29/05/2026
Encontro das Comissões da Qualidade e Segurança
A Região Autónoma dos Açores participou na segunda edição do Encontro das Comissões da Qualidade e Segurança (CQS), promovido pela Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, que decorreu no dia 26 de maio, na Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto.
A representação açoriana integrou Dário Rocha, Chefe de Divisão da Qualidade em Saúde e Promoção de Hábitos de Vida Saudáveis, Paula Mendes, Coordenadora Regional do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (UR-PPCIRA) e Diretora da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, EPER, Joana Rosa, Pediatra do Hospital do Divino Espírito Santo, EPER, e Gestora do Programa Regional para Acompanhamento e Melhoria da Mortalidade Infantil (PRAMMI), e Matilde Aysa, Gestora Local do NOTIFICA da Unidade de Saúde da Ilha Terceira.
Os representantes dos Açores participaram em quatro mesas de trabalho dedicadas à Telessaúde, Identificação Inequívoca do Doente, Cuidados Pediátricos e Notificação e Gestão de Incidentes de Segurança do Doente. Estes momentos permitiram a partilha de experiências, a análise de desafios comuns e a apresentação de propostas orientadas para a melhoria contínua da qualidade e da segurança dos cuidados de saúde.
O encontro constituiu um importante espaço de colaboração e reflexão entre profissionais de todo o país, centrado na implementação do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026.
A participação da Região Autónoma dos Açores reforça o compromisso com a promoção da qualidade e da segurança dos cuidados de saúde, contribuindo para o desenvolvimento de boas práticas e para o fortalecimento da cooperação entre profissionais e instituições do setor.