14/06/2026
📝 POLÍTICAS À PARTE. 𝗙𝗮𝗹𝗮𝗿 𝗱𝗲 𝘀𝗮𝘂́𝗱𝗲 𝗻𝗮 𝗥𝗶𝗯𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗚𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲
A saúde é um dos pilares fundamentais da qualidade de vida de uma população e um dos principais indicadores de desenvolvimento de qualquer território.
A Ribeira Grande não é exceção: o concelho clama por condições que melhor assegurem a saúde dos seus habitantes, enquanto procura, paralelamente, responder ao envelhecimento gradual da sua população e ao aumento das exigências dos utentes.
Por isso, a construção do novo Centro de Saúde da Ribeira Grande tem estado na ordem do dia, mas, desde a escritura do terreno, passando pela conceção dos projetos, pelos concursos, pela construção e pela entrada em funcionamento, ainda há um longo caminho a percorrer.
É preciso, então, não descurar o que temos, o que está em funcionamento e os que, todos os dias, dão o seu melhor, muitas vezes sem as melhores condições, pela Saúde do nosso concelho, aguardando o cumprimento do plano de intenções previsto para o novo equipamento.
Mas, falar de Saúde tem de ser mais do que falar de investimento e recrutamento, devendo passar, de igual forma, por incentivos à fixação de recursos humanos qualificados e por ações capazes de aproximar os cuidados de saúde às pessoas.
Falar de saúde, atualmente, é, também, perceber a necessidade de uma abordagem integrada de fatores sociais, económicos, ambientais e comportamentais, tanto como de cuidados médicos hospitalares.
Por isso, a promoção da saúde na Ribeira Grande toca em todas as frentes e isso deve significar que todas as decisões que a autarquia toma ou tomará a nível do urbanismo, da educação, da gestão de espaços públicos, da construção de vias, da beneficiação de equipamentos, da promoção de espaços verdes, da divulgação do património ambiental, de programas de combate à pobreza, de apoio à habitação digna e à inclusão de grupos vulneráveis têm, imediatamente, impacto na qualidade de vida de cada munícipe.
Para que se promova a saúde de cada Ribeiragrandense, precisamos que se promova a própria Ribeira Grande como «Cidade Saudável», um título que tem de sair do papel assinado há anos e integrar uma rede de cooperação e difusão de boas práticas.
Para quando a execução de um Plano de Promoção da Saúde Mental no nosso Concelho? Para quando a resposta eficaz e integrada no Combate às Dependências e aos Comportamentos Abusivos? Para quando espaços de promoção da Atividade Física Sénior? Para quando o investimento da Câmara Municipal em Nutrição e Atividade Física desde o pré-escolar?
Há medidas imediatas que podem ser postas em prática, havendo a vontade para tal, combatendo a dispersão geográfica do nosso concelho com a itinerância de rastreios, investindo em parcerias com as Juntas e as Escolas nestas áreas, ou criando protocolos diretos com as Unidades de Saúde Familiares locais para combater o sedentarismo e melhorar a saúde mental da população.
Pode-se fazer tudo isso e bons exemplos não faltam.
Faltará, talvez, uma saudável capacidade política.
Haja saúde!