Embaixada de Portugal em Harare

Embaixada de Portugal em Harare Thank you for visiting the page of the Portuguese Embassy in Harare, Zimbabwe! This page is meant to keep you updated about the Embassy and its activites, as well as providing relevant information to all Portuguese residing in Zimbabwe, Zambia and Malawi.

Embaixada de Portugal em Harare
Secção Consular da Embaixada de Portugal em Harare

Operating as usual

01/09/2021

Entre 13 e 17 de setembro de 2021, as Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal realizam mais uma edição da Summer School que será, pela primeira vez, direcionada aos lusodescendentes.

Organizada pelo Turismo de Portugal e as suas Escolas de Hotelaria e Turismo, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, esta iniciativa, gratuita e online, visa proporcionar aos lusodescendentes residentes fora do país formas de melhor conhecerem as suas origens e descobrirem Portugal, apresentando oportunidades para estudar, trabalhar e investir no país.
Participam, nesta edição, as Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, Oeste, Estoril, Portalegre e Portimão.

Cada participante pode optar por assistir às aulas em português ou em inglês. Contudo, mesmo nas aulas em língua inglesa haverá a introdução de vocabulário em português, potenciando o contacto dos lusodescendentes com a língua. O curso é composto por sessões diárias de duas horas em cada uma das línguas.

O programa da Summer School para Lusodescendentes inclui uma viagem pelo país, com destaque para os principais atrativos paisagísticos do litoral, interior e montanhas, em particular os trilhos e a natureza. A cultura e o património também terão uma atenção particular, nomeadamente a língua portuguesa e os monumentos classificados como património da UNESCO. Além destes, a gastronomia e o enoturismo estarão em destaque, com atividades de demonstração e produção de receitas das várias regiões.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, “esta ação ajuda os jovens de origem portuguesa a conhecer melhor o nosso país e é certamente uma forma de os atrair a voltar, nomeadamente para estudar, e também um fator de disseminação da cultura e dos valores portugueses associados aos principais ativos turísticos”.

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, considera que “é muito importante que os lusodescendentes possam ter o contacto próximo com a grande diversidade geográfica e com a riqueza cultural do país que a Summer School proporciona. O aprofundamento deste contacto é essencial para que estes jovens, tão importantes para o futuro de Portugal, conheçam as potencialidades que este lhes oferece a nível académico, profissional ou de lazer”.

Alinhada com a dinâmica que o Turismo assume no quadro do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Coesão Territorial, esta ação visa promover a valorização das competências e do emprego nas várias áreas de atividades do setor, dando a conhecer as oportunidades que existem em Portugal, dirigidas a uma nova geração, para prosseguir os estudos, criar uma carreira profissional ou investir no país.

Cada uma das escolas criará um roteiro da região em que está implantada, com os seguintes destaques:
― Dia 13 | Região Norte - Escola do Porto
• A Região Norte • A Cidade Invicta • O vinho do Porto • A gastronomia
― Dia 14 | Região Centro - Escola do Oeste
• A Região Centro • As Caldas e Óbidos • A ginja de Óbidos • A gastronomia
― Dia 15 | Região Lisboa - Escola do Estoril
• A Região de Lisboa • A Costa do Estoril • Os vinhos de Lisboa • A gastronomia
― Dia 16 | Região Alentejo - Escola de Portalegre
• A Região Alentejo • A cidade de Portalegre • O vinho da talha • A gastronomia
― Dia 17 | Região Algarve - Escola de Portimão
• A Região do Algarve • A cidade de Portimão • O melhor peixe • Os vinhos do Algarve • A gastronomia.

A edição de 2020 da Summer School, integrada num conjunto de medidas do Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações e que se cruza com a estratégia de internacionalização do ensino português, contou com a participação de mais de 400 pessoas de diferentes partes do mundo. O sucesso da última edição conduziu à ambição de direcionar a Summer School para a diáspora portuguesa e para o seu enorme potencial.

As inscrições na Summer School estão disponíveis em https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=fAcB--sw0UekMPDq8o-5DmHDpmaPdNFBnY0oCDwx3CpUNE5OTDNWN0VHR1pRMFJKWkwwNVpIMVc4QyQlQCN0PWcu.

Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021
30/08/2021
Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

O Camões, I.P. preparou uma programação digital que inclui a apresentação de uma antologia de 16 escritores de língua portuguesa, mesa-redonda com a particip...

INDIELISBOAA 18.ª edição do IndieLisboa acontece de 21 de Agosto a 6 de Setembro na Culturgest, no Cinema São Jorge, na ...
19/08/2021
Apresentação — IndieLisboa

INDIELISBOA

A 18.ª edição do IndieLisboa acontece de 21 de Agosto a 6 de Setembro na Culturgest, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa, Cinema Ideal e Biblioteca Palácio Galveias, e traz à cidade dezenas de filmes durante 17 dias, além de cinema ao ar livre, debates, workshops, masterclasses, encontros e um programa especial para o público mais novo no IndieJúnior.

Entre as novidades da edição 2021 do IndieLisboa estão a retrospectiva integral da realizadora francesa Sarah Maldoror, o foco da secção Silvestre no trabalho do realizador Camilo Restrepo ou ainda a projecção de filmes que estavam há muito na gaveta e serão agora redescobertos.

https://indielisboa.com/edicao-2020/apresentacao-2/

O IndieLisboa mostra obras que se encontram fora do radar. São mais de 270 filmes exibidos todos os anos e …

As culturas dos países de língua portuguesa despertam o interesse pelo idioma
17/08/2021
As culturas dos países de língua portuguesa despertam o interesse pelo idioma

As culturas dos países de língua portuguesa despertam o interesse pelo idioma

Novo presidente do Instituto Camões – da Cooperação e da Língua fala à ONU News sobre a estratégia da entidade na promoção do português; embaixador João Ribeiro de Almeida ressalta crescimento no ensino da língua na China e outras partes do mundo.

13/08/2021

Caros concidadãos no Maláui,

Está-se a equacionar a possibilidade de o Encarregado da Secção Consular se deslocar ao Maláui para uma Permanência Consular no final de outubro.

Para se avaliar da necessidade dessa deslocação bem como do tempo da mesma, muito se agradeceria que os cidadãos nacionais residentes no Maláui eventualmente interessados enviassem um email para [email protected] indicando:

(1) o seu interesse nesta Permanência Consular;

(2) que ato(s) iriam estar interessados que fossem executados na altura;

(3) se preferiam que o seu atendimento fosse feito em Lilongwe ou em Blantyre.

Chefe do Camões vê português em franco crescimento como língua de negócios
13/08/2021
Chefe do Camões vê português em franco crescimento como língua de negócios

Chefe do Camões vê português em franco crescimento como língua de negócios

Novo presidente do Instituto Camões – da Cooperação e da Língua, João Ribeiro de Almeida, fala à ONU News sobre o avanço do idioma e aumento do interesse pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp; desde a última Cimeira do bloco, em Luanda, em julho, a entidade já soma dezen...

12/08/2021

‘Portugal’

Avivo no teu rosto o rosto que me deste,
E torno mais real o rosto que te dou.
Mostro aos olhos que não te desfigura
Quem te desfigurou.
Criatura da tua criatura,
Serás sempre o que sou.

E eu sou a liberdade dum perfil
Desenhado no mar.
Ondulo e permaneço.
Cavo, remo, imagino,
E descubro na bruma o meu destino
Que de antemão conheço:

Teimoso aventureiro da ilusão,
Surdo às razões do tempo e da fortuna,
Achar sem nunca achar o que procuro,
Exilado
Na gávea do futuro,
Mais alta ainda do que no passado.

Miguel Torga, in 'Diário X'

Miguel Torga - nome literário de Adolfo Correia da Rocha - nasceu no dia 12 de agosto de 1907, em São Martinho de Anta, Vila Real.

Um dos mais célebres escritores do século XX em Portugal, destacou-se como autor de romances, poesia, peças de teatro e ensaios, tendo recebido o Prémio Camões no ano de 1989. Em 1992, recebeu o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores. Com mais de 50 obras publicadas, chegou a ser apontado para o Nobel da Literatura.

Morreu em Coimbra, a 17 de janeiro de 1995.

Veja nos Arquivos RTP a homenagem a Miguel Torga, nas comemorações do centenário do seu nascimento:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/homenagem-a-miguel-torga/

Foto: António Cotrim/LUSA

Aristides de Sousa Mendes | Vidas poupadas
19/07/2021
Aristides de Sousa Mendes | Vidas poupadas

Aristides de Sousa Mendes | Vidas poupadas

Curriculum Diplomático Sousa Mendes, Aristides de (Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches): Nasceu em 19 de Julho de 1885; licenciado em direito; nomeado, precedendo concurso, cônsul de 2ª classe, em 12 de Maio de 1910, em Demerara; em comissão de serviço na Galiza, em 19 de Julho de 1...

17/07/2021

Parabéns CPLP!
Hoje, dia 17 de julho, celebramos o 25º aniversário da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
#CPLP #25aniversariocplp

15/07/2021

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas participa no dia 15 de julho, às 9h, na sessão de abertura da reunião anual de três comissões temáticas do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP): a comissão temática para o Ensino do Português no Estrangeiro, Cultura, Associativismo e Comunicação Social, a comissão temática para as Questões Sociais, Económicas e Fluxos Migratórios e a comissão temática para os Assuntos Consulares, Participação Cívica e Política.

Ao longo dos dois dias em que decorrerá este encontro, Berta Nunes reunir-se-á com cada uma destas comissões temáticas do CCP, o órgão consultivo do Governo para as políticas relativas à emigração e às comunidades portuguesas no estrangeiro.

Neste âmbito, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas participará também, na sexta-feira, numa visita às instalações do Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido, em Lisboa, e, no mesmo dia, às 16h30, intervirá na sessão de encerramento desta reunião anual.

Portaria 142-A/2021, 2021-07-08
12/07/2021
Portaria 142-A/2021, 2021-07-08

Portaria 142-A/2021, 2021-07-08

Define os requisitos de candidatura para acesso e ingresso em instituições de ensino superior portuguesas no ano letivo 2021-2022 por parte de candidatos emigrantes portugueses, familiares que com ele (...)

02/07/2021

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, participam no lançamento dos livros “Portugal nas Nações Unidas: 65 Anos de Histórias”, e “Portugal Multilateral”, que terá lugar no Ministério dos Negócios Estrangeiros, no dia 3 de julho, às 15h.

A publicação destas obras insere-se no quadro da comemoração dos 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos 65 anos da adesão de Portugal à ONU, que o Ministério dos Negócios Estrangeiros iniciou em 2020 (ano das efemérides) e conclui com esta sessão.

O livro “Portugal nas Nações Unidas: 65 Anos de Histórias”, coeditado pelo Instituto Diplomático e a Edições Tinta da China, foi coordenado por José de Freitas Ferraz e Raquel Duque e conta com o prefácio do Secretário-Geral das Nações Unidas. A obra está dividida em 23 artigos de académicos, especialistas e diplomatas que analisam o período da adesão de Portugal à ONU até ao 25 de abril; o papel de Portugal na ONU; bem como temas como a paz e a segurança, os direitos humanos, o desenvolvimento económico e social e as agendas multilaterais, as participações de Portugal no Conselho de Segurança, a candidatura a Secretário-Geral da ONU, entre outros temas.

A obra “Portugal Multilateral”, Volume I, coeditada pelo Instituto Diplomático e a Almedina, foi coordenada por Alice Cunha e Nuno Severiano Teixeira e consiste num dicionário que conta com a participação de dezenas de autores que refletem sobre diferentes organizações internacionais, agências, fundos e programas das Nações Unidas. Este primeiro volume tem o prefácio do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A sessão será transmitida em direto na página de Facebook do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Photos from Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal's post
29/06/2021

Photos from Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal's post

Due to the present sanitary restrictions, we regret to inform you that this event has been cancelled!
25/06/2021

Due to the present sanitary restrictions, we regret to inform you that this event has been cancelled!

Due to the present sanitary restrictions, we regret to inform you that this event has been cancelled!

O Embaixador Miguel de Calheiros Velozo recebeu hoje na residência o seu homólogo da Índia, Embaixador Vijay Khanduja. F...
25/06/2021

O Embaixador Miguel de Calheiros Velozo recebeu hoje na residência o seu homólogo da Índia, Embaixador Vijay Khanduja. Foi partilhada a informação sobre a realidade zimbabueana e analisadas possibilidades de colaboração entre ambas as Embaixadas.

O Embaixador Miguel de Calheiros Velozo recebeu hoje na residência o seu homólogo da Índia, Embaixador Vijay Khanduja. Foi partilhada a informação sobre a realidade zimbabueana e analisadas possibilidades de colaboração entre ambas as Embaixadas.

Contingente Especial de Acesso ao Ensino Superior para Emigrantes e Familiares alargado aos Lusodescendentes | DGES
24/06/2021
Contingente Especial de Acesso ao Ensino Superior para Emigrantes e Familiares alargado aos Lusodescendentes | DGES

Contingente Especial de Acesso ao Ensino Superior para Emigrantes e Familiares alargado aos Lusodescendentes | DGES

O contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares foi alargado para permitir a candidatura a todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no estrangeiro, às instituições de ensino superior portuguesas.​ O acesso ao ensino superior...

Photos from Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal's post
23/06/2021

Photos from Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal's post

Festival de Cinema da União Europeia 2021
22/06/2021

Festival de Cinema da União Europeia 2021

Festival de Cinema da União Europeia 2021

Durante a sua visita ao Maláui, o Sr. Embaixador Miguel de Calheiros Velozo encontrou-se com alguns membros da Comunidad...
07/06/2021

Durante a sua visita ao Maláui, o Sr. Embaixador Miguel de Calheiros Velozo encontrou-se com alguns membros da Comunidade Portuguesa no país. Puderam trocar impressões sobre as condições dos portugueses no país bem como debater formas de colaboração entre esta Comunidade e a Embaixada como forma de estreitar os laços entre Portugal e o Maláui.

Durante a sua visita ao Maláui, o Sr. Embaixador Miguel de Calheiros Velozo encontrou-se com alguns membros da Comunidade Portuguesa no país. Puderam trocar impressões sobre as condições dos portugueses no país bem como debater formas de colaboração entre esta Comunidade e a Embaixada como forma de estreitar os laços entre Portugal e o Maláui.

H.E. Ambassador Miguel de Calheiros Velozo participated last Friday, in Lilongwe, in the Political Dialogue between the ...
07/06/2021
Malawi and European Union hold Article 8 Political Dialogue

H.E. Ambassador Miguel de Calheiros Velozo participated last Friday, in Lilongwe, in the Political Dialogue between the European Union and Malawi. This Dialogue, which happened under Art. 8 of the Cotonou Partnership Agreement served for both parties to evaluate their relationship and discuss avenues to make it stronger.

EEAS - European External Action Service - European Union External Action

As maiores felicitações à Escola Lusitânia pelas lindas celebrações (antecipadas) do Dia de Portugal que ocorreram hoje!...
04/06/2021

As maiores felicitações à Escola Lusitânia pelas lindas celebrações (antecipadas) do Dia de Portugal que ocorreram hoje! Muito obrigado a todos os alunos por terem demonstrado o seu talento a tocarem, cantarem e dançarem músicas e declamarem poesia! E muitos parabéns a todos os professores e pessoal da Escola Lusitânia pelo ótimo trabalho que fazem!

As maiores felicitações à Escola Lusitânia pelas lindas celebrações (antecipadas) do Dia de Portugal que ocorreram hoje! Muito obrigado a todos os alunos por terem demonstrado o seu talento a tocarem, cantarem e dançarem músicas e declamarem poesia! E muitos parabéns a todos os professores e pessoal da Escola Lusitânia pelo ótimo trabalho que fazem!

A Embaixada de Portugal e Harare deseja um feliz dia da criança a todas as crianças!https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/d...
01/06/2021
Dia da Criança 2021 | Eurocid

A Embaixada de Portugal e Harare deseja um feliz dia da criança a todas as crianças!

https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-da-crianca-2021

O Dia Mundial da Criança foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris. Portugal, à semelhança de vários países, adotou este dia para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar ...

Address

5 Wadham Lane, Borrowdale
Harare

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Embaixada de Portugal em Harare posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Embaixada de Portugal em Harare:

Videos

Nearby government services


Other Public & Government Services in Harare

Show All