ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género

ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género O ICIEG é uma instituição pública de personalidade coletiva com autonomia administrativa, financ
(6)

Criado a 10 de Janeiro de 1994, como Instituto da Condição Feminina (ICF), o mesmo passou a ser designado Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Gênero (ICIEG), a 10 de Julho de 2006, publicado no boletim oficial , I Série, Nº 20. É superintendida pelo Ministério da Família e Inclusão Social. Funciona como espaço de Integração e articulação horizontal das medidas sectoriais do Gove

rno relativos à problemáticas da igualdade de género e do reforço da capacidade das mulheres, coordenando as políticas públicas e contribuindo para a definição de estratégias governamentais. Violência contra a mulher é qualquer ato de violência baseado no gênero que resulte ou possa resultar em danos mentais ou se***is, ou sofrimento para a mulher, incluindo ameaças, como atos de coerção ou privação arbitraria de liberdade, seja na vida publica ou privada. Declaração da ONU sobre a violência Contra Mulher, adaptada pela Assembleia Geral, 20/12/2003

No Dia das Mulheres Empreendedoras, e no âmbito da parceria institucional entre o Instituto Cabo-verdiano para a Igualda...
19/11/2023

No Dia das Mulheres Empreendedoras, e no âmbito da parceria institucional entre o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género e o Instituto Nacional de Estatísticas, fique a conhecer melhor alguns indicadores sobre esta temática em Cabo Verde.



O Dr. Jerome Teelucksingh, professor de História na Universidade das Índias Ocidentais , de Trinidad e Tobago foi o resp...
19/11/2023

O Dr. Jerome Teelucksingh, professor de História na Universidade das Índias Ocidentais , de Trinidad e Tobago foi o responsável, por em 1999, criar uma data para assinalar os principais desafios que os homens enfrentam, principalmente no que se refere aos cuidados de saúde. A data passou também para se refletir sobre as masculinidades positivas, a responsabilidade parental e as contribuições positivas masculinas.

No âmbito da parceria institucional estabelecida entre o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género e o Instituto Nacional de Estatística, saiba mais sobre os homens em Cabo Verde.



É amanhã!Não percam!No dia do Empreendedorismo Feminino, venha visitar as expositoras e apreciar os seus produtos no Par...
18/11/2023

É amanhã!
Não percam!

No dia do Empreendedorismo Feminino, venha visitar as expositoras e apreciar os seus produtos no Parque 5 de Julho, das 9h às 17h.


O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género  realizou hoje , 18 de novembro, em parceria com...
18/11/2023

O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género realizou hoje , 18 de novembro, em parceria com a Associacão de Jovens Empresários de Cabo Verde_ AJEC e a ong Wake Up, Queen, o Fórum Internacional "Mulheres que transformam", enquadrado na celebração da Semana Global do Empreendedorismo.

O evento, que reuniu mais de oito dezenas de mulheres, abordou temáticas como estratégias de marketing e branding para negócios de mulheres empreendedoras, acesso a financiamentoe investimento para empreendedoras, liderança feminina e construção de equipas de sucesso, inovação e tecnologia no empreendedoriamo feminino, aspetos legais e a formalização para empresas lideradas por mulheres.

Para além de empreendedoras de vários setores e municípios de Cabo Verde, participaram ainda oradoras de Portugal, Brasil, e EUA, que partilharam as suas experiências e histórias de vida.

As batucadeiras de Santana "Coração de Santana" , Romeu de Lourdes e Paulinha proporcionaram os momentos culturais.


Arrancaram hoje as atividades que assinalam o Dia do Empreendedorismo Feminino, que se celebra a 19 de novembro, com uma...
17/11/2023

Arrancaram hoje as atividades que assinalam o Dia do Empreendedorismo Feminino, que se celebra a 19 de novembro, com uma roda de conversa aberta com duas empresárias, Maria Júlia Semedo, do Chez Julia e Neusa Silva, da Guia de Serviços, que abordaram o tema: Resiliência e estratégias de sobrevivência em tempos de crise.

Dia 18 será realizado o Fórum Internacional "Mulheres que transformam", com 5 painéis distintos e dia 19 estaremos no Parque 5 de Julho, com uma Feira de Serviços.

Estas atividades inserem-se na Semana Global do Empreendedorismo e resultam de uma parceria com a AJEC e a Wake Up Queen.


17/11/2023
Ação de sensibilização sobre a saúde masculina, com destaque para a prevenção do cancro da próstata, em Santa Catarina, ...
17/11/2023

Ação de sensibilização sobre a saúde masculina, com destaque para a prevenção do cancro da próstata, em Santa Catarina, no terminal rodoviário.
A sessão, enquadrada na semana que assinala o Dia Internacional do Homem, foi orientada pelos técnicos do ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, Vera Teixeira, o técnico local Carlos Costa e contou ainda com a psicóloga Kátia Furtado.


O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género estará amanhã, 17 de novembro, a assinalar o Dia...
16/11/2023

O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género estará amanhã, 17 de novembro, a assinalar o Dia Internacional do Homem na Universidade de Santiago, Santa Catarina de Santiago.

Junte-se a nós!



Câmara Municipal de Santa Catarina

O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género recebeu hoje, 16 de novembro, a ilustre visita d...
16/11/2023

O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género recebeu hoje, 16 de novembro, a ilustre visita da Ministra da Mulher de São Tomé e Príncipe, Maria Milagre Delgado, que tutela também a pasta da Proteção Social, Solidariedade e Família.

A dirigente esteve acompanhada do Embaixador de São Tomé e Príncipe em Cabo Verde, Carlos Gomes e ambos tiveram oportunidade de conhecer o espaço, os técnicos e os projetos do ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género.

Uma oportunidade para troca de experiências e partilha de informação sobre várias temáticas, com destaque para a luta contra a violência baseada no género e o empoderamento económico.


No âmbito da celebração do Dia Internacional do Homem o ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de G...
16/11/2023

No âmbito da celebração do Dia Internacional do Homem o ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, juntamente com o Laço Branco Cabo Verde - Homens Contra a Violência de Género promoveu, no dia 15 de novembro, conversas abertas sobre as masculinidades positivas na Escola Secundária Alfredo da Cruz e Silva (Santa Cruz - uniforme verde) e na Escola Secundária Amílcar Cabral (Santa Catarina -uniforme azul).

O Dia Internacional do Homem, que se assinala a 19 de novembro, foi assinalada desde 1999, como forma de alertar para a saúde física e mental dos homens, mais renitentes em procurar as estruturas de saúde e cuidarem de si próprios. Depois os objetivos foram alargados, passando a ser ocasião para a promoção de papéis masculinos positivos e alertar para os desafios que os homens enfrentam, como estereótipos, altos índices de suicídios e doenças mentais, criminalidade, dependências, entre outros.


Os formandos do curso de Alimentação e Bebidas do IEFP Cabo Verde, centro da Praia, proporcionaram uma degustação de div...
15/11/2023

Os formandos do curso de Alimentação e Bebidas do IEFP Cabo Verde, centro da Praia, proporcionaram uma degustação de diversos produtos e bebidas, como resultado final da sua formação prática.

A formação faz parte do projeto Promover o Empoderamento e Autonomia Económica das Mulheres e Jovens, financiado pela Cooperación Española.




O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género deu hoje início à formação sobre liderança, comu...
15/11/2023

O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género deu hoje início à formação sobre liderança, comunicação e igualdade de género na Boa Vista para líderes e integrantes de associações comunitárias de base, tendo como facilitadora Arminda Barros.

A formação enquadra-se no projeto "Promover a participação das mulheres nos processos democráticos", financiado pela Cooperación Española.

A sessão de abertura contou com a presença da vereadora Fabienne Oliveira e a coordenadora da área da tomada de decisões do ICIEG, Talina Pereira.


No âmbito da semana em que assinalamos o Dia Internacional do Homem, o ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade ...
15/11/2023

No âmbito da semana em que assinalamos o Dia Internacional do Homem, o ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género estará em Santa Catarina dia 16 de novembro, quinta-feira, a realizar uma ação de sensibilização com os condutores de Hiace, sobre questões relacionadas com a saúde sexual e reprodutiva.

Através de uma parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina, a Verdefam e a delegacia de saúde do Município, e tendo em conta as campanhas do Novembro azul, a temática abordada será a prevenção e combate ao cancro da próstata.


No seu Dia Nacional, parabenizamos um dos nossos parceiros de excelência, a Polícia Nacional, pelo seu 153° aniversário....
15/11/2023

No seu Dia Nacional, parabenizamos um dos nossos parceiros de excelência, a Polícia Nacional, pelo seu 153° aniversário.



O ato central das comemorações do Dia da Polícia Nacional, que se celebra a 15 de novembro, este ano terá lugar, pela primeira vez, na Cidade do Mindelo, ilha de São Vicente.
Este evento solene é uma oportunidade para reconhecer e homenagear os bravos mulheres e homens que dedicam as suas vidas ao serviço e proteção da comunidade. Durante o evento será apresentado ainda o novo fardamento operacional da PN, visando o reforço da imagem institucional e a dignificação e motivação dos efetivos.

O ato central das comemorações terá lugar, amanhã dia 15, no auditório da Academia Jotamont, pelas 16h e será presidido pelo Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

Assista!Já está disponível o podcast sobre o género e a energia.Saiba qual a relação entre os dois e como a transversali...
15/11/2023

Assista!

Já está disponível o podcast sobre o género e a energia.

Saiba qual a relação entre os dois e como a transversalização do género é importante para a abordagem dos diferentes desafios de cada setor.





Convidados: Prasidente do ICIEG, Dra. Marisa Carvalho, Coordenadora do Programa de Energia Sustentável em Cabo Verde para UNIDO, Dra. Ana Monteiro e o Direto...

Segundo dia, muito participativo, da sensibilização sobre liderança, comunicação e género, com vista a promover a partic...
14/11/2023

Segundo dia, muito participativo, da sensibilização sobre liderança, comunicação e género, com vista a promover a participação das mulheres, jovens e comunidade emigada nos processos democráticos, com Arminda Barros e Sona Condé.
Os trabalhos de grupo levantaram questões pertinentes e desafios atuais do associativismo comunitário.


14/11/2023
Promover a participação democrática da sociedade civil, por forma a garantir a representatividade de mulheres, jovems, e...
13/11/2023

Promover a participação democrática da sociedade civil, por forma a garantir a representatividade de mulheres, jovems, emigrantes e pessoas com deficiência, sem deixar ninguém para trás.



Arranca hoje na ilha da Boa Vista uma acção de Sensibilização sobre Liderança, Comunicação e Igualdade de Género, evento promovido pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG). A acção decorrerá de 13 a 15, na Comunidade Imigrada da Região Africana e de 15 ...

Promover a participação das comunidades emigradas nos processoa democráticos.O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Ig...
13/11/2023

Promover a participação das comunidades emigradas nos processoa democráticos.
O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género esteve na Associação Comunitária Unidos pela Boa Vista (ACUB) para dar início a uma sessão de sensibilização que terá a duração de 3 dias e que contará com a facilitação de Sona Candé e Arminda Barros.

Naquele que é o 3° concelho do país com mais comunidade emigrada, o ICIEG contou com a parceria da Alta Autoridade para a Imigração - AAI, I.P e da Câmara Municipal da Boa Vista para desenvolver esta ação que pretende abranger 15 beneficiários.



O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género realizou hoje, 13 de novembro, uma jornada de re...
13/11/2023

O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género realizou hoje, 13 de novembro, uma jornada de reflexão com os eleitos e eleitas municipais da ilha da Boavista.
O evento contou com a presença do edil, Cláudio Mendonça, que presidiu a abertura e a Presidente do ICIEG, Marisa Carvalho, e serviu para reforçar o conhecimento em temáticas como a comunicação e liderança em processos de tomada de decisão, a cargo da facilitadora Arminda Barros, a importância da paridade para a promoçãoda igualdade no exercício do poder local, abordado por Filomena Delgado.
A ocasião serviu ainda para se proceder à apresentação dos mecanismos de assistência e proteção às vítimas de VBG, pela coordenadora da área do ICIEG, Kátia Marques.
O encerramento contou com o Presidente da Assembleia Municipal, Walter Évora.


O Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género estará na ilha da Boavista de 13 a 17 de novembro a realiz...
13/11/2023

O Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género estará na ilha da Boavista de 13 a 17 de novembro a realizar uma jornada de reflexão para os eleitos municipais da ilha e uma Ação de Sensibilização na ilha da Boa Vista com o objetivo de capacitar e fortalecer as capacidades das mulheres das Associações Comunitárias de Base, Organizações Não Governamentais (ONG's) e Sindicatos locais.


Capacitar para o trabalho digno!
10/11/2023

Capacitar para o trabalho digno!


Está a chegar a Semana dedicada ao desafios que os Homens enfrentam!Vamos abrir a semana em que se assinala o Dia Intern...
10/11/2023

Está a chegar a Semana dedicada ao desafios que os Homens enfrentam!

Vamos abrir a semana em que se assinala o Dia Internacional do Homem, a 19 de novembro, com uma conferência sobre " Género, sexualidades e saúde", na Uni-CV, dia 13 de novembro, segunda-feira, a partir das 9h.

Quem não puder estar presente, pode seguir online através do link abaixo:

Tópico: DIA INTERNACIONAL DO HOMEM 2023 - Conferência Sobre Género, Sexualidades e Saúde
Horário: 13 nov. 2023 08:00 da manhã Ilhas Cabo Verde

Entrar Zoom Reunião
https://us06web.zoom.us/j/87525775354?pwd=SLP0g79RB6xtIW5MytnsXbr3sEPJi2.1

ID da reunião: 875 2577 5354
Senha: 149306

O Dia Internacional do Homem assinala-se a 19 de novembro e surgiu com a intenção de chamar a atenção para os cuidados da saúde masculina, alertando os homens para a necessidade de se cuidarem e recorrerem, mais amiúde, às estruturas de saúde. A data passou também a ser usada para abordar temas como a igualdade de género, a masculinidade positiva e a parentalidade responsável.

Apesar da sua posição privilegiada, aos homens também são impostas rígidas construções sociais que os limitam, principalmente naquilo que está relacionado com o lado emocional e sensível, o que muitas vezes se traduz em comportamentos violentos, para com eles e os que os rodeiam.

Em Cabo Verde, os homens são mais vítimas de crimes violentos, e são também quem mais os praticam. Relativamente à VBG, em cada 10 agressores, 9 são homens. Nas prisões nacionais, 97,1% dos prisioneiros são homens. Os avanços em termos de acesso à saúde contribuíram para o aumento da esperança média de vida, atingindo 80,5 anos para mulheres e 73 anos para homens, uma diferença notória e que reflete a resistência que os homens têm de terem acesso às estruturas de saúde. Relativamente ao suicídio, o rosto é masculino. Segundo os dados do Ministério da Saúde, em 2018 ocorreram 55 suicídios, 49 homens e 6 mulheres.

Relativamente às dependências, como álcool, dr**as e tabaco, a prevalência também é a desfavor dos homens.

Também na educação os homens estão a ficar para trás, liderando o abandono, as reprovações e o absentismo no ensino secundário, e no ensino superior a presença das raparigas é notoriamente maior do que dos rapazes, quês estudam, em média, menos que as raparigas que após a licenciatura avançam para pós-graduações, mestrados e doutoramentos.

Há que criar espaços de debate e de partilha para que estas questões possam ser abordadas e que as entidades possam trabalhar em conjunto para desconstruir as construções sociais que afetam, de formas diferentes, homens e mulheres e permitir que juntos, trabalhem para a efetiva igualdade e equidade de género.
Nesse sentido o ICIEG, em parceria com o Laço Branco Cabo Verde - Homens Contra a Violência de Género e Programme des Nations Unies pour le développement - PNUD, propõe-se a organizar um leque de atividades que, assinalando a Data Internacional do Homem, pretende contribuir para a desconstrução de estereótipos, abordar as temáticas que atingem particularmente os homens e, através da promoção de espaços de diálogo e de partilha, realçar a importância dos homens na construção da igualdade e equidade de género.


Recebemos hoje, dia 10 de novembro no ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género os jovens pr...
10/11/2023

Recebemos hoje, dia 10 de novembro no ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género os jovens promotores do projeto "Kriolo Konexon", fruto do Youth Challange, uma iniciativa do Instituto do Desporto e da Juventude, com o patrocínio do escritório conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA.

O projeto incide sobre a violência no namoro, nas escolas secundárias e universidade, e visa a promoção de ações de sensibilização e divulgação para combater a normalização das relações tóxicas e ajudar no desenvolvimento de relações saudáveis.

Mais um parceiro que acolhemos de bom grado, na prevenção e combate à violência baseada no género.


10/11/2023
Na abertura do curso de capacitação em cuidados para trabalhadores domésticos, o lanche foi confecionado e servido pelas...
09/11/2023

Na abertura do curso de capacitação em cuidados para trabalhadores domésticos, o lanche foi confecionado e servido pelas formandas do curso de Serviço de alimentos e bebidas, também inserido no Projeto Promover o Empoderamento e Autonomia Económica das Mulheres e Jovens e financiado pela Cooperación Española.



Acesso ao trabalho digno, visibilizando e qualificando o trabalho doméstico e de cuidados.Rumo à certificação profission...
09/11/2023

Acesso ao trabalho digno, visibilizando e qualificando o trabalho doméstico e de cuidados.
Rumo à certificação profissional dos trabalhadores domésticos.



Assinatura de protocolo entendimento entre ICIEG e INENo âmbito da apresentação pública do módulo outras formas de traba...
07/11/2023

Assinatura de protocolo entendimento entre ICIEG e INE

No âmbito da apresentação pública do módulo outras formas de trabalho que decorreu hoje, 7 de novembro, o ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género assinou um protocolo de parceria com o Instituto Nacional de Estatística - INECV com o objetivo de reativar o Observatório de Género, definindo-se as responsabilidades e os compromissos de cada entidade.

O Observatório de Género foi implementado em 2012 e desde então tem sofrido contínuas intervenções para a sua dinamização. Esta é mais uma medida por forma a se criarem sinergias para auxiliar o Instituto Nacional de Estatística - INECV na sua competência de obtenção de dados oficiais e o ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, na análise qualitativa dos mesmos, com enfoque específico de género.



Apresentação pública do módulo "Outras Formas de Trabalho - Trabalho Não remunerado"_ INE_ICIEGO ICIEG - Instituto Cabo-...
07/11/2023

Apresentação pública do módulo "Outras Formas de Trabalho - Trabalho Não remunerado"_ INE_ICIEG

O ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, em parceria com o Instituto Nacional de Estatística - INECV e através do financiamento da Cooperación Española apresentou hoje, 7 de novembro, o relatório sobre o módulo "Outras Formas de Trabalho - Trabalho Não remunerado" do IMC 2022, que aborda o trabalho para consumo próprio, o trabalho voluntário, o trabalho de afazeres domésticos e o trabalho de cuidados.

Este relatório apresenta dados importantes sobre a gestão do tempo a nível privado, trazendo dados concretos que não deixam dúvidas:

- as mulheres, independentemente da sua localização, idade, estado civil e nível de instrução executam mais trabalhos não remunerados do que os homens, numa diferença percentual de mais de 20 pontos (92,4% mulheres e 71% homens).

- as mulheres dedicam cerca de 7,6 horas a mais do que os homens em trabalhos não remunerados.
- a exceção é no trabalho voluntário, com uma diferença de 0,1%, em que 3% dos homens inquiridos praticam, contra 2,9% das mulheres, pois para se praticar trabalho voluntário é necessário, para além de boa vontade, empatia e altruísmo...tempo, que as mulheres não têm por estarem ocupadas com os trabalhos não remunerados.

Isto significa que a participação das mulheres no contexto laboral/profissional cresceu, sem diminuir o esforço empreendido nos trabalhos do contexto dos agregados domésticos.

Os homens, apesar de estarem a fazer mais trabalhos domésticos e de cuidados, não contribuem de forma equivalente nem contribuem para uma redução significativa da carga dupla que as mulheres carregam.

Isto evidencia a permanência de estereótipos de género que definem os trabalhos não remunerados como sendo trabalho feminino e da mulher como cuidadora, a "responsável pela casa/lar", enquanto o homem, como provedor, insere-se na esfera pública, inserindo-se no mercado do trabalho.

A crescente entrada das mulheres na esfera pública não foi acompanhada da redifinição dos papéis, continuando assim a carga dos trabalhos não remunerados a recair sobre as mulheres, com efeitos negativos não só a nível da participação, seja no mercado de trabalho, na educação, na participação cívica e política, como também efeitos negativos sobre a saúde física e emocional das mulheres.

Torna-se assim importante continuar a realizar ações de sensibilização que fomentem a mudança de comportamento assim como as melhorias e reforços das estruturas de cuidados, como forma de reduzir essas assimetrias na execução do trabalho não remunerado.

Nesse sentido, o ICIEG, cumprindo o estabelecido no Plano Nacional de Igualdade de Género, e com o apoio da Cooperación Española tem conseguido garantir às beneficiárias das suas ações de capacitação e formações, um serviço de cuidados, garantindo assim não só o acesso como a permanência dessas beneficiárias nas capacitações.



DONA DI NHA VIDAUm projeto fruto da parceria ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género e Men...
04/11/2023

DONA DI NHA VIDA

Um projeto fruto da parceria ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género e Mentors International com foco na criação de atividades geradoras de rendimento, com beneficiários em situação de vulnerabilidade, entre eles vítimas de violência baseada no género.


Jornal da Noite TCV

Entregámos hoje, juntamente com a Mentors International os certificados dos 35 beneficiários do projeto "Dona di nha Vid...
04/11/2023

Entregámos hoje, juntamente com a Mentors International os certificados dos 35 beneficiários do projeto "Dona di nha Vida", que pretende capacitar homens e mulheres em situação de vulnerabilidade, entre elas vítimas de violência baseada no género, com deficiência e emigrantes.
Após a formação, que durou 3 meses e que abrangeu temáticas como inglês iniciação e gestão de pequenos negócios, os beneficiários irão receber um kit de iniciação ou reforço de negócios e ainda uma mentoria, um acompanhamento individualizado e personalizado até à implementação dos seus negócios, por forma a garantir atividades geradoras de rendimento, promover a sua autonomia e tornarem-se, verdadeiramente, "donas di ses vidas".


Encerrámos hoje a formação de capacitação "Liderança Democrática, Comunicação e Igualdade de Género", enquadrada no proj...
03/11/2023

Encerrámos hoje a formação de capacitação "Liderança Democrática, Comunicação e Igualdade de Género", enquadrada no projeto "Promover a Participação das Mulheres nos Processos Democráticos", financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), dirigida a mulheres dirigentes e integrantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC), com a cerimónia de entrega da certificados.

Esta formação, de 24 horas, distribuídas ao longo de 4 dias, teve como objetivo dotar as participantes de competências que lhes permitam atuar como líderes fortes, democráticas, comunicativas e comprometidas com a equidade de género, principalmente nas comunidades onde atuam.

O encerramento foi feito pela Presidente do ICIEG, Marisa Carvalho, e contou com a intervenção da Coordenadora Geral da Cooperación Española em Cabo Verde, Sra. Patrícia Ramos Fernández.



PRAZO PRORROGADO - CONCORRA!A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania lançou o Prémio Nacional Direitos...
03/11/2023

PRAZO PRORROGADO - CONCORRA!

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania lançou o Prémio Nacional Direitos Humanos 2023, que distingue pessoas, estudos, ou instituições que, com as suas ações, conduta ou atividade têm contribuído para a promoção, reflexão e defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania em Cabo Verde.
As categorias a concurso são: Ativista Social, Artigo Científico, ONGs, Reportagem da Comunicação Social e Escola Amiga dos Direitos Humanos.
O Prémio consiste na atribuição de uma quantia de 250.000 ECV, um diploma e uma escultura denominada “Pomba Crioula”.
As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 10 de novembro de 2023 e os vencedores serão anunciados no dia 09 de Dezembro, na Gala em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O Regulamento pode ser consultado em https://cndhc.org.cv/index.php/news/723-cndhc-lanca-premio-nacional-direitos-humanos-2023
Contamos com a sua candidatura ou com o seu apoio da divulgação do Prémio Nacional Direitos Humanos 2023.

A psicóloga Kátia Marques, coordenadora da área da Violência Baseada no Género do ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a...
03/11/2023

A psicóloga Kátia Marques, coordenadora da área da Violência Baseada no Género do ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género esteve no Show da Manhã a falar sobre a temática.

Veja aqui a sua participação!


Show da Manhã: Conversa com psicóloga Kátia Marques, sobre "medidas de assistência e proteção de vítimas de VBG"--RTC Online. Aqui, você está em Cabo Verde!W...

Endereço

Rua Serpa Pinto Nº 63
Praia
CP253

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+2382616271

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para ICIEG - Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género:

Vídeos

Compartilhar

Serviços Governamentais nas proximidades