Governo do Distrito da Ilha de Mocambique

Governo do Distrito da Ilha de Mocambique Descrição do Distrito
Perfil demográfico:
Superfície: 226 km²
N° de Habitantes: 89.499
Mulheres: 46.130;
Homens: 43.369.

Densidade populacional: 396/km²
População da zona insular: 12.530 habitantes
Gabinete do Administrador, Rua Amílcar Cabral

INCUBOX GRADUA JOVENS E REFORÇA O EMPREENDEDORISMO NA ILHAA INCUBOX realizou, nesta quarta-feira, 16 de Setembro, a IV G...
22/09/2026

INCUBOX GRADUA JOVENS E REFORÇA O EMPREENDEDORISMO NA ILHA

A INCUBOX realizou, nesta quarta-feira, 16 de Setembro, a IV Graduação, formando 10 jovens em empreendedorismo na área de Construção Civil e 2 na componente de estágios, na área de Restauração.

A cerimónia foi testemunhada pelo Governo do Distrito, representado pela Directora do Serviços Distrital de Actividades Económicas, Jubeta Namaneque.

Durante o evento, Graça Martins Nikutume foi distinguida como melhor incubada, conquistando a oportunidade de realizar um estágio internacional no Quénia.

Na ocasião, a representante do Governo encorajou os graduados a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos, transformando a formação em trabalho, geração de renda, criação de emprego e soluções para as comunidades.
“Cada jovem formado deve ser também um agente de Desenvolvimento, capaz de transformar conhecimento em oportunidades e contribuir para melhorar a vida das famílias e da comunidade.”

A iniciativa reforça a importância da capacitação da juventude e do empreendedorismo como caminhos para o Desenvolvimento Económico e Social da Ilha de Moçambique.

CI-GDIM,
Servir com Integridade,
Governar com Proximidade e
Desenvolver com Todos.

GOVERNO DA ILHA REFORÇA ACÇÃO PELA RESILIÊNCIA E PROTECÇÃO AMBIENTALA Excelentíssima Senhora Administradora do Distrito ...
14/09/2026

GOVERNO DA ILHA REFORÇA ACÇÃO PELA RESILIÊNCIA E PROTECÇÃO AMBIENTAL

A Excelentíssima Senhora Administradora do Distrito da Ilha de Moçambique, Josina Taipo, recebeu, esta terça-feira (08), em audiência, a equipa do Projecto Raízes do Futuro (Inclusão), que apresentou as acções previstas para o Distrito.

O projecto prevê educação ambiental, plantio de mangais, protecção das zonas costeiras e capacitação de membros das comunidades, com o objectivo de fortalecer a capacidade da população para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

A Administradora destacou que as intervenções devem produzir resultados concretos e duradouros, defendendo o envolvimento directo das comunidades e o acompanhamento pelo Governo do Distrito. Neste contexto, orientou que os jovens e demais membros seleccionados para as formações e para a implementação das actividades sejam, prioritariamente, provenientes das comunidades locais, apelando a um trabalho conjunto, inclusivo e abrangente, com o envolvimento dos Líderes Comunitários.

Segundo explicou, esta abordagem permitirá reduzir os riscos de descontinuidade das actividades decorrentes de mobilidades ou transferências de técnicos para outros pontos do País, garantindo que os conhecimentos e experiências adquiridos permaneçam no Distrito. A aposta em quadros locais, acrescentou, permite valorizar e imortalizar as experiências e capacidades existentes nas comunidades, criando condições para a continuidade das acções e fortalecendo a resiliência local.

A Administradora defendeu ainda que os parceiros devem apoiar o Governo do Distrito na capacitação de jovens locais, que possam assegurar a continuidade das actividades mesmo após o término das intervenções dos projectos. Sublinhou que as parcerias devem privilegiar a transferência de conhecimentos e o fortalecimento das capacidades locais, evitando a dependência de técnicos seleccionados a nível nacional ou provincial que, posteriormente, possam deixar o Distrito para as suas zonas de origem.
“Os conhecimentos devem ser adquiridos e implementados localmente, em prol do Desenvolvimento Local”, enfatizou a Administradora, reafirmando a necessidade de transformar as parcerias em oportunidades concretas de aprendizagem, capacitação e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades.

A iniciativa deverá contribuir para proteger as comunidades vulneráveis à erosão costeira, recuperar áreas degradadas, conservar os recursos naturais e reforçar os conhecimentos das populações sobre a protecção ambiental.

O Governo do Distrito reafirmou a sua disponibilidade para apoiar a implementação do projecto, visando transformar as parcerias em acções com impacto real na vida das comunidades e em capacidades que permaneçam no território.

GCI-GDIM,
Servir com Integridade,
Governar com Proximidade e
Desenvolver com Todos.

ADMINISTRADORA DA ILHA DE MOÇAMBIQUE EXORTA NOVOS PROFESSORES A SERVIREEM COM DEDICAÇÃO E A CONTRIBUÍREM PARA O BEM-ESTA...
13/09/2026

ADMINISTRADORA DA ILHA DE MOÇAMBIQUE EXORTA NOVOS PROFESSORES A SERVIREEM COM DEDICAÇÃO E A CONTRIBUÍREM PARA O BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO

A Excelentíssima Senhora Administradora do Distrito da Ilha de Moçambique, Josina Taipo, presidiu, na manhã desta sexta-feira (11), à cerimónia de apresentação dos novos professores que passam a integrar o quadro do Estado ou foram contratados em 2026, no sector da Educação.

Na ocasião, a Secretária da Organização Nacional dos Professores (ONP), Sara Abudo Matausse, deu as boas-vindas aos novos professores e desejou-lhes sucessos no exercício das suas funções.

No discurso da Administradora, deu as boas-vindas aos novos profissionais e apelou ao seu compromisso com a educação das crianças e com o Desenvolvimento da Ilha de Moçambique, destacando que o Professor deve ser também um exemplo para as novas gerações.
“A Ilha de Moçambique tem uma comunidade maravilhosa, vocês verão isso. Por isso, sejam exemplos para que as crianças sigam o vosso exemplo e se inspirem para que também tenham vontade de ser professores e usem a bata branca como vocês.”

Taipo apelou ainda aos novos Professores para que valorizem a sua permanência no Distrito, evitando encarar a Ilha apenas como um local de passagem. Sublinhou que, para além da actividade lectiva, o Distrito oferece diversas oportunidades de convivência, cultura, gastronomia e lazer.
“Este Património Cultural tem tudo, desde a cultura, gastronomia e muito mais. Degustem e garanto-vos que não vos apetecerá ir à cidade”, afirmou.

A Dirigente destacou que a presença e dedicação dos novos Professores constituem uma oportunidade para reforçar a qualidade do ensino, melhorar as condições de aprendizagem das crianças e contribuir para o bem-estar das famílias e da população da Ilha de Moçambique.
“Conto com o vosso apoio na contribuição para o engrandecimento da Ilha de Moçambique e da nossa população”, concluiu.

A cerimónia marcou, assim, o início de uma nova etapa para os profissionais recém-integrados no sector da Educação, chamados a assumir o compromisso de servir, educar e contribuir para uma Ilha de Moçambique com melhores oportunidades para as suas crianças e comunidades.

GOVERNO DA ILHA DE MOÇAMBIQUE REAFIRMA COMPROMISSO COM A EXPANSÃO DA ALFABETIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS ALFABETIZADORESA Di...
08/09/2026

GOVERNO DA ILHA DE MOÇAMBIQUE REAFIRMA COMPROMISSO COM A EXPANSÃO DA ALFABETIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS ALFABETIZADORES

A Directora dos Serviços Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia, Ana Maria Américo, presidiu, esta terça-feira 08, às celebrações do Dia Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, reafirmando o compromisso do Governo com uma Educação Inclusiva e acessível para todos.

Durante a cerimónia, um grupo cultural de teatro apelou à expansão dos programas de Alfabetização para Grupos de Poupança, Igrejas, Mesquitas e outros Espaços Comunitários, de modo a garantir que mais cidadãos tenham acesso ao ensino e possam participar activamente em acções de interesse colectivo, como campanhas de saúde, distribuição de redes mosquiteiras e outras iniciativas de Desenvolvimento.

Na sua intervenção, Ana Maria Américo afirmou que o Governo ouviu atentamente o apelo apresentado e tudo fará para concretizar esta proposta, reforçando que a Alfabetização constitui uma prioridade para o Desenvolvimento do Distrito. A Dirigente reconheceu igualmente o papel determinante dos Alfabetizadores e assegurou que o Governo está ciente das preocupações relacionadas com o pagamento dos seus subsídios, estando a trabalhar para ultrapassar essa dificuldade.

Sob o lema "Alfabetização para as Pessoas, o Planeta e Prosperidade", a cerimónia reforçou que investir na Alfabetização é investir na Cidadania, na Inclusão Social e na construção de um Distrito cada vez mais Participativo e Próspero.

GCI-GDIM,
Servir com Integridade,
Governar com Proximidade e
Desenvolver com Todos.

DA VITÓRIA DA LIBERDADE À VITÓRIA DO DESENVOLVIMENTO: ILHA DE MOÇAMBIQUE RENOVA O JURAMENTO DE DEFENDER A PAZ, A UNIDADE...
07/09/2026

DA VITÓRIA DA LIBERDADE À VITÓRIA DO DESENVOLVIMENTO: ILHA DE MOÇAMBIQUE RENOVA O JURAMENTO DE DEFENDER A PAZ, A UNIDADE NACIONAL E O FUTURO DA PÁTRIA

O Distrito da Ilha de Moçambique assinalou, esta segunda-feira 07, o Dia dos Acordos de Lusaka e Dia da Vitória, numa cerimónia marcada pelo patriotismo, homenagens aos Combatentes da Luta de Libertação Nacional e manifestações culturais que enalteceram a História e a Identidade do Povo Moçambicano.

Na ocasião, o Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, Momade Ali, apelou à participação activa da população na preservação da Paz, condenando o consumo e tráfico de dr**as, a vandalização de bens públicos e outros actos que comprometem a ordem e a segurança, tendo exortado os cidadãos a denunciarem estas práticas às autoridades.

No seu discurso, a Excelentíssima Senhora Administradora do Distrito, Josina Taipo, destacou que o 7 de Setembro simboliza a vitória da liberdade e o compromisso permanente com a unidade nacional, a Paz e o Desenvolvimento.

Inspirada pelo lema "Combatente, Firme na Consolidação da Unidade Nacional, Paz, Desenvolvimento e Combate ao Terrorismo", apelou aos cidadãos, em particular à Juventude, para que sejam Agentes da Paz, do Patriotismo, da Inovação e do Progresso, preservando o rico Património Histórico e Cultural da Ilha de Moçambique como alicerce do Desenvolvimento Local.

A cerimónia contou com a participação de Líderes Comunitários e funcionários públicos, demonstrando o espírito de Unidade, Patriotismo e compromisso com os ideais da Independência Nacional.

GCI-GDIM,
Servir com Integridade,
Governar com Proximidade e Desenvolver com Todos.

GOVERNO E YOUNG AFRICA IMPULSIONAM EMPREENDEDORISMO FEMININO NA ILHA DE MOÇAMBIQUEO Governo do Distrito da Ilha de Moçam...
06/09/2026

GOVERNO E YOUNG AFRICA IMPULSIONAM EMPREENDEDORISMO FEMININO NA ILHA DE MOÇAMBIQUE

O Governo do Distrito da Ilha de Moçambique, em parceria com a Young Africa, promoveu, nas Escolas Básicas 16 de Junho e Jembesse, a cerimónia de encerramento de uma formação de três meses em empreendedorismo e gestão de pequenos negócios, culminando com a entrega de kits de negócios às beneficiárias para iniciarem as suas actividades.

A Directora dos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE) incentivou as jovens a continuarem os estudos, aplicarem correctamente os conhecimentos adquiridos e aproveitarem a oportunidade para alcançarem a sua autonomia económica, garantindo o apoio do Governo no acompanhamento dos seus negócios.

As beneficiárias receberam produtos de primeira necessidade e outros bens por elas seleccionados para impulsionar os seus empreendimentos. Na ocasião, agradeceram a iniciativa e assumiram o compromisso de fazer crescer os seus negócios, contribuindo para o desenvolvimento das suas famílias, comunidades e do Distrito, em sintonia com o apelo de Sua Excelência o Presidente da República, Daniel Chapo: "Vamos Trabalhar."

GOVERNO DA ILHA DE MOÇAMBIQUE ACELERA ACÇÕES PARA CONQUISTAR O PROGRAMA TERRA INFRAESTRUTURADAA visão de Desenvolvimento...
05/09/2026

GOVERNO DA ILHA DE MOÇAMBIQUE ACELERA ACÇÕES PARA CONQUISTAR O PROGRAMA TERRA INFRAESTRUTURADA

A visão de Desenvolvimento da Ilha de Moçambique continua a ganhar força. Nesta sexta-feira 04, o Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique em coordenação com o Governo do Distrito, através do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas (SDPI), e o Fundo para o Fomento de Habitação (FFH), realizou uma visita técnica ao bairro de Tocolo para avaliar a área destinada à implementação do Programa Terra Infraestruturada.

A missão definiu orientações estratégicas para garantir uma candidatura sólida e competitiva, com destaque para a ampliação da área para, pelo menos, 1.000 talhões, realização dos levantamentos topográfico e socioeconómico e submissão célere da informação técnica ao FFH.

A coordenação entre o Governo do Distrito e o Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique reafirma o compromisso dos dois Órgãos de trabalhar com determinação para reunir todas as condições exigidas e assegurar que a Ilha de Moçambique seja seleccionada para este importante programa, que abrirá novas oportunidades de acesso à terra urbanizada e impulsionará o Desenvolvimento do Distrito.

GCI-GDIM, Servir com Integridade,
Governar com Proximidade e
Desenvolver com Todos.

GOVERNO DO DISTRITO REFORÇA APOSTA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E FORTALECE PARCERIA PARA EXPANSÃO DO ENSINO PRÉ-ESCOLARA Excele...
05/09/2026

GOVERNO DO DISTRITO REFORÇA APOSTA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E FORTALECE PARCERIA PARA EXPANSÃO DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR

A Excelentíssima Senhora Administradora do Distrito da Ilha de Moçambique, JOSINA TAIPO, recebeu, nesta quinta-feita 03, em audiência, a Supervisora da Rede de Escolinhas da Ilha de Moçambique, Esperança Maria Alberto, para acompanhar as acções desenvolvidas no âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa, Eixo 3, dedicado à promoção e Desenvolvimento do Ensino Pré-Escolar.

Durante o encontro, foi apresentado o trabalho realizado pela Rede de Escolinhas, que há mais de 14 anos actua no Distrito e actualmente assiste cerca de 450 crianças em três Centros Educativos. Mereceu destaque a implementação do Programa Acelerado de Aquisição de Competências para o Ensino Primário (PAACEP) nas comunidades de Entete e Tocolo, abrangendo 74 crianças, com o objectivo de prepará-las para uma transição bem-sucedida para a 1.ª classe.

A audiência permitiu ainda abordar aspectos ligados ao funcionamento das escolinhas, ao envolvimento das lLderanças Comunitárias, à sustentabilidade dos Recursos Humanos e ao acompanhamento do desempenho das crianças após o ingresso no Ensino Primário, evidenciando o compromisso da Rede com a Qualidade da Educação e o Desenvolvimento da primeira infância.

Na ocasião, a Administradora destacou que investir na Educação Pré-Escolar é investir no futuro das comunidades, sublinhando que "educar uma criança é educar uma comunidade". A dirigente enalteceu a experiência da Rede de Escolinhas no Distrito e defendeu o reforço de iniciativas que garantam às crianças uma preparação sólida antes da entrada no Ensino Primário, bem como mecanismos permanentes de acompanhamento do seu percurso escolar.

A terminar, reiterou o compromisso do Governo do Distrito da Ilha de Moçambique em continuar a apoiar parcerias e programas que promovam uma Educação de qualidade, reconhecendo a primeira infância como uma prioridade estratégica para o Desenvolvimento Humano e Social do Distrito.

GCI-GDIM, Servir com Integridade,
Governar com Proximidade e Desenvolver com Todos.

GOVERNO DISTRITAL E INSS REFORÇAM PARCERIA PARA PROTEGER OS DIREITOS DOS TRABALHADORESA Excelentíssima Senhora Administr...
04/09/2026

GOVERNO DISTRITAL E INSS REFORÇAM PARCERIA PARA PROTEGER OS DIREITOS DOS TRABALHADORES

A Excelentíssima Senhora Administradora do Distrito da Ilha de Moçambique, JOSINA TAIPO, recebeu em audiência o Delegado do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Isac Zucula, para analisar os desafios ligados ao fortalecimento da Segurança Social no Distrito.

Durante o encontro, foram abordadas preocupações relacionadas com o incumprimento das obrigações contributivas por parte de algumas Empresas, a necessidade de legalização de actividades económicas e o reforço da sensibilização dos Agentes Económicos.

O Delegado do INSS solicitou o apoio do Governo Distrital na fiscalização e regularização dos contribuintes, propondo uma acção coordenada entre o INSS, o Governo do Distrito e o Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique.

Na ocasião, a Administradora reafirmou o compromisso do Governo em fortalecer a articulação institucional, promovendo o cumprimento da legislação, a protecção dos direitos dos trabalhadores e o reforço de um Sistema de Segurança Social cada vez mais inclusivo e sustentável.

GCI-GDIM, Servir com Integridade,
Governar com Proximidade e
Desenvolver com Todos.

ILHA DE MOÇAMBIQUE REAFIRMA APOSTA NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL COMO MOTOR DO EMPREGO E DO DESENVOLVIMENTO LOCALO Gove...
04/09/2026

ILHA DE MOÇAMBIQUE REAFIRMA APOSTA NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL COMO MOTOR DO EMPREGO E DO DESENVOLVIMENTO LOCAL

O Governo do Distrito da Ilha de Moçambique reafirmou, esta quarta-feira (02), o seu compromisso com a valorização do Ensino Técnico Profissional, considerando-o um instrumento estratégico para a criação de Emprego, promoção do Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável do Distrito.

A mensagem foi transmitida durante a cerimónia de abertura da Semana do Ensino Técnico Profissional, pela Directora do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), Ana Maria Américo.

Sob o lema "Por uma Educação Profissional de Qualidade, Relevante e Inclusiva que Responde às Exigências do Mercado de Trabalho", o evento reuniu Estudantes, Formadores, Parceiros, Líderes Religiosos e Autoridades, que enalteceram o papel da formação técnico-profissional na preparação de jovens capazes de responder às necessidades do mercado de trabalho e impulsionar o Desenvolvimento da Ilha de Moçambique.

A cerimónia foi marcada por uma marcha, demonstrações práticas dos estudantes nas áreas de construção civil, contabilidade, logística, hotelaria e turismo, bem como intervenções de líderes religiosos que reconheceram a importância do ensino técnico na formação da Juventude.

Durante o evento, grupos culturais manifestaram preocupação com o consumo da droga, vulgo "Makha", alertando para a necessidade de responsabilizar também os vendedores. Em resposta, o Governo apelou à população para denunciar os traficantes, assegurando que a identidade dos denunciantes será protegida, reforçando que o combate às dr**as depende da participação de toda a sociedade.

O Governo do Distrito reiterou que investir na formação técnico-profissional é investir na juventude, na economia local e na construção de um futuro mais próspero para a Ilha de Moçambique.

GCI-GDIM, Servir com integridade, Governar com proximidade e Desenvolver com todos.

Endereço

Bairro Museu, Rua Amilcar Cabral
Ilha De Moçambique

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 15:30
Terça-feira 07:30 - 15:30
Quarta-feira 07:30 - 15:30
Sexta-feira 07:30 - 15:30

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Governo do Distrito da Ilha de Mocambique publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Governo do Distrito da Ilha de Mocambique:

Atalhos

Compartilhar