Ministério da Defesa Nacional de Cabo Verde

Ministério da Defesa Nacional de Cabo Verde Ministério da Defesa Nacional de Cabo Verde

O Ministério da Defesa Nacional é o departamento governamental responsável pela coordenação da execução da política de segurança nacional e pela preparação, coordenação e execução das políticas em matéria de defesa nacional, bem como por assegurar e fiscalizar a administração das Forças Armadas.

22/12/2023
Na sua, recente, visita à República de Moçambique, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, esteve na Ac...
07/12/2023

Na sua, recente, visita à República de Moçambique, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, esteve na Academia Militar Samora Machel, uma instituição que já capacitou militares cabo-verdianos.

Esta visita que teve como objectivo conhecer in loco a instituição, suas valências, capacidades e nível de organização, foi também realizada na perspetiva reforçar a cooperação no domínio de capacitação e formação dos militares cabo-verdianos.

CABO VERDE E MOÇAMBIQUE PERSPETIVAM RETOMA DO ACORDO NO DOMÍNIO DA DEFESAA Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Jani...
01/12/2023

CABO VERDE E MOÇAMBIQUE PERSPETIVAM RETOMA DO ACORDO NO DOMÍNIO DA DEFESA

A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis reuniu-se, esta sexta-feira (1 de dezembro de 2023), em um encontro bilateral com o seu homólogo de Moçambique, o Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume.

Neste encontro, ambas as partes frisaram a necessidade da retoma do Acordo de Cooperação no domínio da Defesa, com enfâse para a troca de delegação de alto nível e para as delegações técnicas entre os dois países.

Esta reunião, realizada no quadro da visita a Moçambique, serviu também para passar em revista as ações que têm sido desenvolvidas a nível da cooperação, mais concretamente na área de formação.

Na ocasião a Ministra de Estado e da Defesa Nacional partilhou as medidas e reformas que têm sido levadas a cabo por Cabo Verde, entre as quais a revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, o processo da implementação da Aeronáutica Militar e a aquisição da Aeronave e, a instalação da Zona G.

Antes de seguir para este encontro bilateral a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, foi recebida com honras militares no Quartel General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

“Cabo Verde tem dado passos significativos no que concerne à implementação da Resolução 1325 sobre Mulheres, Paz e Segur...
01/12/2023

“Cabo Verde tem dado passos significativos no que concerne à implementação da Resolução 1325 sobre Mulheres, Paz e Segurança”, Janine Lélis.

Os “Desafios da Implementação da Resolução 1325 sobre Mulheres, Paz e Segurança para a Componente de Defesa da CPLP” foi o tema do XXVIII Seminário Internacional Político-Estratégico, realizado pelo Centro de Análise Estratégica da CPLP e cuja sessão de abertura foi presidida pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis.

Neste evento que decorreu na capital moçambicana, a Ministra da Defesa Nacional, ressalvou “os passos significativos” que Cabo Verde tem dado no que concerne à implementação da Resolução 1325, tendo destacado o Plano Setorial do Ministério da Defesa Nacional sobre a matéria, com o horizonte até 2027.

Este plano, que está em implementação, tem entre outros objetivos, os de promover uma maior socialização setorial desta resolução, maior integração das mulheres nas Forças Armadas, capacitação e formação em questões de género e ainda, intensificar a participação da sociedade civil na implementação da referida Resolução.

Na sua intervenção reafirmou que a Resolução 1325 das Nações Unidas é “um dos mais importantes instrumentos internacionais de proteção das mulheres, do seu papel e dos seus direitos”.

Assim, tendo se passado 23 anos da sua aprovação defendeu que “urge continuar a trazer para os centros de debate esta temática para que, com base nas lições apreendidas, se possam identificar os contributos para ações futuras e que devem ser levadas a cabo, nomeadamente pela Componente da Defesa da CPLP”.
Igualmente ressalvou a realização deste evento no quadro das atividades comemorativas do vigésimo aniversário do Centro de Análise Estratégica da CPLP, cuja importância para a comunidade, reside no reforço das nossas estratégias, permitindo com que a componente de defesa da CPLP materialize os seus objetivos.

A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, realizou nesta quarta-feira, 29 de novembro, uma visita ao Cent...
30/11/2023

A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, realizou nesta quarta-feira, 29 de novembro, uma visita ao Centro de Análise Estratégica da CPLP, com vista a conhecer melhor o funcionamento do mesmo.

Enalteceu o seu nível de organização e, bem assim a importância e o papel do mesmo na componente da defesa da CPLP.

Esta visita acontece no quadro 20º aniversário do CAE-CPLP, cuja relevância reside no reforço das estratégias da Comunidade, através dos inúmeros momentos de discussão, de reflexão e, igualmente de formação e capacitação que têm sido promovidos, permitindo com que a componente de defesa da CPLP materialize os seus objetivos.

25/11/2023

NSAR “Ilhéu dos Pássaros” realiza evacuação médica da ilha de Santo Antão para São Vicente
O NSAR “Ilhéu dos Pássaros” realizou, no dia 23 de novembro, a evacuação médica (MEDEVAC) de uma paciente gravida de gémeos da ilha de Santo Antão para a ilha de São Vicente após a solicitação do Hospital Regional Dr. João Morais.
O Centro Conjunto de Coordenação e Salvamento (JRCC), recebeu no dia 23 de novembro, por volta das 22h19, uma solicitação do Hospital Regional Dr. João Morais para realizar uma evacuação médica (MEDEVAC), para a ilha de São Vicente, de uma paciente grávida de gémeos com a máxima urgência.
O JRCC, imediato, empenhou, a embarcação NSAR “Ilhéu dos Pássaros”, que largou do Porto do Porto Grande do Mindelo, em direção ao Porto Novo às 23h06 minutos, tendo atracado no mesmo Porto às 23h58 minutos e posteriormente largou às 00h17 minutos. A paciente acima mencionada, acompanhada de duas enfermeiras e um familiar, entrou em trabalho de parto durante a travessia do canal e os bebés acabaram por nascer a bordo do navio de busca e salvamento. Esta insólita navegação terminou quando o navio atracou no Porto Grande, São Vicente, às 00h50 minutos.
A paciente e os dois bebés do s**o masculino, foram entregues as autoridades de saúde, da ilha de São Vicente, dentro dos parâmetros e das normas de segurança, sendo os mesmos encaminhados de imediato para o Hospital Baptista de Sousa.

As Forças Armadas de Cabo Verde aproveitam este ensejo para augurar as maiores felicidades à mãe e aos recém-nascidos.

24/11/2023
21/11/2023

Ratificação do Juramento à Bandeira Nacional da 2ª Incorporação de 2023: DEFILE DE FORÇA

EM UM ANO, PELO DESTACAMENTO DA BRAVA, FORAM TRANSPORTADOS 37 PACIENTES EM 29 MISSÕES DE EVACUAÇÃO MÉDICAEste dado foi a...
19/11/2023

EM UM ANO, PELO DESTACAMENTO DA BRAVA, FORAM TRANSPORTADOS 37 PACIENTES EM 29 MISSÕES DE EVACUAÇÃO MÉDICA

Este dado foi avançado pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis durante a Cerimónia Ratificação do Juramento à Bandeira Nacional dos Recrutas da 2ª Incorporação de 2023, tendo ressaltado que o Governo está “a cumprir com os objetivos propostos” no seu programa de governação e “com aquilo que está programado para a Defesa Nacional”.

Destacou os números alcançados pelo Destacamento da Guarda Costeira da Brava, que em um ano realizou 29 (vinte e nove) missões de evacuação médica, tendo transportado 37 pacientes. Realizou ainda 23 (vinte e três) missões de fiscalização marítima, 4 (quatro) de Busca e Salvamento, 1 (uma) operação de Interdição Marítima.

“Uma medida assertiva do Governo que decorre do Plano Estratégico do Desenvolvimento da Guarda Costeira 2017 – 2027” e que demonstra “a assertividade e o impacto a curto prazo desta iniciativa, que veio dar uma resposta proactiva às ilhas em termos da segurança marítima e de evacuação médica”.

Igualmente ressaltou o debate promovido, no passado dia 6 de novembro de 2023, à volta do Projeto do Novo Conceito Estratégico da Defesa, através do qual foram recolhidas inúmeras contribuições que serão analisadas e tidas em conta no aprimoramento desse “documento de extrema importância para a redefinição da política de defesa nacional”, frisou a Ministra da Defesa Nacional.

Na mesma senda reiterou o contentamento pela conclusão da fase de fabricação da Aeronave que vai ser operada pela Guarda Costeira, que já tem as configurações de transporte e de evacuação médica e que agora será configurada para o cumprimento das missões de busca e salvamento, fiscalização e patrulhamento costeiro.

RATIFICAÇÃO DO JURAMENTO À BANDEIRA DA 2ª INCORPORAÇÃO DE 2023370 Recrutas da 2º Incorporação de 2023 prestaram hoje, 19...
19/11/2023

RATIFICAÇÃO DO JURAMENTO À BANDEIRA DA 2ª INCORPORAÇÃO DE 2023

370 Recrutas da 2º Incorporação de 2023 prestaram hoje, 19 de novembro de 2023, o seu juramento à Bandeira Nacional, numa cerimónia presidida pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis que, durante o seu discurso, solicitou um minuto de silêncio em homenagem ao Jovem Recruta desta incorporação, Davidson Barros, que faleceu no mês de outubro.

Uma homenagem a “um jovem que em sinal claro de compromisso para com o seu país, alistou-se nas Forças Armadas, para regularizar a sua situação militar”, mas também porque “tinha uma ambição dentro da instituição castrense e para com o seu país”, afirmou a Ministra da Defesa Nacional.

Referenciando que este momento “marca o culminar do período de instrução básica e o início de uma nova etapa, a Ministra Janine Lélis instou os Jovens Soldados a se dedicarem “com energia para as formações que se seguem nas diferentes especialidades e a aproveitarem as oportunidades,” tanto a nível de formação como de carreira pela via das inúmeras ações de capacitação e de formação que são disponibilizadas” dentro das Forças Armadas.

Em seguimento do que tem sido falado nestes últimos dias sobre o Serviço Militar Obrigatório, ressalvou, uma vez mais, a sua importância na medida em que “é fundamental para que as Forças Armadas possam continuar a existir e para que possam cumprir com as suas missões constitucionais de defesa militar do país contra quaisquer ameaças externas e internas”.

Igualmente frisou “os esforços que têm sido feitos por forma a elevar e a assegurar os melhores padrões para a prestação deste serviço essencial e fundamental para as Forças Armadas”.

Na cerimónia foram realizados exercícios de demonstração e bem assim entregues os prémios aos melhores de cada especialidade.

18/11/2023
17/11/2023

A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, esteve na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro de 2023, em audição na Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado para a apresentação, na especialidade, da Proposta do Orçamento do Estado para o Ano Económico 2024.

Para a Defesa Nacional, a proposta Orçamento do Estado para 2024 cifra-se em 1 milhão e 721 mil contos.

Há um aumento de 17.3% em relação ao Orçamento do ano em curso, distribuído por 4 Programas, com ênfase para o principal programa do setor que é o Reforço da Segurança Nacional.

Regista-se ainda, um acréscimo de 254 mil contos com peso, sobretudo para as Forças Armadas, em concreto para o serviço de patrulhamento aéreo e emergencial.

Este orçamento vai ainda permitir emponderar o Ministério da Defesa Nacional a nível das suas qualificações e competências técnicas, nomeadamente através do reforço da Inspeção Geral da Defesa Nacional.

A fabricação da Aeronave (King Air 360 ER) da Guarda Costeira já foi concluída e nesta terça-feira (15 de novembro), for...
16/11/2023

A fabricação da Aeronave (King Air 360 ER) da Guarda Costeira já foi concluída e nesta terça-feira (15 de novembro), foram realizadas, no Estado de Kansas, nos EUA, necessários tramites de inspeção documental e bem assim o primeiro teste.

Tendo cumprido com os requisitos da Federal Aviation Administration (Entidade Reguladora de Aviação Americana), a sua fabricação respeitou também as especificações técnicas exigidas por Cabo Verde, conforme o estipulado, e que foram cuidadosamente adaptadas às missões específicas das Forças Armadas.

A Aeronave que, já vem com a configuração de Evacuação Médica (MEDEVAC), passará agora por um processo de incorporação da configuração ISR (Intelligence Surveillance Reconnaissance), atendendo às necessidades operacionais especiais da Guarda Costeira. Ou seja, vai ser aprimorada para o cumprimento das missões de fiscalização, busca e salvamento e bem assim de patrulhamento marítimo.

De realçar que todas as fases deste projeto seguem um programa e um cronograma de ações, elaborados pela Comissão de Implementação da Aviação Militar (CIAM), visando garantir o sucesso e a eficiência do mesmo.

A fabricação da Aeronave (King Air 360 ER) da Guarda Costeira já foi concluída e nesta quarta-feira (15 de novembro), foram realizadas, no Estado de Kansas, nos EUA, necessários tramites de inspeção documental e bem assim o primeiro teste. Tendo cumprido com os requisitos da Federal Aviation ...

Conversa Aberta sobre o Dia da Defesa Nacional e a importância das Forças Armadas.No seguimento das atividades comemorat...
10/11/2023

Conversa Aberta sobre o Dia da Defesa Nacional e a importância das Forças Armadas.

No seguimento das atividades comemorativas do Dia da Defesa Nacional, foi realizada na Escola Secundária da Boa Vista uma "Conversa Aberta sobre o Dia da Defesa Nacional e a Importância das Forças Armadas", conduzida pela Diretora do Centro de Estudos da Defesa Nacional, Eneida Livramento e pelo Capitão Zeferino Duarte.

Foi um momento oportuno que permitiu partilhar com os alunos da Escola Secundária da Boa Vista os conceitos a volta da defesa nacional, chamando a atenção para a importância e para o papel que cada um tem nesta matéria.

Igualmente, foi uma oportunidade para clarificar algumas informações a volta as atribuições das Forças Armadas e do Serviço Militar Obrigatório.

Esta iniciativa foi igualmente levada a cabo na ilha Brava na Escola Secundária Eugénio Tavares.

Assista ainda na imprensa:https://www.youtube.com/watch?v=m6kvQiSkBO4
https://inforpress.cv/brava-alunos-da-eset-recebem-palestra-sobre-dia-de-defesa-nacional-recrutamento-militar-e-forcas-armadas/

10/11/2023

Apresentação do Projecto do Novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional - 6 de novembro de 2023, na Cidade do Mindelo

Em todas as Regiões Militares, por ocasião do Dia da Defesa Nacional, foi realizado o Tradicional Desfile, tendo a Cerim...
08/11/2023

Em todas as Regiões Militares, por ocasião do Dia da Defesa Nacional, foi realizado o Tradicional Desfile, tendo a Cerimónia da Cidade da Praia, contado com as presenças do Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, e dos diversos atores com papel no domínio da defesa nacional.

TRADICIONAL DESFILE POR OCASIÃO DO DIA DA DEFESA NACIONAL: 2ª REIGIÃO MILITAR NO SAL
08/11/2023

TRADICIONAL DESFILE POR OCASIÃO DO DIA DA DEFESA NACIONAL: 2ª REIGIÃO MILITAR NO SAL

Em seguimento do plano de atividades comemorativas do Dia da Defesa Nacional (assinalado a 6 de novembro), será realizad...
06/11/2023

Em seguimento do plano de atividades comemorativas do Dia da Defesa Nacional (assinalado a 6 de novembro), será realizada, esta terça-feira, 7 de novembro de 2023, uma Conversa Aberta sobre o Dia da Defesa Nacional e sobre a importância das Forças Armadas, nas Escolas Secundárias da ilha da Boa Vista e da ilha Brava.

CEDN: “Torna-se premente inaugurar um novo ciclo de planeamento estratégico” - Janine Lélis.Elaborando em cumprimento do...
06/11/2023

CEDN: “Torna-se premente inaugurar um novo ciclo de planeamento estratégico” - Janine Lélis.

Elaborando em cumprimento do Programa do Governo, o Projeto do Novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional foi apresentado esta segunda-feira, 6 de novembro de 2023, na cidade do Mindelo, numa cerimônia presidida pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis.

O Projeto do novo Conceito “é um documento estratégico e abrangente que apresenta os riscos e as ameaças nacionais e globais, enfatiza o potencial estratégico, identifica as vulnerabilidades mais significativas”, avançou a Ministra Janine Lélis, assegurando que o mesmo “propõe os objetivos nacionais a atingir, os interesses nacionais a preservar e, as alianças e parcerias a serem desenvolvidas”.

Segundo a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, este documento “recomenda uma linha de ação política” e “é um documento público, que confere transparência às atividades do setor de Defesa, que engloba os mais diversos setores para um resultado comum pretendido que é o reforço da defesa e a segurança Nacional”.

Lembrou que “a versão vigente do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, foi aprovada em 2011” e tendo em conta as mudanças e transformações no setor da defesa e da segurança, “torna-se premente inaugurar um novo ciclo de planeamento estratégico que conduza à elaboração e aprovação de novos instrumentos sectoriais de orientação para a ação política no setor da defesa.

Este momento que contou também com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves e do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Monteiro, reuniu os intervenientes do sector da defesa nacional, com vista a recolher as contribuições para o aperfeiçoamento deste documento estratégico.

O Projeto foi apresentado pelos membros da Comissão de Trabalho, o Brigadeiro-General Antero Matos e o Diretor Nacional da Defesa, Tenente Coronel Domingos Correia.

Ministra da Defesa Nacional, Janine Lélis, chama atenção da sociedade “para a importância do papel que cada um de nós te...
06/11/2023

Ministra da Defesa Nacional, Janine Lélis, chama atenção da sociedade “para a importância do papel que cada um de nós tem na garantia da Defesa Nacional, tendo em conta o seu caráter multidimensional”.

Esta réplica foi lançada durante o ato central das comemorações do Dia da Defesa Nacional, cujas cerimónias, este ano foram realizadas na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.

Lembrou no seu discurso que “o Dia da Defesa Nacional, tem na sua base uma ação coletiva, realizada para enfrentar e vencer a ameaça da Dengue que assolava o País” e onde “numa singular ação de toda a sociedade se pôde demostrar o engajamento e a motivação de uma Nação unida para se defender.”

Facto que representou a realização de um desígnio constitucional, uma vez que a Carta Magna diz que a Defesa Nacional “é a disposição, integração e ação coordenadas de todas as energias e forças morais e materiais da Nação, face a qualquer forma de ameaça ou agressão”.

Tendo por base este conceito, que o Ministério da Defesa Nacional, tem “estado a promover o reforço do elo entre as instituições de defesa e a sociedade civil, procurando a cada ano, alargar as atividades comemorativas do Dia da Defesa Nacional, “por forma a incutir nas forças vivas da sociedade e nos cidadãos, a sua responsabilidade e participação nas questões de defesa”.

Ao ato central das Celebrações do Dia da Defesa Nacional, foi realizada, em simultâneo, em todos as Regiões Militares O Tradicional Desfile, que também contou com a presença de outras forças de segurança.

06/11/2023

Apresentação do Projecto do Novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional

6 DE NOVEMBROASSINALA-SE HOJE O DIA DA DEFESA NACIONAL.
06/11/2023

6 DE NOVEMBRO

ASSINALA-SE HOJE O DIA DA DEFESA NACIONAL.

MINISTRA DA DEFESA NACIONAL PARTILHA COM OS ANTIGOS CHEFES DO ESTADO-MAIOR DAS FA O PROJETO DO NOVO CONCEITO ESTRATÉGICO...
04/11/2023

MINISTRA DA DEFESA NACIONAL PARTILHA COM OS ANTIGOS CHEFES DO ESTADO-MAIOR DAS FA O PROJETO DO NOVO CONCEITO ESTRATÉGICO DE DEFESA NACIONAL

Em uma reunião, realizada, no dia 3 de novembro de 2023, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, apresentou aos Antigos Chefes do Estado-Maior das Forças Armadas, o Projeto do Novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional no sentido auscultar e recolher os subsídios que contribuam para aperfeiçoamento do documento em revisão.

Esta revisão é conseguida em seguimento do cumprimento do Programa de Governo para esta legislatura, tendo em atenção “os novos desafios que se colocam ao país, num mundo em rápidas transformações geopolíticas e geoestratégicas”.

O Projecto de revisão foi apresentado pelo Brigadeiro-General Antero Matos (Antigo CEMFA), tendo participado neste encontro o Brigadeiro Amílcar Baptista Ribeiro, o Brigadeiro Jorge Pinto e Brigadeiro Fernando Pereira.

Igualmente estive presente o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante, António Monteiro.

O Ministério da Defesa Nacional realiza, este ano, em São Vicente, como acto central das comemorações do Dia da Defesa N...
04/11/2023

O Ministério da Defesa Nacional realiza, este ano, em São Vicente, como acto central das comemorações do Dia da Defesa Nacional, uma Conferência para a Apresentação do Projeto do Novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional, que acontece, no dia 6 de novembro de 2023 (segunda-feira), pelas 10 horas, na Academia de Música Jota Monte.

Executada em seguimento do cumprimento do Programa do Governo, pretende-se com esta Conferência auscultar e recolher subsídios dos diferentes atores ligados à Defesa, com vista a aperfeiçoar o referido documento.

Venha assistir, no dia 6 de novembro, o Tradicional Desfile por ocasião do DIA DA DEFESA NACIONAL.
04/11/2023

Venha assistir, no dia 6 de novembro, o Tradicional Desfile por ocasião do DIA DA DEFESA NACIONAL.

26/10/2023

A DEFESA NACIONAL NO OE 24

Através desta proposta de orçamento “visamos dar seguimento aos objetivos estratégicos delineados no Programa de Governo, que incluem a promoção de reformas institucionais para modernizar as Forças Armadas” - Janine Lélis (Ministra de Estado e da Defesa Nacional).

26/10/2023

DEFESA NACIONAL NO OE 24: Proposta de Orçamento do Estado de 2024 para o setor da Defesa Nacional, regista um aumento de 17,3% em relação ao Orçamento de 2023.
Assista ao excerto da comunicação feita pela Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, no 4º Ciclo de apresentação setorial do OE24.

26/10/2023
26/10/2023

A Integridade Territorial, Modernização do Estado e as Comunidades no OE 2024

Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, recebeu na segunda-feira, 24 de outubro de 2023, uma visita de co...
24/10/2023

Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, recebeu na segunda-feira, 24 de outubro de 2023, uma visita de cortesia do Embaixador da Índia em Cabo Verde, Sanjeev Jain.
Este primeiro encontro de trabalho permitiu perspetivar as possíveis formas de cooperação entre os dois países, em particular, no que concerne ao setor defesa.

23/10/2023

A Ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis anunciou hoje (23-10-2023), a abertura de um inquérito com vista “a apurar a adequação do procedimento de instrução”, ou seja, “verificar as regras que estão sendo adotadas na prática e no dia-a-dia”.

Tendo, uma vez mais, apresentado aos familiares, amigos e às Forças Armadas, o sentimento de pesar pelo falecimento do Recruta Davidson Barros, a Ministra de Estado e da Defesa Nacional assegurou que “há um interesse do Estado, do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas” em clarificar “toda a situação para se poder manter os níveis de confiança que o país precisa em relação às Forças Armadas e a própria prestação do Serviço Militar Obrigatório”.

Assista o excerto da entrevista concedida hoje (23-10-2023) à imprensa.

Endereço

Várzea
Praia
CPNº202

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Ministério da Defesa Nacional de Cabo Verde publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar