Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação

Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação O MIOTH é o departamento governamental encarregado de propor, coordenar e executar as políticas do
(2)

05/12/2023

O Governo de Cabo Verde, por forma a proporcionar às famílias de baixa renda do Grupo I e II e aos jovens de até 35 anos de idade, inscritos no cadastro social único a oportunidade de terem acesso a uma habitação condigna, põe à disposição, através do concurso público, um conjunto de apartamentos, por via do arrendamento subsidiado, em diferentes municípios do país. A primeira fase do concurso inicia-se com a ilha do Maio e o Município de Santa Cruz-Santiago .



Governo de Cabo Verde
Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social Ministério das Finanças e Fomento Empresarial IFH - Imobiliária, Fundiária e Habitat, S.A.

01/12/2023

Situado no bairro de Fonte Aleixo, cidade de São Filipe - ilha do Fogo, a menos de dois quilómetros do aeroporto de São Filipe, encontra-se o 𝐂𝐨𝐧𝐝𝐨𝐦í𝐧𝐢𝐨 𝐓𝐞𝐭𝐫𝐢𝐬, composto por doze (12) blocos habitacionais, T2 e T3, num total de 24 apartamentos duplex, uma sala de condomínio, parque infantil, pátio exterior com largos canteiros para área verde e parque de estacionamento.

O Condomínio Tetris encontra-se numa área de expansão urbana periférica, calma e com boa acessibilidade. A disposição dos blocos transmite recato interno com segurança na circulação dos residentes, apresentando um arranjo urbano em calçada, bancos e escadarias.

Para mais informações entre em contato via 2626430. Estamos disponíveis no Messenger e chat no website www.ifh.cv .

28/11/2023

ATENÇÃO 📢
Governu di Cabu Verdi ta informa tudu famílias di grupu 1 y 2 Y jovens di ate 35 anu, incristos na cadastro social unicu y ki ta mora na santa cruz y na ilha di maio, ki dja sta abertu candidatura pa arrendamentu di apartamentu na cidadi di Porto Inglês-Maio e Pedra badejo Santa Cruz-Santiago por via di arendamento subscidiado pa Estado.


Governo de Cabo VerdeMinistério da Família, Inclusão e Desenvolvimento SocialMinistério das Finanças e Fomento EmpresarialCâmara Municipal do MaioCâmara Municipal de Santa CruzIFH - Imobiliária, Fundiária e Habitat, S.A.

ATENÇÃO 📢ANÚNCIO DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2023Concurso de acesso ao arrendamento subsidiado das habitações do parque ha...
24/11/2023

ATENÇÃO 📢
ANÚNCIO DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2023
Concurso de acesso ao arrendamento subsidiado das habitações do parque habitacional do Estado para famílias de baixa renda e dos jovens, na
Ilha de Maio e no Município de Santa Cruz.


Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social
Ministério das Finanças e Fomento Empresarial

24/11/2023

Comodidade e conveniência definem o 𝐈𝐏𝐎𝐌𝐄𝐀, a nova oferta de hospedagem para quem está num período inicial de instalação na ilha da Boavista.

Localizado na pitoresca cidade de Sal Rei, na ilha da Boavista, o bloco de hospedagem IPOMEA, é uma escolha excecional para aqueles que desejam uma estadia durante um período mínimo de 30 dias para ganhar tempo de conhecer a ilha e se organizar de forma tranquila. São 97 quartos individuais, com tamanhos que variam de 10 a 12 m2, com partilha de casa de banho e espaços comuns, nomeadamente, lavandaria e refeitório. Tudo para tornar a sua vida mais fácil.

Tem na sua proximidade vários equipamentos coletivos como Serviços e Comércio, ficando situado a 1,08km do Centro de Saúde de Boavista e a 1km do Liceu de Sal Rei e Escola Nova.

Para mais informações entre em contato via 2626430 / 5879403.

23/11/2023
23/11/2023
21/11/2023

Conferência sobre Habitação em Cabo Verde

Confira a intervenção da Minimista das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice silva.

NOTA DE PESAR!É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do Engenheiro, Adriano de Oliveira Lima, antigo ...
21/11/2023

NOTA DE PESAR!

É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do Engenheiro, Adriano de Oliveira Lima, antigo Ministro das Obras Públicas, do Governo de Cabo Verde, no passado domingo, na Cidade da Praia.

O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação endereça sentidas condolências aos familiares e amigos, desejando que encontrem forças para superar este momento de eternas saudades do seu ente querido.

20/11/2023
20/11/2023
20/11/2023
MIOTH RECEBE EM VISITA DE TRABALHO A EQUIPA DE ANGOLA E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE O Ministério das Infraestruturas, Ordenament...
17/11/2023

MIOTH RECEBE EM VISITA DE TRABALHO A EQUIPA DE ANGOLA E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), recebeu uma equipa de Angola e São Tomé e Príncipe em visita de estudo a Cabo Verde, por meio do Banco Mundial.

Cabo Verde é reconhecido pelo seu sucesso na implementação do CSU, e a visita teve como objetivo aprender com especialistas cabo-verdianos desse modelo referencial na seleção de beneficiários de programas e medidas de proteção social, especialmente na Habitação Social.

Para a Diretora da Direção Geral da Habitação, o CSU é vital para a integração de políticas sociais. Eneida Morais , e a sua equipa, enalteceram a total disponibilidade do MIOTH em continuar a colaborar com os representantes de Angola e São Tomé e Príncipe.



MIOTH CONTINUA A ENTREGAR HABITAÇÕES REABILITADAS ÀS FAMÍLIAS DO PRH - PRAIA O Ministério das Infraestruturas, Ordenamen...
16/11/2023

MIOTH CONTINUA A ENTREGAR HABITAÇÕES REABILITADAS ÀS FAMÍLIAS DO PRH - PRAIA

O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), através da Direção Geral da Habitação-DGH, continua a entregar casas reabilitadas para famílias dos grupos 1 e 2 do Cadastro Social Único, no quadro do Programa de Regeneração do Habitat (PRH) - PRAIA.

Com apoio financeiro do Banco Mundial, já devolvemos cerca de 40 casas reabilitadas na Cidade da Praia, e está prevista, para breve ,mais entregas.

Essas Habitações passaram por melhorias nos tetos e receberam a instalação de serviços básicos, proporcionando segurança e conforto para as famílias.

O compromisso do Governo de Cabo Verde, através do MIOTH, em melhorar ativamente as condições habitacionais em todo o país permanece forte, buscando elevar a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade.



INAUGURAÇÃO DOS BLOCOS RESIDENCIAIS, EM ALTO SÃO JOÃO, ILHA DO SALNo âmbito do Programa de Realojamento e Erradicação de...
11/11/2023

INAUGURAÇÃO DOS BLOCOS RESIDENCIAIS, EM ALTO SÃO JOÃO, ILHA DO SAL

No âmbito do Programa de Realojamento e Erradicação de Barracas nas ilhas do Sal e Boa Vista, o Governo através do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, concretizou a inauguração de 482 novas moradias em Alto São João, Ilha do Sal. Um projeto histórico que visa oferecer habitação digna a mais de 1000 famílias em condições precárias nessas ilhas.

Esses edifícios habitacionais entregues na Ilha do Sal, sem sombras de dúvidas, proporcionará melhor qualidade de vida e segurança às famílias beneficiárias do programa.

Vale ressaltar que outros 108 blocos habitacionais, encontram-se em estágio avançado de execução, evidenciando o comprometimento contínuo do governo em eliminar barracas e assegurar moradias adequadas para todas as famílias cabo-verdianas.

A cerimônia de inauguração, presidida pelo Primeiro Ministro, Dr. José Ulisses Correia e Silva, na presença da Ministra das Infraestruturas, Eng.ª Eunice Silva, do Ministro do Transportes e Turismo, Dr. Carlos Santos e do Presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr.Júlio Lopes, representa um marco significativo no cumprimento das metas do governo para o desenvolvimento habitacional, demonstrando o progresso efetivo no programa de realojamento e melhorias habitacionais.

Governo de Cabo Verde


Câmara Municipal do Sal

ANÚNCIO DE CONCURSO|RECRUTAMENTO DE TRÊS INSPETORES NÍVEL I O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território ...
09/11/2023

ANÚNCIO DE CONCURSO|RECRUTAMENTO DE TRÊS INSPETORES NÍVEL I

O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação-MIOTH, torna público que se encontra aberto o concurso para recrutamento de 3 (três) Inspetores de Nível I para a Direção de Serviço/departamento: Inspeção Geral do Ordenamento do Território, da Construção e da Imobiliária.

Consulte o anúncio e regulamento nos sites do IGOTCI e DENAP, através dos links indicados e formaliza a sua candidatura dentro do prazo estipulado.

Concurso 01/MIOTH/2023-Inspetor Nível I
Concurso 02/MIOTH/2023-Inspetor Nível I
Concurso 03/MIOTH/2023-Inspetor Nível I

08/11/2023
Temos a honra de convidar a todos para a cerimónia de inauguração dos Blocos Residenciais no âmbito do Programa de Realo...
06/11/2023

Temos a honra de convidar a todos para a cerimónia de inauguração dos Blocos Residenciais no âmbito do Programa de Realojamento, na ilha do Sal, que terá lugar no dia 10 de novembro de 2023, sexta-feira, às 16:00 horas.

O evento será presidido pelo Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva, na presença da Senhora Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eng.ª Eunice Silva, e do Presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr. Júlio Lopes.


Governo de Cabo Verde
Câmara Municipal do Sal

MIOTH VISITA OBRAS NO MUNICÍPIO DE SÃO SALVADOR DO MUNDOA Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habi...
04/11/2023

MIOTH VISITA OBRAS NO MUNICÍPIO DE SÃO SALVADOR DO MUNDO

A Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), Eunice Silva, liderou uma equipa técnica em uma visita a São Salvador do Mundo para acompanhar projetos em parceria com o Governo, tanto em execução quanto planejados.

A visita incluiu a avaliação dos projetos de construção de habitações sociais e preparação de terrenos para novos loteamentos em Achada Leitão, bem como uma análise das condições das estradas rurais em várias áreas, como Faveta, Jalalo Ramos, Cruz de Picos, Chã Farmosa, Chã Rodrigues e Zona Baixa de Picos Acima. Igualmente foram visitadas as obras em andamento na estrada Sansan que em breve será inaugurada.

Por fim, discutiram o projeto de requalificação do Centro de Achada Igreja, com destaque para a criação de uma rua histórica e emblemática nessa região com forte potencial agrícola.

Esse projeto faz parte do pacote de investimentos do Banco Mundial, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas e revitalizar a zona urbana central da cidade.


Governo de Cabo Verde
ECV - Estradas de Cabo Verde
IFH - Imobiliária, Fundiária e Habitat, S.A.

Câmara Municipal de São Salvador do Mundo

02/11/2023

Estrada de Cabo Verde realizou melhorias nas estradas nacionais de Santiago (Lote 2)!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀



01/11/2023

FÓRUM NACIONAL URBANO
A Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, destacou os desafios da sustentabilidade no desenvolvimento turístico durante o Fórum Nacional Urbano na ilha do Maio, mencionando as lições aprendidas a partir das experiências de Sal e Boavista. O evento visou discutir como promover um desenvolvimento turístico sustentável, levando em consideração aspectos como preservação ambiental, planejamento urbano e infraestrutura de qualidade.



Câmara Municipal do Maio
INGT - Instituto Nacional de Gestão do Território


01/11/2023

A zona de Fontona, na cidade do Porto Inglês, na ilha do Maio, tem agora cara nova, com a requalificação desta localidade, cujas obras foram inauguradas pelo Ministério das Infraestruturas...

INAUGURADAS AS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO URBANA DE FONTONA NORTE, ILHA DO MAIONo âmbito do Programa de Requalificação, Rea...
31/10/2023

INAUGURADAS AS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO URBANA DE FONTONA NORTE, ILHA DO MAIO

No âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), o governo investiu mais de 100 mil contos na requalificação urbana da ilha do Maio, com destaque para a inauguração das obras em Fontona Norte.

As empreitadas incluíram a Avenida Amílcar Cabral e os bairros de Fontona Norte e Sul, com um orçamento de mais de 8 mil contos para o bairro de Fontona. A inauguração coincidiu com as celebrações do Dia Mundial das Cidades.

Durante a ocasião a Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, enfatizou a importância de preservar o Maio e o compromisso do governo em torná-lo a primeira ilha 100% requalificada.

25/10/2023

Em Cabo Verde, os desafios de um desenvolvimento urbano sustentável, são permanentemente confrontados com desafios impostas pelo turismo, enquanto atividade motora do desenvolvimento do país.

Para o ano 2023, o Governo de Cabo Verde através, do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), em parceria com a ONU Habitat e a Câmara Municipal do Maio, pretende marcar o dia mundial das cidades, com eventos que promovam uma reflexão sobre esta temática, e que permitam conhecer melhor as lições apreendidas das experiências de Sal e Boa Vista, aproveitando-as para lançar um Modelo alternativo de Desenvolvimento Urbano, pautado nos princípios de sustentabilidade, particularmente para a ilha Maio, na qual se esperam, num futuro muito próximo, iniciativas consideráveis e impactantes de investimentos turísticos.

Por sua vez, estimam-se cenários de crescimento da sua população urbana e consequente aumento da demanda pela habitação, consumo de energia, água, transportes, produção de resíduos sólidos urbanos, que exigirão das autoridades competentes, planeamento e mobilização antecipada de recursos financeiros para responder às demandas, evitando-se a reprodução do panorama urbano atual vigente nas ilhas de Sal e Boa Vista.

Assim, o Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH) e a Coordenação do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, convida a vossa Excelência, a participar no Fórum Nacional Urbano, que irá realizar-se no dia 31 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial das Cidades, sobe o lema “Melhor cidade, melhor vida – Financiando um futuro urbano sustentável para todos”.

PARTICIPE!





23/10/2023

O Governo de Cabo Verde, em parceria com a Câmara Municipal do Sal, retomou a demolição das barracas nessa ilha, no âmbito do Programa de Realojamento e Erradicação das Barracas, nas Ilhas do Sal e Boavista.

Mais de 1000 famílias, residindo actualmente em barracas, serão contempladas com habitações novas ou terrenos instraestruturados, construídos no âmbito do programa.

O Governo e a Câmara apelam a colaboração de todos.

Governo de Cabo Verde


Câmara Municipal do Sal

Representantes do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), participarão de uma con...
23/10/2023

Representantes do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), participarão de uma conferência internacional sobre habitação.
A equipa, indicada pelo MIOTH, estará presente no Seminário Internacional de Cooperação Sul-Sul para Políticas de Habitação Sustentável, organizado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o ONU-Habitat. O evento está agendado para ocorrer de 27 a 31 deste mês no Instituto Pereira Passos (IPP), no Rio de Janeiro.

A Diretora Geral da Habitação, e a Diretora Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão (DGPOG), estarão presentes no seminário para compartilhar a experiência de Cabo Verde com o "Programa de Realojamento nas ilhas turísticas". Este seminário internacional reunirá gestores e técnicos da área de habitação de governos nacionais confirmados, da América Latina e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Também estarão presentes representantes do Ministério das Cidades, da Agência Brasileira de Cooperação e de outros governos locais do Brasil. Uma oportunidade de troca de experiências em matéria de habitação.

18/10/2023

MELHORANDO VIDAS E ELEVANDO A DIGNIDADE ÀS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA

“Nu ta moraba na barraka , Nox kasa ka tinha sigurança 100% , mas hoji é um sonhu ki dja realiza y nu sta xinti um família unidu” , foram as palavras do jovem Nady tavares, filho da Senhora Orlanda De Melo, uma das beneficiarias do Programa de Regeneração do Habitat (PRH).

Este projeto, financiado pelo Governo de Cabo Verde, em parceria com o Banco Mundial, visa melhorar não só as casas, mas também a vida das pessoas, proporcionando conforto e dignidade. São um total de 700 habitações de famílias do grupo social 1 e 2 a serem reabilitadas no Município da Praia.



17/10/2023

614 famílias da ilha de Boa Vista já foram realojadas no Programa de Realojamento que tem como objetivo a erradicação dos assentamentos informais nas ilhas turísticas e o realojamento dos seus moradores, implementada pelo Governo de Cabo Verde.
Fernando Elísio, Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, esteve em Boa Vista com o objetivo de definir novas estratégias e diretivas para o funcionamento do Gabinete de Realojamento, após o processo do atual projeto.

Saiba mais através do link na bio.

Empreitada de construção da Estrada Sala/São Cristóvão - 1,1 Km,  Concelho Santa Cruz, na ilha de Santiago.             ...
12/10/2023

Empreitada de construção da Estrada Sala/São Cristóvão - 1,1 Km, Concelho Santa Cruz, na ilha de Santiago.

Iniciaram-se os trabalhos de construção da estrada Sala/São Cristóvão, visando melhorar a acessibilidade neste Vale e beneficiar a comunidade local. A empreitada contempla trabalhos de terraplenagem, sistemas de drenagem, muros de suporte e retenção e pavimentação em calçada de paralelepípedos de pedras basálticas.

Esta intervenção irá potencializar a agricultura, a pecuária e o turismo rural da região, desenvolvendo a economia local, com impactos positivos na vida das pessoas.



ECV - Estradas de Cabo Verde

MIOTH RECEBE VISITA  DE CORTESIA DA COORDENADORA RESIDENTE DO SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS EM CABO VERDEA Ministra das Infr...
11/10/2023

MIOTH RECEBE VISITA DE CORTESIA DA COORDENADORA RESIDENTE DO SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS EM CABO VERDE

A Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, acompanhada da Presidente do Instituto Nacional de Gestão do Território, Ilce Amarante, recebeu, em visita de cortesia, S.E. a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Dra. Patrícia Portela de Souza, que também esteve acompanhada da Dr. Jeiza Barbosa, que atua como ponto focal da ONU-Habitat em Cabo Verde.

A visita teve como objetivo aprofundar o entendimento dos assuntos relacionados ao ordenamento do território e à habitação, bem como, promover a colaboração entre o governo e a ONU. Além disso, foi feito pela Senhora MIOTH, um resumo dos trabalhos já executados e dos ganhos obtidos até o momento, com ênfase na identificação de áreas que precisam ser melhoradas.

O encontro foi uma oportunidade, também, para analisar os preparativos para o Dia Mundial das Cidades, um evento que será realizado pelo Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação em parceria com a ONU-Habitat e a Câmara Municipal do Maio.





INGT - Instituto Nacional de Gestão do Território

10/10/2023

SÃO CERCA DE 700 HABITAÇÕES DE FAMÍLIAS DO GRUPO SOCIAL 1 E 2 A SEREM REABILITADAS NO MUNICÍPIO DA PRAIA

Governo de Cabo Verde a investir mais de 500 mil contos , por vias do financiamento do Banco Mundial para levar bem estar e dignidade às famílias de baixa renda.




MIOTH INICIA ENTREGA DAS HABITAÇÕES REABILITADAS ÀS FAMÍLIAS NO ÂMBITO  DO PRH - PRAIA Alegria e satisfação foram as pal...
06/10/2023

MIOTH INICIA ENTREGA DAS HABITAÇÕES REABILITADAS ÀS FAMÍLIAS NO ÂMBITO DO PRH - PRAIA

Alegria e satisfação foram as palavras de ordem no ato de entrega das habitações reabilitadas, às famílias da localidade de Calabaceira, na Cidade da Praia, que viviam em condições de vulnerabilidade.

O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), através da Direção Geral da Habitação, no quadro do Programa de Regeneração do Habitat (PRH), iniciou, hoje,a entrega de casas reabilitadas às famílias na Localidade de Calabaceira. De um total de 46 casas, dos bairros de safende e calabaceira, contempladas no projeto piloto, financiado pelo banco mundial, para serem reabilitadas com obras de intervenção nos tetos e instalação de serviços básicos, 9 foram entregues. As restantes em andamento, estão previstas para estarem concluídas, ainda, nos finais do corrente mês de Outubro".

Este programa do Governo beneficia as famílias dos grupos 1 e 2 do Cadastro Social Único, garantindo segurança, estética e instalação de serviços básicos, proporcionando, deste modo, melhoria na auto estima das famílias e das comunidades.

Governo de Cabo Verde comprometido com a qualidade de vida das famílias e com um desenvolvimento urbano sustentável.






Endereço

Praia
114

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Telefone

+2383336709

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação:

Vídeos

Compartilhar