Direcção Provincial de Cultura e Turismo de Cabo Delgado

Direcção Provincial de Cultura e Turismo de Cabo Delgado NATUREZA:
A Direcção Provincial da Cultura e Turismo, é o órgão provincial do aparelho do Estado que, de acordo com os princípios, objectivos e tarefas definidas pelo Governo, dirige e assegura a execução das actividades neste âmbito.
(3)

Funcionando normalmente

Happy World Theatre Day-2021 to everyone🙏🏽Feliz Dia Mundial do Teatro 🎭 a todos.#WorldTheatre#culturaeturismodecabodelga...
27/03/2021

Happy World Theatre Day-2021 to everyone🙏🏽
Feliz Dia Mundial do Teatro 🎭 a todos.
#WorldTheatre
#culturaeturismodecabodelgado
#dpctcd
#WTD2021
#ITI
#UNESCO

Um Feliz Dia a todos.🙏🏽🥳
21/03/2021

Um Feliz Dia a todos.🙏🏽🥳

E um Feliz Dia do Pai para todos. Hoje saudamos a Associação 7 de Abril de Artesãos de Mecufi, pelo seu Dia, o Dia Mundi...
19/03/2021

E um Feliz Dia do Pai para todos.
Hoje saudamos a Associação 7 de Abril de Artesãos de Mecufi, pelo seu Dia, o Dia Mundial do Artesão que se celebra a 19 de Março. Bem hajam os detentores de uma das mais antigas profissões do mundo.
O nosso apreço e máximo respeito.
Asante sana, kihoshukuro, ndilombolela e obrigada por continuarem firmes na promoção da economia criativa.

*GOVERNADOR DE CABO DELGADO MONITORA EXECUÇÃO DO PESOP 2020 NA DPCT*Para monitorar a execução do Plano Económico, Social...
16/03/2021

*GOVERNADOR DE CABO DELGADO MONITORA EXECUÇÃO DO PESOP 2020 NA DPCT*

Para monitorar a execução do Plano Económico, Social e Orçamento Provincial (PESOP) do ano 2020, o Governador da Província, *Valige Tauabo*, visitou ontem, 15 de Março de 2021, a Direcção Provincial de Cultura e Turismo (DPCT).

O visita à DPCT foi extensiva as instituições subordinadas, nomeadamente, a Biblioteca Pública Provincial (BPP) e a Casa Provincial de Cultura (CPC).

Nestas Instituições o Governante percorreu todas as repartições e departamentos, onde foi explicado o funcionamento de cada um.

Face a pandemia global e as acções terroristas, o dirigente orientou o sector para se reinventar identificando novos destinos turísticos nos Distritos onde não se faz sentir as acções terroristas, por forma a reorientar a actividade turística nas principais ilhas da Província.

Entretanto, na sessão extraordinária que orientou por ocasião da visita de trabalho, manifestou satisfação face aos níveis de execução do PESOP 2020, a avaliar pelo nível de cumprimento das principais actividades planificadas para o período.

Durante o ano transacto o desempenho da DPCT foi de *86* por cento das actividades planificadas para esse período.

Realizados três espectáculos virtuais na CPC, para gravações ao vivo com músicos da cidade de Pemba e, no âmbito da disseminação de mensagens de promoção turística, solidariedade para com os deslocados e, medidas de prevenção da COVID-19, representando 100 por cento do plano, mantendo-se em três realizados, comparando com o ano transacto.

Assim, foram realizadas 10 exposições, sendo uma fotográfica, cinco de arte e artesanato, duas de gastronomia e duas exposições de livro, representando 100 por cento do plano e um crescimento de 67 por cento quando comparado com seis realizados em igual período de 2019.

Apesar da pandemia da COVID-19, o tradicional Festival Wimbe foi realizado na sua _11ª edição híbrida solidária_, sob o lema "Cabo Delgado, Promovendo o Turismo Cultural e Doméstico". O evento contou com a participação de 138 artistas, sete expressões culturais e teve 706 visualizações virtuais e 200 participantes, representando 100 por cento do plano.

_GIGP_

#internationalwomensday2021#IWD2021#IYCESD#culturaeturismodecabodelgado#dpctcd
08/03/2021

#internationalwomensday2021
#IWD2021
#IYCESD
#culturaeturismodecabodelgado
#dpctcd

Um tributo a todas mulheres, que com determinação e coragem, transformam o mundo a cada instante. Feliz 8 de Março para ...
08/03/2021

Um tributo a todas mulheres, que com determinação e coragem, transformam o mundo a cada instante.
Feliz 8 de Março para todos!

Tiveram lugar, de 17 a 18/02/2021, na Cidade de Pemba, visitas de monitoria aos fazedores das artes e cultura, com objec...
23/02/2021

Tiveram lugar, de 17 a 18/02/2021, na Cidade de Pemba, visitas de monitoria aos fazedores das artes e cultura, com objectivo de verificar o ponto de situação do seu funcionamento e cumprimento da legislação em vigor no País, face a prevenção e combate da COVID-19. A equipa foi composta de 4 Técnicos, sendo 2 do DICC (Departamento das Indústrias Culturais e Criativas) e 2 da CPC (Casa Provincial de Cultura). Foram abrangidos: 7 cooperativas de arte e artesanato, 4 artistas plásticos, 1 Centro Cultural, 1 estúdio de gravação, 1 cantora, 1 inovadora e seis grupos culturais. Na interação, foram apresentadas preocupações sobre as dificuldades que os artistas enfrentam devido a pandemia, a falta de mercado para venda das obras, entre outras. Para suprir as dificuldades, alguns fazedores optaram em apostar noutras actividades como a agricultura, fabrico e venda de artigos de carpintaria, colecção de garrafas e venda de latas para reciclagem.
O Centro Cultural Tambo Tambulani Tambo com apoio da Unicef e está a apoiar crianças deslocadas nos bairros Eduardo Mondlane e Josina Machel, nas áreas de dança e teatro.
Foi constatado algumas licenças de exercício de actividades com prazo expirado e recomendou-se a sua regularização.

Hoje, dia 05/12/2020, a DPCT deslocou-se ao Distrito de Metuge, em representação do Conselho Executivo Provincial, junta...
05/12/2020

Hoje, dia 05/12/2020, a DPCT deslocou-se ao Distrito de Metuge, em representação do Conselho Executivo Provincial, juntamente com a Casa Provincial de Cultura, a Biblioteca Pública Provincial e os artistas, para proceder à entrega dos donativos recebidos resultantes do apelo de S.Excia o Governador, Valige Tauabo, aquando da realização do *XI Festival Wimbe - Edição Virtual Solidária 2020.

A acção solidária proveio da Hilfswerk International, a qual se juntaram a Plataforma MAKOBO , a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática - UCM e, os artistas que contribuíram com uma parte do cachê da sua actuação durante o Festival Wimbe 2020.

No local, interagimos com o Administrador do Distrito, F. Nandanga, visitamos a Biblioteca Distrital, procedemos a entrega dos bens aos representantes de 12 aldeias e, procedemos igualmente à entrega dos livros 📚 que recebemos da Direcção Provincial de Educação.

Juntos somos mais fortes.🙏🏽🥰

#DPCTCD
#CaboDelgado
#hilfswerk
#FGTI
#MyMoçambique
#MoveMozambiqueForward
#AThousandDreamsForMyCountry

*GOVERNADOR DA PROVÍNCIA  ORIENTA CERIMÓNIA DE ABERTURA DO FESTIVAL WIMBE*  O Governador da Província, *Valige Tauabo*, ...
01/12/2020

*GOVERNADOR DA PROVÍNCIA ORIENTA CERIMÓNIA DE ABERTURA DO FESTIVAL WIMBE*
O Governador da Província, *Valige Tauabo*, procedeu no dia 28 de Novembro, a abertura da XI Edição do Festival Wimbe, que este ano pela primeira vez se realiza de forma virtual devido a pandemia COVID-19 e com uma forte componente solidária (angariação de donativos para a população deslocada, vítima do terrorrismo). A cerimónia de abertura foi antecedida pela entrega de equipamento de som e luz, instrumentos a serem usados pela Casa Provincial de Cultura (CPC) e todos artistas que necessitarem a sua utilização.

Esse equipamento sonoro adquirido com apoio financeiro da USAID, através da DAI Global LLC, vai minimizar os custos de aluguer de equipamento quando se pretender realizar espectáculos. O Festival Wimbe que tradicionalmente é realizado na Praia do mesmo nome, na sua XI edição, devido a pandemia COVID-19, é realizado na CPC, com transmissão nas redes sociais e na TVM.

No evento foram exibidos vários talentos através das artes e cultura nomeadamente: a música, dança, humor, teatro, moda, e exposições de gastronomia e de serviços diversificados.

_GIGP_

28/11/2020
28/11/2020
28/11/2020
28/11/2020
28/11/2020
28/11/2020

Mensagem de S.Excia Dennis Walter Hearne, Embaixador dos Estados Unidos da América, no âmbito da cerimónia de entrega oficial da aparelhagem doada pela USAID a Casa Provincial de Cultura de Cabo Delgado, que coincide com a realização do XI Festival Wimbe - Evento Virtual Solidário 2020.
Gratidão imensa.🙏🏽

28/11/2020
28/11/2020
28/11/2020
28/11/2020
28/11/2020
28/11/2020
28/11/2020
28/11/2020
28/11/2020
Selma Uamusse solidariza-se com Cabo Delgado.

É hoje, dia 28 de Novembro, o Festival Wimbe Virtual Solidário, na sua XI Edição e, pela primeira vez nestas modalidades. Juntem-se a nós a partir das 17:30 nas nossas plataformas digitais e na TVM. Até já 🙏🏽

-_No âmbito da Celebração da 12.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)_-*O Artista...
23/10/2020

-_No âmbito da Celebração da 12.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)_-

*O Artista AZ Khinera de CABO DELGADO foi selecionado para representar MOÇAMBIQUE*

Foi com enorme orgulho, satisfação, e emoção que tomamos conhecimento, da escolha do nosso artista _AZ Khinera_, músico da *Província de Cabo Delgado*, para representar Moçambique🇲🇿, na décima segunda edição da semana Cultural da China e dos Países da Língua Oficial Portuguesa.

O evento decorre de 23 a 30 de Outubro de 2020, de forma virtual (_on-line)_ e foi organizado pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau). Vídeos diversos serão exibidos/transmitidos através de plataformas digitais devido à pandemia COVID-19.

Neste mês em que celebrámos o Dia Mundial da Música 🎼🎶🎵, queremos através de todos os fazedores locais das Artes e da Cultura, exaltar e celebrar mais uma vez por esta escolha, dentre tantos profissionais e fazedores das indústrias culturais e criativas, que tanto nos dignificam e nos honram como moçambicanos e, principalmente como naturais de Cabo Delgado. Esta é mais uma demonstração de que com trabalho árduo e resiliência nos destacamos, prosperamos e somos capazes de alcançar outros patamares.

Por isso, servi-mo-nos deste meio, para em viva voz, felicitarmos a todos os músicos de Cabo Delgado, especialmente ao *AZ Khinera*, pela conquista e pela brilhante carreira musical, que tem vindo a humildemente demonstrar, para que continue a elevar ainda mais o nome de todos os artistas moçambicanos.

Força AZ e a todos, um bem haja!

A seguir reportagem fotográfica (das saudações de S.Excias, *Valige Tauabo*, Governador de Cabo Delgado e *Eldevina Materula*, Ministra da Cultura e Turismo, ao *AZ*), o áudio-cortesia da entrevista à DPCT-Directora _Iolanda Almeida_, pela RM (Rádio Moçambique) e, o vídeo promocional da 12.ª Semana Cultural da China e dos PALOP.👇

📍🗺🇲🇿🏝🎭*Karibu Cabo Delgado: o Berço da Cultura!*🎭🏝🇲🇿🗺📍

Fonte: DPCT-CD (2020).
Linha Verde: 27221440

-_No âmbito da Celebração do Dia Mundial da Música_,-*O GOVERNADOR DE CABO DELGADO SAUDA OS MÚSICOS E ARTISTAS *🎼 Hoje, ...
01/10/2020

-_No âmbito da Celebração do Dia Mundial da Música_,-
*O GOVERNADOR DE CABO DELGADO SAUDA OS MÚSICOS E ARTISTAS *

🎼 Hoje, dia _01 de Outubro_, celebra-se o 🎶 *Dia Mundial da Música* 🎵. Esta data foi instituída pelo Conselho Internacional da Música em 1975, com objectivo de promover a arte musical em todos sectores da sociedade, aplicação dos ideias da UNESCO, como paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas, troca de experiências e divulgar a diversidade cultural.

Para comemorar a efeméride, a Casa Provincial de Cultura (CPC), organizou na mesma data (01/10/2020), um encontro de reflexão e interação com os artistas, no concernente ao papel da música para a socialização do indivíduo.

O encontro foi agraciado pela presença de Sua Excelência, *Valige Tauabo*, Governador da Província de Cabo Delgado, que se juntou aos músicos, transmitindo-os encorajamento, conforto e simpatia, para que todos juntos possam apostar na promoção e divulgação da música local e de todas as formas de expressão cultural da Província.

Estiveram presentes músicos, poetas, artistas plásticos , técnicos da Direcção Provincial da Cultura e Turismo (DPCT) e da CPC e, membros de Direção da Escola Nacional de Artes Visuais. Foi uma oportunidade ímpar dos músicos e artistas, para debaterem de forma franca e aberta, de modo a ultrapassarem os desafios que os apoquentam.

A a todos, um *Feliz Dia Mundial da Música!*

A seguir reportagem fotográfica e vídeos de alguns momentos de interação👇

📍🗺🇲🇿🏝🎭Karibu Cabo Delgado: o Berço da Cultura!🎭🏝🇲🇿🗺📍

Fonte: DPCT-CD (2020).
Linha Verde: 27221440

*CABO DELGADO CELEBRA O DIA MUNDIAL DO TURISMO *Decorreu hoje, dia 27 de Setembro, na Casa Provincial de Cultura, em Pem...
27/09/2020

*CABO DELGADO CELEBRA O DIA MUNDIAL DO TURISMO *

Decorreu hoje, dia 27 de Setembro, na Casa Provincial de Cultura, em Pemba, a celebração do *Dia Mundial do Turismo*, sob o lema “Turismo e Desenvolvimento Rural”, ocasião esta que coincidiu com o encerramento da _Semana Mundial do Turismo_, dirigida por Sua Excelência, *Valige Tauabo*, Governador da Província de Cabo Delgado.

O evento contou igualmente com a presença da Administradora do Distrito de Pemba, Membros do Conselho Executivo Provincial, INATUR-Delegação Regional Norte, representantes dos Serviços Provinciais de Representação do Estado, do Município da Cidade de Pemba, da Associação de Hotelaria e Turismo (CDTUR), técnicos da Direcção Provincial de Cultura e Turismo, artistas e fazedores das artes, entre outros convidados.

Na ocasião, *Valige Tauabo*, Governador de Província, deu a conhecer a importância da data, sendo um momento oportuno e único para consciencializar a comunidade e a população em geral sobre o potencial e o valor do turismo na economia local. Ainda nesta senda, o dirigente frisou a necessidade de se fortalecerem as ligações do sector do Turismo com os demais sectores de actividades rumo ao estabelecimento de sinergias entre todos os actores para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Por sua vez, a Directora Provincial da Cultura e Turismo, _Iolanda Almeida_, que interveio na ocasião, fez uma breve contextualização da Semana Mundial do Turismo, destacando diversas actividades várias actividades como palestras, exposição de artesanato, plantio de árvores casuarianas, entre outras actividades desde o dia 21 a 26, nomeadamente: lançamento da Semana com um comunicado à imprensa e lançamento virtual oficial do vídeo de dois artistas (_Mãezinha da Riana_ e _Jota Jota_), a Campanha de Boas-vindas no Aeroporto de Pemba com uma demonstração do humorista _Nando Matebule_, tendo se alcançado 76 visitantes, exposições de arte e artesanato, promovidas palestras sobre o Agro-turismo aos horticultores e avicultores, exposição de artesanato, _webinar_ sobre o “Turismo Rural: Desafios e Perspectivas no Contexto Moçambicano” e, plantio de árvores/casuarinas na orla marítima (ZIT).

O evento contou com exposições de artesanato, de artes plásticas, de gastronomia (com pratos típicos locais), de serviços (saúde e informação útil sobre o turismo) e jogo tradicional (_Ntxuva_),.

Para abrilhantar a efeméride, o embondeiro da música local, o músico _Imamo Age_, procedeu à abertura do momento cultural do evento, seguido do poeta _Latifo Afate_. Por sua vez, os músicos emergentes da CPC, presentearam a plateia com uma surpresa musical alusiva ao Dia, seguida da actualização da cantora _Carla Mateus_ e do _Grego Riquicho_, a fechar os momentos culturais da efeméride.

Em anexo a reportagem fotográfica da Semana e do Dia Mundial do Turismo.👇🏽👇🏽

📍🗺🇲🇿🏝🎭Karibu Cabo Delgado!🎭🏝🇲🇿🗺📍

Fonte: DPCT-CD (2020).
Linha Verde: 27221440

#WTD2020
#DMT2020
#CaboDelgado
#dpctcd

Que as comunidades rurais alcancem o desenvolvimento sócio-económico, histórico e cultural, rumo à sua promoção, inclusã...
27/09/2020

Que as comunidades rurais alcancem o desenvolvimento sócio-económico, histórico e cultural, rumo à sua promoção, inclusão/integração e sustentabilidade.
Um Feliz Dia Mundial do Turismo para todos.
#wtd2020
#DMT2020
#CaboDelgado
#dpctcd
#dpculturcd

#WTD2020
23/09/2020

#WTD2020

#WTD2020#DMT2020#dpctcd#dpculturcd#CaboDelgado
21/09/2020

#WTD2020
#DMT2020
#dpctcd
#dpculturcd
#CaboDelgado

*O Sector de Cultura e Turismo de Cabo Delgado, realiza o seu V Conselho Coordenador.*Decorreu ontem, dia 18.09.2020, na...
19/09/2020

*O Sector de Cultura e Turismo de Cabo Delgado, realiza o seu V Conselho Coordenador.*

Decorreu ontem, dia 18.09.2020, na Cidade de Pemba, o *V Conselho Coordenador da Direcção Provincial de Cultura e Turismo de Cabo Delgado *(DPCT-CD), realizado sob o lema "_Cultura e Turismo Promovendo o Desenvolvimento Comunitário_".

O evento foi dirigido por Sua Excelência *Valige Tauabo*, Governador da Província de Cabo Delgado e contou com a participação da Administradora do Distrito de Pemba, da Direcção Provincial do Plano e Finanças, Direcção Provincial da Migração, representantes dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais e de Actividades Económicas, da Autoridade Tributária, das Alfândegas, do Instituto Nacional de Estatística, Directores dos Serviços Distritais de Actividades Económicas, de Educação Juventude e Tecnologias, representantes da Associação de Hotelaria e Turismo de Cabo Delgado (CDTUR), do INATUR-Delegação Regional Norte, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira, Turismo e Similares (SINTIHOTS)-Representação de Cabo Delgado e técnicos da DPCT-CD.

Durante a cerimónia de abertura, _Joaquina Nordine_, Administradora do Distrito de Pemba, deu as boas vindas a todos e manifestou a enorme satisfação pelo seu Distrito ter acolhido um evento de tamanha importância.

Durante o seu Discurso de Abertura, *Valige Tauabo*, Governador da Província de Cabo Delgado, enfatizou a enorme potencialidade turística e diversidade cultural que a Província possui, que entretanto há a necessidade do restabelecimento da paz efectiva e tranquilidade pública para que Cabo Delgado continue ser hospitaleiro, encantador e gerador de uma economia criativa próspera, aliada ao destino privilegiado de Moçambique e além fronteiras. Referiu ainda, que o turismo deve estar agregado aos demais sectores, em toda a sua cadeia de valor, por via da procura de bens e serviços como forma de elevar o potencial da geração de renda e criação de oportunidades de emprego.

No decorrer do evento, serviram de análise e debate, os temas sobre o grau de cumprimento das recomendações do IV Conselho Coordenador do Sector (realizado em 2019); Balanço de Desempenho da DPCT e dos Distritos referente ao I Semestre de 2020; o alinhamento dos Indicadores do PQG (20/24) ao Sector da Cultura e Turismo no âmbito dos Órgãos de Governação Descentralizada; a Metodologia para Elaboração do Plano e Orçamento 2021; Desafios na Colecta e Contabilização das Receitas do Sector da Cultura e Turismo; Pontos de Entrada de Turistas Estrangeiros na Província; Circulação de Produtos de Arte e Artesanato; Combate a Corrupção e, Uso de Redes Sociais (TICs) para a Divulgação das Potencialidades Turísticas e Culturais da Província.

No discurso de encerramento daquele que foi o Primeiro Conselho Coordenador do novo ciclo de Governançao Descentralizada (2020-2024), _Iolanda Almeida_, Directora Provincial da Cultura e Turismo, frisou que o sucesso da Cultura e do Turismo depende das sinergias entre todos os actores dada a enorme transversalidade do Sector, rumo ao desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O evento foi igualmente abrilhantado pela actuação (música ligeira) dos artistas _Cleyton Ibraimo_ e _Jei z_.

A seguir reportagem fotográfica👇

📍🗺🇲🇿🏝🎭Karibu Cabo Delgado!🎭🏝🇲🇿🗺📍

Fonte: DPCT-CD (2020).
Linha Verde: _27221440_

Endereço

Pemba
3200

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 15:00
Terça-feira 07:30 - 15:00
Quarta-feira 07:30 - 15:00
Quinta-feira 07:30 - 15:00
Sexta-feira 07:30 - 15:00

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Direcção Provincial de Cultura e Turismo de Cabo Delgado publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Direcção Provincial de Cultura e Turismo de Cabo Delgado:

Vídeos

Serviços Governamentais nas proximidades


Outra serviços governamentais em Pemba

Mostrar Todos

Comentários

Boa noite a todos irmãos da província de Cabo Delgado principalmente os de Direcção provincial de cultura e turismo
Bom dia!!!!
Com certeza!!!! Ilhas Qurimbas Venham e desfrutam!!!
Uma infinidade de beldades!!!! Ilhas Querimbas!!!!
Pemba minha terra querida. Farei tudo que estiver a meu alcance para que seja o modelo de modelo a seguir
So visto!!!! Ilhas Querimbas
Espectacular..... ilhas querimbas!
Todos sejam bem vindos as beldades ao longo das ilhas Querimbas! Abraco
Bem hajas Jaime pelo convite, que aceito com muito carinho!