18/06/2026
Estive esta manhã, juntamente com o Lucas Palma, na Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António, onde fomos recebidos pela sua Presidente, a D. Ana Gomes.
A reunião incidiu, entre outros temas, sobre o ponto de situação do Espaço Cidadão que está previsto ser instalado na Junta de Freguesia. Foi uma conversa franca, simpática e cordial, como sempre, onde tivemos oportunidade de abordar também a realidade atual da Junta, as dificuldades que enfrenta e várias questões do dia-a-dia dos vila-realenses.
Tive a oportunidade de transmitir à senhora Presidente algo que considero importante: nota-se, no quotidiano de Vila Real de Santo António, uma diferença clara. A perceção que muitas pessoas me têm feito chegar é sente-se uma maior proximidade, uma resposta mais direta e uma presença efetiva no dia-a-dia da população.
Nao tenho duvidas que essa diferença resulta, em grande parte, do facto da Presidente estar presente a tempo inteiro, disponível e próxima das pessoas. As Juntas de Freguesia não podem continuar a ser tratadas como cargos de meio-termo. Presidentes de Junta “a meio tempo” não dão resposta às necessidades reais das populações.
As pessoas precisam de atenção, de acompanhamento e de soluções concretas para melhorar o seu dia-a-dia. E isso só é possível quando existe uma presidência presente, empenhada e verdadeiramente dedicada. Trata-se de um problema estrutural que deve ser assumido e resolvido no futuro, se quisermos freguesias mais próximas, mais humanas e mais eficazes.
Espero, proximamente, poder visitar também as restantes Juntas de Freguesia do concelho.