoio aos músicos e artistas locais, a colocação do Busto de Maria Barba e a finalização do projeto da casa da Morna em Povoação Velha também são passos importantes para a cultura local.

- No setor primário, a Câmara Municipal da Boa Vista tem concedido significativos apoios como a entrega de vários equipamentos, apoios na aração do solo com tratores, apoio técnico e capacitação, a reabilitação dos abrigos dos pescadores nas zonas piscatórias da Praia de Derrubado e Praia das Gatas.

Neste sentido, estes dados evidenciam o esforço que Cláudio Mendonça e a sua equipa tem dedicado ao desenvolvimento da ilha das dunas, e os resultados produzidos até esta são palpáveis, sentidos e com impacto direto na vida das pessoas. Isto porque na visão do PAICV as autarquias locais, enquanto instâncias democraticamente eleitas mais próximas das populações, devem primar pela capacidade de fornecer serviços públicos eficientes, promover o desenvolvimento sustentável, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover a participação comunitária. Isso envolve a gestão eficiente dos recursos disponíveis, a implementação de políticas públicas que atendam ás necessidades locais e a promoção de uma governança transparente e responsável.

Por fim, entendemos que as reivindicações de todos são importantes. Entretanto estes devem ser feitos com respeito, responsabilidade e sobretudo com verdade.

É preciso mais? Claro! Todos nós queremos mais! Contudo acreditamos que esta equipa liderada por Cláudio Mendonça está preparada para os desafios vindouros e continuará a cumprir com as suas responsabilidades e os seus compromissos para com a ilha da Boa Vista.

ELMER DA GRAÇA
SECRETÁRIO GERAL
JPAI - JUVENTUDE DO PAICV

JPAI ACUSA GOVERNO DE DISCRIMINAR E CONDICIONAR A ACTUAÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS SUPORTADAS PELO PAICV E CONDICIONAR A ...
11/12/2023

JPAI ACUSA GOVERNO DE DISCRIMINAR E CONDICIONAR A ACTUAÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS SUPORTADAS PELO PAICV E CONDICIONAR A ACTUAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DA BOA VISTA

O secretário-geral da Juventude do PAICV (JPAI), Elmer da Graça, acusou hoje o Governo de “constantemente discriminar” as câmaras municipais suportadas pelo PAICV e de condicionar a actuação da Câmara Municipal da Boa Vista.

O PAICV, conforme lembrou, conquistou e lidera desde 2020, a nível nacional, oito câmaras municipais, destacando as câmaras municipais de relevo nacional confiadas pelo povo nas últimas eleições autárquicas, como a Câmara Municipal da Praia. Igualmente, acrescentou, destacam-se outras autarquias, um pouco por todo o país, que durante um período de largos anos foram governados pelo MpD, e que nos últimos embates eleitorais o povo decidiu alternar e escolher o PAICV para comandar os destinos desses municípios.

Não obstante o tratamento e a “constante discriminação” deste governo do MpD para com estas câmaras municipais suportadas pelo PAICV, frisou o secretário-geral da JPAI, com o objectivo claro de condicionar a actuação dos mesmos, actualmente é visível que a nível da gestão autárquica, o PAICV tem-se destacado dos demais. “Há de forma evidente uma nova abordagem das câmaras municipais lideradas pelo PAICV que prioriza as pessoas, com a adopção de medidas que visam atender as camadas mais desfavorecidas, com pujantes políticas públicas que consagram a infraestruturação municipal bem como a materialização da habitação condigna nestes municípios, políticas claras e assertivas para alavancar o sector primário, a cultura, o empreendedorismo e as oportunidades de criação de rendimento para as famílias”, elencou.

Segundo este responsável, o PAICV tem implementado uma nova forma de governar que pretende criar maior oportunidades para todos, realçando que as autarquias locais governadas pelo PAICV, têm tido um cuidado especial com a juventude e o desporto.

“Estes têm sido uma prioridade e a juventude local, tem estado na centralidade das políticas públicas por forma a empoderar os nossos jovens de forma particular, mas também as associações culturais, desportivas e comunitárias que na maior parte das vezes são lideradas por briosos jovens, que tem proporcionado um contributo fundamental e inestimável no desenvolvimento local”, asseverou.

Nesta dinâmica, destacou a “boa actuação” da Câmara Municipal da Boa Vista, que, recordou, depois de imensos anos sob a liderança do MpD, em 2020, a população escolheu nas urnas o PAICV, liderado por Cláudio Mendonça e a sua equipa para inaugurar um novo paradigma de governação local para a ilha fantástica.

Reconheceu, neste sentido, que apesar dos desafios que a actual conjuntura nacional e internacional impõe, a liderança da actual Câmara Municipal da Boa Vista tem demonstrado claramente capacidade de governar e tem marcado a diferença, com uma abordagem completamente diferente de um passado recente.

https://inforpress.cv/jpai-acusa-governo-de-discriminar-e-condicionar-actuacao-da-camara-municipal-da-boa-vista/

11/12/2023

Torneio Amilcar Cabral - Boa vista

Enquadrado na celebração do centenário de Amilcar Cabral, a JPAI - Boa Vista
realizá na sexta-feira, 15 de Dezembro pelas 18h00, mais um torneio, e desta vez na zona do "DUBAI" em Sal-Rei.

Estão todos convidados!

Vem apoiar a sua Equipa...










10/12/2023
Enquadrado no Centenário de Amílcar Cabral a JPAI - Ribeira Grande de Santo Antão realiza um Torneio de Futebol Feminino...
09/12/2023

Enquadrado no Centenário de Amílcar Cabral a JPAI - Ribeira Grande de Santo Antão realiza um Torneio de Futebol Feminino no polivalente de Coculí.

08/12/2023

COMUNICADO

O PAICV vem acompanhando com muita atenção os acontecimentos que se desenrolam na Guiné-Bissau, nestes últimos dias, incluindo o anúncio pelo Presidente da República da dissolução da Assembleia Nacional Popular, instalada há menos de seis meses, na sequência dos resultados das eleições legislativas de 4 de junho passado, que deu uma confortável maioria á coligação PAI Terra Ranka.

A Guiné-Bissau é, como se sabe, um país que tem com Cabo Verde relações históricas especiais e pertence à CEDEAO e à CPLP, Instituições que defendem e promovem o respeito, no plano interno dos seus Estados membros, os princípios basilares do funcionamento do Estado de Direito Democrático e o respeito pelos direitos fundamentais dos seus cidadãos.

Assim, o PAICV expressa, de forma explícita, a sua grande preocupação com o evoluir dos acontecimentos e exorta as partes para que os princípios da legalidade e da separação de poderes sejam efetivamente respeitados! Acredita o PAICV que, com espírito democrático e cumprimento estrito do quadro constitucional vigente nesse país irmão, é sempre possível gerir e ultrapassar todos os atos e factos ocorridos e repor a normalidade do funcionamento dos órgãos de soberania e das instituições da República.

Mais entende o PAICV que a vontade do povo da Guiné-Bissau, auscultada há seis meses, deve prevalecer e ser estritamente respeitada por todos, pelo que, com profundo desejo de ver a paz e a tranquilidade voltar à Nação guineense e o desenvolvimento e progresso das populações acontecer na terra por que lutou e deu a vida Amílcar Cabral, apela ao espírito do diálogo e da busca de entendimentos para a reposição da normalidade constitucional, garantindo-se as condições para que o Parlamento funcione com segurança e para que o Governo empossado exerça, com normalidade a sua função.

Juntando a sua voz a todas as manifestações da comunidade internacional e dos organismos regionais e comunitários que vão no mesmo sentido do PAICV espera-se, por fim, que a integridade física e as liberdades civis e políticas das pessoas e dos diferentes atores políticos sejam escrupulosamente respeitados.

O PAICV aproveita esta oportunidade para manifestar a sua profunda solidariedade para com o povo irmão da Guiné-Bissau que vive mais um momento conturbado no percurso do seu país, esperando que reine o bom senso e que rapidamente seja restituída a normalidade institucional.

Paia, aos 07 de dezembro de 2023.

O Presidente,

Rui Mendes Semedo

04/12/2023

CONVITE:
A JUVENTUDE DO PAICV- BROCKTON, CONVIDA A TODOS A PARTICIPAREM NA ATIVIDADE EM HOMENAGEM AO NOSSO HERÓI, AMÍLCAR CABRAL
Mais informações brevemente.


28/11/2023

Vimos por esta via, convidar-lhe a participar na caminhada a Mantaba, enquadrada no programa “Caminhar por um Santa Catarina melhor”.

23/11/2023

Torneio Amilcar Cabral - Boa vista

Enquadrado na celebração do centenário de Amilcar Cabral, a JPAI Boa Vista, realiza neste domingo, 26 de Novembro pelas 17h00mn, um toneio na localidade de Povoação Velha.

Estão todos convidados!





10/11/2023

Endereço

Avenida Amílcar Cabral, N°22 – Plateau
Praia

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando JPAI Nacional - Juventude do PAICV publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para JPAI Nacional - Juventude do PAICV:

Vídeos

Compartilhar



Você pode gostar