04/08/2026
GILION MICHILA PRESIDE I SESSÃO DO CONSELHO DISTRITAL DE COMBATE AO HIV-SIDA
No quadro da monitoria e seguimento das acções de combate ao HIV-SIDA, ao nível do Distrito da Matola, realizou-se na manhã de Segunda-feira, 03 de Agosto do ano corrente, no Instituto Industrial e Comercial da Matola, a I Sessão Ordinária do Conselho Distrital de Combate ao HIV-SIDA (CDCS), que é um espaço coordenação e reflexão em torno das estratégias e acções de resposta aos um dos maiores desafios de Saúde Pública (o HIV).
O evento foi presidido pelo Excelentíssimo Senhor Gilion Michila, Administrador do Distrito da Matola, enquanto Presidente do Órgão, que, no seu discurso de abertura, instruiu o sector da Saúde a reforçar campanhas de sensibilização, sobretudo aos jovens e adolescentes, visando à erradicação do estigma e da discriminação de pessoas vivendo com o HIV.
Durante a sessão, foram apresentados o Balanço Anual de 2025 do CDCS e os Balanços do I° Semestre das ONGs que trabalham em parceria com o órgão.
Relativamente às informações apresentadas, os participantes vincaram a necessidade de se aprimorar estratégias de difusão e maior disseminação dos programas de resposta à pandemia do HIV, devendo privilegiar o recurso aos meios digitais.
No fim do encontro, o Presidente do CDCS encorajou as ONGs parceiras a trabalharem lado a lado com o sector da Saúde, ao nível do Distrito, de modo a adoptar-se estratégias de actuação objectivas e concertadas, tendo em conta o aumento significativo dos índices de prevalência do HIV/SIDA.
Juntos por uma Matola melhor
_________
GCI Matola